sábado, 19 de março de 2016

ANIVERSÁRIO DE 98 ANOS DE CRIAÇÃO DO 14º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA


Desde a sua fundação, em 19 de março de 1918, o 14º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Fernão Dias faz parte de maneira decisiva de diversos episódios da história da nação.


Revolução de 1924
Em julho daquele ano, o então 8º Regimento de Artilharia Montada seguiu para o Rio de Janeiro onde ficou aquartelado no 1º Regimento de Artilharia Montada e, em seguida, no 15º Regimento de Cavalaria Independente de Vila Militar, regressando para Pouso Alegre em setembro. No mês de outubro, uma bateria seguiu para o Rio Grande do Sul em cumprimento à ordem de Mobilização expedida pelo Ministro da Guerra, retornando em junho de 1925.

Revolução de 1930
No mês de abril, uma bateria de canhões seguiu para a cidade de Juiz de Fora, colocando-se à disposição do Comandante da 4ª Região Militar. O restante do 8º Regimento de Artilharia Montada permaneceu em Pouso Alegre e em outubro repeliu um inesperado ataque da Força Policial do Estado de Minas Gerais procedente de Borda da Mata. No mesmo mês o Regimento seguiu para São Paulo, aquartelando-se em Quitaúna, onde permaneceu em prontidão para operações de guerra. Retornou em novembro.

Revolução de 1932
Foi nesta Revolução que a Unidade teve a participação mais importante, empenhando-se diretamente em operações militares. Deslocou-se em julho para Itajubá e, em agosto, ao tomar conhecimento de que Pouso Alegre seria invadida, o Regimento retornou à cidade. Teve papel preponderante nas operações desenvolvidas nas regiões Gravi e Eleuterio, apoiou um subsetor que fez a cobertura de Mogi Mirim e cooperou, decisivamente, nos combates da região de Jaguari. Sua participação foi culminante nos campos de Pouso Alegre com combates acirrados e ações de fogo contínuo travadas nas vizinhanças do aquartelamento.

II Guerra Mundial
Nas ações desenvolvidas em território nacional a unidade cumpriu relevantes missões. O 2º Grupo deslocou-se para João Pessoa em agosto de 1942 como elemento integrante do 3º Escalão da Força Expedicionária Brasileira. Também deslocou uma bateria para Porto Seguro em maio de 1943 em missão de segurança e vigilância do litoral. O restante do efetivo que permaneceu em Pouso Alegre teve a missão de receber e manter, sob a mais severa vigilância, no Campo Provisório de Prisioneiros de Guerra de Pouso Alegre, 62 prisioneiros de guerra alemães, durante mais de seis meses.

Revolução de 1964
Após a deflagração do Movimento Revolucionário, em 31 de março de 1964, o Regimento deslocou-se para Belo Horizonte e depois para Brasília onde participou de ações decisivas para restaurar a ordem e dominar a incursão do movimento comunista em território nacional.

Missão de Paz da ONU em Angola
Durante o 1º semestre de 1996, doze militares da Unidade (médicos, auxiliares de cozinha e de comunicações e motoristas) representaram o país em Angola/África. O principal objetivo da missão era a manutenção da paz naquele país, que se encontrava em guerra civil há vários anos.


O 14º GAC recebeu a denominação de Grupo Fernão Dias em 30 de julho de 1987, através da Portaria nº 795 do Ministério do Exército em homenagem ao desbravador da região do Sul de Minas, bandeirante Fernão Dias.

Aos nossos amigos do 14º GAC, Grupo Fernão Dias, nossos parabéns por expressiva data.

Saudações artilheiras. 

Montanha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário