sábado, 13 de fevereiro de 2016

4ª BRIGADA DE INFANTARIA NO COMBATE AO AEDES AEGYPTI

Cerca de 1.600 militares e 80 viaturas irão ocupar as ruas de Juiz de Fora hoje, no Dia Nacional de Esclarecimento sobre o Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela. A ação, promovida pelo Ministério da Defesa em todo o país, tem o objetivo de conscientizar a população quanto à gravidade do problema e o grau de responsabilidade de todos os cidadãos no combate ao mosquito. A tropa da 4ª Brigada de Infantaria de Montanha estará por todo o município, indo de casa em casa, informando a população e distribuindo panfletos. Cerca de 150 agentes de combate a endemias da Secretaria de Saúde de Juiz de Fora e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) vão atuar junto ao Exército na mobilização. A atividade também irá acontecer em 22 cidades do estado, entre elas: Barbacena, Cataguases, Leopoldina, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá.
Na próxima semana, entre os dias 15 e 19, os militares irão realizar um mutirão de erradicação de focos do mosquito e descontaminação. Junto com os agentes de endemias, eles irão visitar as residências e eliminar os focos encontrados. A 4ª Brigada de Infantaria de Montanha irá enviar militares para atuarem também nas cidades de Cataguases, Ubá, Leopoldina e Coronel Pacheco. Ainda neste mês, o Exército irá realizar campanhas de divulgação nas escolas da rede privada e pública, entre os dias 22 e 26. “Vamos trabalhar a conscientização dos jovens visando ao aprofundamento do conhecimento sobre o mosquito, principalmente de como proceder para a sua eliminação. Vamos buscar os jovens para o nosso lado para ver se a gente acaba com o vetor”, conta o chefe da Seção de Comunicação Social do Exército, major Alexandre Nepomuceno. 
Centro de hidratação
Na próxima segunda-feira, a Secretaria de Saúde irá colocar em operação o Centro de hidratação do PAM-Andradas. O local contará com 20 leitos para acamados e 40 cadeiras de hidratação. O serviço começará a atender às 9h, na segunda-feira, e, a partir de então, funcionará 24 horas por dia. Serão dois médicos, dois enfermeiros, quatro técnicos de enfermagem e dois agentes de atendimento ao público por turno. O atendimento será “porta aberta”, ou seja, qualquer paciente que apresente sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como febre, manchas vermelhas e dores pelo corpo, poderá se dirigir ao local sem precisar de encaminhamento. Um Centro de hidratação também deve ser aberto na Policlínica de Benfica, na Zona Norte, mas ainda não há data definida para funcionamento.

Em todo o país, 220 mil militares vão atuar

O ministro da Defesa, Aldo Rebelo, detalhou, em coletiva na última quinta-feira, que hoje serão 220 mil homens e mulheres da Marinha, do Exército e da Aeronáutica mobilizando a população em cerca de 350 municípios de todas as regiões do país. Cerca de quatro milhões de panfletos com dicas sobre como eliminar os focos serão distribuídos (ver quadro). A atividade envolverá também 46 mil agentes de endemias e 266 mil agentes comunitários de saúde dos estados e municípios. Além da presidente Dilma Rousseff, ministros e secretários-executivos, os presidentes de empresas, bancos públicos e autarquias participarão das atividades.
A Caixa Econômica Federal informou que já vem divulgando mensagens de conscientização da campanha nos extratos bancários dos clientes e publicando materiais informativos sobre o assunto nas redes sociais, no site oficial e no jornal institucional do banco. Nos próximos dias, os funcionários passarão a receber SMS com informações sobre a importância das ações de combate ao mosquito. No aplicativo Bolsa Família, também serão disponibilizadas mensagens com orientações sobre como evitar as doenças. Cumprindo o objetivo da campanha do Governo federal, que integra o eixo de mobilização do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia, de inspecionar e eliminar possíveis focos do mosquito em todos os prédios públicos do país, a Caixa fará, a cada dia, a limpeza minuciosa de 50 agências, em todo o país. A inspeção irá eliminar possíveis focos de larvas e mosquitos. A previsão da instituição é de que, até abril, todas as unidades sejam inspecionadas, garantindo a eliminação do acúmulo de água nas agências. 
Ajuda no combate
Em reportagem da Agência Brasil, o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, disse que estados e municípios podem pedir o apoio das Forças Armadas para reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, independentemente da mobilização de hoje. “Temos mais de três mil militares (das Forças Armadas) trabalhando diariamente, eliminando criadouros do mosquito, em todos os municípios que solicitaram (ajuda). Aqueles que verificaram que o número de agentes era insuficiente para cumprir as metas e precisou de reforço, solicitou apoio, e o Governo federal colocou à disposição os militares”, explicou o secretário.
Nos últimos dez dias, foram confirmados 58 novos casos de microcefalia no Brasil. O número total pulou de 404 para 462, segundo boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde ontem. Desse total, a presença do zika vírus foi confirmada em 41 crianças. Este número representa um crescimento de 141,2% se comparado ao boletim anterior, divulgado em 2 de fevereiro, quando em 17 casos haviam confirmado a presença do zika.

Publicado originalmente em: Tribuna de Minas – Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário