sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Ministro Levy se despede de colegas e Dilma busca substituto

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, está de fato demissionário. Nesta quinta-feira (17), ele não deixou dúvidas sobre isso. Encerrou a reunião do Conselho Monetário Nacional (CNN) informando que não participará do próximo encontro do colegiado de ministros da área econômica, marcado para o final de janeiro.

O anúncio oficial da sua saída só não foi ainda oficializado porque a presidente Dilma Rousseff não conseguiu definir o nome que irá substituí-lo. O embate público do ministro em torno da meta fiscal de 2016 precipitou os acontecimentos. A situação é muito semelhante ao que ocorreu no ano passado quando o cargo mais importante na área econômica ficou nas mãos de um ministro demissionário. Durante a campanha à Presidência, a presidente "demitiu" o então ministro Guido Mantega ao sinalizar que ele seria substituído se ela fosse reeleita.

Auxiliares diretos da presidente dizem que a substituição poderá acontecer a qualquer momento, com grandes chances de ser antes do Natal. Embora não fosse o motivo do encontro, na quarta-feira, 16, à noite, a saída de Levy foi um dos temas tratados na reunião da presidente Dilma com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, três ministros e o presidente do PT, Rui Falcão, no Palácio da Alvorada, que terminou perto da meia noite.

O ex-presidente Lula, que vinha batendo na tecla e insistindo em emplacar o ex-presidente do Banco Central Henrique Meirelles, agora, demonstra simpatia pelo senador Armando Monteiro, atual ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Um grupo de senadores também trabalha por Monteiro, que também é ex-presidente da Confederação Nacional de Indústria (CNI).

Lula já conversou com uma série de pessoas sobre Monteiro e recebeu boas referências dele, embora sempre existam prós e contras. O fato de ser um político cordato, com jogo de cintura, está entre os prós. Ele não ser um homem de mercado, pode ser um contra, mas avaliam que isso pode ser revertido. No Congresso, há quem divulgue que toda empresa que ele pega, quebra. Mas a abertura de uma vaga na Esplanada para acomodações políticas também ajudaria na decisão pelo nome.

Enquanto a simpatia de Lula por Monteiro é divulgada, os petistas trabalham arduamente para que Dilma opte por uma solução caseira, limitando-se a transferir Nelson Barbosa do Planejamento, para a Fazenda. Essa ideia, no entanto, é rejeitada por muitos outros setores do governo.

Esta semana, chegou-se a dizer que o currículo de Otaviano Canuto, diretor executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI), estava sobre a mesa do gabinete da presidente Dilma no Planalto, sob apreciação. O fato é que a presidente já estava em busca do substituto de Levy e estava tentando evitar que fosse surpreendida com uma nova ameaça ou saída súbita dele, prejudicando ainda mais o clima político que toma conta do País, com o andamento do seu processo de impeachment no Congresso.

A gota d'água para o tempo de Levy ter chegado ao fim mais rapidamente foi a nota do Ministério da Fazenda divulgada na quarta-feira sobre o rebaixamento do Brasil pela Fitch, além do fato de ele estar fazendo "festinhas" de despedida, enquanto o Planalto precisava dizer que ele ainda possuía a confiança do governo, para não piorar ainda mais o quadro econômico.

A presidente e auxiliares diretos dela ficaram muito irritados com o trecho inicial da nota que diz que, nas palavras de um interlocutor, "deu razão à agência de risco" ao rebaixamento do Brasil. O Planalto não gostou também de ele sugerir, de acordo com a forma como o texto foi elaborado, que faltava determinação do governo em implantar medidas pata corrigir o déficit orçamentário de 2016.

As ironias do ministro com várias questões também deixaram de ser bem-vindas e bem-vistas há muito tempo. A despedida de Levy do CMN foi só mais uma certeza de que a solução terá de ser ainda mais rápida do que o Planalto esperava.

Levy já havia dado indicações de que iria deixar o cargo na visita que fez na quarta-feira no início da tarde ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). "Foi uma espécie de despedida", comentou um dos presentes. Dois senadores com trânsito com Levy relataram à reportagem que ele vinha dando sinais de que deixaria o cargo após concluída a votação das matérias fiscais no Congresso.

Auxiliares de Levy lamentaram hoje a antecipação dos acontecimentos justamente no momento em que consegue aprovações importantes no Congresso. No rastro da sua saída, a equipe que formou no ministério também está de malas prontas. O secretário do Tesouro Nacional, Marcelo Saintive, já avisou que fica só até janeiro. (Colaboraram Isabela Peron, Ricardo Brito e Rachel Garmarski). As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

EXTINTOR PODE VOLTAR A SER OBRIGATÓRIO PARA VEÍCULOS DE PASSEIO

por Anaís Motta 
A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados suspendeu a resolução 556/15 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que tornava facultativo o uso de extintores de incêndio em automóveis, utilitários, caminhonetes e triciclos de cabine fechada.
Para endossar a anulação, o deputado Hugo Leal (Pros-RJ), relator da comissão, defendeu o fato de que o Contran agiu de forma unilateral, causando transtornos aos proprietários de veículos que já haviam adquirido os extintores do tipo ABC e aos fabricantes e vendedores do equipamento, que passaram a sofrer com o encalhe dos produtos.
Em setembro, o Contran justificou a desobrigação do extintor com um estudo que constatou a baixa incidência de incêndios dentro do volume total de acidentes com veículos. O estudo também concluiu que o uso do extintor sem preparo representaria mais risco ao motorista do que o próprio incêndio em si.
Para Leal, no entanto, “não parece razoável a súbita mudança no entendimento havido por décadas quanto à importância e à obrigatoriedade desse equipamento de segurança”. Além disso, não foram apresentadas justificativas para a medida imposta, o que causou “perplexidade e desconfiança” sobre o Contran.
O parlamentar também se lembrou do acordo sobre a regulamentação básica unificada de trânsito, assinado por Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai em 1992, que já previa a obrigatoriedade do extintor. “Enquanto o país for signatário do referido acordo, não há como o item passar a ser facultativo nos veículos de passeio”, observou.
A proposta ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, inclusive quanto ao mérito, antes de ser votada pelo Plenário da Câmara.
http://quatrorodas.abril.com.br/materia/obrigatoriedade-extintor-incendio-pode-voltar-a-valer-veiculos-passeio

JF fica em 277º lugar no ranking mineiro de Responsabilidade Social entre 853 municípios


Juiz de Fora ocupa a 277ª posição no ranking do Índice Mineiro de Responsabilidade Social (IMRS) divulgado ontem pela Fundação João Pinheiro (FJP). O estudo analisou os 853 municípios do estado considerando a base de dados do ano de 2012 relativa aos indicadores de saúde, educação, segurança pública, assistência social, saneamento e habitação, meio ambiente, finanças públicas, renda e emprego, cultura, esporte, turismo e lazer. Ouro Preto foi a cidade com melhor desempenho. As três maiores economias mineiras – Belo Horizonte, Uberlândia e Betim – aparecem em 30°, 119° e 194° lugares, respectivamente.
O IMRS de Juiz de Fora foi de 0,593, em escala de zero a um. Na análise por indicadores, o melhor desempenho da cidade foi com relação à renda e emprego, em que obteve o resultado de 0,729. Neste aspecto, foram avaliados a taxa de emprego no setor formal, o rendimento médio, o PIB per capita, o esforço de investimento e o gasto municipal total per capita. Apesar de ter sido o melhor resultado, na comparação estadual, Juiz de Fora ficou em 93° lugar. Já o pior desempenho entre os indicadores foi verificado em meio ambiente, com o índice de 0,187, que deixou o município na 810ª posição. Neste âmbito foram considerados o esforço orçamentário e os percentuais de áreas de proteção integral e de uso sustentável.
A melhor colocação para Juiz de Fora se deu no indicador sobre esporte, turismo e lazer. Com o índice de 0,630, a cidade conquistou a nona posição em Minas. Neste aspecto foram analisadas a participação em programas governamentais, o esforço orçamentário nestas áreas e a organização turística do município. A pior colocação também foi em relação ao indicador sobre meio ambiente (ver quadro).
A coordenadora do estudo, Maria Luiza de Aguiar Marques, explica que a proposta do IMRS é oferecer informações para o planejamento de políticas públicas. “Nosso Índice reflete a responsabilidade social específica do setor público. Existem responsabilidades das diferentes esferas de governo, então não se trata apenas da responsabilidade do município, trata-se da administração pública de forma geral.” O IMRS é calculado a cada dois anos.
Melhores e piores
Na sequência do ranking estadual, após Ouro Preto estão Itabirito (Central), Extrema (Sul), Catas Altas, Nova Lima, Congonhas e Itatiaiuçu (Central), Pains (Centro-Oeste), São João Batista do Glória (Sul) e Barão de Cocais (Central). Já os piores desempenho foram das cidades de Bertópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Santa Efigênia de Minas (Rio Doce), Crisólita, Santa Maria do Salto e Palmópolis (Jequitinhonha/Mucuri), Miravânia (Norte), São João das Missões (Norte), Água Boa (Rio Doce), Espinosa (Norte) e Capitão Andrade (Rio Doce), nesta ordem.
http://www.tribunademinas.com.br/jf-fica-em-277o-lugar-no-ranking-mineiro/

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Justiça manda bloquear WhatsApp em todo o Brasil por 48 horas

Sindicato das operadoras de telefonia móvel afirma que suspensão do serviço passa a valer a partir da 0h desta quinta-feira (17)

Da redação
whatsapp_reprodução_483x303.jpg
 
O aplicativo WhatsApp, um dos mais populares meios de comunicação do Brasil, deverá ser bloqueado em todo o País por 48 horas, por determinação da Justiça. A informação é do site do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a publicação, as operadoras de telefonia celular, por meio do Sinditelebrasil, informaram que vão cumprir a determinação judicial a partir da 0h desta quinta-feira (17).

A medida cautelar partiu da Justiça de São Paulo, mas o autor da ação é mantido sob sigilo, de acordo com a Folha.

Em fevereiro, um juiz do Piauí já havia tomado medida similar a fim de tentar forçar a empresa dona do aplicativo a colaborar com investigações sobre pedofilia no caso.

A decisão, no entanto, foi suspensa por um desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí.

Recentemente, o presidente da operadora Vivo, Amos Genish, afirmou que o WhatsApp prestava um "serviço pirata" e defendeu a regulamentação.
http://www.istoe.com.br/reportagens/443130_JUSTICA+MANDA+BLOQUEAR+WHATSAPP+EM+TODO+O+BRASIL+POR+48+HORAS

Bejani, esposa e ex-secretário são condenados


POR GRACIELLE NOCELLI
O ex-prefeito de Juiz de Fora Alberto Bejani, a esposa Vanessa Loçasso Bejani e o ex-secretário municipal de Política Social, Rogério Ghedin, foram condenados, em primeira instância, a sete anos e oito meses de reclusão, em regime semiaberto, e estão proibidos de exercer cargo ou função pública pelo período de cinco anos. A decisão se deu em primeira instância no âmbito de ação penal ajuizada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Juiz de Fora. O ex-prefeito informou que ele e a esposa irão recorrer da decisão. A Tribuna não conseguiu contato com o ex-secretário.
A condenação se deu pela prática de crime previsto no Decreto-lei nº 201/67. A denúncia relata que os acusados teriam feito uso indevido de bens e serviços públicos em proveito próprio na gestão 2005-2009, afixando nos ônibus da cidade cartazes de propaganda do programa Bolsa Família, do Governo federal, com fotos deles. De acordo com o MPMG, a ação era executada por Ghedin sob o comando de Bejani e a esposa, que também assumia o cargo de superintendente da Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) na época.
Em entrevista à Tribuna, Bejani negou às denúncias feitas sobre ele e a esposa. “Quem colocou os cartazes foi o Ghedin, por conta própria. Todas as publicações referentes à Prefeitura precisavam passar pelo crivo do jurídico, e aqueles cartazes não passaram. Foi uma espontaneidade dele.” O ex-prefeito disse, ainda, que só tomou conhecimento dos cartazes um dia após os ônibus circularem com as imagens. “Quando soube, na mesma hora, liguei para o presidente da Astransp e solicitei que os retirassem. Conversei com o Ghedin, e ele me disse que não havia visto mal nenhum naquela atitude. Foi, então, que o demiti do cargo.”
A juíza Rosângela Cunha Fernandes recusou todos os argumentos de defesa dos réus, que incluíam desde a transferência de competência da ação para o Ministério Público Federal e Justiça Federal até a exceção de suspeição do promotor de Justiça Paulo César Ramalho, sobre a qual, segundo a magistrada, não foram produzidas provas nos autos. “A ocorrência do crime imputado aos acusados está materializada e restou devidamente provada, seja por meio dos depoimentos das testemunhas ouvidas no processo e até mesmo dos interrogatórios dos acusados. A autoria também restou exaustivamente provada”, declarou em sentença.
Na sentença também é reproduzida parte do depoimento do ex-secretário em que ele afirma ter inserido as imagens nos cartazes com a finalidade de evidenciar que se comprometia com o Bolsa Família no município. “A atitude se apresenta absolutamente em desacordo com os princípios norteadores da administração pública, violando não só a moralidade, mas também a legalidade, tanto é que sua conduta, corroborada pelo então prefeito e sua esposa, constitui crime devidamente tipificado no art. 1º, inciso II, do Decreto-Lei 201/67″, diz a decisão judicial.
Para a definição das penas, a magistrada considerou, em desfavor dos réus, o fato de não ter sido a primeira vez que se envolveram em atos contrários aos princípios norteadores da administração pública, demonstrando desinteresse com a coletividade e dificuldade em se submeter às leis. Segundo Rosângela, os réus poderão recorrer em liberdade, “vez que, além de encontrarem-se soltos, não se encontram presentes os requisitos para decretação de suas prisões preventivas neste momento”.
Bejani disse que não se lembra dos argumentos de defesa usados no processo. “Não queremos transferir a ação e temos o maior respeito pelo promotor. Como todo cidadão, temos direito à defesa, e é isso que faremos. Vanessa e eu não podemos pagar por algo que não fizemos.” O ex-prefeito afirma que, apesar de não ter recebido notificação sobre a decisão judicial, já acionou o advogado de defesa para recorrer da decisão e está confiante.
http://www.tribunademinas.com.br/bejani-esposa-e-ex-secretario-sao-condenados/

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

AÇÃO SOCIAL JOÃO DO JOANINHO PRESTA SERVIÇO A COMUNIDADE

Mesmo sem um mandato público, o ex-vereador João do Joaninho continua prestando apoio as comunidades de nossa cidade através de serviço de transporte aos que necessitam fazer hemodiálise e não tem condições financeiras de arcar com os custos para os deslocamentos em veículos especiais.












segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Prefeito inaugura vestiário do campo de futebol amador de Filgueiras





A situação do vestiário do campo de futebol José Custódio Apolinário, no Bairro Filgueiras, era tão precária, que a Prefeitura, quando se comprometeu a melhorar as condições das instalações para os jogadores, precisou demolir o que já havia sido construído para começar do zero. O trabalho envolveu as secretarias de Obras e de Esporte e Lazer, e o prefeito Bruno Siqueira entregou à população o vestiário “Aurelina de Paula Mateus” na manhã deste domingo, 13.

O espaço conta com instalações para duas equipes, para os árbitros, banheiro para o público, além de área de lanchonete. No teto, telhas galvanizadas termoacústicas, que amenizam calor e barulho. O investimento foi de R$ 38 mil, contemplando emenda parlamentar do vereador Vagner de Oliveira. O servidor Mauro Luiz da Silva recebeu homenagem das mãos de Bruno Siqueira, pelo empenho na execução do serviço.

Em sua fala, o prefeito destacou que o seu vínculo com o bairro é antigo. Na oportunidade, ele enumerou as realizações feitas na região durante a sua administração: “Por meio de parceria com a iniciativa privada, instalamos uma antena de celular, melhoramos a iluminação pública, estamos fazendo uma obra maravilhosa na quadra da Escola Municipal [Marília de Dirceu], que vamos inaugurar em breve, instalamos academia de ginástica ao ar livre, e, por meio de um convênio com o DER [Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais], conseguimos fazer o recapeamento da estrada que liga Filgueiras a Grama”. Após o descerramento da placa de inauguração, Bruno visitou as dependências do novo vestiário. Em sua fala, o vereador Vagner de Oliveira agradeceu a atenção da PJF: “As obras estão aí para todos verem”, disse.

O subsecretário de Operação Urbana da SO, José Walter Ávila, comentou a situação dos vestiários antes da intervenção da PJF: “Existia um vestiário com parede sem reboco, chão sem piso e laje cheia de infiltrações. Era inviável aproveitar essa estrutura. Foi preciso fazer a demolição do que existia para a construção de novo vestiário”.

Os moradores prestigiaram a inauguração do vestiário. Após a solenidade, Veteranos de Filgueiras e Estrela Bar entraram em campo para uma animada partida. Do lado de fora, churrasco. Quem também estava feliz da vida era Eusébio Sobreira, de 85 anos, 70 deles vividos no bairro. Ele trabalhou na associação de moradores local durante vários anos. Ajudou, inclusive, a construir o campo. “Estávamos mesmo precisando desse vestiário. Nós que fizemos o campo, aterramos e pedimos depois para passar a máquina. Mas nunca tivemos um vestiário de acordo. Agora ficou muito bom”, disse Sobreira, citando ainda outra realização da comunidade com o apoio da PJF: “Construímos recentemente uma capela mortuária, e a Prefeitura deu a laje. Está pronta, mas ainda não inauguramos. Essa não temos pressa para inaugurar”, brincou o líder comunitário.


DEMOCRATAS REALIZA REUNIÃO NESTA QUINTA EM JUIZ DE FORA

Convidamos a todos os Filiados, Pré-candidatos e admiradores do partido Democratas, para o segundo encontro a se realizar no dia 17 de dezembro de 2015, na Escola de Samba Unidos do Ladeira, no bairro Ladeira, em Juiz de Fora, tendo inicio as 19H30.

ACIDENTE GRAVÍSSIMO HOJE A TARDE EM JUIZ DE FORA

Batida frontal aconteceu na altura do Bairro Vila Ideal (Foto: Fernando Priamo/14-12-15)
Batida frontal aconteceu na altura do Bairro Vila Ideal (Foto: Fernando Priamo/14-12-15)
Duas pessoas ficaram feridas e presas às ferragens em um acidente na Estrada União e Indústria, na altura do Bairro Vila Ideal, região Sudeste de Juiz de Fora. A batida frontal aconteceu na tarde desta segunda-feira (14) e envolveu um micro-ônibus, com placa de Juiz de Fora, e um Mitsubishi Lancer, com placa de Ubá. O motorista do Lancer, 45 anos, e o carona, uma mulher com idade ainda não informada, ficaram feridos e precisaram ser retirados das ferragens pelo Corpo de Bombeiros. Ela foi encaminhada para o HPS, e ele ainda estava sendo socorrido às 16h20, em estado grave.
Conforme as primeiras informações, o micro-ônibus trafegava no sentido centro/bairro, quando houve a batida. O motorista desse veículo estava sozinho e não se feriu. O trânsito ficou interditado nos dois sentidos da via, mas o tráfego foi desviado para o acostamento.
http://www.tribunademinas.com.br/dois-ficam-feridos-em-batida-frontal-na-uniao-e-industria/

Jetons de quase 30 000 no governo de Minas

Por Vera Magalhães

Helvecio: jetom de quase 30 000
Helvecio: jetom de quase 30 000
O governo de Minas Gerais aumentou o jetom pago pela participação em conselhos de empresas públicas. O valor subiu 50% na Codemig e 62% na Cemig, por exemplo.
Com isso, secretários do governador Fernando Pimentel passaram a receber quase 30 000 reais, além dos salários. 
O titular do Planejamento, Helvécio Magalhães Jr., responsável pelas medidas de corte de gastos no governo, fatura 28 856 reais mensais só por participar de três conselhos, para completar os modestos 8 239 reais líquidos de salário.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/estados/1138132/



JOÃO DO JOANINHO PROMOVEU 10º JANTAR FARTURA NO NATAL

A Ação Social João do Joaninho, promoveu no dia 26 de novembro de 2015 a 10ª edição do Jantar Dançante Fartura no Natal, na Estação São Pedro.















CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS DA RESERVA - CONVITE


14º GAC - CONVITE PASSAGEM DE COMANDO


COLUNA CACA SALERMO -EDIÇÃO 14 DE DEZEMBRO DE 2015

O hall de entrada do Palácio Barbosa Lima, sede da Câmara Municipal, será usado para promoção e divulgação de eventos culturais, cívicos, artísticos e pedagógicos. Em homenagem ao ex-vereador e líder estudantil, será denominado Ivan Barbosa. O homenageado fez história pela defesa intransigente da democracia e da liberdade de expressão...

Traduziu-se como sucesso mais uma vez o Jantar Dançante Fartura no Natal, organizado por João do Joaninho, em benefício de famílias carentes assistidas pela Ação Social Sr. Joaninho...

Os fundadores da Associação de Oficiais e Praças da Reserva do Exército - AOPREX estão trabalhando intensamente para instalar a nova associação já no início de 2016, que terá na presidência o tenente Matheus Deotti e na vice presidência o tenente Fávio Fernandes...


O Educandário Carlos Chagas deverá findar o ano de 2015 com suas contas no vermelho, pois os encargos aumentaram muito e as receitas estacionaram. Precisamos ajudar o Educandário. Contribuições poderão ser feitas através da conta no Itaú, agência 3165, conta corrente 00528-5, melhores informações com o superintendente do Educandário Mário Martins pelo telefone 2101.7500...



Manoelina Silva (ela aniversariando) com o filho Luiz Eduardo em noite de comemoração...

http://www.cacasalermo.com/coluna-social/juiz-de-fora-14-de-dezembro-de-2015-segunda-feira