sábado, 29 de agosto de 2015

PM é preso, delegado e policial estão foragidos em Minas Gerais

POR DANIELA ARBEX*


Após 14 anos de interposição de recursos na Justiça, um policial militar e dois policiais civis tiveram o mandado de prisão decretado por serem considerados culpados pelo crime de tortura cometida, em 2001, contra o ex-garçom Alexandre de Oliveira. O PM Francisco Lagrota de Assis está preso no 2º Batalhão desde a semana passada. Já o então delegado Anderson Carrilho Lobato e o detetive Jorge Vaz são considerados foragidos pela Secretaria de Defesa Social de Minas Gerais (Seds). Em janeiro daquele ano, Alexandre foi preso em Bom Jardim de Minas e encaminhado para a delegacia de Andrelândia após ser considerado suspeito de estupro contra a filha de 1 ano e 7 meses. No entanto, após levantamentos da Tribuna, descobriu-se que a menina não apresentava nenhum sinal de violência sexual e que o sangramento vaginal que ela apresentava havia sido provocado pelo retorno de um tumor na área genital. Na ocasião da publicação da reportagem que revelou os equívocos da prisão do rapaz, Alexandre foi imediatamente solto. O jornal também questionou os motivos que levaram um pai inocente a assinar uma falsa confissão de culpa na delegacia.
A suspeita de que ele foi vítima de agressões levou a Secretaria de Segurança Pública do Estado, na época, a determinar investigação sobre o caso. Para piorar a situação dos policiais envolvidos na prisão de Alexandre, um laudo do IML confirmou que ele apresentava lesões no corpo compatíveis com as agressões relatadas por ele. Em Belo Horizonte, o ex-garçom Alexandre de Oliveira denunciou os três policiais por espancamento, violência psicológica e uso de aparelho de choque para que “confessasse” o crime que não praticou. Outros três PMs também responderam a processo por não terem impedido as agressões, mas, no caso deles, cuja condenação foi de dois anos e 15 dias de detenção, a pena já está prescrita.
Segundo a Seds, os mandados de prisão expedidos contra Anderson Lobato e Jorge Vaz, condenados há quatro anos e um mês de reclusão em regime inicialmente fechado, continuam sem cumprimento. O advogado Elpídio Gonçalves Pereira Neto, que representou Lobato na maior parte do longo processo, disse por telefone que não sabia que o mandado de prisão havia sido expedido contra o delegado. “Não tenho notícia disso. Estou sabendo por vocês. Há tempos não tenho contato com ele”, disse. Logo em seguida, alegando estar em trânsito e com dificuldade de falar por causa de problemas com o sinal, a ligação foi encerrada.
Já Leonardo Braga Schlitter, que representou o PM Francisco Lagrota no processo, disse que não é mais advogado do policial. “Ele se desvinculou da Associação de Soldados e Sargentos da PM, entidade para a qual advogo. Por isso, não o represento mais”, afirmou. Sobre o desfecho do caso, o advogado preferiu não se pronunciar. Alexandre de Oliveira também não quis falar sobre a sentença final. Com a perda da filha, que morreu de câncer em 2003, aos 3 anos, todos os fatos referentes ao caso são para ele sinônimo de dor.
Na tarde de ontem, a Tribuna protocolou, junto à secretaria do 2º BPM, ofício, solicitando entrevista com o policial Francisco Lagrota. Até o fechamento desta edição, o pedido ainda não havia sido analisado.
* colaborou Gláucio Grígori
http://www.tribunademinas.com.br/pm-e-preso-e-2-policiais-civis-estao-foragidos/

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

ORAÇÃO DO SOLDADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO - OFICIAL


Autor: Cel Com FORTUNATO MENEZES DA SILVA

Ó, Senhor! Guia-me na senda dos deveres militares, Para amar e servir ao País com vocação, E oferecer a própria vida em sacrifício, em devoção.

Senhor, me capacita e ilumina! Com os éticos preceitos, na hierarquia e disciplina. Que eu professe com fervor os valores verde-oliva E as virtudes reveladas pelo Duque de Caxias.

Senhor! Grava o Selo, o som do Hino E as Armas na memória, em meu destino. E em minh’alma, Solo Pátrio, da fronteira ao litoral, Grava as cores e a defesa da Bandeira Nacional!

Senhor! Protege-me! Abençoa-me! Nos desafios novos que eu enfrente, a qualquer hora. Que eu seja resoluto, por inteiro. Um guerreiro! Um soldado exemplar do Exército Brasileiro! 



JOVEM É ASSASSINADO COM CINCO TIROS EM JUIZ DE FORA

Um homem de 20 anos foi executado com cinco tiros, três deles na cabeça, na noite desta quinta-feira (27), no Bairro Linhares, Zona Leste de Juiz de Fora. Por volta das 22h30, a Polícia Militar foi chamada na Rua Ministro Odilon Braga, onde Douglas José da Silva Rocha estava caído com perfurações à bala pelo corpo. O Samu foi acionado e confirmou o óbito.
Peritos da Polícia Civil realizaram os levantamentos e verificaram que a vítima havia sido atingida por tiros no tórax e na mão esquerda, além da cabeça. O corpo foi removido pela funerária e encaminhado para necropsia no Instituto Médico Legal (IML).
A PM recebeu informações de que o suspeito do crime seria um morador do bairro, mas ele não foi encontrado durante rastreamento. O assassinato será investigado pela Delegacia Especializada de Homicídios.
Essa foi a segunda morte a tiros no Linhares em menos de uma semana. No dia 20, Hudson Adair da Silva, 26, foi assassinado na esquina das ruas Roberto Hargreaves e Ana Cândida. Ele sofreu três perfurações nas costas, uma no glúteo e outra no braço. A PM obteve informações sobre um suspeito e foi até a casa dele, mas não o encontrou. Policiais souberam que ele teria pego a esposa, por volta das 6h, e deixado o imóvel levando algumas roupas. Conforme a PM, as duas vítimas eram moradoras do bairro, mas as motivações dos crimes não foram esclarecidas.
http://www.tribunademinas.com.br/mais-um-morador-e-assassinado-com-cinco-tiros-no-linhares/

Derrota no TSE enfureceu o governo. STF vê fragilidade ‘sem precedente’ de Dilma Rousseff

A coluna Painel, da Folha, informa:
“Ministros do STF e o Palácio do Planalto reagiram com perplexidade diante da abertura da ação de cassação de mandato contra Dilma Rousseff pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ministros do Supremo que não atuam na Justiça Eleitoral avaliaram que a fragilidade política de Dilma é ‘sem precedentes’.”
Nunca antes na história deste país uma mulher sapiens esteve tão fragilizada.
“A cozinha do governo foi pega de surpresa com a maioria pró-investigação, apesar de a ministra Luciana Lóssio ter pedido vista – prazo com o qual auxiliares da presidente contavam.”
Sim: você leu direito. O governo contava com o pedido de vista de Luciana Lóssio. Como queríamos demonstrar, a ex-assessora da campanha de Dilma de 2010 cumpriu sua função de chutar a bola pro mato, quando a “ex”-chefe perdia de 4 a 1.
Ministro-Henrique-Neves
É comigo?
“O pedido de Henrique Neves [foto] para antecipar seu voto mesmo com o pedido de prazo enfureceu o entorno de Dilma. Palacianos lembravam que, há pouco tempo, o ministro estava em campanha ostensiva para ser reconduzido ao TSE.”
Traduzindo: os comparsas de Dilma Rousseff esperavam de Henrique Neves uma blindagem presidencial como retribuição política à sua recondução ao cargo em 14 de abril. Detalhes: é tradição no tribunal reconduzir o ministro cujo primeiro mandato venceu; e Dilma ainda levou seis meses para fazer isso com Neves.
Agora, os “palacianos” o atacam, jogando em sua cara a suposta ingratidão, como se fossem eles os donos do Estado brasileiro e credores dos servidores públicos. Essa gente tem de ser reconduzida à rua.
“As primeiras providências da ação de cassação devem ser solicitar material da Operação Lava Jato, de onde ministros acreditam que podem vir provas de crimes eleitorais da petista.”
Ótimo. Podem pedir, inclusive, as informações sobre os R$ 2 milhões repassados por Paulo Roberto Costa à campanha assessorada por Luciana Lóssio.

Deputado Márcio Santiago tem mandato cassado


O deputado estadual Márcio Santiago (Missionário Márcio Santiago, PTB), de Juiz de Fora, teve o mandato cassado ontem pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Além dele, recebeu a mesma punição o deputado federal Franklin Roberto de Lima Souza (pastor Franklin, PTdoB). Ambos, além do apóstolo Valdemiro Santiago de Oliveira, foram ainda declarados inelegíveis por um período de oito anos. A decisão foi tomada com base em duas ações movidas pelo ex-jogador de futebol Marques Batista de Abreu (PTB), que denunciou abuso de poder político, de autoridade e religioso. Isso porque, às vésperas da eleição 2014, os dois candidatos estiverem em um evento religioso na Praça da Estação, em Belo Horizonte, panfletando material de campanha.
Conforme informações do TRE, em determinado momento, o apóstolo Valdemiro, que é tio de Márcio Santiago, pediu votos ao público presente, estimado entre 15 e 25 mil pessoas. O encontro religioso foi organizado pela igreja de sua propriedade, a Mundial do Poder de Deus, que promoveu ainda shows e fretou transportes. Além disso, ainda de acordo com o tribunal, o encontro foi divulgado no site da igreja, redes sociais, busdoor, tendo sido transmitido ao vivo pela TV Mundial e via internet.
Na noite de ontem, Márcio Santiago se manifestou a respeito da decisão por meio de nota, publicada em seu site. Ele afirmou que irá recorrer da decisão e lembrou que foi votado por mais de 76 mil pessoas, em 800 cidades de Minas Gerais. “Apesar de respeitar a Justiça, considero um desrespeito aos meus eleitores a decisão de cassar o mandato que me confiaram.” Também explicou que ele estava no evento por ser missionário da igreja. “Não se tratava de um evento político. E, sim, de uma celebração religiosa. Não há como desconsiderar que muitos fiéis, pelo fato de me verem como um líder espiritual, podem ter manifestado individualmente sua opção política por mim. No entanto, essa manifestação independe das circunstâncias em que ocorreu.”
A decisão da Corte Eleitoral foi definida por quatro votos a três. Votaram pela procedência da denúncia o desembargador Domingos Coelho e os juízes Maria Edna Veloso, Paulo Abrantes e Maurício Ferreira. Este último afirmou que “o evento religioso foi utilizado com motes políticos”, beneficiando os deputados eleitos. Com relação a Valdemiro Santiago, disse que ele, “líder religioso que é, conclamou os fiéis a votarem nos candidatos de sua predileção, que se encontravam ao seu lado”. Julgaram improcedente o desembargador Paulo Cézar Dias e os juízes Virgílio Barreto e Antônio Augusto Fonte Boa. Segundo o desembargador, “um grande evento religioso, um dia antes das eleições, ainda que com a presença de candidatos, por si só não configura ilícito eleitoral”. O ex-jogador Marques é o primeiro suplemente da coligação. Na última eleição, recebeu 39.027 votos.

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Grupo de 35 deputados pede afastamento de Cunha da presidência da Câmara

Documento assinado por membros de oito partidos se baseia em denúncias de envolvimento do parlamentar em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro; na semana passada, ele foi denunciado pro Rodrigo Janot por ligação com escândalo da Petrobras.

AE
Cunha+AgênciaBrasil_483x303.jpg
Um grupo de 35 deputados federais divulgou no início da tarde desta quinta-feira, 27, uma nota "em defesa da representação popular" que pede o afastamento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por causa de denúncias de envolvimento do parlamentar em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro. O documento, que foi formulado no gabinete da liderança do PSOL BA, com a presença de pelo menos dez deputados, diz que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Cunha "é gravíssima" e "torna insustentável sua permanência na Presidência da Casa".

"A diferença de condição de investigado em um inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do MP, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa", diz o documento, assinado por membros do PT, PPS, PR, PSB, Pros, PSC, PTB, além do PSOL. O peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE) é o único correligionário de Cunha que pede seu afastamento.

Cunha foi acusado pelo lobista Julio Camargo de pedir propina de US$ 5 milhões no esquema de corrupção da Petrobras. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou acusação formal contra Cunha ao Supremo Tribunal Federal, que ainda precisa decidir se aceita a denúncia.

Os parlamentares que pedem o afastamento de Cunha dizem ainda que, para exercer a presidência da Casa, é preciso "equilíbrio, postura ética e credibilidade". "A responsabilidade de dirigente maior de uma das Casas do Poder Legislativo é incompatível com a condição de denunciado. Em defesa do Parlamento, clamamos pelo afastamento imediato de Eduardo Cunha da Presidência da Câmara dos Deputados", diz.

No dia da denúncia, parlamentares já haviam divulgado um manifesto anônimo contra o peemedebista por considerar "insustentável" a permanência dele na Presidência da Casa. Segundo o regimento da Câmara, não há previsão de que uma ação de parlamentares possa culminar com o afastamento do comandante da Casa - a decisão seria de Cunha, que já disse que não renunciará.

Em evento na Força Sindical em São Paulo, no dia 21, um dia após ser denunciado, Cunha afirmou que renúncia não faz parte de seu vocabulário nem fará. "Não há a menor possibilidade de eu não terminar meu mandato à frente da Câmara. Renúncia é um ato unilateral", afirmou na ocasião.

Assinaram o texto hoje contra Cunha os seguintes deputados: Adelmo Carneiro Leão (PT/MG); Alessandro Molon (PT/RJ); Arnaldo Jordy (PPS/PA); Chico Alencar (PSOL/RJ); Chico D''Angelo (PT/RJ); Clarissa Garotinho (PR/RJ); Edmilson Rodrigues (PSOL/PA); Eliziane Gama (PPS/MA); Erika Kokay (PT/DF); Givaldo Vieira (PT/ES); Glauber Braga (PSB/RJ); Heitor Schuch (PSB/RS); Helder Salomão (PT/ES); Henrique Fontana (PT/RS); Ivan Valente (PSOL/SP); Jarbas Vasconcellos (PMDB/PE); Jean Wyllys (PSOL/RJ); João Daniel (PT/SE); Jorge Solla (PT/BA); José Stedile (PSB/RS); Julio Delgado (PSB/MG); Leonardo Monteiro (PT/MG); Leônidas Cristino (PROS/CE); Leopoldo Meyer (PSB/PR); Luiz Couto (PT/PB); Luiza Erundina (PSB/SP); Marcon (PT/RS); Margarida Salomão (PT/MG); Moema Gramacho (PT/BA); Padre João (PT/MG); Pedro Uczai (PT/SC); Sergio Moraes (PTB/RS); Silvio Costa (PSC/PE); Valmir Assunção (PT/BA); Waldenor Pereira (PT/BA).

Cunha se recusa a comentar manifesto que pede seu afastamento

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), recusou-se a comentar o manifesto assinado por 35 deputados que pede sua saída do comando da Casa. "Não comento sobre isso, cada um tem direito de fazer o que quer", disse. Cunha também não quis falar sobre a recondução do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que o denunciou na semana passada. "Não comento".

Nesta quinta-feira, 27, um grupo de 35 deputados federais divulgou uma nota "em defesa da representação popular" pedindo o afastamento de Cunha da presidência da Casa por causa das denúncias de envolvimento do parlamentar em esquemas de corrupção e lavagem de dinheiro. O documento diz que a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República contra Cunha "é gravíssima" e "torna insustentável sua permanência na Presidência da Casa". O pedido é encampado por 18 deputados do PT, 6 do PSB, 4 do PSOL, 2 do PPS e 1 de PMDB, PROS, PTB e PSC.

"A diferença de condição de investigado em um inquérito para a de um denunciado é notória. Neste caso, Cunha é formalmente acusado de ter praticado crimes. Com a denúncia do MP, a situação torna-se insustentável para o deputado, que já demonstrou utilizar o poder derivado do cargo em sua própria defesa", diz o documento, que é assinado pelo peemedebista Jarbas Vasconcelos (PE).

Cunha foi acusado pelo lobista Julio Camargo de pedir propina de US$ 5 milhões no esquema de corrupção da Petrobras. Na semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentou acusação formal contra o deputado, que deve ser apreciada agora pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

No dia da denúncia, parlamentares já haviam divulgado um manifesto anônimo contra o peemedebista. Segundo o regimento da Câmara, não há previsão de que uma ação de parlamentares possa culminar com o afastamento do comandante da Casa - a decisão seria de Cunha, que já disse que não o fará.

Em evento na Força Sindical em São Paulo, no dia 21, um dia após ser denunciado, Cunha afirmou que renúncia não faz parte de seu vocabulário nem fará. "Não há a menor possibilidade de eu não terminar meu mandato à frente da Câmara. Renúncia é um ato unilateral", afirmou na ocasião.
http://www.istoe.com.br/reportagens/434029_GRUPO+DE+35+DEPUTADOS+PEDE+AFASTAMENTO+DE+CUNHA+DA+PRESIDENCIA+DA+CAMARA?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

Serjão Silveira - Voz e alegria na memória

POR JULIANA NETTO E JÚLIO BLACK

Corpo de Serjão foi enterrado ontem no Parque da Saudade na presença de muitos amigos e familiares (Foto: Fernando Priamo/26-08-15)
Corpo de Serjão foi enterrado ontem no Parque da Saudade na presença de muitos amigos e familiares (Foto: Fernando Priamo/26-08-15)
O cenário cultural de Juiz de Fora perdeu mais um de seus nomes populares e carismáticos. O músico, cantor e ex-Rei Momo Serjão Silveira morreu na madrugada de quarta-feira, 26, aos 53 anos, no Hospital Albert Sabin. De acordo com informações da família do artista, ele estava internado desde a tarde do último domingo e lutava contra um câncer no pulmão. O corpo de Serjão foi sepultado com salva de palmas, no final da tarde desta quinta, 26, no Cemitério Parque da Saudade, com presença de familiares e amigos, que estavam bastante emocionados.
Músicos e profissionais do meio cultural da cidade postaram homenagens em seus perfis nas redes sociais para o músico e amigo. Muito emocionado, o músico Fred Fonseca lamentou a perda do parceiro, com quem integrava a mais recente formação do Trio de Janeiro. “Tocávamos juntos há dez anos. Eram cerca de quatro encontros por mês. Ele era uma das poucas pessoas que posso chamar de amigo”, escreveu o artista em seu perfil no Facebook. Também integrante do conjunto, Thiago Miranda foi outro a lembrar a amizade com Serjão. “Ele foi o cara que mais me ensinou no palco e mais me agradeceu por tudo que aprendeu comigo. Ele foi um pai no palco… Tão frágil quanto vejo meus pais às vezes… Ele foi um grande filho, principalmente no final de sua existência. Provando que sou um bom pai que às vezes está mais perdido que o próprio filho mas sabe apontar um caminho pra luz! Luz! É o que fica, meu amigo!”, escreveu Thiago na mesma rede social.
A página do Trio de Janeiro, por sua vez, postou a última foto feita pelo grupo e pediu a todos para que espalhassem a notícia da morte do cantor, para que todos fizessem “uma bagunça das boas, como ele gostava”. Também pelo Facebook, o Empório Artesanal – onde o Trio de Janeiro se apresentava – lamentou a morte do intérprete, destacando que ele enchia as noites do local com “alegria e boa música”. “O céu está em festa… e nós, com certeza, agradecemos por ter o prazer de ter compartilhado momentos tão maravilhosos com essa grande pessoa!”, escreveram os responsáveis pela página.
Músico era figura marcante do cenário musical da cidade (Foto: Divulgação/Arquivo)
Músico era figura marcante do cenário musical da cidade (Foto: Felipe Saleme/Divulgação)

Alegria, simpatia e talento lembrados

Em entrevista à Rádio CBN, o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, também comentou a morte do artista. “Além de todo talento, era uma pessoa muito carismática e carinhosa no tratamento pessoal com a gente. Sempre que convidávamos, ele participava das nossas atividades, trabalhando a favor, sempre muito alegre e festivo. Estamos muito tristes e pesarosos. É uma pessoa que fará falta.”
Dono de uma voz inconfundível, Serjão era figura marcante da música e do carnaval juiz-forano, sendo Rei Momo da cidade em algumas edições da festa. O músico também participou das quatro últimas edições do Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Juiz de Fora, tendo vencido o prêmio de melhor intérprete em 2012, além de ajudar a marchinha “A trombeta do Salim”, de Adriano Brandão e Olímpio de Oliveira, a vencer como melhor canção. Diretor musical e um dos idealizadores do concurso, Roger Resende lembra do desempenho do cantor na ocasião. “Ele foi arrebatador como intérprete, incorporou o espírito de brincadeira da música. Depois disso, o Adriano sempre o chamava para defender suas composições.”
Roger lembrou ainda de ocasiões em que dividiram o palco, como na edição especial sobre o carnaval realizada pelo projeto “Ponto do Samba” em 2014 e sua única participação em um show durante a fase de transição do Trio de Janeiro. “Era uma apresentação no Empório, e ele ia fazer uma imitação da Clementina de Jesus. Continuamos no palco, e ele saiu para fazer a transformação. De repente, ele aparece vestido de Clementina e cantando ‘Circo marimbondo’. Foi uma coisa sensacional, é uma imagem do artista que eu guardo”, relembra. “Nessas ocasiões, aproveitávamos para bater papo, era muito divertido. Serjão era uma pessoa generosa e ensinou isso para todo mundo.”
Um dos nomes mais tradicionais do carnaval juiz-forano, Zé Kodak lamentou a morte de mais um amigo. “As pessoas estão indo embora, a tradição da cidade vai ficando pobre com cada perda dessas. Na época em que ele era Rei Momo, estava sempre pronto para ajudar, comparecia às festas e outros eventos toda vez que entrávamos em contato. E não era essa coisa de ficar somente uma hora. Era simpático, um grande intérprete que cantava qualquer repertório, inclusive os sambas-enredos de todas as escolas de Juiz de Fora. Foi uma pessoa que deixou uma imagem de amizade. Que Deus o receba com muita festa.
http://www.tribunademinas.com.br/voz-e-alegria-na-memoria/

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Dono de restaurante coloca no menu que “políticos corruptos não são bem-vindos”

Por Andréa Torrente

A frase está no cardápio do Forneria Iguaçu e do Forneria Copacabana como forma de protesto contra a corrupção. A ação foi elogiada nas redes sociais

cardápio beto madalosso politicos corruptos forneria iguaçu
Cardápios do Forneria Iguaçu e do Forneria Copacabana lançam um alerta aos políticos corruptos. Foto: Reprodução.
Quem vai aos restaurantes Forneria Iguaçu e no Forneria Copacabana, ambos em Curitiba, percebe uma frase diferente logo ao abrir o cardápio: “Políticos corruptos NÃO são bem-vindos”. A iniciativa é do chef e empresário Beto Madalosso que resolveu protestar dessa maneira contra a corrupção no país.
“Na verdade, a frase está no cardápio há pelo menos três anos”, explica o restaurateur ao Bom Gourmet. Mas um post publicado nesta quarta-feira (26) na página pessoal do chef no Facebook voltou a colocar o foco na questão, chamando a atenção dos internautas. Até o começo da tarde desta quarta-feira havia 89 compartilhamentos, mais de 500 curtidas e pelo menos 63 comentários. “Vai que uma criança de dez anos lê e começa a compreender melhor o significado de ética? Vai que esses políticos ‘sem vergonha’ param de saracotear por aí como se nada tivesse acontecido”, escreveu o empresário.
Reações
Amigos e seguidores elogiaram a atitude do restaurateur que não raramente utiliza as redes sociais para se manifestar sobre assuntos polêmicos. Desta vez, Madalosso ainda lançou um desafio aos colegas: “Será que se todos os restaurantes dessa cidade colocassem essa mesma frase no cardápio, assim como colocam a frase ‘se beber não dirija’, a gente não teria resultados mais impactantes?”, questionou.
Além dos elogios, outras pessoas deram sugestões ao empresário, como a internauta Simone Mello. Para ela, o chef deveria excluir a palavra político e abranger qualquer pessoa corrupta. A internauta Isabel Fogaça apoiou a iniciativa e disse: “Agindo localmente e atingindo globalmente. Você [está] fazendo sua parte, da maneira que pode”.
http://www.gazetadopovo.com.br/bomgourmet/beto-madalosso-coloca-no-menu-que-politicos-corruptos-nao-sao-bem-vindos-e-viraliza-no-facebook/

TSE já tem maioria para investigar campanha de Dilma

Em julgamento com intenso bate-boca, quatro ministros da Corte Eleitoral votaram por aceitar ação proposta pelo PSDB; votação foi suspensa por pedido de vista

AE
dilma9.jpg
 
Em julgamento marcado por intenso debate e bate-boca entre os ministros, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já tem maioria formada para aceitar um recurso apresentado pelo PSDB e dar continuidade a uma ação que pede que o mandato da presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu vice, Michel Temer, seja impugnado. O próximo passo, após a aceitação do recurso e prosseguimento da ação, é a intimação de Dilma e Temer para que eles apresentem a defesa e o Tribunal possa dar início à produção de provas.

Apesar de um novo pedido de vista, o terceiro que suspende a análise deste recurso, o fato de cinco dos sete ministros já terem votado indica que a ação terá continuidade. Até o momento, Gilmar Mendes, João Otávio de Noronha, Luiz Fux e Henrique Neves votaram pela continuidade da ação. O único voto pelo arquivamento do caso foi da ministra Maria Thereza, relatora do caso, que foi alvo de fortes críticas do ministro Gilmar Mendes. O pedido de vista (mais tempo para análise) foi feito pela ministra Luciana Lóssio e o presidente do Tribunal, o ministro Dias Toffoli, ainda não votou.

"Há quatro votos favoráveis para prover o recurso para que se determine a citação, que é a intimação, da presidente e do vice e da coligação. Houve um pedido de vista, mas já há uma maioria no sentido de dar prosseguimento à ação. Esse prosseguimento significa intimar para a defesa e fazer a produção de provas", explicou Toffoli ao final do julgamento.
 
O caso que voltou para análise do plenário da Corte é referente a uma das quatro ações propostas pelo PSDB contestando a legitimidade da reeleição de Dilma. Além dessas quatro ações, o ministro Gilmar Mendes, que relatou as contas de campanha de Dilma e do PT em 2014, pediu nos últimos dias que o Ministério Público, a Polícia Federal e o TSE apurem eventuais irregularidades no financiamento da campanha da presidente. A prestação de contas é comum a todos os candidatos de uma eleição, as outras ações, contudo, são podem ser propostas por partidos de oposição ou pelo Ministério Público Eleitoral.

A ação de impugnação, protocolada em janeiro pela Coligação Muda Brasil, cujo candidato era o senador Aécio Neves (PSDB-MG), acusa a chapa Dilma-Temer de usar estruturas públicas para promover a campanha, aponta abuso de poder econômico ao listar gastos acima do limite previsto e afirma que propinas oriundas do esquema de corrupção na Petrobrás podem ter sido misturadas às doações oficiais.
http://www.istoe.com.br/reportagens/433776_TSE+JA+TEM+MAIORIA+PARA+INVESTIGAR+CAMPANHA+DE+DILMA

Polícia Civil recupera objetos roubados em Juiz de Fora

Quatro suspeitos foram identificados; crimes foram no final de julho.
Eles usaram arma, além de amarrar e amordaçar os moradores.

A Polícia Civil, por meio do 4º Departamento de Juiz de Fora (4º DEPPC) e da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos (DERR), informou, nesta terça (25), que já foram identificados os quatro suspeitos, três homens e um adolescente, envolvidos nos roubos que aconteceram nos Bairros Recanto dos Lagos e Florestinha, no final de julho. Nas ocasiões, as vítimas foram surpreendidas pelos autores em suas residências e eles utilizaram arma de fogo, amarraram e amordaçaram os moradores, bem como roubaram vários objetos dos locais, entre telefones celulares, televisões, computadores, tablets, entre outros.
Após investigações, a equipe de policiais civis deu cumprimento, na última sexta (21), a quatro mandados de busca e apreensão na residência dos suspeitos, no Bairro JK, e recuperou parte dos bens roubados. Um casal de 18 anos foi preso em flagrante por tráfico e por receptação. Com eles, os policiais apreenderam drogas e objetos roubados dos imóveis no final de julho. Conforme a delegada Patrícia Ribeiro, as vítimas já reconheceram os quatro suspeitos e o inquérito será encerrado em breve e enviado à Justiça com o pedido de prisão preventiva deles, bem como acautelamento do menor. Segundo ela, os homens também são investigados, de forma isolada, por outros assaltos na cidade.
20150821_06512020150821_182040IMG-20150821-WA0005
http://flashpolicial4deppc.com.br/noticias/em-juiz-de-fora-derr-apura-roubos-e-recupera-objetos-roubados.html

MP investiga controle de frequência no HPS


O Ministério Público investiga irregularidades no controle de frequência dos funcionários do Hospital de Pronto Socorro (HPS). Em vistoria à unidade, o promotor de Defesa da Saúde, Rodrigo Barros, identificou várias falhas. “Verificamos que, como em outras unidades, o ponto biométrico não funciona. Ele deveria ter sido implantado desde 2011 e não foi. Ao avaliarmos as folhas de frequência, vimos que grande parte estava em branco, mostrando que não havia controle e que os funcionários ou não se preocuparam em colocar as informações ou não estavam comparecendo aos plantões. Além disso, alguns pontos já estavam assinados até o final do mês.” A visita foi realizada na última quarta-feira.
A Polícia Civil acompanhou a visita e abriu inquérito para investigar se houve crime de falsidade ideológica e de improbidade administrativa. Conforme o promotor, a Polícia Civil irá ouvir os envolvidos, assim como a promotoria. “Vamos apresentar notificação aos profissionais para se manifestarem. Estamos formulando ainda uma representação formal junto à Promotoria do Patrimônio Público, em função da omissão e negligência, para apurar a responsabilidade da não implantação do sistema biométrico.” A Tribuna entrou em contato com o presidente do Sindicato dos Médicos, Gilson Salomão, que estava em assembleia com a categoria para discutir a situação.
A Secretaria de Saúde informou que está iniciando a instalação de um procedimento de auditoria no HPS para apurar “a situação pontual e tomar as providências cabíveis”. A assessoria da pasta acrescentou ainda que, atualmente, o ponto dos servidores é registrado, submetido e avaliado pela chefia dos setores. “O ponto eletrônico tem sido implantado de forma gradativa em todos os setores da Prefeitura de Juiz de Fora, inclusive nas áreas da Secretaria de Saúde.”
http://www.tribunademinas.com.br/mp-investiga-controle-de-frequencia/

Morre músico Serjão Silveira

serjao-divulgacao
Músico era figura marcante do cenário musical da cidade (Foto: Divulgação/Arquivo)
Será enterrado nesta quarta-feira (26), o corpo do músico juiz-forano Serjão Silveira. De acordo com informações da família do artista, ele faleceu por volta das 3h, no Hospital Albert Sabin, local onde estava internado desde a tarde do último domingo. A suspeita é de que teria morrido dormindo. Com 53 anos, Serjão lutava contra um câncer no pulmão.
O corpo será velado na capela 2 do Cemitério Parque da Saudade e sepultado às 17h.
Já pela manhã, músicos e profissionais do meio cultural da cidade postaram seus perfis nas redes sociais homenagens ao músico e amigo.
Muito emocionado, o músico Fred Fonseca lamentou a perda do parceiro: “Tocávamos juntos há 10 anos. Eram cerca de quatro encontros por mês e é muito difícil falar neste momento. Ele era uma das poucas pessoas que posso chamar de amigos”.
Em entrevista à Rádio CBN, o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, também comentou a morte do artista: “Além de todo talento, era uma pessoa muito carismática e carinhosa no tratamento pessoal com a gente. Sempre que convidávamos, ele participava das nossas atividades, trabalhando a favor, sempre muito alegre e festivo. Estamos muito tristes e pesarosos. É uma pessoa que fará falta na música e na boêmia local.”
Dono de uma voz inconfundível, Serjão era figura marcante da música e do carnaval juiz-forano, sendo Rei Momo da cidade em algumas edições da festa. O músico também participou das edições do Concurso de Marchinhas Carnavalescas de Juiz de Fora e, em 2014, conquistou o prêmio de melhor intérprete com a composição “Já dizia o meu guru”.
http://www.tribunademinas.com.br/morre-musico-serjao-silveira/

NOTA DE FALECIMENTO - SERJÃO SILVEIRA


É COM MUITA TRISTEZA QUE COMUNICO A PASSAGEM DO NOSSO QUERIDO SERJÃO SILVEIRA.

O VELÓRIO SERA NO CEMITÉRIO PARQUE DA SAUDADE E O SEPULTAMENTO AS 17h.

MÁRIO TERROR

terça-feira, 25 de agosto de 2015

BAIRRO JK - Polícia recupera bens roubados


A Delegacia Especializada de Repressão a Roubos recuperou diversos materiais que haviam sido roubados em duas residências, nos bairros Florestinha e Recanto dos Lagos, no final de julho. Segundo a delegada Patrícia Ribeiro, os crimes foram cometidos por uma quadrilha, formada por três homens e um adolescente. Nos dois episódios, o grupo utilizou arma de fogo e as vítimas foram amarradas e amordaçadas. “Cumprimos mandado de busca e apreensão na casa deles, no Bairro JK, e conseguimos recuperar boa parte do que havia sido roubado”, comentou a delegada,  acrescentando que muitos dos pertences já foram entregues às vítimas.
Patrícia Ribeiro explicou que, pelo fato de o grupo não estar mais no período de flagrante e não haver mandado de prisão contra eles, os suspeitos foram ouvidos e liberados. Um casal, de 18 anos, foi preso em flagrante por receptação e tráfico de drogas. Com eles os policiais encontraram materiais roubados dos imóveis e ainda localizou drogas. As investigações continuam, e o grupo, que foi reconhecido pelas vítimas, será indiciado por roubo qualificado e associação para o crime.
http://www.tribunademinas.com.br/policia-recupera-bens-roubados/

Pode ter desfile na avenida, mas sem Unidos do Ladeira


Oito Escolas de Samba decidiram participar do carnaval 2016 em Juiz de Fora. De acordo com o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora, Jair de Castro, as agremiações apresentaram a proposta de dividir, entre elas, os R$ 245 mil previstos para o desfile do próximo ano. Segundo a Funalfa, a Comissão de Carnaval da Prefeitura ficou de avaliar o pedido até sexta-feira (28), já que o valor deveria ser repartido entre as 13 escolas, não podendo ser repassado às demais entidades no caso de desistência. “Já que esse valor é para ser empregado no desfile, então vamos dividir. Usamos todas as alternativas possíveis, protocolamos os documentos solicitados pela Prefeitura e agora é só aguardar. Se quiserem diminuir mais ainda, não conseguiremos nem sair de casa”, diz o presidente.
 Na lista das agremiações que aceitaram cruzar a avenida, estão Turunas do Riachuelo, Unidos das Vilas do Retiro, Feliz Lembrança, União das Cores, Vale do Paraibuna, Mocidade do Progresso, Acadêmicos do Manoel Honório e Rivais da Primavera. Unidos do Ladeira, tetracampeã do Grupo A, e Mocidade Alegre, campeã do grupo B de 2015, além de Partido Alto, Juventude Imperial e Real Grandeza, não desfilam em 2016. A decisão foi formalizada pela Liga na segunda-feira (24). O impasse corre desde julho, quando a Funalfa anunciou a redução no orçamento da Festa de Momo.  

http://www.tribunademinas.com.br/pode-ter-desfile-na-avenida-mas-sem-unidos-do-ladeir/

ABRIGO SANTA HELENA - ADOTE UM IDOSO


DIREITO DE RESPOSTA DE ADRIANA MENDES AO VEREADOR LÉO DE OLIVEIRA


Vereador..desculpa... mas o senhor errou em todos os seus comentários. 

Em primeiro não me chamo Dolores e sim Adriana, em segundo meu pai se chama Geraldo e não Sérgio e em terceiro minha risada foi provocada por um amigo e coincidiu com a sua saída da Tribuna. 

Acho que esse desabafo não foi escrito por você, trabalhamos juntos alguns anos e sei que é conhecedor do meu profissionalismo como sou do seu também. 

Fique atento com postagens feitas em seu nome que podem te prejudicar, pois não sou pessoa pública e nem autorizei a postagem desta foto. 

Qualquer esclarecimento estou a disposição. 

Obrigada..ADRIANA MENDES 

Nota do blog: Também achei estranho, pois não entendi o Dolores e nem o Sérgio, mas publiquei na integra, sem alterações quaisquer

RESPOSTA DE UMA PROFESSORA A LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO

23/08/2015
 às 22:15 \ O País quer Saber

A grande resposta da professora das filhas de Veríssimo ao cachorrinho de madame que virou pitbull de quadrilheiro.

Neste 20 de agosto, o jornal gaúcho ZH publicou a crônica em que Luis Fernando Verissimo informa que não vê diferenças entre manifestações de rua contra o governo e matilhas de vira-latas.  No mesmo dia, a leitora Rosália Saraiva, que foi professora das filhas do patriarca dos humoristas estatizados, encaminhou ao blog do jornalista Políbio Braga uma carta endereçada ao pai das ex-alunas. A resposta, merecidíssima, é de envergonhar até quem perdeu a vergonha de vez.
O rosnado de Verissimo nasceu do medo. O fim da era lulopetista pode custar-lhe a liderança que ocupa no ranking dos autores mais didáticos do Ministério da Educação. Esse possível rebaixamento na lista dos escritores federais oferece motivos de sobra — milhões de motivos — para que um cachorrinho de madame vire candidato a pitbull de quadrilha. Talvez sossegue algum tempo depois do troco, reprisado abaixo, que uma valente professora lhe aplicou no fígado. Confira. (AN)
Foto internet
Prezado LF Verissimo:
Na crônica com o título ‘O Vácuo’, comparaste os manifestantes contra o governo aos cachorros vira-latas que, no passado, corriam atrás dos carros, latindo indignados. Dizes que nunca ficou claro o que os cães fariam quando alcançassem um carro, por ser uma raiva sem planejamento. E que os cães de hoje se modernizaram, convenceram-se de seu próprio ridículo, renderam-se ao domínio do automóvel.
Na tua infeliz e triste comparação, os manifestantes de hoje são vira-latas obsoletos sitiando um governo que mais se parece com um Fusca indefeso, que sabem o que NÃO querem – Dilma, Lula, PT – mas não pensaram bem NO QUE querem no seu lugar. Como um velho e obsoleto cachorro vira-lata, quero te latir (não sei se entendes a linguagem de cachorros) algumas coisas:
1. Independentemente das motivações de cada um, tenho certeza de que todos os cachorros na rua correm em busca dos sonhos perdidos, que, em 13 anos, foram sendo atropelados não por um Fusca indefeso, mas por um Land Rover de corrupção, imoralidades, mentiras, alianças políticas espúrias, compras de pessoas, impunidade, incitação à luta de classes, compra de votos com o Bolsa Família , desrespeito e banalização da vida pela falta de segurança e de atendimento digno à saúde, justiça falha, etc, etc.
2. Se os cachorros se modernizaram e pararam de correr atrás do carro, não foi por se convencerem do próprio ridículo. Foi porque não conseguiram nunca alcançar os carros e isso os desmotivou. Falta de planejamento, concordo. Mas os cachorros de agora aprenderam que se correrem juntos, unidos, latindo bastante atrás do carro, cada vez mais e mais, de novo e de novo, chegará uma hora em que o motor vai fundir. Eles vão alcançar o carro. O motorista vai ter que descer do carro e outro assumirá. Pior do que está não vai ficar, embora o conserto vá demorar muito. Não vai ser fácil, mas os vira-latas vão conseguir se organizar, pelo voto. Não pela ditadura.
3. Não é verdade que o latido mais alto entre os cachorros foi o de um chamado Bolsonaro. Acho que estavas na França gozando das delícias de um croissant na beira do Sena (enquanto os vira-latas daqui corriam atrás do osso perdido) e não viste os vídeos das manifestações. Se bem que a TV Globo e o Datafolha também não enxergaram nada. O que mais cresceu na manifestação foi uma certeza, a certeza que vai fazer esse país mudar: com essa Land Rover desgovernada não dá mais. Os cachorros com seus latidos unidos jamais serão vencidos. E sabem que mais dia, menos dia, esse carro vai parar. É assim que começa, pena que eles não acreditem. Não vai ter mais dinheiro pra comprar brioches para o povo. E o número de vira-latas vai aumentar muito. Quem comandará a corrida? Não sei, só sei que prefiro ser um vira-lata à moda antiga do que um vira-lata moderninho que se rende a uma Land Rover.
4. Te enganas quando dizes que os cachorros de antes corriam atrás dos carros porque a luta era outra. Não, a luta é a mesma, o contexto é diferente. Os cachorros não querem um passaporte bolivariano. O vácuo vai ser preenchido, não te preocupes. Por quem for necessário e aceito, desde que não seja pelo exército do Stédile.
5. Em tempo: essa vira-lata que te fala foi professora das tuas filhas no antigo e admirável Instituto de Educação. Lá aprendi que é importante latir não por latir, mas para defender os sonhos possíveis. E tuas filhas devem ter aprendido muita coisa com os meus latidos. Continuo latindo, agora na rua, para derrubar o que acredito ser um mal nesta nação arrasada: a corrupção e, mais do que isso, um governo corrupto, que perdeu totalmente a vergonha. Eles criaram um “vácuo” de imoralidade e de incompetência que vai ser difícil de recuperar. Mas, vamos conseguir!
Atenciosamente, auauau.
ROSÁLIA SARAIVA

http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/o-pais-quer-saber/a-grande-resposta-da-professora-das-filhas-de-verissimo-ao-cachorrinho-de-madame-que-virou-pitbull-de-quadrilheiro/#.VduJKNgfTwM.facebook

UMA HOMENAGEM DO BLOG PELO DIA DO SOLDADO


Um dia usei farda, camuflagem, cantil e fuzil.

Cavei trincheiras, marchei em ordem unida.


Prestei continência, corri em acelerado.


Cantei o hino nacional, da bandeira e da brigada.


Tirei guarda, fiz faxina, puxei pernoites.


Fiz corridinhas mixurucas que não davam nem pra cansar. 


Aprendi sobre honra, retidão, respeito e confiança e que armas não geram violência e flores não trazem a paz.


E sim, as intenções das mãos que as carregam.


Aprendi que devemos respeitar pai e mãe. Que a família é a base da educação.


Hoje minha farda não é mais um camuflado.


Algumas fotos já amareladas pelo tempo, me acertam o peito e fazem meus olhos jorrarem.


Minha garganta sufocada por um nó de saudade, me lembra que a minha missão já foi cumprida. 


Que minhas batalhas já não são mais em trincheiras.


Do estampido do fuzil nunca me esqueço e ainda sinto o solavanco da chapa da soleira em meu peito.


As noites na guarda, ainda estão nas lembranças e os amigos de companhia em meu coração. 


Não uso camuflagem, nem mato minha sede no cantil, nem presto mais continência e nem ordem unida.


Mesmo assim, minha alma nunca deixará de ser um Soldado.


Autor desconhecido