São Paulo – Sabe aqueles filmes de ação em que as armas de fogo sempre acertam o que está na mira? Então, agora isso virou realidade. A agência militar Darpa, dos EUA, criou um projétil inteligente capaz de fazer manobras no ar e atingir alvos em quase 100% das vezes.
A agência apresentou um vídeo mostrando as habilidades do objeto, chamado de Exacto (sigla de Artilharia Coordenada de Extrema Precisão, em inglês).
A Darpa revelou o projeto pela primeira vez no ano passado, também no YouTube. As imagens mostravam o projétil fazendo acrobacias no ar para acertar um alvo em movimento.
No vídeo atual, a bala inteligente sai do seu trajeto original para compensar a velocidade de seu alvo. Os movimentos são rápidos e o alvo (que tem, assustadoramente, o formato do torso de uma pessoa) é atingido em todas as tentativas.
O projétil inteligente foi fabricado para atiradores de elite, mas até amadores conseguem usá-lo. O vídeo mostra uma pessoa atirando pela primeira vez com o fuzil e acertando o alvo com precisão impressionante.
A Darpa acredita que a tecnologia irá auxiliar o exército a acertar rapidamente seus alvos, principalmente no Afeganistão. A região possui ventos fortes e terreno acidentado, fatores que tornam mais difícil atingir alguém ao atirar.
Assista ao vídeo no link abaixo:
http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/bala-de-fuzil-inteligente-faz-curvas-para-acertar-alvo-movel