sábado, 18 de abril de 2015

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - GEN EDUARDO DE PAIVA MAURMANN

 Comemora hoje mais um aniversário o nosso chefe e amigo Gen Maurmann, comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth), Brigada 31 de Março.




ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 18 DE ABRIL

Fabiana Pereira Serra

Jeanette Ragazzi

José Sóter de Figueirôa Neto


sexta-feira, 17 de abril de 2015

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO EXÉRCITO A REVISTA VEJA

Artigo no Alerta Total – www.alertatotal.net

Por Otávio Santana do Rêgo Barros

Sobre a matéria "NEM TANQUE DETÉM OS BANDIDOS", de autoria do jornalista Leslie Leitão, publicada na Revista Veja, edição de 15 de abril de 2015, o Centro de Comunicação Social do Exército esclarece:

O Exército Brasileiro está atuando no Complexo da Maré, por intermédio da Força de Pacificação (F Pac), desde abril de 2014, com o objetivo expresso de contribuir com a preservação da ordem pública e com a incolumidade das pessoas e do patrimônio nessa comunidade.

A Força Terrestre repudia veementemente a possibilidade de que qualquer um de seus integrantes tenha cedido “a arreglos tácitos de delimitação de espaço e conchavos com o tráfico” ou acertado “com as gangues um acordo de não agressão", assim como tenha transmitido aos agentes perturbadores da ordem pública dados sobre operações a serem desencadeadas, conforme afirmado pelo autor em seu artigo.

O Exército também desconhece a existência das gravações que teriam originado suas denúncias e, caso fidedignas, solicita o acesso a elas para que as providências legais sejam tomadas.

Esclarece-se, ainda, que a afirmação sobre 32 inquéritos investigando desvios de conduta de militares da Maré não reflete a veracidade dos fatos, uma vez que a Assessoria Jurídica da F Pac, responsável em apurar os possíveis desvios de conduta de seus militares, não reconhece a existência dos referidos inquéritos.

Em relação à existência de uma "área reservada para os cabeças de quadrilha se esconderem", também sugerida pelo autor, ressalta-se que a área de atuação da F Pac no Complexo da Maré foi delimitada entre os Governos Federal e Estadual e que são realizadas patrulhas diuturnamente, com itinerários variados, percorrendo toda a área de operações, para inibir e coibir a prática de atos ilegais.

A F Pac, quando questionada pela Revista Veja sobre diversos assuntos inerentes à operação, respondeu com transparência, prontidão e profissionalismo a todas as demandas. Por isso as afirmações publicadas no artigo causaram indignação.

Por fim, com equilíbrio e dentro da legalidade, respeitando as regras de engajamento, a Força de Pacificação continuará empreendendo os esforços necessários e possíveis para garantir a segurança da população e desarticular as facções criminosas no Complexo da Maré. No entanto, para o sucesso da missão, é essencial que a sociedade continue colaborando.


Otávio Santana do Rêgo Barros, General de Brigada, é Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército. Texto dirigido a oficiais da "reserva pró-ativa".

http://www.alertatotal.net/2015/04/sobre-nem-tanque-detem-os-bandidos.html

CEL MALBATAN LEAL RECEBE A ORDEM DO MÉRITO MILITAR

Cel Malbatan e Cel Oriente

A solenidade comemorativa do Dia do Exército foi realizada hoje, em Juiz de Fora, nas dependências do 4º Grupo de Artilharia de Campanha, Grupo Marquês de Barbacena.

O evento foi coordenado pela 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth), Brigada 3
31 de Março.

Um dos destaques foi o emocionante momento em que o amigo Cel Malbatan Leal recebeu a medalha da Ordem do Mérito Militar das mãos de seu irmão o Cel Oriente Leal Filho, chefe do Estado Maior da 4ª Brigada de Infantaria.

Cel Malbatan e família

Solenidade do Dia do Exército na Guarnição de Brasília

Brasília – No dia 16 de abril, foi realizada a solenidade comemorativa ao Dia do Exército no Palanque Monumental do Quartel-General do Exército. A cerimônia foi iniciada às 9 horas, com as honras de gala concedidas à Presidenta da República Dilma Rousseff.
DIA DO EXERCITO 9
Nos primeiros momentos da formatura, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, realizou a leitura da Ordem do Dia, ressaltando que a história do Exército confunde-se com a formação da nossa nacionalidade. Destacou, também, os 150 anos do nascimento do Marechal Rondon, Patrono da Arma de Comunicações, e os 70 anos das vitórias da Força Expedicionária Brasileira em solo italiano, durante a II Guerra Mundial, que culminou com a vitória aliada no dia 8 de maio de 1945.
DIA DO EXERCITO 1DIA DO EXERCITO 3DIA DO EXERCITO 5DIA DO EXERCITO 6
Durante a formatura, foi realizada a imposição da Ordem do Mérito Militar, mais alta condecoração concedida pelo Exército, a personalidades e organizações militares que, pelos serviços prestados à Instituição, tornaram-se merecedores dessa distinção. Neste ano, o Presidente da Câmara dos Deputados, Sr Eduardo Cunha, o Ministro da Defesa, Sr Jaques Wagner, e o Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Mauro Vieira, foram agraciados com a condecoração.
(CCOMSEX/ FM)
http://folhamilitaronline.com.br/solenidade-do-dia-do-exercito-na-guarnicao-de-brasilia/

LAAD – Defense & Security chega a sua 10ª edição com recorde e participação exterior

Rio de Janeiro – Tecnologia e pluralidade marcaram o início da LAAD – Defense & Security, a Feira de Defesa e Segurança que apresenta, a cada dois anos, o que há de mais moderno no mundo em tecnologia, equipamentos e serviços nas áreas de Defesa e Segurança, voltados às Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), Polícias, consultorias, gestores de segurança corporativa e agências governamentais.
LAAD EXERCITO 1
Nessa edição, a Feira conta com 600 expositores, sendo 45 desses provenientes de países estrangeiros.
O senhor Sergio Jardim, diretor da Clarion Events, empresa responsável pela organização, destacou, na abertura do evento, o apoio irrestrito das Forças Armadas, em especial do Exército Brasileiro, desde a primeira edição da LAAD.
LAAD EXERCITO 2
O Governador do Rio de Janeiro, Sr Luiz Fernando Pesão, em seu discurso de abertura, agradeceu, particularmente, ao Exército Brasileiro, pelo apoio que a Instituição tem prestado, há muitos anos, em ações de defesa e segurança na cidade do Rio de Janeiro, em especial com relação à Força de Pacificação, na Maré.
Recebimento de helicóptero modelo Fennec (ESQUILO)
Um dos eventos que marcaram a LAAD foi a entrega simbólica de um helicóptero ao Comandante do Exército, promovida pela HELIBRAS.
LAAD EXERCITO 3
Esse helicóptero foi o primeiro AS550 a ser operado pela Força, em 1989, e passou pelo programa de modernização que vai garantir, após duas décadas em atividades, uma atuação de alta performance por mais 25 anos. Esse programa envolve os 36 helicópteros desse modelo da frota da Aviação do Exército (AvEx) e está atualmente em execução na fábrica da Helibras, em Itajubá (MG).
LAAD EXERCITO 4
A unidade modernizada possui novo glass cockpit, piloto automático de dois eixos, novos sistemas de comunicação e navegação, sistema de backup digital, compatibilização da iluminação interna e externa com óculos de visão noturna, bancos com absorção de energia e ajuste em altura, proteção balística, novos braços, suporte para armamento e degraus alongados.
LAAD EXERCITO 5
O programa de modernização dos helicópteros da AvEx, que abrange os modelos Fennec e Pantera, poderá ser estendido também, aos Cougar da Força.
(CCOMSEX/ FM)
http://folhamilitaronline.com.br/laad-defense-security-chega-a-sua-10a-edicao-com-recorde-e-participacao-exterior/

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - SUBTEN ELÓI JÚNIOR


VEREADOR JOÃO DO JOANINHO CONVIDA - CAVALGADA DE SÃO JORGE


quinta-feira, 16 de abril de 2015

Cultura na UFJF: Sai Gerson, entra Valéria

Após 30 anos dedicados à docência no Colégio de Aplicação João XXIII, Gerson Guedes decidiu aposentar-se, deixando, assim, a Pró-reitoria de Cultura da UFJF, na qual esteve à frente desde o início de 2013. 
Responsável pela criação de importantes projetos de popularização da cultura e das artes produzidas pela universidade, Gerson se despede num momento conturbado da instituição, quando a frequência de atividades culturais já havia diminuído consideravelmente e diante das muitas especulações acerca de uma possível renúncia do atual reitor Júlio Chebli.
Segundo Gerson, sua aposentadoria já estava planejada há algum tempo e não se motivou pelo atual cenário. De acordo com ele, seus planos agora são pintar, e uma nova série, intitulada “Juiz de Fora – Referências quase invisíveis”, já está em andamento.
Quem assume o cargo é a professora e também artista visual Valéria Faria, que dirigiu o então Centro de Estudos Murilo Mendes de 1998 a 2004, inclusive no período em que o mesmo se transformou em Museu de Arte Moderna Murilo Mendes. Coordenadora de Integração do Bacharelado Interdisciplinar do Instituto de Artes e Design, responsável pela curadoria da Galeria Guaçuí e seminários, Valéria agora deve coordenar a gestão de espaços movimentados como o Cine-Theatro Central e o Museu de Arte Murilo Mendes.
http://www.tribunademinas.com.br/cultura-na-ufjf-sai-gerson-entra-valeria/

Jornal Nacional mentiu sobre projeto de mudança do estatuto do desarmamento

14/04/2015
 às 21:03 \ BrasilCultura

E autor exige retratação (que não veio)

O Jornal Nacional exibiu mentiras na segunda-feira sobre a proposta de mudança do estatuto do desarmamento no Brasil, que começou a ser discutida nesta terça por uma comissão especial.
Rogério Peninha Mendonça, autor do projeto, disse ter enviado ao programa um pedido para que a TV Globo se retrate: O que o Jornal Nacional fez ontem foi uma falta de responsabilidade com a opinião pública”, escreveu o deputado no Facebook.
No post, Peninha esclareceu os fatos anexando a imagem abaixo:
Desarmamento mentiras JN
Mas não foi só isso.
O Jornal Nacional – que não se retratou nesta terça – também usou o velho truque militante dos “especialistas”, que consiste em reunir defensores da mesma ideia (dos editores, geralmente) para passar uma impressão de consenso sobre o tema:
“Governo e especialistas são contra a mudança. E afirmam que a lei atual evitou milhares de mortes.”
(Isto é tão “verdadeiro” quanto a matéria da Carta Capital governista: “Renato Janine Ribeiro é bem visto por especialistas”. Aham.)
O único suposto especialista ouvido pela reportagem da Globo, na verdade, foi Ivan Marques, do Instituto Sou da Paz.
Curiosamente, o maior especialista do Brasil no assunto, Bene Barbosa, estava lançando no Rio de Janeiro, no mesmo horário do Jornal Nacional, o livro “Mentiram para mim sobre o desarmamento“.
Na Livraria Cultura do Fashion Mall, Barbosa falou justamente das mentiras da mídia sobre o assunto.
Felizmente, eu estava lá, aprendendo muito mais do que na TV.
FMB livro desarmamento
O verdadeiro especialista Bene Barbosa, Felipe Moura Brasil e o gigante Flavio Quintela
capa mentiram desarmamento
http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/04/14/jornal-nacional-mentiu-sobre-projeto-de-mudanca-do-estatuto-do-desarmamento-e-autor-exige-retratacao-que-nao-veio/

quarta-feira, 15 de abril de 2015

GEN MAURMANN ASSUME O COMANDO DA 4ª BRIGADA DE INFANTARIA LEVE


O Gen Bda Eduardo de Paiva Maurmann assumiu na manhã da última terça-feira o comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth) em substituição ao Gen Francisco Mamede de Brito Filho que foi nomeado chefe do Estado Maior do Comando Militar do Nordeste, na cidade de Recife.

O Gen Maurmann é um antigo conhecido dos juizforanos, pois comandou, como Ten Cel, o 10º Batalhão de Infantaria, nos anos de 2007 a 2010, e como coronel desempenhou a função de chefe do Estado Maior da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth) sob o comando do Gen Brito.

O Gen Maurmann é casado com a srª Eulália e tem um casal de filhos.

A solenidade militar foi muito concorrida com a presença de diversos oficiais generais da ativa e da reserva do Exército, tendo como destaque a presença do Gen Ex Rômulo Bini Pereira, ex-chefe do Estado Maior da Defesa, comandantes das Organizações militares subordinadas a 4ª Brigada, autoridades civis e eclesiásticas e comandantes das Polícia e Corpo de Bombeiro Militar. O vice-prefeito de Juiz de Fora, Sérgio Rodrigues, representou o prefeito Bruno Siqueira, que se encontra no exterior em busca de novas empresas que desejam se instalar na cidade. O padre Lélis representou a cúria metropolitana de Juiz de Fora.





A solenidade teve como primeiro ato o descerramento do retrato do Gen Brito na galeria dos antigos comandantes da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth), por sua esposa srª Márcia. O ato foi conduzido pelo Gen Div Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, comandante da 1ª Divisão de Exército, com sede na cidade do Rio de Janeiro



O Gen Maurmann apresentou seu agradecimento ao Gen Brito e a sua esposa Márcia pela a amizade e carinho recebidos por ele e sua família. 

O sargento Lúcio presenteou o Gen Brito com uma imagem do Combatente de Montanha.


Recebeu do Cel Oriente Leal Filho, seu chefe de Estado Maior, a sua insignia de comando que era hasteada sempre que chegava a 4ª Brigada.



E depois recebeu das mãos do Gen Ramos, comandante da 1ª Divisão de Exército uma placa alusiva ao evento. 



As esposas do comandante sucedido e do sucessor trocaram buquês de flores em forma de carinho e agradecimento.


A segunda parte da solenidade militar foi a passagem de comando dirigida pelo Gen Div Mário Lúcio Alves de Araújo, comandante da 4ª Região Militar, maior autoridade militar da ativa presente.



O Cel Oriente Leal Filho, chefe do Estado Maior da 4ª Brigada fez a apresentação da tropa ao Gen Div Araujo, comandante da 4ª Região Militar, e solicitou autorização para o início da solenidade. As honras militares foram prestadas.



A tropa declamou a oração do Combatente de Montanha.


O Gen Brito, visivelmente emocionado, apresentou as suas despedidas agradecendo a todos pelo apoio e a amizade a ele e sua família durante o comando.


O Gen Ramos leu a referência elogiosa ao Gen Brito pelo término do seu comando a frente da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth).


Foi realizada a transmissão do cargo de comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth).






A tropa desfilou em continência ao Gen Maurmann, novo comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth), Brigada 31 de Março.