segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

ESTADO DE MINAS ATRASA PAGAMENTO DE FUNCIONÁRIOS

Os servidores estaduais de Minas Gerais receberão o salário referente ao mês de novembro com atraso. O pagamento que seria efetuado nesta segunda-feira (7), quinto dia útil de dezembro, foi postergado para quarta-feira (9). A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). O comunicado oficial está disponível na internet. A medida atinge cerca de 600 mil pessoas, entre funcionários públicos ativos e inativos. Ainda de acordo com a pasta, o pagamento do décimo terceiro salário está agendado para o dia 22 deste mês, em parcela única.
A alteração no cronograma de pagamento se deu em função do feriado municipal de Imaculada Conceição, padroeira de Belo Horizonte, celebrado nesta terça-feira (8), conforme justificativa da Seplag. Por conta da data, os órgãos públicos na capital consideraram esta segunda-feira ponto facultativo e, em muitos locais, não houve expediente de trabalho.
Para o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público do Estado de Minas Gerais (Sindpúblicos-MG), a medida pode ter sido “proposital” em decorrência das dificuldades financeiras que o Estado tem vivido. “Nos últimos 12 anos, sempre que o quinto dia útil coincidia com um feriado, o pagamento era antecipado. Por isso, acredito que a iniciativa de atrasar o pagamento pode ter sido por falta de recurso”, analisa o diretor administrativo do sindicato, Cláudio Utsch.
Segundo ele, o atraso de dois dias no pagamento referente ao mês de novembro não é preocupante. “Nos preocupa é a possibilidade de não haver caixa para o pagamento integral da folha em 2016, e o Estado adotar medidas semelhante ao que ocorreu em Goiás e Rio de Janeiro, por exemplo.” Nestes estados, o pagamento dos servidores estaduais tem sido parcelado, em decorrência da crise econômica que o país atravessa.
http://www.tribunademinas.com.br/estado-vai-pagar-13o-salario-no-dia-22/

Nenhum comentário:

Postar um comentário