domingo, 29 de novembro de 2015

VICE-PREFEITO DE CIDADE MINEIRA DESAPARECE EM NAUFRÁGIO EM ANGRA DOS REIS

A Fundação de Turismo de Angra dos Reis (TurisAngra) divulgou no fim da tarde deste domingo (29) uma lista com o nome das pessoas envolvidas no naufrágio da escuna "Minas Gerais", na noite de sábado (28).
Uma onda forte teria feito o barco virar, perto da Ilha de Provetá. A maioria dos passageiros era formada por turistas de Arantina (MG), que tinham alugado a embarcação para pescar. Entre os desaparecidos está José Geraldo da Silva, vice-prefeito da cidade mineira.
O trabalho de buscas foi feito até o início da noite, mas foi suspenso por causa do mau tempo e a pouca visibilidade no local. A previsão é que seja retomado na manhã de segunda-feira (30).
Desaparecidos:
Wellington Sandro;
José Geraldo da Silva;
Fernando Cássio;
Atail;
José Francisco de Assis.
Resgatados:
Erlei Eros Misael;
Moisés José de Carvalho;
Luiz Carlos de Carvalho;
Valdecir Rios Ferreira;
Francisco de Assis Carvalho;
Jeferson Cláudio (marinheiro);
Gelson Eugênio Moreira (marinheiro).
Erlei Eros Misael sobreviveu ao naufrágio (Foto: Erlei Eros Misael/Arquivo pessoal)Erlei Eros Misael sobreviveu ao naufrágio
(Foto: Erlei Eros Misael/Arquivo pessoal)

G1 conversou por telefone com Erlei Eros Misael, de 42 anos. Ele estava no barco e conseguiu nadar até uma ilha próxima ao local do naufrágio em busca de socorro. 
"Tombou para o lado esquerdo. Nessa hora, foi dito para que todos apanhassem seus coletes e vestissem. Foi aquela confusão. Com muito sacrifício, nós conseguimos nadar. Deus ajudou que encontrei um isopor, depois o banco do barco".
Segundo Erlei, essa era a terceira vez que o grupo de amigos se reunia para pescar na Costa Verde e aparentemente a embarcação não apresentava qualquer tipo de defeito ou falha.
"Estava tudo em ordem quando embarcamos, a navegação era tranquila. Saímos da praia do Camorim por volta de 15h30, passamos pela Ilha Grande e fomos até a outra ponta. Iniciamos a pescaria, o mar estava muito corrido, tinha muita correnteza. Quando resolvemos mudar um pouco de ponto, andamos por volta de dois, três minutos. Foi aí que o barco, ao fazer uma curva, simplesmente adernou".
O aposentado Valdecir Rios Ferreira também foi resgatado após o acidente. Ele  tentou ajudar os colegas a pegarem os coletes, mas lamenta não ter conseguido ajudar todos.
“O céu estava limpo, o mar calmo. A traseira do barco afundou. Peguei um colete para mim e ajudei a retirar os coletes para dar aos outros, mas não deu tempo e estava difícil de tirar. As pessoas se agarraram a caixas de isopor e bancos do barco. Dois cunhados meus estão desaparecidos. Um saiu no isopor, estava tranquilo, mas não o vi mais. Eu ajudei a levar o outro até uma ilha, mas ele não conseguiu subir e o mar levou”, contou.
Vice-prefeito desaparecido

Segundo o prefeito de Arantina, Francisco Carlos Ferreira, os moradores da cidade estão chocados com o que ocorreu.
"É uma cidade muito pequena, os moradores estão em choque. O vice-prefeito José Geraldo é uma pessoa muito boa, é um amigo. Nós ainda não temos muitas informações, mas o que foi nos passado é que cinco pessoas estão desaparecidas, e entre elas está o José", afirmou.
José Geraldo da Silva é casado, tem três filhos e foi vereador antes de ser eleito vice-prefeito. Francisco e José Geraldo estão no primeiro mandato.

Buscas retomadas apesar do mau tempo

A TurisAngra informou que as vítimas resgatadas não sofreram ferimentos graves, foram atendidas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e retornaram para onde estavam hospedadas.
As buscas foram retomadas durante a tarde deste domingo (29). O trabalho começou durante a noite e chegou a ser paralisado por conta do mau tempo. Por meio de nota, a Marinha informou que um Inquérito Administrativo sobre Acidentes e Fatos da Navegação (IAFN) será instaurado para apurar as causas, circunstâncias e responsabilidades pelo ocorrido, e que o prazo de conclusão é de 90 dias.
http://g1.globo.com/rj/sul-do-rio-costa-verde/noticia/2015/11/divulgada-lista-de-vitimas-de-naufragio-em-angra-dos-reis-rj.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário