sábado, 10 de outubro de 2015

Nono dígito começa a valer amanhã em Minas gerais

A partir de amanhã, os celulares de Minas Gerais terão inclusão do nono dígito. Desta forma, para completar a chamada, o usuário deverá acrescentar o número 9 à frente dos demais. A medida é válida para todo o estado e abrange todas as operadoras de telefonia. A alteração se dá por conta da Resolução n.º 553/2010 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na tentativa de ampliar o volume de linhas disponíveis diante da crescente demanda dos consumidores por telefonia móvel. Para facilitar a vida dos usuários, as operadoras disponibilizaram aplicativos para a atualização automática da agenda de contatos.
Clientes da Vivo, Tim, Oi e Claro já podem baixar gratuitamente os aplicativos das operadoras via AppStore ou Google Play. Eventuais dúvidas também podem ser esclarecidas nos endereços www.vivo.com.br/9digito , www.claro.com.br/nonodigito , www.tim.com.br/9digito e www.oi.com.br . De acordo com a assessoria da Vivo, os clientes corporativos que possuem o serviço Vox Fácil terão a atualização automática do nono dígito, pois os equipamentos serão adaptados sem nenhum custo adicional. Já aqueles que utilizam o PABX deverão acionar o mantenedor para que as alterações sejam realizadas.
De acordo com a Anatel, até o dia 20 de outubro, os usuários passarão por um período de adaptação, quando as chamadas realizadas apenas com oito dígitos ainda serão completadas. “Gradualmente, haverá interceptações, e os usuários receberão mensagens informando sobre a nova forma de discagem”, explicou a assessoria do órgão regulador. A partir do dia 21 de outubro, apenas as ligações com nove dígitos serão validadas. Ainda de acordo com a assessoria, a medida não impacta saldo de créditos de celulares pré-pagos ou operação de portabilidade entre operadoras.
Além de Minas, os usuários de Sergipe e Bahia terão a inclusão do nono dígito. Até o momento, Alagoas, Amazonas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio, Roraima e São Paulo já possuem nove dígitos. A expectativa é que os demais estados adotem a alteração até dezembro de 2016.
http://www.tribunademinas.com.br/nono-digito-comeca-a-valer-amanha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário