sexta-feira, 16 de outubro de 2015

MENSAGEM DO EX-SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JUIZ DE FORA


Chegou a hora de buscar novos desafios! 

Sempre fui uma pessoa inquieta, inimigo da rotina, do conservadorismo e da "mesmice". Impaciente, imediatista e muitas vezes impulsivo, desde muito novo sou caçador de coisas inovadoras e de mudanças. 

Deixei cedo a casa dos meus pais, fui buscar meus objetivos acadêmicos em outras terras. Sem ter como manter-me financeiramente, cursei a graduação, a especialização e o mestrado pagando as mensalidades com o suor do meu trabalho. 

Lutei, estudei e venci! 

Já com a vida profissional encaminhada, ocupando um bom cargo de direção, e ainda, com a vida familiar estruturada, largo tudo para trás e, buscando novos projetos e acreditando em sonhos, retorno para Juiz de Fora. Aceito o maior de todos os desafios, assumo a Secretaria Municipal de Educação (SE). 

Sem ser pedagogo e sem nunca ter vivenciado a administração educacional antes, mas sempre interessado em aprender mais, rompo com o tradicionalismo, contra muitos de dentro e de fora, mesmo aqueles que teimavam em desconhecer que não precisa ser médico para ser um bom Ministro da Saúde, nem pedagogo para ser um excelente Ministro da Educação, nem administrador sênior para ser um bom Presidente da República, assim como em outros cargos similares. 

Nesses 33 meses, fizemos, sim, o que inúmeros pessimistas julgavam ser impossível. Apenas para citar algumas conquistas, tivemos a coragem de dar o aval para o cumprimento da jornada extraclasse dos professores e diretores, a efetivação de mais de 200 profissionais que estavam com o concurso vencendo, a reabertura do processo de transferência de lotação apresentando TODAS as vagas, a reforma de mais de 50 escolas, 2 escolas novas e mais 6 creches, a ampliação da jornada e carga horária de alunos, a implantação da internet para as escolas da zona rural, adoção e entrega uniformes para crianças de creches, reorganização da estrutura de governança da SE, instituição de um plano de metas e resultados ousado, valorização e autonomia dos Conselhos Municipais, definição dos critérios e fluxo transparente para acesso às vagas de creches, ações de melhoria e valorização do clima organizacional para os funcionários da Secretaria, dentre outras milhares de iniciativas, muitas delas postadas aqui no Facebook. 

Para conquistar tudo isso, contei com uma equipe extraordinária que acreditou nos meus planos e esteve comigo, a ela rendo minhas homenagens! Humanizados a SE com os lemas "sim, tem solução!!! " e " ‪#‎SomosTodosSE‬ ". 

Aos Diretores e Diretoras, coordenadores (as), secretários escolares, professores e demais funcionários das Escolas, só tenho a agradecer a parceria e a paciência por, algumas vezes, não poder atender as justas demandas de forma ilimitada e imediata. 

Aos meus amigos e familiares, especialmente minha amada esposa e filhos, que acreditaram e apoiaram-me nas minhas escolhas, meu agradecimento e amor eterno. 

Agora é chegada a hora de buscar novos sonhos, novos desafios e novas "loucuras". 

Entreguei o cargo que a mim foi confiado pelo Prefeito Bruno, a quem agradeço pela confiança, na certeza que fiz e dei o meu melhor. Com lealdade, dedicação, deixo o legado da honestidade, moralidade, ética e zelo com a coisa pública. 

Fiz milhares de novos amigos, entre alunos, familiares e profissionais, afastar-me fisicamente deles é o que deixa-me mais pesaroso, porém estarão sempre no meu coração. 

O meu muito obrigado a todos vocês amigos de perto e de longe que acompanharam minha rotina eletrizante na Secretaria e aqui pelas redes sociais. 

Vamos em frente sempre, temos uma vida para viver e muita coisa para mudar, mais uma vez...

Weventon Vilas Boas

https://www.facebook.com/weverton.vilasboas

Nenhum comentário:

Postar um comentário