quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Ex-diretor da Copasa e réu no mensalão tucano morre em BH

Réu no mensalão tucano, Fernando Soares foi diretor da Copasa.  (Foto: Reprodução/TV Globo)Réu no mensalão tucano, Fernando Soares foi
diretor da Copasa. (Foto: Reprodução/TV Globo)
O empresário e réu no esquema conhecido como mensalão tucano Fernando Moreira Soares morreu, na madrugada desta quinta-feira (8), em Belo Horizonte. De acordo com o advogado Ronaldo Garcia Dias, que o representava, Soares estava internado nos últimos dias em um hospital na capital mineira. O criminalista não soube informar a causa da morte.

De acordo com o Ministério Público Estadual, o esquema teria desviado recursos para a campanha eleitoral de Eduardo Azeredo (PSDB), que concorria à reeleição ao governo do estado, em 1998.

À época, Fernando Moreira Soares era diretor financeiro da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa). Conforme a denúncia, recursos teriam sido desviados da empresa, por meio de patrocínio a eventos esportivos, para financiar a campanha de Azeredo.
Segundo o advogado Ronaldo Dias, Fernando Soares deixa três filhas. Nos últimos anos, o empresário atuava na área de engenharia. O corpo dele vai ser enterrado nesta tarde no Cemitério Parque da Colina, na Região Oeste de Belo Horizonte.
Conforme a defesa, com a morte do réu, o processo se encerra com relação a ele, sem que haja o julgamento do mérito. De acordo com Ronaldo Dias, o processo está em fase final, faltando parte do interrogatório dos acusados, alegações finais das partes e a sentença. O G1 entrou em contato com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e aguarda um retorno.

Mensalão tucano
De acordo com o Ministério Público, no esquema do mensalão tucano, empresas públicas de Minas Gerais usaram como justificativa eventos esportivos para desviar recursos para a SMP&B, empresa de Marcos Valério. Segundo a denúncia, o dinheiro teria sido usado “clandestinamente” na campanha de reeleição de Azeredo ao governo de Minas.
Quinze pessoas foram denunciadas, dentre elas, Eduardo Azeredo (PSDB), que renunciou ao mandato de deputado federal em fevereiro de 2014, o ex-senador Clésio Andrade (PMDB), que fez o mesmo com o cargo no Senado. Os réus Walfrido dos Mares Guia e Cláudio Mourão tiveram os processos prescritos ao completarem 70 anos
http://g1.globo.com/minas-gerais/noticia/2015/10/ex-diretor-da-copasa-e-reu-no-mensalao-tucano-morre-em-bh.html

Um comentário: