segunda-feira, 4 de maio de 2015

General Paulo Humberto assume Comando Militar do Oeste

Novo comandante do CMO garante que projeto de monitoramento da fronteira, o Sisfron, terá continuidade com recursos federais em Mato Grosso do Sul.


Por Elvio Lopes


Tropa desfila em homenagem no Comando Militar do Oeste, em solenidade ocorrida na manhã de sexta-feira (1°) (Foto: Elvio Lopes)
Assumiu em solenidade realizada no Campo de Parada General Pitaluga, na manhã de sexta-feira (1°), o Comando Militar do Oeste (CMO), o general de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, em substituição ao também general de Exército Juarez Aparecido de Paula Cunha, que vai para o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército, em Brasília. 
A solenidade foi presidida pelo comandante do Exército, general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que trouxe o alto comando da Força Terrestre para acompanhar a troca de comando e conhecer o efetivo do CMO.
Durante a solenidade o comandante do Exército, general Villas Bôas, de acordo com o protocolo, apresentou as referências elogiosas ao comandante substituído, destacando que o convite para o general Juarez atuar em Brasília partiu dele, com a convicção de que vai realizar um trabalho eficiente no departamento, pela sua vasta experiência, conhecimento, estratégia e efetividade.
Villas Bôas enumerou as realizações de Juarez de Paula Cunha, de estímulo às ações do com cumprimento de sua missão à frente daquela organização militar e destacou as parcerias com instituições governamentais e a sociedade sul-mato-grossense para o sucesso de seu trabalho em apenas um ano no comando do CMO, uma delas a implantação da Operação Sisfron (Sistema Integrado de Segurança da Fronteira) “O general Juarez, sua esposa Solange e toda a família são bem-vindos a Brasília”, destacou Villas Bôas. Ele encerrou desejando sucesso ao novo comandante do CMO.
Após a solenidade, o general Paulo Humberto, em entrevista à imprensa, destacou que o Projeto Sisfron deve continuar dentro do cronograma e concluído em 2021, sem cortes de recursos do governo federal. Ele destacou que o projeto é da presidente da República, Dilma Rousseff e colocado dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e que o Sisfron continua “a todo vapor. Ele também confirmou que vai promover um processo de reestruturação dos contingentes de fronteira, onde destacamentos foram reunidos em pelotões.
Paulo Humberto assegurou ainda que a integração entre o Exército e as forças de segurança continuará para o efetivo combate aos crimes na região fronteiriça com Paraguai e Bolívia, área de atuação do CMO.
Despedida
O ex-comandante do CMO, general Juarez, em um discurso emocionado, despediu-se da tropa, agradecendo o apoio de todas as instituições parceiras, civis e militares, como a Base Aérea de Campo Grande e o 6º Distrito Naval e dos organismos militares subordinados ao Comando Militar do Oeste e ao comandante do Exército pela confiança para dirigir o Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército. “Quero destacar o apoio e lealdade de toda a tropa do CMO e dos organismos subordinados em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, dos amigos do CMO e dos parceiros que fizeram com que nosso trabalho nesse período fosse coroado de êxito”, afirmou Juarez de Paula Cunha.
Currículo
O general de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira é natural do Rio de Janeiro, onde nasceu em 9 de abril de 1955; foi declarado Aspirante a Oficial, da Arma de Infantaria, em 15 de dezembro de 1977 pela Academia Militar das Agulhas Negras, tendo sido promovido ao posto atual em 31 de março deste ano.
Oriundo do Departamento Geral do Pessoal onde ocupou o cargo de vice-chefe, desempenhou também ao longo de sua carreira, dentre outras, funções como de comandante de Pelotão e Comandante de Companhia no Regimento Escola de Infantaria e no 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista; oficial de operações do 23º Batalhão de Infantaria e da 12ª Brigada de Infantaria Leve/Aeromóvel; instrutor dos Cursos de Ações de Comandos e de Forças Especiais e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
Também foi chefe do Estado-Maior da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada; oficial da Comissão do Exército Brasileiro em Washington/EUA; oficial do Gabinete do Comandante do Exército; oficial de operações e planejamento do Comando Militar do Nordeste; chefe da Divisão de Inteligência do Centro de Inteligência do Exército; comandante do 5º Batalhão de Infantaria Leve/Aeromóvel; do Batalhão Brasileiro no Haiti – 5º Contingente e da Brigada de Operações Especiais e ainda chefe do Centro de Operações do Comando Militar da Amazônia.
Após a solenidade, a tropa desfilou em homenagem ao novo comandante. 
Participaram da solenidade o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Silvio César Maluf, representando o governador Reinaldo Azambuja; o presidente do TJMS, desembargador João Maria Lós; o prefeito Gilmar Olarte e o deputado estadual José Almi Pereira de Moura, o Cabo Almi, representando a Assembleia Legislativa e outras autoridades civis e militares.
http://www.progresso.com.br/dia-a-dia/paulo-humberto-assume-comando-militar-do-oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário