segunda-feira, 30 de março de 2015

Semana Santa nas Cidades Históricas de Minas Gerais

Um dos principais destinos religiosos do Brasil atrai visitantes pela festividade e surpreende com sua arquitetura e história; Veja fotos.

Ouro Preto

Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
A cidade de Ouro Preto, antiga Vila Rica, é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais, localizada a 95 quilômetros de Belo Horizonte, MG.
Patrimônio Histórico da Humanidade - atrai turistas por sua importância histórica e seu conjunto de construções em estilo Barroco. Declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 1980, o município também abriga opções para quem gosta de curtir a natureza, como cachoeiras, mirantes, trilhas e rios.
Ouro Preto tem uma maneira peculiar de celebrar a Quaresma e a Semana Santa. Por características de sua formação, a cidade possui duas igrejas matrizes, a Basílica de Nossa Senhora do Pilar e o Santuário de Nossa Senhora da Conceição, que se revezam na realização da Semana Santa.
Na Semana Santa o movimento é grande. Muita gente vem de longe para conferir a beleza das procissões e dos tapetes de flores e serragens que colorem ruas e ladeiras. Para fugir do burburinho, as opções são embarcar na antiga maria-fumaça que leva à vizinha Mariana; ou seguir para o Pico do Itacolomi, protegido em um parque estadual com 75 quilômetros quadrados repletos de mirantes naturais.
Descrição
Descrição - Foto: Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Casarões de séculos passados
Casarões de séculos passados - Foto: Eduardo Andreassi
Casarões de séculos passados
Casarões de séculos passados - Foto: Eduardo Andreassi
Ouro Preto é um dos principais destinos de turismo do Brasil e do Mundo e suas ladeiras e calçamentos da época, esculturas, igrejas, pequenas sacadas, um aglomerado de telhados em formas geométricas, atraem a atenção do visitante.
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Eduardo Andreassi
Dois personagens são lembrados por suas obras e movimentos: Tiradentes e Aleijadinho.
Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi enforcado a 21 de abril de 1792. Seu corpo foi esquartejado e sua cabeça foi erguida em um poste em Vila Rica (hoje Ouro Preto).
Ouro Preto não é só História. Há festivais culturais o ano inteiro e eventos como Carnaval, Corpus Christi, Cineop (Mostra de Cinema de Ouro Preto) e Semana do Aleijadinho atraem milhões de pessoas.
Casa da Ópera
Casa da Ópera - Foto: Fernanda Lemos
Hotéis, Pousadas, Bancos, Correios, Hospitais, Agências de Turismo, Rodoviárias, Locadoras de Automóveis e guias, reforçam a infraestrutura para receber turistas do todos os lugares do Brasil e do Mundo.
Folders e mapas são encontrados com facilidade, indicam todas as igrejas, Museus, Chafarizes, Mirantes, Passeios Ecológicos, Parques e alguns locais interessantes, como pude visitar. A Casa da Ópera (Teatro Municipal): o mais antigo teatro em funcionamento em toda a América Latina e o primeiro do Brasil.
Viagem de Mariana a Ouro Preto
Viagem de Mariana a Ouro Preto - Foto: Eduardo Andreassi
Pintura de Ataíde, no teto da Igreja
Pintura de Ataíde, no teto da Igreja - Foto: Eduardo Andreassi
Igreja Nossa Senhora do Carmo
Igreja Nossa Senhora do Carmo - Foto: Eduardo Andreassi
Igreja São Francisco de Assis
Igreja São Francisco de Assis - Foto: Eduardo Andreassi
A Igreja São Francisco de Assis encanta visitantes e devotos por seu projeto arquitetônico assinado por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e pelas pinturas de Manuel da Costa Ataíde. O início de sua construção ocorreu em 1766. O ingresso cobrado é um valor simbólico e justo para a manutenção do local, feito pelas Irmandades.
Optando por ter referências em Belo Horizonte, ou mesmo em Ouro Preto, essas agências dispõem de pacotes para a cidade e região.

Mariana

Estação
Estação - Foto: Eduardo Andreassi
Mariana, a 12 km de Ouro Preto, a primeira capital de Minas Gerais, encanta pelas paisagens e por ser parte de nossa história. O conjunto arquitetônico da primeira cidade de Minas Gerais foi desenhado pelo poder do ouro, e isto é percebido na ornamentação. Mariana está inserida no Circuito do Ouro e compõe um dos mais magníficos conjuntos barrocos do mundo. A mineração ainda é a principal atividade econômica da cidade mas aos poucos o turismo vem conquistando seu espaço.
Mais igrejas, mais informações, obras de arte, e cada uma delas, têm um significado. Artesãos espalham-se por toda região mostrando um pouco da cultura local.
A Estação Ferroviária foi reformada e em 2006 passou a funcionar como estação final do trem turístico de Ouro Preto a Mariana. Todo o espaço foi muito bem aproveitado .O prédio da antiga estação foi todo aproveitado e agora existe uma biblioteca, acesso à Internet e uma espécie de parque de diversões musical onde metais que parecem ter sido reaproveitados de pedaços de outros trens compõem vários instrumentos musicais
A bordo do trem, restaurado para os turistas, trilhos, paisagens e sensações são como uma viagem no tempo. São 18 km de extensão entre Mariana e Ouro Preto, percorridos em um trajeto de 1 hora. Imperdível.
Caminhando em sentido a Congonhas, 48 km de Ouro Preto, o cenário proporciona mais um banho de cultura.

Congonhas

Obra de Aleijadinho
Obra de Aleijadinho - Foto: Eduardo Andreassi
Congonhas possui um expressivo conjunto de riqueza barroca do maior artista do gênero no Brasil: Antônio Francisco Lisboa, mais conhecido pelo apelido de Aleijadinho.
Obras de Aleijadinho, reconhecidas pela Humanidade, muitas delas ao ar livre, contracenado com montanhas, céu lindíssimo e Igrejas majestosas. Um pardo que brilhava pelo talento, que mesmo com uma doença degenerativa, espalhou seu talento por Minas Gerais. Um mestre em expressar em suas obras, serenidade, harmonia e equilíbrio.
Imagens dos Passos da Paixão de Cristo
Imagens dos Passos da Paixão de Cristo - Foto: Eduardo Andreassi
Imagens dos Passos da Paixão de Cristo
Imagens dos Passos da Paixão de Cristo - Foto: Eduardo Andreassi

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos

É um conjunto arquitetônico e paisagístico formado por uma basílica , e seis capelas com cenas da Paixão de Cristo e os 12 profetas confeccionados em pedra-sabão dispostos na frente da igreja. Há ao todo 78 esculturas em tamanho natural.
Um estudo preciso das obras do mestre demonstra variações que comprovam a intercessão de terceiros. Aleijadinho, nesta época, já estava gravemente mutilado por uma misteriosa doença, que pesquisadores acreditaram ser lepra. E acredita-se que outros artífices, seguidores de Aleijadinho, tenham bastante participação na confecção de algumas obras.
Os Doze Profetas
Os Doze Profetas - Foto: Eduardo Andreassi
O sacro caminho desenrola-se em zigue-zague, subindo por uma ladeira simbólica na qual organizavam-se procissões de penitência para expiar as culpas da sociedade opulenta do final do século XVIII neste importante centro minerário do Novo Mundo.(fonte: Wikipedia )'
Para aqueles que querem se aventurar mais, conheçam a Cachoeira do Brumado, Pico do Itacolomi, Gruta da Lapa e Mina da Passagem.

Tiradentes

Igreja Matriz de Santo Antonio
Igreja Matriz de Santo Antonio - Foto: Eduardo Andreassi
De lá, seguindo para Tiradentes, o cenário de obras artísticas e clima que a cidade transmite, muda sensivelmente.
Tiradentes foi uma das cidades que mais teve ouro de superfície no Brasil, e graças a isso se desenvolveu.
Tiradentes está inserida no circuito Turístico da Estrada Real, possuindo fácil acesso aos grandes centros pelas rodovias BR 040 e BR 381 (Fernão Dias) que são interligadas pela BR 265 , principal via de acesso a cidade.
Ao pé da Serra São José, desfrute de passeios, bares e restaurantes típicos da culinária Mineira e internacional, pousadas e artesanato que varia desde a prata, passando pelo estanho, ferro, móveis e pinturas. Não faltam por lá atrativos naturais como o balneário de Águas Santas (fontes termais).
Há opções de roteiros de turismo ecológico, caminhadas ecológicas, cachoeiras, cicloturismo, cavalgadas, rapel, passeios de jipe e bote.
Tiradentes
Tiradentes - Foto: Eduardo Andreassi
Como nas outras cidades, são inúmeras as opções de hospedagem, oferecendo boa infra estrutura, e apresentando eventos o ano todo, como o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia, sem destoar o clima delicioso do local.
É importante lembrar que não só a cidade, mas todo seu entorno paisagístico é tombado pelo IPHAN - Tiradentes é considerada um dos polos turísticos mais importantes do Brasil.
Tiradentes
Tiradentes - Foto: Eduardo Andreassi

Dicas

• Pode optar em viajar com seu próprio carro ou se locomover de avião até Belo Horizonte. Por lá, e nas próprias cidades, encontrará receptivos preparados para esse city pela região e locadoras de automóveis.
• Procure, se possível, evitar calçados altos. De preferência ao uso do tênis.
• Mais informações, procure o site oficial de cada cidade ou mesmo com a SETUR (Secretaria de Turismo de MG)

Distâncias

Belo Horizonte - Ouro Preto 104 km
Ouro Preto - Mariana 14 km
Ouro Preto - Congonhas 55 km
Congonhas - Belo Horizonte 87 km

Serviços


  
  
Publicado por  em 

Nenhum comentário:

Postar um comentário