quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Governo escolhe os novos comandantes da Forças Armadas

O Palácio do Planalto deve divulgar entre esta quarta (7) e quinta-feira (8) os nomes dos novos comandantes das Forças Armadas. Os atuais chefes do Exército, da Aeronáutica e da Marinha ocupam os cargos desde 2007, quando foram nomeados no segundo mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e foram mantidos pela presidente Dilma Rousseff em seu primeiro mandato.

Os novos chefes militares foram escolhidos pelo recém-empossado ministro da Defesa, Jaques Wagner. Segundo o ministério, o petista realizou reuniões com a presidente Dilma na manhã e na tarde desta quarta para bater o martelo sobre os escolhidos.

- para comandar o Exército, o general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, que foi comandante militar na Amazônia e atualmente atua na chefia do Comando de Operações Terrestres (Coter), coordenando todas as operações militares em território nacional. Ele sucederá o general Enzo Martins Peri.
Segundo o G1 apurou, são dados como certos:
- na Aeronáutica, o brigadeiro Nivaldo Rossato, que está no Estado-Maior. Por ordem de antiguidade, ele é o primeiro em uma lista tríplice de candidatos.
O brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior, atualmente responsável pela área logística da Força, chegou a ser apontado como o escoolhido para comandar a Aeronáutica, mas houve mudanças. Ele havia sido apontado para o cargo por Jaques Wagner. Será adido militar em Nova York.
Outro nome que estava na lista tríplice é Francisco Joseli Parente, há anos comandando o avião presidencial, e que deve ir para uma vaga no Superior Tribunal Militar (STM).
- na Marinha, o comandante seria almirante-de-esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira. Carioca, ele comanda hoje a Escola Superior de Guerra (ESG).
Chefes das Forças Armadas do Brasil batem continência para o novo ministro da Defesa, Jaques Wagner, e para seu antecessor, Celso Amorim, em solenidade de passagem do cargo no ministério em Brasília (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)Chefes das Forças Armadas batem continência para
novo ministro, Jaques Wagner, na passagem do cargo
(Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)
A assessoria do Ministério da Defesa informou que a divulgação dos nomes deve ser realizada ainda nesta quarta pela Presidência após assinatura de ato da designação aos cargos, que então deve ser publicado no Diário Oficial da União na quinta.
O Palácio do Planalto diz que “ainda não está confirmado” se a formalização dos nomes será feita nesta tarde e que a divulgação deve ocorrer, como as anteriores modificações feitas por Dilma no segundo mandato, por meio de nota.

No discurso de posse na Defesa, realizada no último dia 2, Jacques Wagner afirmou que pediu o ministério à presidente Dilma Rousseff e está bastante empolgado com o peso político que pode dar ao setor.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/01/governo-escolhe-os-novos-comandantes-da-forcas-armadas.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário