quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

FRANCISCO CANALLI DEIXA A SECRETARIA DE ESPORTES E VAI PARA A AGROPECUÁRIA

Por Paulo Cesar Magella

Francisco Canalli
O pastor Carlos Bonifácio (PRB), atual vice-presidente da Empav, vai assumir a Secretaria de Esportes. O martelo foi batido na manhã desta quarta-feira (14), depois de um encontro entre o prefeito Bruno Siqueira e o atual titular da pasta, radialista Francisco Canalli (PMDB). Segundo fontes, foi uma conversa tranquila, pois Canalli, diante do noticiário dos últimos dias, teria dito que entendia que a Prefeitura não poderia perder o link com o Governo Federal, que tem o pastor George Hilton (PRB) como ministro, e com a administração estadual, cujo secretário de Esporte, Carlos Henrique, também é filiado ao PRB e pastor da Igreja Universal.
Ele, no entanto, não perderá status. Será o novo secretário de Agropecuária, pasta até então ocupada interinamente por Édson Fontes. Como se trata de um período de férias, tanto Carlos Bonifácio quanto Francisco Canalli só devem tomar posse no início de fevereiro.
A mudança na secretaria de Esporte teve a sua gestação iniciada tão logo a presidente Dilma Rousseff, de forma surpreendente, nomeou o deputado reeleito George Hilton para a pasta do Esporte, sendo seguida pelo governador Fernando Pimentel, que também colocou na secretaria semelhante o deputado estadual Carlos Henrique – como George – pastor da Igreja Universal. Bruno acionou Carlos Bonifácio e este articulou a visita do prefeito a Brasília, o que deu mostras de sua ligação com o ministro.
O dirigente de Juiz de Fora foi o primeiro prefeito a ser recebido após a posse da nova equipe ministerial. Em relato à imprensa, nesta quarta, o prefeito confirmou o clima amistoso da reunião com o ministro do Esporte. Ouviu um relato do Governo admitindo dificuldades para retomada de obras paradas por muito tempo, além da dependência de todos os ministérios às decisões da área econômica.
O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, ainda não definiu os possíveis cortes que deverão ser feitos. Mesmo assim, garantiu que vai se empenhar ao máximo para conclusão do Ginásio Poliesportivo Jornalista Antônio Marcos, e antecipou 50% dos recursos para construção de uma pista de skate na Cidade Alta.
O que o prefeito não disse aos repórteres foi a forma em que foi construída a indicação do Pastor Carlos Bonifácio para secretário. Interlocutores próximos ao gabinete foram informados que a questão entrou já no final da conversa, quando o ministro teria sugerido a indicação do seu colega, pois seria a forma mais adequada para se fazer linha direta entre Juiz de Fora e Brasília. Ele lembrou ainda a vantagem de o estado também ter um secretário que professa a mesma religião. Bruno teria definido o caso na hora, mas só confirmou após a conversa com Canalli.
É provável que haja outras mudanças no primeiro escalão, mas estas só deverão ocorrer na virada do semestre, já que o prefeito prefere, primeiro, ouvir não só a própria equipe, mas também outros atores políticos da cidade. “Mas ele está atento às manifestações do Governo Federal, bastando ver essa mudança que está ocorrendo”, disse o interlocutor do prefeito. Além das mudanças nas secretárias, Bruno já decidiu que a vice-presidência da Empav, cargo até então ocupado por Carlos Bonifácio, será extinta.
http://www.tribunademinas.com.br/mudanca-no-esporte/

Nenhum comentário:

Postar um comentário