sábado, 24 de maio de 2014

Binário na Av. Brasil vale a partir de sexta-feira

24 de Maio de 2014 - 07:00


Mudança faz parte da reestruturação viária e prevê mão única em cada lado da avenida entre Santa Terezinha e Santa Tereza

Por Eduardo Valente



A partir da próxima sexta-feira (30), o trânsito da Avenida Brasil funcionará em esquema de binário entre os bairros Santa Terezinha, na região Nordeste, e Santa Tereza, na Sudeste.

A alteração, divulgada nesta sexta com exclusividade à Tribuna pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB), ocorrerá um dia após a inauguração da Ponte Luiz Ernesto Bernardino Alves Filho, em frente ao Clube Tupinambás, prevista para as 19h de quinta-feira. Com a reestruturação, cada pista da avenida terá apenas um sentido de direção, sendo a margem direita do rio responsável por disciplinar os carros que seguem na direção da Vila Ideal, e a margem esquerda para quem faz o caminho inverso. As pontes existentes não terão o fluxo alterado, e a nova estrutura será responsável por transportar os carros do lado direito para o esquerdo. A partir dela, em direção à Vila Ideal e ao Bairro Lourdes, o tráfego continuará funcionando nos dois sentidos. Outra modificação importante para a região é a do trânsito na Avenida Sete de Setembro, paralela à Avenida Brasil, na altura do Bairro Costa Carvalho, com várias alterações de sentido (ver quadro).

De acordo com Bruno, embora o binário entre em funcionamento na próxima sexta, as mudanças na sinalização ainda não estarão concluídas neste dia. A previsão é que todas as alterações sejam feitas gradativamente. "Esta implantação do binário já é definitiva. No entanto, poderemos fazer modificações temporárias no tráfego em função das obras de despoluição do Rio Paraibuna, que estão em andamento", informou. A expectativa do prefeito é que todo o trânsito da via flua melhor a partir da operação do binário. Em sua opinião, os impactos positivos serão observados em toda a avenida, mas principalmente entre a Rua Benjamin Constant e Avenida Rio Branco (que ainda opera em mão dupla), e na região da Ponte Nelson Silva, no Bairro Poço Rico, que hoje recebe fluxo de veículos pesados nos dois sentidos.

Nova ponte

Até a inauguração, uma série de intervenções ocorrerá na ponte em frente ao Tupinambás. Nesta sexta-feira, a Empav iniciou a pavimentação de todo o piso e dos acessos nas duas extremidades, e a previsão é que esta atividade seja prolongada por todo o fim de semana. Ao mesmo tempo estão sendo concluídas a parte elétrica e a instalação de postes, além do acabamento das calçadas.

A entrega da ponte faz parte das comemorações do aniversário da cidade. Além desta obra, será entregue a do novo acesso entre os bairros Vila Ideal e Guaruá, com solenidade de inauguração prevista para o dia 31 deste mês. Conforme Bruno, este traçado será uma importante alternativa de acesso à Zona Sul, principalmente em horários de pico.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/binario-na-av-brasil-vale-a-partir-de-sexta-feira-1.1460941

24 DE MAIO - DIA DA INFANTARIA



O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio.

Infantaria é a mais antiga arma do Exército e é formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, além de poderem utilizar vários meios de transporte para irem para o campo de batalha.

Origem do Dia da Infantaria Brasileira

O Dia da Infantaria é comemorado no dia 24 de maio, pois é na data do aniversário do seu patrono, Antônio de Sampaio.

Sampaio passou por diversos cargos no Exército, foi de alferes a brigadeiro, e por ter dedicado toda sua vida a Infantaria Foi declarado em 1940 o Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.


Aos amigos da arma de Infantaria nossos parabéns. Montanha!

sexta-feira, 23 de maio de 2014

COLUNA CACA SALERMO - EDIÇÃO 23 DE MAIO


O secretário de Atividades Urbanas (SAU), Basileu Tavares, esteve no Bairro Nossa Senhora das Graças quinta-feira, 15, para efetivar a doação de mais de cem produtos apreendidos por comércio ilegal no Centro de Juiz de Fora...

O 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve vai comemorar o dia da Artilharia no dia 10 de junho, às 10h30, em seu aquartelamento no bairro Nova Era...

BAILE DA CIDADE

Restam poucas mesas para o Baile da Cidade, promovido pelo Esporte Clube São Carlos, no próximo dia 30 de Junho, onde será comemorado o aniversário de Juiz de Fora. Na noite serão homenageadas personalidades da cidade que contribuíram com a história do clube, entre elas o prefeito Bruno Siqueira, o vice Sérgio Rodrigues, os secretários Basileu Tavares, Francisco Canalli e José Sóter de Figueirôa Neto, o ex-prefeito Tarcísio Delgado, Ivete Gomes, os vereadores João do Joaninho e Rodrigo Mattos, o delegado da Polícia Civil, Jaci João de Castro, o jornalista Fernando Luiz "Baleia"Baldioti, o empresário Marco Saçço, o médico Carlos Adolpho Pereira, este colunista, entre outros. Reservas de mesas pelo telefone 3235.7976.

http://www.cacasalermo.com/coluna-social/juiz-de-fora-23-de-maio-de-2014-sexta-feira

 

Salvador recebe o X Encontro de Magistrados da Justiça Militar da União

Terça-feira, 20 de maio de 2014

O Encontro ocorre até o dia 23 de maio e reúne ministros do Superior Tribunal Militar e os juízes de Primeira Instância, que debaterão durante os cinco dias do evento temas concernentes ao Poder Judiciário e à rotina de trabalho dos magistrados.

O Encontro de Magistrados da JMU acontece a cada dois anos e é organizado pelo Centro de Estudo Judiciários (Cejum). É um evento de capacitação e tem por finalidade a atualização e o aprimoramento técnico-profissionais por meio de palestras, exposições e debates envolvendo temas ligados ao trabalho dos magistrados dessa justiça especializada. Além disso, o Encontro proporciona a produção e intercâmbio de conhecimentos e experiências entre os próprios participantes.

Essa décima edição é coordenada pelos ministros José Coêlho Ferreira, José Américo dos Santos e pelo juiz-auditor da Auditoria de Salvador, Arizona D'Ávila Saporiti.

Assista à reportagem e veja como foi o primeiro dia do Encontro através do link abaixo:

http://www.stm.jus.br/publicacoes/noticias/noticias-de-2014/salvador-recebe-o-x-encontro-de-magistrados-da-justica-militar-da-uniao

4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve – NPOR - Acampamento

www.exercito.mil.br
Juiz de Fora (MG)
De 12 a 16 de maio, o Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do Grupo conduziu o 1º exercício de longa duração para o efetivo matriculado no corrente ano. 

Os alunos do Núcleo participaram de instruções no terreno, a fim de cumprir os objetivos propostos.
Foto: 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve
Foto: 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve

CAMISETAS FEIJOADA CR 2014 - PRIMEIRA MÃO

Com visual do ‘designer’ Carlos Torres inspirado na Copa, as camisetas/convite da Feijoada CR 2014 começaram a ser entregues hoje, na CR-Nova (3215-3123).

quarta-feira, 21 de maio de 2014

4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve – Cooperação em atividade

www.exercito.mil.br

Juiz de Fora (MG)
Na semana de 12 a 16 de maio, o 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve atendeu ao Pedido de Cooperação de Instrução do Curso de Artilharia da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais. Além do apoio a um exercício no terreno, foram realizadas atividades de confraternização entre os integrantes do Grupo e do Curso de Artilharia.
Foto: 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve
Foto: 4° Grupo de Artilharia de Campanha Leve

PARA DESCONTRAIR - COMEDIANTE ZÉ LEZIN


COLUNA CESAR ROMERO - 21 DE MAIO


DESTAQUES

ANTENADO

A lei que proíbe o cidadão de jogar qualquer tipo de lixo em locais públicos - em vigor desde o dia 6 - começa a ser cobrada, efetivamente, pela Prefeitura.

Nesta fase de orientação, o secretário de Atividades Urbanas, Basileu Tavares vem se reunindo com as agências que trabalham com panfletagem e o comércio.

No dia 6 de junho, toda a equipe de fiscalização vai para as ruas autuar os infratores - empresas ou pedestres.

FEIJOADA 2014


Faltam 17 dias para a grande feijoada desta coluna. As reservas da camiseta/convite estão sendo feitas na CR-Nova (3215-3123) ou pelo site www.crnova.com.br.

http://www.tribunademinas.com.br/cesar-romero/cesar-romero-1.1459285

PREFEITO BRUNO SIQUEIRA É PREMIADO EM BELO HORIZONTE


O prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, acaba de receber o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, em solenidade realizada em Belo Horizonte. Bruno foi o vencedor na categoria “Lei Geral”, na qual concorreu com o projeto Lei Geral Implementada. Entre as cidades participantes, Juiz de Fora foi a única a sair contemplada com dois prêmios, pois o projeto JF Empregos também foi agraciado entre os melhores de Minas. A premiação é voltada a prefeitos municipais que tenham implantado projetos que estimulem os pequenos negócios e a modernização da gestão pública, contribuindo o desenvolvimento econômico e social do município. De acordo com o Sebrae, neste ano, Minas Gerais teve 255 municípios inscritos no prêmio.

Lei Geral Implementada - A atual administração está atenta aos movimentos a favor dos pequenos negócios – que representam mais de 99% das empresas formalmente constituídas no município. Em 2013, por exemplo, o Grupo de Trabalho nomeado pelo prefeito para a Implementação da Lei Geral, trabalhou na criação da “Consulta Prévia online” no portal eletrônico da Prefeitura de Juiz de Fora (www.pjf.mg.gov.br), que permite aos usuários consultarem de forma instantânea os possíveis locais para iniciar um novo negócio, o que corresponde ao primeiro passo para a obtenção do alvará municipal. Além da redução dos prazos de emissão do alvará – que passou de 60 para dois dias úteis – a Consulta Prévia online aumentou a eficiência do serviço público, “desafogando” a estrutura de atendimento ao cidadão, já que esse pode emitir o próprio documento em casa, sem necessidade de comparecer à Prefeitura.



Em dezembro de 2013, foi publicado pela Comissão Permanente de Licitação (CPL) o primeiro edital de compras públicas exclusivas para micro e pequenas empresas em Juiz de Fora, beneficiando as mesmas nas compras da Prefeitura. O projeto Lei Geral Implementada, inscrito pela Prefeitura de Juiz de Fora na categoria homônima, também trata de projetos em andamento, como a implantação da Casa do Pequeno Empreendedor, o apoio a eventos para a promoção dos pequenos negócios no município e a existência de uma estrutura administrativa de apoio aos empreendedores, micro e pequenos empresários.

terça-feira, 20 de maio de 2014

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - CAP LUIZ EUGÊNIO SERRA




COMEMORA, HOJE, MAIS UM ANIVERSÁRIO, NOSSO AMIGO E IRMÃO CAP LUIZ EUGÊNIO SERRA.


DESEJAMOS MUITAS FELICIDADES, PAZ, SAÚDE, REALIZAÇÕES E SUCESSOS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.

FRATERNO ABRAÇO.

Cientistas descobrem porque azeite de oliva reduz pressão arterial

Ingerir gordura não saturada, como a contida no azeite de oliva, juntamente com vegetais de folhas verdes, entre outros, gera um tipo de ácido-graxo que reduz a pressão arterial, revelaram cientistas britânicos nesta segunda-feira.

O estudo com ratos de laboratório ajuda a entender trabalhos anteriores, segundo os quais a dieta mediterrânea combate a hipertensão, e foi publicado nos Estados Unidos e financiado pela British Heart Foundation.

Esta dieta inclui lipídios não saturados contidos no azeite de oliva contém e em alguns frutos secos, bem como espinafre, aipo, abacate e cenouras ricas em nitratos inorgânicos e nitritos, produto da oxidação do nitrogênio.

Estes ácidos-graxos parecem inibir uma enzima conhecida como epóxido hidrolase solúvel, que regula a pressão arterial, segundo artigo publicado na revista americana Proceedings of the National Academy of Sciences.

"Os resultados do nosso estudo ajudam a explicar porque trabalhos anteriores mostraram que uma dieta mediterrânea, combinada com azeite de oliva extra-virgem ou nozes, pode diminuir a incidência de problemas cardiovasculares", disse o co-autor do estudo, Philip Eaton, professor de bioquímica cardiovascular do King's College de Londres.

Enquanto a maioria dos especialistas concorda que a dieta mediterrânea - que consiste em comer verduras, peixe, grãos, ingerir vinho tinto, nozes e azeite - traz benefícios para a saúde, houve até agora pouco consenso sobre como e por quê.

http://www.hojeemdia.com.br/noticias/mundo/cientistas-descobrem-porque-azeite-de-oliva-reduz-press-o-arterial-1.242324

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Falta de manutenção prejudica uso de academia ao ar em Juiz de Fora

18 de Maio de 2014 - 06:00

Além dos danos nos equipamentos, população reclama de falta de orientação para uso correto que traga benefícios

Por CÍNTIA CHARLENE
Mato alto no entorno, equipamentos enferrujados, danificados e sem manutenção. Esta é a realidade de algumas das academias de ginástica ao ar livre instaladas pela cidade. Além disso, a população reclama que não utiliza os aparelhos por falta de uma política de orientação. O que era para servir como estímulo à promoção da saúde acaba, em alguns casos, oferecendo riscos. Alguns dos dispositivos parecem nunca ter passado por serviços de conservação.

As estruturas fazem parte de um projeto lançado em junho de 2012, na administração anterior, contemplando sete lugares às margens do Rio Paraibuna na Avenida Brasil, além de pontos nos bairros Bom Pastor e Santa Luzia, na Zona Sul, e Monte Castelo, na Zona Norte. Na época, foram investidos R$ 230 mil no programa, incluindo aquisição e instalação do material. Na atual gestão, também foram contemplados os bairros Benfica, na Zona Norte, Filgueiras, na Zona Nordeste, e Nossa Senhora Aparecida, na Leste, além de mais um ponto às margens do rio próximo ao Bairro de Lourdes. 

No início, profissionais de educação física foram destinados a orientar a comunidade sobre o uso correto. No entanto, segundo relato dos frequentadores, a ação não teve continuidade. Além disso, não existe instrução afixada nos aparelhos, somente um selo com o nome do equipamento e os músculos trabalhados.

A Tribuna percorreu dez dos 13 pontos das academias ao ar livre. A situação que mais chama atenção é a da instalada às margens do Rio Paraibuna, em frente ao Terminal Rodoviário Miguel Mansur, na Zona Norte. Dos quatro equipamentos, dois destinados à prática de abdominais estão com as grades danificadas e enferrujadas. O mato cresce em meio às estruturas. Dos dois bancos existentes, um foi alvo de vandalismo. Um militar aposentado, 63 anos, que prefere não se identificar, lamenta. "Devido à falta de manutenção, tive que parar de usar os aparelhos, assim como outras pessoas. Tinha gente que estava trazendo papelão para tampar o buraco e fazer abdominal. A situação é lamentável."

Ferrugem 

Às margens do rio, próximo ao Bairro Industrial, na Zona Norte, a situação não é muito diferente. O aparelho de abdominal também não pode ser usado. É possível notar a ferrugem em todas as estruturas. Um dos bancos também foi alvo de vandalismo. Ainda próximo ao leito do Paraibuna, em frente ao Parque de Exposições, na Zona Norte, o cenário se repete. Um dos bancos está com a lateral quebrada e as vigas de aço expostas.

A costureira Edilene Xavier de Amorim, 45 anos, prefere caminhar pela região a usar os equipamentos. "Tem muito mato, e não quero ficar perto, tenho medo de pegar alguma coisa devido à presença das capivaras."

Outra estrutura que requer manutenção está localizada próximo à ponte de Santa Terezinha, região Nordeste. Dos quatro aparelhos, em dois é possível notar o avanço da ferrugem que já compromete o uso. O mato batido e não recolhido, juntamente com a sujeira, pode ser visto debaixo de algumas estruturas. "Faço caminhada e uso o espaço para fazer alongamento. Quando estraga, demoram para arrumar", afirma o comerciante Márcio Angelo de Assis, 50. 

A professora de educação física Rogéria Patrícia Francischini de Assis, 40, ainda acrescenta: "Essa academia é uma promoção à saúde, o que implicaria em menos gastos com remédios. Deveria ter um investimento maior na prevenção. Se tivesse mais opções de aparelhos que pudessem trabalhar vários grupos musculares seria um incentivo maior para as pessoas usarem."

Ainda na Avenida Brasil, próximo à sede do Corpo de Bombeiros, existe outro espaço destinado à prática de atividades. Apesar da presença de ferrugem, chama a atenção o banco que está com parte da lateral quebrada. O vigia Fernando Morais, 49, frequenta a área todos os dias. "Os parafusos de um dos equipamentos precisam ser apertados." Já próximo ao Bairro de Lourdes, na região Sudeste, a academia tem bom estado de conservação geral se comparada às demais.

Grande número de usuários em bairros

Em alguns bairros, as academias ao ar livre recebem grande número de usuários diariamente. É o caso da localizada na Praça Poeta Daltemar Cavalcanti Lima, no Bairro Bom Pastor, na Zona Sul, muito procurada por pessoas de todas as idades. O piso, que antes era de terra, agora é coberto por brita. Alguns equipamentos, porém, precisam de manutenção. "Pela quantidade de pessoas que utilizam a academia, acho que poderia ter mais aparelhos. O pedal está quebrado há alguns dias. Não sabemos como funciona. Se alguém reclama, aí a Prefeitura vem e arruma. Poderia ter um telefone que pudéssemos ligar", opina o aposentado Robson Fratheschi, 74. 

A escriturária Regina Peixoto, 50, ainda acrescenta: "A academia, além de fazer a diferença na saúde das pessoas, ajuda a ocupar nosso lugar na praça, o que acaba inibindo a ação de vândalos." A assessoria da Empav informou que um funcionário vai até o local fazer a vistoria e providenciar os reparos. Sobre o piso, não existe a previsão para troca.

Na Praça Francisco Assis Lopes, no Monte Castelo, na Zona Norte, a academia tem como maior problema a falta de manutenção dos aparelhos. Um deles não pode ser utilizado, já que os parafusos precisam ser apertados. A dona de casa Aparecida do Carmo de Almeida Silva, 55 anos, também questiona a falta de instruções sobre o funcionamento. "Algumas pessoas deixam de aproveitar o espaço por não saberem usar os aparelhos. É fundamental ter algum tipo de instrução." Também há problemas com o mato no local. Neste caso, a assessoria da Empav informou que a capina e limpeza da área estão na programação da pasta para esta semana.

No Bairro Santa Luzia, Zona Sul, na Praça Padre Geraldo Felzers, um dos aparelhos que já foi consertado necessita novamente de reparos. "A estrutura é boa, e a comunidade usa. Mas quando quebra, a Prefeitura demora muito tempo para arrumar", afirma a zeladora Conceição Aparecida Batista Furtado, 45.

Risco na prática sem auxílio profissional

Na Praça Godofredo Baziliço Botelho, no cruzamento da ponte da Rua Halfeld com Avenida Brasil, no Centro, a demanda para usar a academia é grande, mas há aparelhos que precisam passar por reparos. O aposentado Olevi Araújo Martins, 72, vem a pé do Bairro Santo Antônio, região Sudeste, todos os dias para utilizar a academia. "Gosto muito daqui, mas vejo muita depredação. Alguns equipamentos já foram quebrados." A professora Iraci Maia, 62, questiona a falta de orientação para realizar as atividades. "As pessoas fazem alguns exercícios de maneira errada, podendo prejudicar a saúde e danificar o aparelho. Aqui, um vai ensinando para o outro."

Para o professor de educação física e preparador físico Gilbert Santos, a oferta dos equipamentos é só uma das partes de um processo voltado para a prática de atividade física. "A intenção do projeto é boa, mas, se formos analisar o processo inteiro, ele é maior. Tinha que se pensar em envolver na estrutura uma equipe com médicos, fisioterapeutas e profissionais de educação física."

O ortopedista Elmano Loures afirma que a prática de atividade física sem orientação de um especialista pode trazer danos à saúde. "Qualquer pessoa que vai iniciar um programa de exercícios deve ser avaliada pelo médico, um ortopedista ou profissional ligado à área de medicina esportiva, e depois por um educador físico, além de passar também por uma avaliação do cardiologista. A partir daí, o paciente vai aprender a selecionar os exercício e a fazer corretamente." Ele ainda completa: "O exercício malfeito pode levar não só a lesões novas, mas ao agravamento de problemas já existentes."

Uso equivocado

O preparador físico Gilbert Santos observa que os equipamentos têm sido usados para recreação. "O que vejo é a população utilizando estes meios mais para o lazer. Geralmente as pessoas não sabem como utilizar, qual a intensidade dos exercícios, a duração, o intervalo entre os sets. E a proposta não é essa. A gente sabe muito bem que, para que se tenha benefícios duradouros com os exercícios e para que os cofres públicos possam sentir este impacto na economia de pessoas encostadas por problemas de saúde, é preciso a prática de exercícios de forma orientada, controlada e sistematizada."


Providências

Sobre a demanda envolvendo os bancos danificados ou depredados, a assessoria da Secretaria de Obras informou que um engenheiro vai aos locais nos próximos dias verificar a situação e providenciar os reparos. Por meio de nota, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que está realizando, desde o início da última semana, um levantamento sobre a situação de cada uma das 13 academias ao ar livre. A expectativa é que o relatório seja finalizado no início desta semana, quando será encaminhado para a Secretaria de Governo. O órgão vai designar qual setor da Prefeitura será responsável pela intervenção em cada um dos espaços, de acordo com as necessidades levantadas no relatório, que também determinará a necessidade das placas indicativas contendo informações de uso e horário de atendimento dos professores.

Ainda segundo a nota, a pasta "coloca à disposição da população professores em diversas academias, inclusive complementando atividades dos núcleos de caminhada do programa 'JF esporte e cidadania'. A expectativa é que, no segundo semestre, sejam disponibilizados mais professores para atender à crescente demanda das academias". As pessoas que quiserem consultar os horários e onde os profissionais atuam ou ainda informar algum tipo de problema podem procurar a secretaria, localizada na Avenida Rui Barbosa 530 ou entrar em contato pelo telefone 3690-7853.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/falta-de-manutenc-o-prejudica-uso-de-academia-ao-ar-1.1458515

PARA RELAXAR - OS PUNS.

O médico termina de examinar uma mulher:

- Meus parabéns! A senhora goza de perfeita saúde.
- Ah, eu já sabia. - diz a mulher. - Estou tão bem de saúde que meus puns não fazem barulho nem cheiram mal. Por exemplo, desde que cheguei aqui, eu soltei dois puns e o senhor não percebeu!
- Sério? Olhe, isso não é normal. Tome estes comprimidos durante uma semana, depois retorne aqui.


Uma semana depois, a mulher retorna ao consultório do médico, espumando de raiva:
- Que comprimidos são estes que o senhor me deu? Agora meus puns têm um cheiro horroroso!
- Fico feliz em ouvir isso - diz o médico. - Agora que demos um jeito na sua sinusite, vamos cuidar da sua audição!