sexta-feira, 9 de maio de 2014

Juiz de Fora - Soldado é condenado a 8 anos por morte de recruta

08 de Maio de 2014 - 11:14


Por Tribuna
Foi condenado, em primeira instância, a oito anos de prisão o recruta que portava o fuzil que matou o soldado Jonathan Loures Rodrigues, também de 19 anos, com um tiro na cabeça, em janeiro de 2013, nas dependências do 4º Depósito de Suprimentos (4ºD Sup), no Bairro Barbosa Lage, Zona Norte

De acordo com informações do cartório da 4ª Circunscrição Judiciária Militar, a condenação foi decidida, nessa quarta-feira (7), mas ainda cabe recurso, em segunda instância, no Superior Tribunal Militar. A condenação foi decidida, de forma colegiada, pelo Conselho Permanente para Justiça no Exército. O réu Gabriel Aarão Ribeiro havia sido denunciado pelo crime de homicídio culposo, entretanto, com o decorrer do processo e em função das análises realizadas pelo Conselho, com base na lei, o crime foi modificado para homicídio doloso, aquele em que há intenção, agravando sua pena. Como o réu é primário e com bons antecedentes, ele responde ao processo em liberdade. A sentença ainda será redigida e lida, no próximo dia 14, quando então o condenado terá condições de entrar com recurso.

Jonathan foi morto, no dia 18 de janeiro do ano passado, quando estava prestes a completar 20 anos de idade. Ele foi atingido com um tiro de fuzil na cabeça, enquanto encerrava o turno de sentinela, no qual ficava responsável pela vigilância da área. Na ocasião, o jovem condenado prestava o serviço junto com a vítima. Assim que houve o disparo, uma viatura do Corpo de Bombeiros foi acionada, mas o jovem não resistiu, falecendo no local. Já o militar que teria disparado contra o colega ficou em estado de choque, recebendo atendimento médico. Os dois eram apontados como amigos, e a primeira versão para o caso é que o disparo teria sido acidental. Entretanto, outras possibilidades para o episódio passaram a ser investigadas.

Na época, de acordo com a chefia do 4º Depósito de Suprimentos, as duas famílias envolvidas na tragédia passaram a receber todo o apoio do Exército. Apesar de os dois jovens terem ingressado na corporação há apenas cinco meses - ambos eram da turma de 1º de agosto de 2012 -, segundo a chefia, eles estavam habilitados para o manuseio do equipamento e que haviam passado pelo programa padrão de preparação do soldado realizado durante o período de inserção na vida militar.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/soldado-e-condenado-a-8-anos-por-morte-de-recruta-1.1455228

quinta-feira, 8 de maio de 2014

12º Batalhão de Infantaria – Inspeção pela 4ª Bda Inf L (Mth)


Belo Horizonte – No dia 30 de abril, o Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho, realizou inspeção do Apronto Operacional da Força Terrestre Componente. Foram inspecionados pessoal e material do 12º Batalhão de Infantaria e da 4ª Companhia de Polícia do Exército.
  • www.exercito.mil.br
  • Foto: 12º Batalhão de Infantaria
  • Foto: 12º Batalhão de Infantaria
  • Foto: 12º Batalhão de Infantaria
  • Foto: 12º Batalhão de Infantaria
  • Foto: 12º Batalhão de Infantaria
  • Foto: 12º Batalhão de Infantaria

JUIZ DE FORA - Abandono e insegurança em patrimônio histórico

08 de Maio de 2014 - 07:00


Furto, cenas de sexo explícito, brigas e uso de drogas são frequentes na Praça da Estação; comerciantes e pedestres temem situação

Por Renata Brum



Abandonada à própria sorte. Esta é a situação de uma das mais importantes áreas históricas da cidade: o complexo da Praça da Estação. O espaço abriga um dos principais conjuntos arquitetônicos tombados pelo patrimônio municipal, a sede da 30ª Companhia da Polícia Militar e é vizinho à Prefeitura de Juiz de Fora. Apesar de ainda ser palco de atividades culturais, ele está hoje ocupado por moradores de rua, pedintes e usuários de álcool e drogas. Lixo e pichações também compõem o cenário. 
Quem trabalha na região ainda relata cenas de sexo explícito, furtos e comércio livre de drogas. A situação assusta ainda quem precisa passar com frequência pela área, principalmente à noite, como passageiros de ônibus que desembarcam na Avenida Brasil e têm que cruzar a linha do trem e a praça, geralmente enfrentando um trecho escuro, para poder conseguir um táxi apenas na Rua Paulo de Frontin.
Ocorrências mais graves também têm sido registradas no entorno do espaço público, como disparos de arma e esfaqueamentos. Em fevereiro, uma mulher que seguia na carona de uma moto foi atingida por bala perdida na Rua João Pessoa de Rezende, após uma briga entre gangues na dispersão de um show. No dia 24 de janeiro, um homem, 36 anos, foi ferido a golpes de faca na praça. A suspeita era uma catadora de papel. No ano passado, tiros disparados na esquina da Rua João Pessoa de Rezende e Travessa Doutor Prisco, próximo à Avenida Francisco Bernardino, assustaram comerciantes. Estilhaços de bala ainda atingiram um idoso após o projétil bater na parede interna de uma barbearia. Outra bala acertou a porta de aço de um consultório odontológico. Comerciantes também já foram alvos de roubos, e o proprietário de uma farmácia chegou a ser ameaçado com uma faca de açougueiro.
"À noite, há muitas brigas entre moradores de rua e discussão entre travestis. A situação acaba espantando os clientes. Muita gente deixa de vir aqui", conta o funcionário de uma banca de jornais Raimundo Carvalho. O proprietário de uma loja de ferragens na praça diz que vários pedidos de melhoria do espaço já foram encaminhados ao Poder Público. "Falta a Prefeitura olhar para cá, e olha que somos vizinhos. O uso de drogas, prostituição e a pedição são frequentes. Na hora de sairmos da loja, ficamos com medo. Muitos clientes me falam que adoram a loja, mas que evitam vir aqui por conta da praça", contou o empresário Anderson Bellei. 
Uma estudante que viaja semanalmente ao Rio de Janeiro e desembarca na Avenida Brasil atrás da praça à noite diz que se sente insegura na área. "Apesar de haver um posto policial na praça, não vemos o policiamento ostensivo quando desembarcamos à noite. Além disso, é um trecho mal iluminado e no qual já fui intimidada por um rapaz que estava na linha do trem. Em outra ocasião, cheguei de madrugada de viagem, e só havia um táxi na Paulo de Frontin. Outro passageiro entrou no táxi, mas implorei para que ele não me deixasse sozinha na rua deserta e pedi que chamasse outro carro pelo rádio."

Revitalização
Proprietário do Hotel Renascença, Eliseu Pereira do Valle realizou a reforma interna do estabelecimento e agora revitaliza a fachada. "Mas não adianta lutarmos sozinhos. A Prefeitura precisa intervir na praça como um todo. Existe projeto de revitalização do espaço. Queremos um ambiente familiar. Perdemos muito com a situação do jeito que está. O medo de ir e vir é constante, mesmo à luz do dia." 
A situação é confirmada pelo advogado Jader Barcelos. "Outro dia uma dependente de drogas estava gritando na porta do meu estabelecimento, impedindo meus clientes de subirem. O prejuízo para quem trabalha aqui é enorme. Famílias deixam de passar aqui por conta da ocupação da praça."
Há mais de 35 anos no local, o dono de um bar relata que nunca viu a situação tão crítica. "Agora mesmo vimos uma mulher tomando a carteira de um homem aqui em frente. Está insuportável. E a polícia pouco age. Só Deus mesmo para dar jeito. Outro dia fizeram sexo debaixo daquela árvore ali. Tenho fechado às 21h e estou pensando em passar o bar. Criei e formei meus filhos com esse dinheiro daqui, mas estou com medo. Medo porque aqui não há respeito", desabafou Carlos Humberto Ferreira.
Projetos de revitalização da área e de outro uso para o espaço já foram discutidos pelo Poder Público, mas nunca saíram do papel. O que há são ações paliativas com ocupação esporádica da praça com feiras e shows culturais. No ano passado, a Polícia Militar realizou uma ação cívica com opções de lazer e entretenimento para a população na tentativa de aproximar a corporação da comunidade. Abordagens da Prefeitura e a presença da Guarda Municipal também acontecem, mas não impedem o retorno dos grupos, que passam o dia a consumir álcool nos bancos e canteiros da praça.
Na manhã desta quarta-feira (7), a Tribuna permaneceu no local e constatou a situação do consumo excessivo de bebidas e de confusões, mesmo com a presença da Guarda Municipal e da equipe de abordagem da Prefeitura. Um chuço foi apreendido com um homem que disse estar sendo ameaçado, e outros dois homens foram abordados e passaram por revista da Polícia Militar. "Infelizmente a situação aqui é complicada. Estamos constantemente na praça, mas nosso trabalho é de convencimento. Não podemos obrigá-los a sair do espaço que é público. Oferecemos o encaminhamento, mas precisam querer deixar a rua, e muitos são de fora da cidade", contou um dos integrantes da equipe de abordagem, que preferiu não ser identificado. Segundo a assessoria da Prefeitura, o trabalho é permanente não só na praça, mas em diferentes regiões da cidade.

Valorização da área prevista em novo projeto

O superintendente da Funalfa e presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Compac), Toninho Dutra, informou que o antigo projeto de revitalização do espaço discutido em outras administrações não foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já que houve várias ressalvas feitas pelo Compac e também pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).
"Agora estamos com um projeto mais viável, que prevê a valorização dos prédios históricos e da praça. Requalificado visualmente, o espaço tem seu uso também requalificado", destacou Toninho. "A discussão precisa ser ampla, pois a praça é utilizada por milhares de pessoas que moram na região Leste e vão para o centro a pé. Há muitos comércios populares e de verduras. Essa cidade existe. Não podemos simplesmente fechar os olhos e repensar o uso, priorizando outra parcela da sociedade. A discussão precisa ser ampla. Mas estamos incentivando os proprietários dos prédios a buscarem recursos para valorização do patrimônio." Ainda segundo a Prefeitura, as luminárias do espaço já foram trocadas por outras mais potentes. Em relação à insegurança, a Administração Municipal informa que o objetivo de levar a sede da 30ª Companhia da PM para a praça foi o de garantir mais segurança para a região.

Policiamento
O comandante da 30ª Companhia da Polícia Militar, capitão Erivelton Soares, informou que há policiamento específico para a Praça da Estação, mas enfatizou o fato de a ação ser limitada pela própria legislação. "Temos que agir dentro da lei. Não podemos prender a pessoa porque está usando álcool na praça. As características do espaço público com a presença de bares é um atrativo para dependentes, e todos estão legalizados, pois checamos. A praça é o nosso quintal, e posso garantir que a cada hora cheia o militar de plantão na companhia sai para realizar abordagens. Além disso, há outro policial que realiza ponto base no local de meia em meia hora e faz contato com os comerciantes. Fora isso, a PM recebe denúncias pelo 190 ou pelo Disque Denúncia Unificado, o 181", ressaltou o capitão, que não confirma a venda de entorpecentes. "O que temos mais visível é o uso de álcool."
Para o comandante, a revitalização do espaço traria benefícios para o comércio e mais segurança aos pedestres. "Mas a mudança na área não é tão simples, pois trata-se de uma área de patrimônios tombados", comentou.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/abandono-e-inseguranca-em-patrimonio-historico-1.1454962

MAIS UM ASSASSINATO EM JUIZ DE FORA

08 de Maio de 2014 - 09:25




Um homem, 28 anos, foi encontrado morto com oito perfurações causadas por projéteis de arma de fogo, na manhã desta quinta-feira (8), em uma estrada vicinal na altura do km 132 da BR-267, em Penido, localidade do distrito sede de Rosário de Minas. André Luiz Marques era cobrador da Viação São Francisco e trabalhava na linha do Bairro Santa Cruz, na Zona Norte de Juiz de Fora. Ele foi encontrado com o uniforme do serviço, com um molho de chaves e também apresentava sinais de amarra nos punhos. O corpo estava sem documentos, mas, enquanto a polícia estava no local, conhecido como Morro do Arrependido, um ônibus da mesma empresa passou, e o motorista reconheceu a vítima.
O cadáver foi descoberto depois que os militares receberam uma denúncia anônima, no início da manhã. Ao seguirem para o local, por volta das 6h30, os PMs já encontraram André Luiz sem vida. A perícia realizou os trabalhos na área e policiais aguardam a funerária que irá remover o corpo para o IML. Ainda não se sabe a motivação do crime. No entanto, informações iniciais que ainda serão apuradas dão conta de que o cobrador chegou a sua casa, no Bairro Nova Era, também região Norte, por volta das 3h desta quinta. Logo depois, uma caminhonete teria passado em frente à residência, e os ocupantes teriam jogado a vítima dentro do veículo, desaparecendo em seguida.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/cobrador-e-encontrado-morto-com-8-tiros-em-estrada-1.1455129

08 DE MAIO - DIA DA VITÓRIA


Morre o cantor Jair Rodrigues aos 75 anos

Morreu o cantor Jair Rodrigues, aos 75 anos. De acordo com a JRC Produções, o músico estava em casa, em Cotia (SP), e a família aguarda a chegada da perícia. Não foi divulgada a causa da morte.
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), no dia 6 de fevereiro de 1939, informa seu site oficial. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros.
Em 1962, gravou aquele que é consirado seu registro de estreia, um disco de 78 rotações. Segundo o perfil, duas das músicas, "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, que foi vencida pela seleção brasileira.
Em 1964, gravou seus Jair Rodrigues gravou seus primeiros LPs, "Vou de samba com você" e "O samba como ele é". Seu maior sucesso no período foi a música "Deixa isso pra lá", tida como precursora do rap no Brasil. Marcada pelo movimento característico das mãos de Jair Rodrigues, a faixa foi regravada em 1999 em parceria com o grupo Camorra, diz o perfil.
http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2014/05/morre-o-cantor-jair-rodrigues-aos-75-anos-diz-assessoria.html

ELEIÇÕES NO CLUBE MILITAR - NÓS APOIAMOS


quarta-feira, 7 de maio de 2014

GEN DIV WALMIR SCHNEIDER DE ALMADA FILHO É HOMENAGEADO EM JUIZ DE FORA

O General de Divisão Walmir Schneider de Almada Filho, natural de Juiz de Fora, foi homenageado ontem na Câmara Municipal de Juiz de Fora com o titulo de Cidadão Honorário por iniciativa do vereador Noraldino Júnior.

General Schneider foi comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Brigada 31 de Março, e atualmente é o chefe da 7ª Subchefia do Estado Maior do Exército, Brasília/DF.

A 7ª Subchefia tem como sua principal missão o processo de transformação do Exército Brasileiro até 2030.

A solenidade foi presidida pelo vereador João do Joaninho, presidente interino da CMJF.

As fotos registram as presenças.

 Gen Schneider e Gen Brito, atual comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha)

 Cel Guimarães e Ten Cel Gerken

 Ten Cel Silva Rodrigues e Cel Salomão

 Márcia Mamede de Brito e Ivanete Almada

Ivete Gomes e Vilma Braga



 Vereador João do Joaninho e Ivete Gomes






 Gen Schneider e sua genitora



Fotos de Ivete Gomes e do editor

terça-feira, 6 de maio de 2014

Jovem confessa ter atirado vaso sanitário que matou torcedor


Everton Felipe confessou participação no crime, mas disse ter sido ajudado por dois comparsas Foto: Alexandre Gondim / JC Imagem
Everton Felipe confessou participação no crime, mas disse ter sido ajudado por dois comparsas Alexandre Gondim / JC Imagem
RECIFE - O torcedor Everton Filipe Santiago Santana, 23, conhecido como Ronaldinho, foi detido nesta segunda-feira em Recife, sob suspeita de ser o responsável pelo assassinato do metalúrgico Paulo Gomes Ricardo da Silva, 26, que morreu na última sexta-feira ao ser atingido por um vaso sanitário, atirada do alto da arquibancada do estádio José do Rego Maciel, mais conhecido como Arruda. A polícia localizou o acusado através de informação transmitida ao Disque Denúncia. 

O rapaz confessou o crime e informou que agiu com a cumplicidade de dois comparsas. Segundo policiais que o prenderam, Everton negou a acusação a princípio. Mas fotografias e conversas via WhatsApp o incriminaram. Ele prestou depoimento à delegada Gleide Ângelo, do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa. O incidente ocorreu na última sexta feira, após uma disputa entre Paraná e Santa Cruz, pelo Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro. De acordo com testemunhas, a vítima fotografava um confronto entre torcidas organizadas quando foi atingido. Paulo morreu no local e foi sepultado em clima de comoção, no domingo.

- Ele confessou, mas não sabe porque fez isso. Não foi premeditado, foi uma ação inusitada - disse Adelson José da Silva, advogado de Everton. Ainda segundo Adelson, um dos comparsas seria conhecido de seu cliente e também seria integrante de torcida organizada. Sobre o terceiro elemento, Everton afirmou que o conheceu no momento do crime. O advogado pedirá reforço para segurança de Everton na prisão, além de pedir a liberdade provisória do rapaz, que tem emprego, família e moradia fixa.

A vítima foi atingida quando se encontrava entre os portões 6 e 7 do estádio, que dá para a rua das Moças, no bairro popular do Arruda. Por conta do problema, o estádio foi interditado pela Confederação Brasileira de Futebol. A decisão foi ratificada pelo Superior Tribunal de Desportos. A direção do Santa Cruz vai recorrer da decisão. A Federação Pernambucana de Futebol anunciou um prêmio de R$5 mil para quem denunciasse.

SANTA CRUZ SE POSICIONA

O presidente do Santa Cruz, Antônio Luiz Neto, colocou o clube na posição de vítima, diante da interdição do Arrudão. A punição foi imposta no sábado pela Confederação Brasileira de Futebol e ratificada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva nesta segunda-feira. 

- A decisão do STJD prejudica muito. O Santa Cruz é um clube administrado com muito sacrifício. Não ter receita nos prejudica. Eles estão dando uma satisfação, porque nós estamos diante da Copa do Mundo. Mas o problema tem que ser visto de forma mais ampla.O Santa Cruz não pode ser bode expiatório de um problema maior. O problema está no esporte, mas também na sociedade. Queremos uma ação mais forte em relação a isso - disse ele, em entrevista concedida na segunda-feira, em Recife, enquanto a família da vítima ameaça pedir reparação na Justiça, por parte do clube e do governo estadual.

No sábado, teve início um jogo de empurra entre a Secretaria de Defesa Social e o Santa Cruz. A primeira alegava que tomou todas as medidas preventivas no que diz respeito a policiamento, e acusou o Santa Cruz por deficiência no serviço da segurança patrimonial do clube. O clube, no entanto, alega que fez tudo que devia.

- Cabe às autoridades apurar o crime, investigar e encontrar o responsável ou responsáveis por um crime brutal, bárbaro e não responsabilizar o Santa Cruz. Não sou responsável pela segurança pública e não vou atribuir culpa a ninguém - disse Neto. 

Na manhã da segunda feira, a cúpula do Coral anunciou que vai recorrer da decisão do STJD.

- O clube depende de uma torcida que nos financia. Não é justo. Jogar com as portas fechadas prejudica demais. O clube passa por dificuldades, todos sabem - afirmou o Presidente. Ele disse que o clube cumpriu todos os protocolos, no que diz respeito à segurança interna do clube, no dia do jogo entre Paraná e Santa Cruz.

- O Santa Cruz colocou todo o seu contingente à disposição das autoridades civis e militares. Quando terminou o jogo, foi feita a varredura do estádio e a evacuação. Foi feito como de praxe. Quem está livre de uma situação dessas, se alguém se escondeu? Houve um assassinato com invasão do patrimônio, uma invasão de bandidos. Foi um crime - afirmou. - Em momento algum, o Presidente do Santa Cruz defendeu uma torcida organizada. O Santa não dá ingresso, não cede dependências e nem dá passagens para as torcidas - assegurou Neto. 

O vice-presidente jurídico do clube, Eduardo Lopes, informou que o clube vai recorrer da decisão que interditou o Arruda e da punição aplicada a dois jogos sem torcida. A direção do clube viajou para o Rio de Janeiro, a fim de tentar reverter a situação. Até o início da tarde, ainda não havia informação sobre os estádios onde podem ocorrer os próximos jogos do Santa Cruz. A direção tricolor informou que já disponibilizou imagens de 16 câmaras internas de segurança para a delegada Gleide Ângelo, responsável pelo inquérito sobre o caso.

O fato, de tão inusitado, teve repercussão mundial. “Matan a um aficionado em Brasil AL ser golpeado com um inodoro”, afirmou o Marca, principal periódico esportivo da Espanha. “Brasile, selfie fatale:colpito a morte da um W.c”, afirma o Gazzetta dello Sport, da Itália. Na Inglaterra, a BBC noticiou que “Brazil football fan killed in Recife at stadium”. Nos Estados Unidos, o The New York Times noticiou “Espectator dies in Brasil”. 

O Recife é uma das sedes da Copa do Mundo de 2014. O estádio do Santa Cruz chegou a ser visitado pela Fifa. Mas, de acordo com o governo de Pernambuco, ele não só foi reprovado como ficou constatado que para atender às exigências técnicas do evento não havia como reformar o estádio. Ele teria que ser demolido e construído um outro no seu lugar. Por esse motivo, um novo estádio, a Arena Pernambuco, foi edificado no município de São Lourenço da Mata, vizinho ao Recife. É nele que ocorrerão os jogos da Copa do Mundo. As latrinas que foram jogadas de uma altura de 24 metros, no meio da rua, foram arrancadas dos banheiros do próprio Arruda, fato que não é incomum naquele clube. Segundo a SDS, anteriormente uma outra privada havia sido jogada do alto do estádio, mas ninguém foi atingido. 

A polícia não precisou a data do outro incidente. O metalúrgico foi sepultado no último domingo em clima de comoção. Torcedores independentes dos três principais clubes do estado compareceram ao enterro usando as camisas do Náutico, do Sport e do Santa Cruz. A vítima morreu com a camisa do Paraná, mas era rubro negro, pois tinha uma tatuagem com o escudo do Sport Club do Recife. Segundo testemunhas, no momento que foi atingido ele fotografava um confronto entre torcidas organizadas.

http://oglobo.globo.com/esportes/jovem-confessa-ter-atirado-vaso-sanitario-que-matou-torcedor-12386774

PMMG - CONVITE


segunda-feira, 5 de maio de 2014

Colégio Militar de Juiz de Fora – Visita

Juiz de Fora (MG) – No dia 23 de abril, o Colégio Militar de Juiz de Fora recebeu a visita do Contra-Almirante Fuzileiro Naval Paulo Martino Zuzzaro, que assistiu a uma palestra sobre o Sistema Colégio Militar do Brasil, destacando aspectos relativos ao Colégio, e visitou as instalações.

  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora
  • Foto: Colégio Militar de Juiz de Fora

05 DE MAIO - DIA DAS COMUNICAÇÕES




FINANCIAL TIMES COMPARA DILMA AOS COMEDIANTES IRMÃOS MARX

POBRE DILMA ROUSSEFF", DIZ O EDITORIAL PUBLICADO NO JORNAL BRITÂNICO NESTA SEGUNDA-FEIRA.

O jornal Financial Times pede um "choque de credibilidade" no Brasil. Em editorial publicado nesta segunda-feira (05/05), a publicação afirma que se o governo de Dilma Rousseff não mudar de rumo, as eleições presidenciais poderão resultar em uma mudança. Ao comentar rumores que circulam no mercado, o editorial elogia a possibilidade de um Banco Central independente em eventual segundo mandato de Dilma e a chance de indicação de Alexandre Tombini para o lugar de Guido Mantega.
O editorial tem um tom duro contra a presidente brasileira. "Pobre Dilma Rousseff", inicia o texto. Para o Financial Times, a presidente do Brasil projetava "uma aura tediosa da eficiência de Angela Merkel", mas resulta em um trabalho mais parecido com o dos comediantes Irmãos Marx. "Os preparativos atrasados para a Copa do Mundo já envergonham o país, enquanto o trabalho para os Jogos Olímpicos de 2016 é classificado como 'o pior' que o Comitê Internacional já viu. A economia também está em queda. O Brasil, uma vez o queridinho do mercado, vê investidores caindo fora", diz o texto.
"O país precisa de um choque de credibilidade. Se Dilma não entregá-lo, as eleições presidenciais de outubro o farão", diz o texto que cita que o Brasil enfrenta três desafios imediatos: o caso Pasadena da Petrobras, o fornecimento de energia elétrica após a recente seca e a chance de protestos e insucesso da Copa do Mundo.
Apesar do forte tom duro, o jornal dá um voto de confiança. "Dilma Rousseff é conhecida por falar em vez de ouvir, mas há sinais de que ela mesmo está reconhecendo as críticas", diz o texto. "Fala-se que ela poderia dar independência formal ao BC em um segundo mandato (originalmente, uma ideia de oposição). Ela também pode recrutar o presidente do BC, Alexandre Tombini, para substituir Guido Mantega, o desafortunado ministro da Fazenda. Ambos movimentos seriam bem-vindos", diz o texto.
"Saber se a senhora Rousseff que parece Merkel, mas resulta nos Irmãos Marx é realmente a pessoa certa para colocar o Brasil de volta aos trilhos é outra questão. Afinal de contas, sua primeira administração foi uma decepção. Mas, pelo menos, há sinais de que os mercados do país estão trabalhando como deveriam através da transmissão de uma preocupação generalizada e crescente. Estes estão agora começando a empurrar o debate político em uma direção favorável aos investidores. Isso só pode ser uma coisa boa", diz o texto.
http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2014/05/financial-times-faz-critica-dura-contra-presidente-dilma.html



MAIS UM JOVEM ASSASSINADO NESTE DOMINGO EM JUIZ DE FORA

O corpo do jovem Wanderson Luiz de Oliveira Silva, de 21 anos, foi encontrado em um matagal às margens de um córrego, no Bairro Jardim Cachoeira, Zona Norte de Juiz de Fora, na manhã desse domingo (4). A vítima apresentava quatro perfurações provocadas por arma de fogo. De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, quando a corporação chegou ao local, o jovem já não apresentava sinais de vida. Uma equipe do Samu confirmou o óbito. Ainda segundo o documento policial, o local onde o corpo foi localizado já estava alterado devido à grande movimentação de familiares da vítima. Entretanto, o espaço foi isolado para o trabalho da perícia da Polícia Civil. O calibre dos projéteis que atingiram Wanderson, conforme consta no boletim, ficou desconhecido até o fechamento da ocorrência pela PM. O documento também não informou quais as partes do corpo do jovem foram atingidas pelos tiros.
Populares e um irmão da vítima relataram aos policiais que, por volta das 6h, antes do corpo ser localizado, foram ouvidos disparos de arma de fogo e latidos de cachorro. O crime será investigado pela Polícia Civil. O sepultamento de Wanderson será realizado nesta manhã no Cemitério Municipal.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/jovem-e-encontrado-morto-com-quatro-tiros-1.1454280