sábado, 12 de abril de 2014

NOTICIÁRIO DO EXÉRCITO - PROMOÇÃO DE OFICIAIS GENERAIS

CONHEÇA TODOS OS PROMOVIDOS ATRAVÉS DO ENDEREÇO ABAIXO:

http://www.eb.mil.br/documents/16541/1256579/generais2014.pdf#page=1&zoom=auto,0,896

Comando Militar da Amazônia ganha novo dirigente

O Gen Theophilo Gaspar deixa o Comando da 12ª Região Militar para assumir o CMA, no lugar de  Eduardo Villas Boas.

O general Theophilo tem 58 anos e é natural do Rio de Janeiro; entre suas funções anteriores, ele já foi Observador Militar na América Central pelas Nações Unidas
O general Theophilo tem 58 anos e é natural do Rio de Janeiro; entre suas funções anteriores, ele já foi Observador Militar na América Central pelas Nações Unidas (Reprodução/Internet)
 
O General-de-Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira passa o Comando da 12ª Região Militar (12ª RM), ao General-de-Divisão Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, enquanto assume o Comando Militar da Amazônia (CMA) no lugar de Eduardo Villas Boas, que ficou três anos na função. A cerimônia está marcada para o dia 11 (sexta-feira), às 18h00, no Quartel General da 12ª Região Militar.

Durante mais de dois anos à frente da Logística Militar da Amazônia Ocidental, o general Theophilo estreitou os laços com a sociedade manaura, mantendo diversas parcerias do Exército Brasileiro com o Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura de Manaus em apoio à população, além da prestação de serviços médicos e hospitalares nas áreas de fronteira no Amazonas, principalmente entre as populações indígenas, e da regularização da situação de comunidades ribeirinhas localizadas na região do Puraquequara, na área sob responsabilidade do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), com a entrega de contratos de Concessão de Direito Real de Uso Resolúvel (CDRUR).

O novo comandante, General Paulo Sérgio, deixa a função de Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia para assumir o Comando da 12ª Região Militar. O General Paulo Sérgio foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Oeste, em Campo Grande (MS), comandou a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, em Tefé, além de ter sido adido de Defesa Naval do Exército e Aeronáutica do Brasil no México.

O comando da 12ª RM é uma organização militar integrante do Comando Militar da Amazônia (CMA) e é responsável pelo planejamento e execução logística de toda Amazônia Ocidental – que engloba os Estados do Amazonas, Roraima, Acre e Roraima. Algumas organizações militares subordinadas à 12ª RM destacam-se na execução do apoio logístico na Amazônia Ocidental, a saber: o 12º Batalhão de Suprimento (12º BSup), Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA), Parque Regional de Manutenção/12 (PqRMnt/12), Hospital Militar de Área de Manaus (HMAM), os Hospitais de Tabatinga (HGuTab), São Gabriel da Cachoeira (HGuSGC) e de Porto Velho (HGuPVe), 29ª e 31ª Circunscrição do Serviço Militar.

http://acritica.uol.com.br/noticias/Comando-Militar-Amazonia-ganha-dirigente_0_1117088320.html

*Com informações da Seção de Comunicação Social da 12ª Região Militar

 

 

MAIS UM JOVEM ASSASSINADO EM JUIZ DE FORA HOJE A TARDE

12 de Abril de 2014 - 17:03

Por Tribuna
Um jovem de 18 anos foi morto com tiro no Bairro Jardim Gaúcho, Zona Sul de Juiz de Fora, na tarde deste sábado (12). 

De acordo com informações da Polícia Militar, Fabrício Teodoro da Silva andava pela Rua Pedro Afonso Pinheiro, quando foi alvejado por pelo menos um tiro no tórax. O suspeito, que estaria acompanhado de um comparsa, fugiu a pé. Após ser alvejado, o rapaz caiu na calçada, onde morreu. 

O Samu constatou o óbito. Ao saber do ocorrido, o irmão de Fabrício teria ido ao local do crime armado com um revólver calibre 32, para tentar localizar os suspeitos do assassinato.

A PM chegou e deteve o rapaz por porte ilegal de arma de fogo e apreendeu o revólver, que estava com três munições intactas. Os suspeitos de cometer o homicídio já teriam sido identificados, mas os militares ainda fazem buscas na região.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/jovem-de-18-anos-e-morto-no-jardim-gaucho-1.1448107

UTILIDADE PÚBLICA - Igreja realiza doação de cadeiras de rodas em Juiz de Fora e Ubá

Lucas Soares
Repórter

A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, através da Ajuda Humanitária da Igreja, vai realizar a doação de mais de três mil cadeiras de rodas para pessoas que tem necessidade do aparelho em todo o Brasil.

De acordo com o responsável pela ação na região, Márcio Roberto Patelli, a primeira etapa da doação acontece nos próximos dias 15 e 16 de abril, em Juiz de Fora e Ubá.

Nesse primeiro contato, as pessoas serão avaliadas por fisioterapeutas para saber o tipo de objeto que será doado. "Cada pessoa tem precisa de um tipo de cadeira de rodas, como idosos, obesos, pessoas muito altas ou muito baixas. Por isso é necessária a avaliação do profissional", revela.

Na região de Juiz de Fora, essa é a primeira vez que vai acontecer esse tipo de doação da Igreja, que tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). Todos os interessados devem comparecer nos dias 15 e 16 de abril, entre 13h e 17h, para passar pela avaliação em qualquer dos endereços abaixo.

Dia 15

  • Rua Espírito Santo, 743 centro - Juiz de Fora
  • Rua Maria Perpetua, 44, próx. Av Brasil - Juiz de Fora
  • Ubá - Av Santos Dumont 138, Bairro Jardim Glória, Ubá

Dia 16

  • Rua Rafael Zacharias 119, Bairro Democrata
  • Rua General Almerindo da Silva Gomes, 300, Nova Era (Rua do Café Câmara)
De acordo com Márcio, não há limites de cadeiras de rodas para serem doadas e todas as pessoas que passarem por avaliação dos fisioterapeutas e tiverem necessidade, serão assistidas. Nos últimos quatro anos, mais de 20 mil cadeiras já foram doadas em todo o país. Quem quiser mais informações, pode entrar em contato com Márcio pelos telefones (32) 9944-4851 e (11) 94145-3046, ou pelo e-mail: marcio_patelli@hotmail.com.

http://www.acessa.com/direitoshumanos/arquivo/noticias/2014/04/11-igreja-realiza-doacao-de-cadeiras-de-rodas-em-juiz-de-fora-e-uba/

Blitz da Lei Seca recolhe oito carteiras de habilitação no Salvaterra


Uma blitz da Operação Lei Seca, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-040, Km 799, altura do bairro Salvaterra, recolheu oito carteiras de habilitação na madrugada deste sábado, 12 de abril.

De acordo com informações da PRF, foram realizados 30 testes para identificar motoristas que haviam ingerido bebida alcoólica. Apesar das oito carteiras recolhidas, ninguém foi preso.

Segundo o inspetor da Polícia Rodoviária Federal, Marcos Lisboa, as carteiras foram apreendidas pois os condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro.

http://www.acessa.com/cidade/arquivo/noticias/2014/04/12-blitz-da-lei-seca-recolhe-oito-carteiras-de-habilitacao-no-salvaterra/#.U0k14ZHagHI.facebook

BRUNO SIQUEIRA TROCA SECRETÁRIOS EM JUIZ DE FORA

Mudanças no comando do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb). 

Após receber proposta de trabalho do setor privado, que ele considerou irrecusável, o diretor-geral, André Luis Zattorre Medeiros, pediu exoneração do cargo. O prefeito Bruno Siqueira aceitou e decidiu que o novo titular será Marlon Martins, atual secretário de Agropecuária. 

Este, por sua vez, será substituído interinamente pelo engenheiro agrônomo Edson Fontes, dos quadros da secretaria. 

Zatorre agradeceu ao prefeito e foi enfático ao dizer que sua decisão se deu única e exclusivamente por conta do mercado.

http://www.tribunademinas.com.br/painel/danca-das-cadeiras-no-primeiro-escal-o-1.1447850

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Estado-Maior do Exército e Comando Militar do Planalto têm novos chefes


Brasília, 10/04/2014 – A chefia do Estado-Maior do Exército (EME) e do Comando Militar do Planalto (CMP) contam com novos titulares a partir desta quinta-feira (10). O general Adhemar da Costa Machado Filho assumiu o comando do EME no lugar do general Joaquim Silva e Luna, que irá para a Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa.

Em cerimônia no Quartel General do Exército, que contou com a presença do ministro da Defesa, Celso Amorim, o general Silva e Luna transmitiu o cargo ao general Adhemar. Em seu discurso de despedida, Silva e Luna destacou que “o EME é o órgão de direção geral do Exército.”

O novo chefe do EME estava à frente do Comando Militar do Sudeste (CMSE), com sede em São Paulo. Nascido em Caçapava (SP), general ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em 1970. Entre os cargos ocupados pelo militar ao longo da carreira, destaca-se o comando do 3º Contingente de Força de Paz, em Angola.
A solenidade também contou com a presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, general José Elito Carvalho Siqueira; do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri; do comandante da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto; do comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito; do secretário-geral do MD, Ari Matos Cardoso; do ex-ministro da Defesa, embaixador José Viegas Filho; do ex-ministro do GSI, general Alberto Mendes Cardoso; além de autoridades civis e militares
Planalto
Já na quarta-feira (9) à noite, em solenidade ocorrida no Batalhão de Guarda Presidencial (BGP), o general Racine Bezerra Lima Filho assumiu o cargo de comandante Militar do Planalto (CMP), com sede em Brasília. O militar substitui o general Gerson Menandro Garcia de Freitas, que irá para o Ministério da Defesa.
O novo comandante do CMP nasceu em Uruguaiana (RS). O general se incorporou às fileiras do Exército em 1973, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP). Ele comandava 6ª Região Militar, sediada em Salvador (BA).
Racine foi declarado aspirante de Infantaria em 1977. Entre os diversos cursos de seu currículo estão o de paraquedista, inclusive, em forças estrangeiras, e de líder de missão sênior na Organização das Nações Unidas (ONU).

Durante a homenagem, os generais Racine (sucessor) e Menandro (sucedido) foram agraciados com o Facão Pioneiro Lobo Guará.
O Facão Lobo Guará simboliza o pioneirismo da “Missão Cruls”, expedição conduzida pelo tenente-coronel Luiz Cruls na exploração do Planalto Central, no final do século 19. 
A exploração, constituída em sua maioria por militares do Exército, visava fazer um levantamento técnico para abrigar a nova capital do país.
Centro de Operações

Na oportunidade, Amorim visitou as instalações do Centro de Operações do CMP, que atuará nas ações de defesa da Copa do Mundo. Amorim elogiou o trabalho dos militares. O Centro, que tem acesso a 600 câmaras espalhadas pelo Distrito Federal, já coordenou atividades semelhantes na Copa das Confederações, em 2013.

Fotos: Jorge Cardoso e Tereza Sobreira

Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - EDISON CLÁUDIO PEIXOTO



NOME - Edison Cláudio Peixoto, o popular Edinho

MODALIDADE - Futebol.

NASCIMENTO - 11/04/1950, na cidade de Cataguases/MG


Depois de parar de jogar, passou a ensinar crianças, enfatizando educação e disciplina, participando de vários projetos sociais , em Juiz de Fora (MG), na Associação Municipal de Apoio Comunitário, a AMAC.

CLUBES - Flamengo (RJ), Sport e Tupi (Juiz de Fora-MG), América Mineiro, Marília, São José EC, Ponte Preta (Campinas), Corumbaense (MS), Central (Caruaru-PE), Ferroviário (CE) e Sampaio Correa (MA). 

CONQUISTAS - Como jogador foi campeão da Segunda Divisão pelo São José EC, ajudando a conquistar o primeiro acesso da Águia do Vale para o Paulistão. Passou para a história como um dos maiores ídolos da torcida do São José EC. 

Edinho, Tião Marino e Nenê, o ataque dos sonhos, inesquecível, campeão, com dois pontas especialistas, talvez os últimos que apareceram no futebol brasileiro. Os três ganharam a simpatia da torcida e entraram no rol dos grandes ídolos. Impossível não se lembrar de um atacante driblador, irreverente, que partia pra cima de qualquer marcador, apesar de ser franzino. Cruzamentos precisos e também goleador, características que o transformaram no maior ponta do São José EC de todos os tempos. Foram 226 jogos com a camisa da Águia, de 1979 a 1983, cinco temporadas seguidas fazendo sucesso. Foram 28 gols marcados e muitas assistências.

Entre os gols marcados por Edinho, um dos mais festejados foi contra o Grêmio Catanduvense na final da 2ª Divisão de 1980, no Pacaembu. No ano anterior ele sofreu a tristeza da derrota para o Taubaté, no Parque Antártica (1x2), quando o Burro da Central conquistou o acesso. Mas foi tudo muito passageiro, já que a alegria de 1980 superou tudo. E depois ainda participou de um jogo histórico contra o EC Taubaté, no Joaquinzão, valendo vaga no campeonato brasileiro da Série A então chamado de Taça de Ouro. O São José venceu por 1 a 0 (gol de Nenê). Para ele essa vitória teve um gostinho especial, pois na entrada em campo foi muito perseguido pela torcida tubateana: acertaram-lhe uma estilingada com uma bolinha de gude ou de críquete e ele desabou. Deu o troco no jogo, com uma atuação impecável.

Divorciado da Sra. Rosilene, com quem teve três filhos (Antonieta, Edison Junior e a joseense Aretha). Ganhou dois netos. É muito apegado com os filhos e netos. Flamenguista roxo. Fixou residência em Juiz de fora, onde trabalha na AMAC. Não deixa de acompanhar o São José, torcendo sempre para que o clube volte para a divisão de elite do futebol brasileiro. Ele sabe o quanto isso é importante, pois viveu as glorias do título da Segunda Divisão paulista e depois vestiu a camisa do São José EC no campeonato brasileiro, com jornadas memoráveis.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - GEN ENZO MARTINS PERI


General de Exército Enzo Martins Peri


Nascido em 11 de abril de 1941, no Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, incorporou-se às fileiras do Exército em 15 de fevereiro de 1960.

Foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Engenharia em 20 de dezembro de 1962, na Academia Militar das Agulhas Negras.
Possui os cursos de Engenheiro de Fortificação e Construção, do Instituto Militar de Engenharia; da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais; e o de Comando e Estado-Maior.

Como Oficial Superior desempenhou as funções de Instrutor da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Comandante da 9ª Companhia de Engenharia de Combate (Escola), Chefe de Seção do Estado-Maior Geral do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, Adjunto do Gabinete do Ministro do Exército e Adjunto da Missão Militar Brasileira de Instrução no Paraguai.

Comandou o 9° Batalhão de Engenharia de Construção, em Cuiabá (MT) e, posteriormente, chefiou o Estado-Maior do Comando do 2° Grupamento de Engenharia de Construção e o Estado-Maior do Comando da 12ª Região Militar, ambos em Manaus (AM). A seguir, foi nomeado Chefe de Gabinete da Secretaria-Geral do Exército, em Brasília (DF), função que exerceu até março de 1995, quando foi promovido a General de Brigada.

Como oficial-general, desempenhou as funções de Secretário-Geral do Exército, Comandante do 2º Grupamento de Engenharia de Construção, em Manaus (AM), Comandante do 1º Grupamento de Engenharia de Construção, em João Pessoa (PB) e Diretor de Obras de Cooperação, em Brasília (DF).

Promovido a General de Divisão em 31 de março de 1999, exerceu os cargos de Comandante da 2ª Região Militar, sediada em São Paulo (SP), e de Vice-Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, em Brasília (DF).

Em 31 de março de 2003, foi promovido a General de Exército, sendo nomeado Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, cargo que exercia ao assumir o Comando do Exército, em 08 de março de 2007.

Foi agraciado com as seguintes medalhas: Ordem do Mérito Militar, Ordem de Rio Branco, Ordem do Mérito da Defesa, Ordem do Mérito Naval, Ordem do Mérito Aeronáutico, Ordem do Mérito Judiciário Militar, Ordem do Mérito Ministério Público Militar, Ordem do Mérito Cartográfico, do Mérito Mauá - Cruz Mauá, Mérito Desportivo Militar, da Vitória, Mérito Marechal Cordeiro de Farias, Militar de platina com passador de platina, Corpo de Tropa com passador de bronze, Pacificador, Serviço Amazônico com Passador de Prata, Mérito Tamandaré, Mérito Santos-Dumont, Mérito Marechal Osório, Marechal Hermes de Prata com uma Coroa, Legião do Mérito do Engenheiro Militar, Ordem do Mérito Cívico, Ordem do Mérito Farmacêutico Internacional, Defesa Civil Nacional, Jubileu de Ouro da Vitória na II Guerra Mundial, Ordem do Mérito Batalhão Suez, Esquadrão Ten Vaz, Mérito Cultural da Magistratura Brasileira, Reconhecimento Maçônico, Constitucionalista (São Paulo), Ordem do Ipiranga (São Paulo), Mérito Corpore (São Paulo), Mérito Circulista (São Paulo), Inconfidência (Minas Gerais), Coronel PM Elísio Sobreira (Paraíba), Ordem do Mérito Renascença (Piauí), Honra ao Mérito “Heróis do Jenipapo” (Piauí), Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho Epitácio Pessoa (Paraíba), Epitácio Pessoa da Assembléia Legislativa (Paraíba), Ordem do Mérito do Ministério Público (Distrito Federal), Mérito Segurança Pública (Distrito Federal), Ordem do Pioneiro de Brasília (Distrito Federal), Alferes Joaquim José da Silva Xavier (Polícia Militar do Distrito Federal) e da Ordem do Mérito Marechal Rondon (Roraima). Possui os títulos de Cidadão Mato-Grossense pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso e de Cidadão Sul-Mato-Grossense pela Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul. É membro titular da Academia Nacional de Engenharia e 1º presidente de honra da Academia de História Militar Terrestre do Brasil.

Recebeu também as seguintes condecorações estrangeiras: pela Argentina, a Ordem aos Serviços Distinguidos; pela Bolívia, a Medalha “Prócer de la Libertad Gen Div José Miguel Lanza” e a Distinção “Castillo de Oro – Ingeniero Honoris Causa”; pelo Chile, a Medalha Cruz da Vitória; pela Colômbia, a Ordem do Mérito Militar “Gen José María Córdova” e a Ordem do Mérito Militar “Antonio Nariño”; pelo Equador, a Medalha Estrela das Forças Armadas do Equador – Grande Estrela ao Mérito Militar; por El Salvador, a Medalha de Ouro pelos Serviços Distinguidos; pelos Estados Unidos da América, a Medalha “A Legião do Mérito – Grau Comandante”; pela França, a Ordem Nacional da Legião de Honra Francesa; pela Itália, a Medalha “Europea” e da “Federazione Italiana dei Combattenti Alleati”; pelo Paraguai, a Ordem do Mérito Militar, a Medalha Honorífica de Engenharia e a Ordem do Mérito “Marechal José Félix Estigarribia”; pelo Peru, a Medalha Cruz Peruana ao Mérito Militar, a Ordem Militar Francisco Bolognesi e a Condecoração “Gran Cruz de La Conferencia de Ejércitos Americanos”; por Portugal, a Medalha de Mérito Militar; e pelo Conselho Internacional do Esporte Militar, a Medalha Ordem do Mérito.

André Vargas, do PT, renuncia ao cargo de vice-presidente da Câmara

O Conselho de Ética abriu processo, nesta quarta-feira (9), contra o deputado licenciado André Vargas, do PT do Paraná.

O Conselho de Ética abriu processo, nesta quarta-feira (9), contra o deputado licenciado André Vargas, do PT do Paraná. No início da noite, ele decidiu renunciar, mas só ao cargo de vice-presidente da Câmara.

Por mensagem de texto, em resposta à jornalista Yvna Souza, da TV Globo, André Vargas disse que não vai renunciar ao mandato.

No Conselho de Ética, logo no início da sessão, o PT, partido do deputado, tentou em vão adiar a abertura do processo.

“Para que isso vá lá para a corregedoria e depois esse fórum terá tempo suficiente, se quiser metralhar o deputado André Vargas. Ele terá essa oportunidade”, afirmou o deputado Zé Geraldo, do PT-PA.

Alguns parlamentares reagiram. “Cuidado com tentativas de golpes protelatórios, até de fraude processual, de chicana parlamentar que está se tentando engendrar aqui”, ressaltou deputado Chico Alencar, do PSOL –RJ, vice-líder do partido.

O Conselho vai analisar a relação de André Vargas com o doleiro Alberto Youssef, preso na operação Lava Jato, que investigou um esquema de lavagem de dinheiro.

Um dos indícios mais fortes de que André Vargas e o doleiro atuavam juntos são as mensagens de celular trocadas entre eles. Um relatório da Polícia Federal a que o Jornal Nacional teve acesso, revela que no final de novembro de 2013 Vargas marca uma reunião em São Paulo com o doleiro. E completa: “Era bom conversarmos juntos com a equipe”. E Youssef responde: “Sim. Vamos conversar”.

Agora, mesmo que renuncie ao mandato, André Vargas não deixa de responder ao processo que pode levar à cassação e à perda dos direitos políticos. O Conselho de Ética terá 90 dias úteis para analisar o caso. Depois do parecer preliminar do relator, o deputado vai ter dez dias úteis para apresentar uma primeira defesa. Se, ao final, o Conselho de Ética decidir pela cassação do mandato de André Vargas, ou qualquer outra punição, o processo tem que passar também pelo plenário da Câmara.

O relator no Conselho de Ética será o deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, o mesmo que relatou o processo de cassação do ex-ministro José Dirceu na época do escândalo do mensalão. Segundo o deputado, é possível concluir o caso até o final de maio.

“Nesse caso, temos muita prova pública e notória, e vamos trabalhar nesse prazo, o mais rápido possível, garantindo o direito de defesa de André Vargas”, afirmou o deputado Júlio Delgado, do PSB-MG, relator.

Na nota em que anunciou a renuncia à vice-presidência da Câmara, André Vargas explicou foi pra se concentrar na defesa dele - e preservar a imagem da Câmara e do PT. Vargas voltou a dizer que não cometeu nenhum ato ilícito.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/04/andre-vargas-do-pt-renuncia-ao-cargo-de-vice-presidente-da-camara.html

Júlio Delgado diz que mensagens atestam negócios entre André Vargas e doleiro

Para o deputado Júlio Delgado, relator do caso no Conselho de Ética da Câmara, mentira é mais grave do que acusação de tráfico de influência.


O deputado Júlio Delgado, do PSB de Minas Gerais, disse nesta quinta-feira (10) que as mensagens trocadas pelo deputado licenciado André Vargas e o doleiro Alberto Yousseff comprovam que eles tinham negócios em comum. Delgado é o relator do caso no Conselho de Ética da Câmara.

Na semana passada, Vargas tinha dito que não sabia dos negócios irregulares do doleiro, que está preso.

Na opinião do deputado Júlio Delgado, mentir na tribuna da casa é mais grave do que a acusação de tráfico de influência.

Em uma rede social da internet, André Vargas disse que não cometeu ato ilícito, e que o patrimônio dele condiz com o salário de deputado.

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2014/04/relator-diz-que-mensagens-atestam-negocios-entre-andre-vargas-e-doleiro.html

UMA EXCELENTE SEXTA-FEIRA!


quinta-feira, 10 de abril de 2014

Exército tem 23 novos oficiais-generais do Exército

Os novos 23 oficiais-generais promovidos em março pela presidenta Dilma Rousseff receberam as espadas em cerimônia no Clube do Exército, em Brasília, nesta quarta (9). O ministro da Defesa, Celso Amorim, compareceu à solenidade junto com os comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, da Marinha, almirante Julio Soares de Moura Neto, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.

Na leitura da mensagem de saudação aos generais de brigada, o chefe do Estado-Maior do Exército, general Joaquim Silva e Luna, disse que “o ingresso e a ascensão a esse círculo se dão por escolha”. O general Silva e Luna lembrou ainda que “é um processo difícil e sofrido de seleção para o Alto-Comando e de confiança para as autoridades que referendam esse ato. No caso, o senhor ministro  da  Defesa e a senhora presidenta da República”.

Entrega da espada


A entrega da espada aos coronéis alçados ao generalato é cerimônia tradicional na Força Terrestre. O evento teve início com a entrada do ministro e os comandantes militares ao salão onde estavam posicionados os homenageados, familiares e autoridades civis e militares. Após execução do Hino Nacional, o general Silva Luna fez a leitura da mensagem aos novos oficiais-generais:

“Sabe-se que a promoção a general é o reconhecimento maior a que pode aspirar um soldado vocacionado, corresponde ao ápice da trajetória castrense e é alcançada após longa  jornada  de dedicação e sacrifícios”, afirmou. Silva Luna lembrou que “por limitação de vagas, muitos, igualmente capazes, ficam de fora ao final do processo.”

O chefe do Estado-Maior do Exército ressaltou que a promoção ao generalato é uma nova etapa na carreira militar. “Não tenham dúvida, a entrada dos senhores  no  círculo  dos oficiais-generais vem marcada por esta expectativa”, disse.

“Fujam, portanto, da mesmice, da zona de conforto, das certezas empoeiradas. O tempo é um algoz. O que se subordina a ele obedece à lei implacável da sucessão. Os que passam o bastão para os senhores, sabem que não fizeram tudo que podiam; mas sabem também que, nas condições existentes, hipotecaram o melhor de suas energias para deixar aos sucessores uma plataforma mais adequada – base para  novos  avanços  –  confiantes  de  que  os  que  os  sucederão farão mais e melhor. A melhoria contínua, a evolução e a própria transformação do Exército decorrem desse credo. E agora estão nas mãos dos senhores”, discursou o general.

Em seguida, alunos da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) com as respectivas espadas dos novos generais se deslocaram em marcha até próximos dos oficiais, procedendo assim a entrega pelos padrinhos aos promovidos. A cerimônia foi concluída com a apresentação e os cumprimentos.

http://www.defesanet.com.br/terrestre/noticia/14940/EB---23-novos-oficiais-generais-do-Exercito/

quarta-feira, 9 de abril de 2014

PRAÇAS DE JUIZ DE FORA - RESPOSTA DA PJF

AÇÃO NAS PRAÇAS

Sobre a ideia do empresário Eduardo Delmonte de realizar um mutirão de limpeza em algumas praças, o secretário de Comunicação Michael Guedes informou que "a Empav e o Demlurb já estão trabalhando no Parque Halfeld, que passa por um processo de revitalização com plantio de cinco mil mudas para ornamentação, além da reforma do parque infantil".

Segundo Michael, o coreto recebe limpeza periódica e será fechado com vidros temperados. Acrescentou ainda que as lâmpadas foram trocadas e o monumento ao poeta Belmiro Braga está sendo limpo das recentes pichações.

Também o diretor-presidente da Empav, José Eduardo Araújo anunciou que "o Parque Halfeld será contemplado com novo conjunto de iluminação, no valor de R$ 122 mil".

OUTROS PONTOS

O secretário destacou ainda que "a Praça Menelick de Carvalho também recebe o mutirão de limpeza e poda de árvores". 

E finaliza: "na Praça da República, Poço Rico, foram iniciados ontem a capina e varrição. O Marco do Centenário já tem projeto de revitalização pronto e aguarda a aprovação da reforma pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural (Comppac), por ser monumento tombado".

http://www.tribunademinas.com.br/cesar-romero/cesar-romero-1.1446439

FEIJOADA CESAR ROMERO 2014 ESTÁ CHEGANDO!


MAIS UM ASSASSINATO EM JUIZ DE FORA

09 de Abril de 2014 - 11:05

Pescoço da vítima estava enrolado com pedaços de fiação; cadáver também apresentava escoriações semelhantes as de luta

Por Tribuna
Um homem de 29 foi encontrado enforcado dentro de um Ford Focus, no Bairro Recanto dos Brugger, próximo ao Bosque do Imperador, na Cidade Alta. O crime foi registrado pela polícia por volta das 6h desta quarta-feira (9), depois que o motorista de um ônibus da Tusmil passou pela Alameda José Brugger e avistou a vítima dentro do veículo, o qual estava encostado na via. 

A PM foi chamada e viu Wildson Afonso no banco reclinado do motorista, com o cinto de segurança enrolado no pescoço. Os militares precisaram arrombar a porta do automóvel, que estava trancada, para verificar se a vítima ainda tinha vida, e perceberam que não havia mais sinais vitais. 

O Samu foi acionado e confirmou o óbito, informando que o homem havia morrido cerca de oito horas antes. Policiais ainda aguardavam a funerária que irá encaminhar o corpo ao IML.

A perícia também compareceu ao local e constatou que, por baixo do cinto, o pescoço de Wildson estava enrolado com pedaços de fiação. Além disso, o cadáver apresentava escoriações semelhantes as de luta, sugerindo que o homem tentou se defender. Assim, o caso está sendo tratado como homicídio. 

A carteira com os documentos da vítima foi achada no Ford Focus, assim como a chave do carro, a qual permanecia na ignição. A PM ainda não sabe dizer onde a vítima morava e também não há suspeitos do crime.

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/rapaz-e-encontrado-enforcado-dentro-de-carro-1.1446519

terça-feira, 8 de abril de 2014

Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) – Comemoração

www.exercito.mil.br

Juiz de Fora (MG)
No dia 21 de março, o Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) realizou comemoração dos 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira para a Itália e os 100 anos do nascimento do Capitão Capelão Frei Orlando, Patrono do Serviço de Assistência Religiosa do Exército. 

O evento foi coordenado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército.
Foto: Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha)
Foto: Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha)

Vargas tem até amanhã para renunciar e evitar processo no Conselho de Ética

Se pretende descartar qualquer possibilidade de cassação do mandato, o vice-presidente da Câmara, o deputado licenciado André Vargas (PT-PR), tem até as 14h de amanhã (9) para renunciar. O prazo apertado para a decisão do parlamentar acusado de envolvimento com o doleiro Alberto Youssef ficou definido quando o presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar (PSD-SP), marcou reunião para instaurar o processo e definir o relator do caso.

A partir da abertura do processo, não há como interromper as investigações, que irão até a conclusão do caso em até 90 dias. A expectativa é que o parecer seja apresentado antes do prazo final para que, em plenário e por voto aberto, os outros deputados votem a favor ou contra a decisão do colegiado. Ricardo Izar espera concluir o processo antes do recesso parlamentar de julho.

A escolha do relator do caso será feita pelo presidente entre três nomes sorteados entre os  21 membros do Conselho. A função poderá ser assumida por qualquer dos parlamentares, desde que não estejam ligados ao PT, por ser o partido do acusado, ou às legendas PSDB, DEM e PPS, que apresentaram as representações contra Vargas.

http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/04/08/vargas-tem-ate-amanha-para-renunciar-e-evitar-processo-no-conselho-de-etica.htm

General Villas Bôas assume Comando de Operações Terrestres

Coter é responsável pela expedição de diretrizes e orientações que tratam do Planejamento Operacional e da Instrução Militar.

O general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas assumiu, nesta terça-feira (8), o cargo de Comandante de Operações Terrestres (Coter). Ele substitui o general Williams José Soares que estava no posto interinamente desde o início do ano. A cerimônia de passagem de cargo contou com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, e do comandante do Exército, general Enzo Martins Peri.

O evento teve também as presenças de militares da Marinha e da Aeronáutica, além de autoridades civis do Ministério da Defesa. O novo comandante do Coter é gaúcho de Cruz Alta. Ele ingressou nas fileiras da Força Terrestre em 1967, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas (SP).

Em 1972, iniciou na Arma de Infantaria em 7º lugar numa turma de 125 cadetes. Foi atleta de natação e polo aquático. Em 1973, foi declarado aspirante a oficial de Infantaria. O general Villas Bôas era o Comandante Militar da Amazônia (CMA).

Coter
O Comando de Operações Terrestres foi criado pelo decreto nº 99.699, de 6 de novembro de 1990. Suas instalações foram inauguradas em 7 de janeiro de 1991, no Quartel-General do Exército, sediado em Brasília (DF). Teve como primeiro comandante o general Antônio Luiz Rocha Veneu.

Inicialmente, o Coter absorveu atribuições inerentes ao Preparo e Emprego da Força Terrestre. Porém, profundas modificações se processaram nos contextos nacional e internacional, fazendo com que este órgão de direção setorial se adequasse, da melhor forma possível, às novas necessidades da defesa da pátria.

Desse modo, coube a este comando a responsabilidade pela expedição de diretrizes e orientações que tratam do Planejamento Operacional e da Instrução Militar, visando ao emprego da Força Terrestre na Garantia da Lei e da Ordem, em Ações Complementares e em Operações Internacionais de Manutenção da Paz.

http://www.brasil.gov.br/defesa-e-seguranca/2014/04/general-villas-boas-assume-comando-de-operacoes-terrestres

Alvo de ação por infidelidade, deputado do castelo deixa o mandato

Processo que pede a cassação de Edmar Moreira chegou ao TSE no mesmo dia em que ele deixou a Câmara, na última sexta, com a volta de deputado titular ao cargo. Parlamentar havia retornado ao Congresso em fevereiro.

Edson Sardinha

Gustavo Lima/Ag. Câmara
 
Edmar Moreira fez juramento na cerimônia de posse no último dia 25 de fevereiro. Mas mandato durou pouco mais de um mês.

Demorou pouco mais de um mês a quinta passagem do chamado “deputado do castelo” pelo Congresso. Na Câmara desde o dia 25 de fevereiro, após a renúncia de Eduardo Azeredo (PSDB-MG), Edmar Moreira (PTB) retornou para Minas Gerais na última sexta-feira (4), com a volta do deputado Bilac Pinto (PR), que estava licenciado. Em sua breve permanência na Casa, Edmar ganhou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) um pedido de cassação por infidelidade partidária. O caso, porém, só chegou ao TSE na sexta, mesmo dia em que o petebista voltou à condição de suplente.

A decretação da perda do mandato foi requerida pelo suplente Hélio Ferraz de Oliveira (PP), que contestava a posse do colega, por ter trocado de partido depois das eleições de 2010. Filiado na época ao PR, Edmar recebeu 45.576 votos naquele ano e ficou na suplência de sua coligação, que incluía ainda o PPS, o DEM e o PSDB. Mas, em outubro do ano passado, ele trocou o PR pelo PTB.

Desde 2007, o TSE considera que o mandato pertence ao partido político e estabelece apenas quatro hipóteses como justa causa para a troca partidária: incorporação ou fusão do partido, criação de nova legenda, mudança substancial ou desvio reiterado do programa partidário ou grave discriminação pessoal. Para Hélio Ferraz, Edmar Moreira perdeu o direito à vaga na Câmara ao ter se filiado a um partido que não fez parte da coligação pela qual disputou as últimas eleições. O processo foi distribuído no TSE ao ministro João Otávio Noronha, que deverá decidir o que fazer com o caso em função do afastamento do petebista.

Dança das cadeiras
Conhecido como Baiano, Hélio não era o próximo na fila para assumir em eventual cassação de Edmar. Teria de esperar pela decisão do prefeito de Conselheiro Lafaiete, Dr. Ivair (PSB). Além de ter a opção de permanecer na prefeitura, ele poderia enfrentar processo semelhante de cassação por infidelidade, já que chegou à suplência pelo PSDB, e depois se filiou ao PSB.

Além de Edmar Moreira, também deixaram a Câmara na última semana outros dois suplentes da mesma coligação: Renato Andrade (PP-MG) e Humberto Souto (PPS-MG).

Além de Bilac Pinto, que era secretário estadual de Políticas Públicas, voltaram ao Congresso os titulares Carlos Melles (DEM) e Alexandre Silveira (PSD), que também ocupavam secretarias em Minas. Eles retornaram à Casa para poder disputar a reeleição em outubro.

Cota e castelo
Em 2009, então filiado ao DEM, Edmar Moreira renunciou à vice-presidência da Câmara e ao cargo de corregedor após a revelação de que destinava parte da cota parlamentar para uma empresa de segurança da qual era proprietário. Ele acabou absolvido no Conselho de Ética, mas a Casa mudou as regras, para proibir expressamente o parlamentar de mandar verba pública para os seus próprios empreendimentos.

Na época, também foi descoberto que o então deputado tinha um castelo no município de São João Nepomuceno, na Zona da Mata de Minas Gerais. O imóvel, no entanto, não constava da declaração de bens dele. Edmar comprovou que o havia repassado a dois filhos. Recentemente, a propriedade foi posta à venda por R$ 40 milhões.

No ano passado, um deles, o deputado estadual Leonardo Moreira (PSDB-MG) foi indiciado pela Polícia Federal por falsificação de documentos, suspeito de ter escondido e, em seguida, subestimado o valor da propriedade em suas declarações de bens entregues à Justiça eleitoral.

Azeredo
Pivô da dança das cadeiras, Eduardo Azeredo renunciou ao mandato alegando que não queria mais ser “enxovalhado” e que estava com problemas de saúde decorrentes do processo do chamado mensalão mineiro. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedia 22 anos de prisão para Azeredo no Supremo Tribunal Federal, onde o ex-governador de Minas era réu em ação penal, acusado de ser o “maestro” do esquema de desvio de dinheiro público para campanhas eleitorais.

O caso, que também tem o empresário Marcos Valério Fernandes como um dos seus personagens, é considerado o “embrião” do escândalo que abalou o governo Lula. Há duas semanas, porém, o Supremo decidiu que Azeredo será julgado pela Justiça em Minas Gerais por não ser mais parlamentar.

http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/alvo-de-acao-por-infidelidade-deputado-do-castelo-deixa-o-mandato/

STJ anula resolução da CBF e mantém Sport como único campeão de 1987

Por quatro votos a um, Superior Tribunal de Justiça invalida decisão que dividia o título do torneio entre o Leão pernambucano e o Flamengo

Por Recife

Taça das Bolinhas (Foto: Divulgação)Flamengo também pretende provar que tem direito à posse da Taça das Bolinhas (Foto: Divulgação)
 
Após uma virada sobre o Flamengo, o Sport conquistou o título do Campeonato Brasileiro de 1987, por 4 a 1. O texto poderia ser o início de uma crônica da época. No entanto, relata o que poderá ser o último capitulo de uma batalha jurídica travada desde o ano da conquista. Em uma audiência no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, o clube pernambucano conseguiu a maioria dos votos (4 a 1) favoráveis a uma decisão judicial de 1994, que garantia ao Leão o título de forma exclusiva. Com isso,  a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fica impedida de declarar os cariocas como campeões daquele ano, como fizera por meio de uma resolução, em 2011. Os cariocas agora só podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

O único voto favorável ao Flamengo partiu da relatora Nancy Andrighi, que viu o pedido do Sport como uma extrapolação à decisão de 1994, uma vez que a resolução da CBF não tiraria o título da equipe pernambucana e sim o dividiria. No entanto, os ministros Sidnei Beneti, João Otávio de Noronha, Paulo de Tarso Sanseverino e Villas Bôas Cueva divergiram da relatora e excluíram a resolução da entidade máxima do futebol nacional.
Aliviado com a decisão do STJ, o vice-presidente jurídico do Sport, Arnaldo Barros, disse que o resultado é uma demonstração de que, para a justiça, não existe dúvida de que o Rubro-Negro pernambucano é o único campeão brasileiro de 1987. 

- A justiça provou que não iria se curvar diante da tentativa de armação feita pelo Flamengo e pela CBF. Agora, de fato e de direito, o Sport é o único campeão de 1987 e isso ficou mais uma vez provado. Não adianta eles tentarem artimanhas, pois esse título é unicamente nosso. 

Ainda de acordo com o dirigente do Sport, o clube carioca pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF). No entanto, segundo Arnaldo Barros, a possibilidade de vitória do Flamengo é praticamente nula.

- Ainda cabe recurso no STF, mas seria uma aventura. Primeiro porque o STF não julga qualquer processo. É uma instância que tende a analisar processos que possam mudar a vida dos brasileiros. No caso, esse processo só se refere a duas torcidas. E, mesmo que o caso fosse aceito, certamente eles perderiam. Então, estamos tranquilos quanto a isso.
O lateral-direito do Flamengo, Leonardo Moura, minimizou a derrota do clube no tribunal. O jogador reforçou que a decisão não diminui o sentimento dos rubro-negros de se considerarem hexacampeões. 

- Isso é igual ioiô, vai e volta. Como torcedor e jogador me considero hexacampeão. Essa briga tem que ficar fora, mas como torcedor sei de que forma devo torcer e comemorar os títulos - afirmou o lateral.

Entenda o caso
 
A disputa entre Flamengo e Sport vem de longa data e aumentou em 2011, quando a CBF reconheceu os cariocas também como campeões de 1987. O Leão conseguiu na Justiça que essa decisão da entidade fosse revogada ao pedir o cumprimento da determinação judicial da sentença de 1994, que declarava o Sport como campeão.

O Flamengo recorreu. O Tribunal Regional Federal da 5ª Região negou o recurso. O clube então buscou o STJ. A discussão acontece sobre o que foi decidido em 1994, se impede o reconhecimento do time carioca como campeão de 1987 e o meio processual usado para obter a revogação da resolução da CBF. 

No primeiro julgamento, em dezembro do ano passado, a terceira turma do STJ adiou a pauta. A segunda audiência ocorreu na última terça-feira, dia 1º, e o tribunal novamente adiou a decisão por falta de quórum. Nesta terça, o STJ declarou o Sport como único campeão por quatro votos a um.

Outra intenção do Flamengo é provar, com o reconhecimento da Justiça, que foi o primeiro clube cinco vezes campeão brasileiro. Sendo assim, teria direito à posse definitiva da Taça das Bolinhas, alvo de polêmica com o São Paulo. O objeto está guardado na Caixa Econômica Federal.

http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2014/04/stj-anula-resolucao-da-cbf-e-define-sport-como-unico-campeao-de-1987.html

André Vargas manda duros recados ao PT

E ameaça contar o que sabe sobre Gleisi e Paulo Bernardo

andre_vargas_16

Soltando a voz – Deputado federal pelo Paraná e vice-presidente licenciado da Câmara dos Deputados, o petista André Vargas não está disposto a seguir o caminho que leva ao matadouro sem luta. Depois de muitos serviços prestados ao Partido dos Trabalhadores, Vargas está revoltado com a forma como vem sendo tratado pelos companheiros de legenda. Aos amigos o parlamentar tem dito que exigirá que lideranças do partido demonstrem solidariedade publicamente.

“Estou sendo tratado como se fosse o único pecador em meio a uma legenda angelical de querubins e serafins”, desabafou o deputado a um amigo. André Vargas, que já foi secretário nacional de Comunicação do PT e, nessa posição, prestou muitos serviços (sujos) a deputados, senadores e cartolas do partido, que hoje o apedrejam, tem muita munição e já dá sinais que não deixará a sua degola avançar de forma impune: “Me aguardem”, tem declarado o petista.

A indignação maior de André Vargas é com a incompetente senadora Gleisi Hoffmann, de quem é o coordenador da campanha ao governo do Paraná, e Paulo Bernardo da Silva, atual ministro das Comunicações e marido da ex-chefe da Casa Civil. O ainda deputado petista foi coordenador da campanha de Paulo Bernardo à Câmara Federal.

O que mais revolta Vargas é que por comandar a campanha de Paulo Bernardo, em 1998, acabou como alvo de conturbado processo judicial por lavagem de dinheiro. Coincidência ou não, o dono da lavanderia financeira da época era Alberto Youssef, doleiro preso recentemente pela Polícia Federal na esteira da Operação Lava-Jato. “Agora esses dois (Bernardo e Gleisi) estão fingindo que não me conhecem. Se for preciso vou refrescar a memória deles”, afirmou.

Não é só a falta de solidariedade que tem deixado André Vargas indignado. Ele identificou inúmeros sinais de que seu calvário político resultou do chamado “fogo amigo”. Identificado com o “volta Lula”, Vargas teria se tornado um alvo para setores do PT leais à presidente Dilma Rousseff. 

A ideia dos palacianos era detoná-lo como um exemplo do que os demais filiados ao partido não deveriam fazer. O que os autores da operação não contavam era com a dimensão do escândalo, que acabou se voltando contra todo o PT e a própria Dilma.

Também não contavam com a reação de André Vargas. Encurralado e sem nada a perder, transformado em pária político e vendo-se obrigado a mandar pelos ares a carreira política, o deputado petista é uma ode ao perigo. Correndo o risco de ser condenado por corrupção e acabar no Complexo Penitenciário da Papuda, com direito a erguer o punho cerrado, Vargas não descarta a possibilidade de se transformar em mais um homem-bomba dentro do PT. Ele sabe demais e tem pouca estrutura psicológica para suportar silenciosamente a pressão decorrente de rumoroso escândalo de corrupção. 

http://ucho.info/andre-vargas-manda-duros-recados-ao-pt-e-ameaca-contar-o-que-sabe-sobre-gleisi-e-paulo-bernardo

IVIS BENTO DE LIMA - MISSA DE 7º DIA


Empresa investigada pela PF doou R$ 4,5 milhões ao PT

A empresa Jaraguá Equipamentos, que é investigada pela Polícia Federal por suspeita de lavagem de dinheiro, doou R$ 4,5 milhões ao diretório nacional do PT entre 2010 e 2012. A companhia é fornecedora da Petrobras, e apontada pela polícia financiadora do esquema supostamente comandado pelo doleiro Alberto Youssef. As informações são do jornal Folha de S.Paulo. 

De acordo com a publicação, a Jaraguá foi contratada pela Petrobras na obra da refinaria de Abreu e Lima, num contrato de R$ 1,2 bilhão. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a empresa doou, em 2010, R$ 2,5 milhões para o PT. Em 2011, repassou R$ 1 milhão ao partido e, em 2012, mais R$ 1 milhão.

Segundo o jornal, a Jaraguá é uma das nove fornecedoras da Petrobras que depositaram R$ 34,7 milhões na conta da MO Consultoria, que, de acordo com a PF, serviria para repassar propina para funcionários públicos e políticos. Além do PT, a empresa fez doações também para o PP

O tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, e a Jaraguá Equipamentos não se pronunciaram ao jornal. 

http://noticias.terra.com.br/brasil/politica/empresa-investigada-pela-pf-doou-r-45-milhoes-ao-pt,8156bc499ef35410VgnVCM3000009af154d0RCRD.html

Valesca Popozuda é chamada de grande pensadora no DF

Segunda, 07/04/2014, 21:29

E 'Beijinho no Ombro' vira questão de prova no DF

Enunciado pedia que os alunos completassem um trecho da música. Teste foi parar nas redes sociais e virou alvo de críticas e piadas. Secretaria de Educação diz que docente dará explicações nesta terça.

Uma questão da prova de filosofia de uma escola pública do Distrito Federal vem provocando polêmica. No teste para alunos do terceiro ano do Ensino Médio, o professor se refere à funkeira Valesca Popozuda como uma grande pensadora contemporânea e pede para os estudantes completarem um dos trechos da música ‘Beijinho no Ombro’. 

Surpreendidos com a questão, alguns alunos fotografaram a prova e a divulgaram nas redes sociais. A postagem já teve cerca de 2.500 compartilhamentos e 600 comentários. A maior parte considera afirmação do item inadequada. Para o professor da faculdade de educação da Universidade de Brasília, Cleiton Hércules, a questão é descabida.

“Não vejo nenhum problema em usar trechos de músicas ou poemas em provas. Por outro lado, eu faria algumas restrições ao chamar a funkeira de grande pensadora, já que esse tipo de título deve ser dado a pessoas que tenham dado alguma contribuição significativa à produção seja musical, teatral ou no campo acadêmico. Chamá-la de grande pensadora parece um exagero”, afirma Hércules.

Nos comentários nas redes sociais alguns alunos que fizeram a prova disseram acreditar que a questão foi incluída por brincadeira, para descontrair. Procurada, a Secretaria de Educação disse que não comentaria o caso e que o próprio  professor, Antonio Kubitscheck, falaria sobre a prova nesta terça-feira.

O Clipe da música “Beijinho no Ombro”, lançado há três meses, tem mais de 22 milhões de visualizações na internet. Em show na quinta-feira passada na capital, a funkeira prometeu que o próximo clipe será gravado em Brasília e terá cenas em frente ao Congresso Nacional.


Música de Valesca Popozuda vira questão de prova no DF (Crédito: reprodução internet)  
Música de Valesca Popozuda vira questão de prova no DF
(Crédito: reprodução internet) 


duração: 2:23
Ouvir