quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Ação do Exécito em Juiz de Fora - 2.500 espécies nativas plantadas


Cerca de 2.500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica estão sendo plantadas próximo a duas nascentes na região do Bairro Barbosa Lage, na Zona Norte, entre ontem e hoje. A ação foi realizada pelo Campo de Instrução de Juiz de Fora, unidade do Exército, como parte da II Gincana Ambiental, promovida em comemoração ao aniversário da unidade. O tema escolhido este ano foi “gestão da água”, em virtude da forte seca que vem castigando toda a região.
A ação, que está sendo executada por 50 militares, tem o objetivo de promover uma recarga hídrica ao local. As nascentes próximas do ponto onde está sendo feito o plantio formam córregos que deságuam na Represa João Penido. “Sempre realizamos o trabalho de preservação aqui na região. A ideia é que, quando essas árvores estiverem maior, elas diminuam o impacto da chuva no solo, oferecendo maior tranquilidade para o abastecimento dos lençóis freáticos”, explica a primeiro-tenente Ana Paula Lemos. As mudas foram doadas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), que também escolheu o local de reflorestamento.
A ideia da gincana, que também conta com o apoio da UFJF, é divulgar boas práticas de preservação ambiental, por meio de atividades como o reflorestamento, limpezas das áreas de instrução, reciclagem, gincana com escolas municipais sobre economia de água, entre outras.
Previsão de chuvas

A partir de hoje, poderá voltar a chover em Juiz de Fora. De acordo com o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a frente fria que atua no Estado de São Paulo deverá causar instabilidade em toda a região Sudeste. Em Minas Gerais, a previsão é de pancadas de chuvas hoje, principalmente na região Sul e Oeste. Em Juiz de Fora, e toda a Zona da Mata, o céu deverá ficar parcialmente nublado, com pancadas e trovoadas em áreas isoladas. Conforme o Departamento de Meteorologia da Cemig, o volume de chuvas poderá chegar aos 12 milímetros hoje e aos 15 milímetros amanhã. Segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a instabilidade deverá se manter até o domingo. Até esta data, as temperaturas deverão oscilar entre 15 e 26 graus. Na cidade não chove de forma significativa desde o dia 27 de outubro.
http://www.tribunademinas.com.br/2-500-especies-nativas-plantadas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário