terça-feira, 21 de outubro de 2014

Polícia Federal investiga suspeita de fraudes na UFJF

Atualizada às 11h36
Policiais federais fizeram, na manhã desta terça-feira (21), no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), busca de documentos e arquivos referentes a processos de seleção. A ação faz parte da operação “Password”, deflagrada para apurar responsabilidade criminal de servidores públicos federais relacionadas à suspeita de fraude em certames de interesse público. As investigações, que começaram em maio deste ano, apontam indícios de fraude para aprovação de 11 candidatos a concursos públicos para a UFJF.
Segundo informações da Polícia Federal, também há suspeita de crime de falsidade ideológica. Um professor da universidade teria assinado uma declaração que atestava uma condição que um candidato – que já era servidor da universidade – ainda não possuía para preencher requisito do edital e viabilizar sua posse.
A operação foi deflagrada em Juiz de Fora, Governador Valadares, Belo Horizonte e Brasília, envolvendo 106 agentes, para cumprir 23 mandados de busca e apreensão e dois mandados de afastamento de função pública e restrição de acesso a determinados locais.
Foi identificada a participação de servidores públicos ocupantes de cargos na UFJF, com participação eventual de dois secretários e um ex-secretário da Prefeitura de Governador Valadares.
Os servidores da UFJF envolvidos podem responder por associação criminosa, peculato e 11 vezes por fraude em certame de interesse público. As penas somadas para os crimes podem chegar a 108 anos de reclusão.
Já os candidatos beneficiados podem ser responsabilizados por fraude em certames de interesse público e estão sujeitos a pena de até seis anos de reclusão.
http://www.tribunademinas.com.br/policia-federal-cumpre-mandados-de-busca-e-apreensao-na-ufjf/

Nenhum comentário:

Postar um comentário