sábado, 11 de outubro de 2014

Márcio Santiago obteve votos em 830 cidades de MG

Por Renato Sales


O sistema de informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já disponibilizou os detalhamentos das votações dos candidatos no primeiro turno das eleições 2014. Com a estratificação dos dados é possível perceber algumas características do eleitorado que contribuiu para a eleição de cinco deputado estaduais com domicílio eleitoral em Juiz de Fora, resultado que elevou consideravelmente a representatividade do município na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), que hoje conta com apenas dois parlamentares locais. A partir de 2015, Antônio Jorge (PPS), Isauro Calais (PMN), Lafayette Andrada (PSDB), Márcio Santiago (PTB) e Noraldino Júnior (PSC) assumem suas cadeiras no Legislativo mineiro.

Entre os eleitos, dois tiveram votação concentrada em Juiz de Fora. Noraldino Júnior (PSC) e Isauro Calais (PMN) receberam mais de 50 mil votos cada um em todo o estado. Noraldino foi o candidato a deputado estadual com o maior número de eleitores na cidade, onde recebeu a confiança de 38.471 pessoas. Percentualmente, os juiz-foranos foram responsáveis por 74,16% da votação total do agora deputado eleito. Situação semelhante foi vivenciada por Isauro, que teve 67,6% de seus votos oriundos das urnas locais.

Tal diagnóstico deixa claro que as eleições dos dois vereadores em exercício em Juiz de Fora estão intimamente ligadas às suas atuações na Câmara, que acabaram por criar uma influência também na região. Ao todo, Isauro obteve votos em 283 das 853 cidades mineiras, com os melhores desempenhos em municípios como São João Nepomuceno, Guarani e Miraí, sua terra natal. Da mesma forma, Noraldino foi citado nas urnas de 360 localidades. Além de Juiz de Fora, suas melhores votações ocorreram em cidades da Zona da Mata, como Ubá, Matias Barbosa, Santos Dumont e São João Nepomuceno.

Os outros três eleitos, ao contrário, tiveram votações mais diluídas entre outros municípios. Tanto que dois deles tiveram seus melhores desempenhos além das fronteiras locais. O maior votação de Lafayette foi em Barbacena, no Campo das Vertentes. Para garantir sua reeleição, o tucano amealhou 7.050 votos na Cidade das Rosas, eleitorado que corresponde a 12,13% do total computado a seu favor no último domingo. O maior número de eleitores de Márcio Santiago vieram das urnas de Belo Horizonte, onde o missionário somou 7.655 contra o 7.329 recebidos em Juiz de Fora.
Ex-secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge atraiu eleitores em 590 dos 853 municípios mineiros. Assim, foi lembrado por pelo menos uma pessoa em quase 70% das localidades do estado, reflexos claro de sua atuação no primeiro escalão do Governo de Minas. Apesar disso, sua melhor votação foi em Juiz de Fora: 20.182 votos.
O número mais surpreendente, entretanto, foi apresentado por Márcio Santiago, que conquistou ao menos um eleitor em 830 cidades, o que corresponde a 97% do território do estado. O percentual expressivo pode ser creditado à força do eleitorado evangélico, já que o deputado eleito é pastor missionário e sobrinho do líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, o apóstolo Valdemiro Santiago.
http://www.tribunademinas.com.br/marcio-santiago-obteve-votos-em-830-cidades/

Nenhum comentário:

Postar um comentário