segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mamão alega plágio de música de Criolo

22 de Agosto de 2014 - 20:40


Sambista juiz-forano classifica como "escandalosa" semelhança entre "Tristeza pé no chão", que compôs em 1972, e "Linha de Frente", do MC paulista Criolo

Por Tribuna



A semelhança entre as músicas "Tristeza pé no chão", do compositor juiz-forano Armando Fernandes Aguiar, o Mamão, e "Linha de Frente", do MC Criolo, está no centro de uma polêmica, após reportagem da revista Billboard. Gravadas com uma diferença temporal de quase 40 anos, as canções chamam a atenção pela semelhança na melodia, principalmente na primeira estrofe da gravação mais recente (veja abaixo as duas músicas). À Tribuna, Mamão classificou o suposto plágio de "escandaloso". "Não tem como dizer que é coincidência". Prestes a completar 76 anos no próximo domingo (24), o compositor juiz-forano, no entanto, não sabe ainda o que fazer. "Tomei conhecimento disso há dois ou três meses, quando ele veio fazer um show aqui em Juiz de Fora, e algumas pessoas me alertaram para a semelhança."
Paciente, Mamão aguarda a repercussão do caso na mídia. "Acredito que com toda a imprensa sendo mobilizada, a EMI (editora de "Tristeza pé no chão") deve tomar alguma providência, pois cabe à editora autorizar regravações e tomar conta dessa parte jurídica." A Tribuna entrou em contato com a produção de Criolo e aguarda posicionamento do cantor e compositor.
"Tristeza pé no chão" foi composta por Mamão para disputar o V Festival de Música Popular Brasileira de Juiz de Fora, em 1972, do qual saiu vencedora. Além de ser eternizada na voz de Clara Nunes, a canção foi gravada ainda por Alcione, Zeca Baleiro e mais de 40 cantores, no Brasil e no exterior.
Já "Linha de frente" foi composta por Criolo e gravada no álbum "Nó na orelha", em 2011. Desde o lançamento, o CD ganhou mais de 12 prêmios.


http://www.tribunademinas.com.br/cultura/mam-o-alega-plagio-de-musica-de-criolo-1.1493161

Nenhum comentário:

Postar um comentário