sábado, 7 de junho de 2014

ONDE SERÁ? - Dez mil quilos de carvão são apreendidos em supermercados de Juiz de Fora

06 de Junho de 2014 - 16:17


Polícia Ambiental agiu em rede de supermercado após denúncia de venda do produto sem selo de origem

Por Tribuna
Atualizada às 20h40

Policiais da 4ª Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar (4ª Cia IndMat) apreenderam, na manhã desta sexta-feira (6), mais de dez mil quilos de carvão vegetal sem o selo de origem, que é regulado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Os produtos foram encontrados durante a operação "Diamante negro" em todos os nove supermercados da rede. Nove gerentes dos estabelecimentos foram presos por crime ambiental.

De acordo com o tenente Aloísio Vargas, os militares chegaram aos locais após denúncia da Secretaria de Meio Ambiente. "Depois disso, começamos nossos levantamentos e hoje (sexta-feira) 20 militares, em sete viaturas, se deslocaram para os pontos. Em uma ação simultânea, constatamos as irregularidades. Em cinco estabelecimentos, encontramos o carvão já exposto para a venda e em depósito, e, nos outros quatro, o material estava somente no depósito."  

Segundo o militar, o carvão sem selo foi encontrado em quatro lojas do Centro, em uma no Bairro São Pedro, na Cidade Alta, e em outra no Cascatinha, Zona Sul. O material irregular também estava em um estabelecimento no Bairro Santa Terezinha, Zona Nordeste, e em dois na região Norte, nos bairros São Dimas e Nova Era. 

Conforme o oficial, os produtos apreendidos eram de uma mesma marca e tinham origem paulista. No total, a PM encontrou 10.637kg do produto, e a empresa foi multada em R$ 25.256, 98. Os responsáveis por cada loja foram conduzidos para a delegacia, onde assinaram termo circunstanciado de ocorrência (TCO) e foram liberados. Os sacos de carvão ficaram depositados nas lojas, já que o IEF não possui um local para armazenar o material. 

Em nota, a assessoria de comunicação da rede de supermercado informou que "está tomando todas as providências necessárias para atender a legislação local para que sua mercadoria possa ser comercializada legalmente na cidade. Informamos que está suspensa a comercialização dos produtos deste fornecedor em nossas lojas na cidade, sem mercadoria disponível em nossos salões de vendas, até que seja comprovada a regularização perante os órgãos competentes".

http://www.tribunademinas.com.br/cidade/dez-mil-quilos-de-carv-o-s-o-apreendidos-em-lojas-1.1465970

Nenhum comentário:

Postar um comentário