sábado, 22 de março de 2014

EXÉRCITO CELEBRA 70 ANOS DO EMBARQUE DA FEB PARA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


O Exército Brasileiro, para comemorar os 70 anos do embarque da Força Expedicionária Brasileira para a 2ª Guerra Mundial, está realizando uma série de atividades culturais com a participação de civis e militares de diferentes Estados.

No período entre os dias 15 e 23 de março, em Minas gerais, está sendo realizado o encerramento das comemorações do Centenário de Nascimento do Frei Orlando - Soldado da Fé, nas cidades onde viveu. O roteiro seguido pelos participantes partiu de São João Del Rei e passou por Divinópolis, Abaeté, Morada Nova de Minas e Belo Horizonte, retornando a São João Del Rei.

Nos dias 19 e 20 de março, no Auditório da Universidade Federal de São João Del Rei, ocorre o III Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial (III SENAB - 2ª GM).

A partir de 19 de março, estará sendo realizada a Marcha Comemorativa dos 70 anos do Embarque da Força Expedicionária Brasileira para a Itália, que conta com veículos militares antigos. A marcha está sendo realizada por viaturas civis ligadas à Associação Brasileira de Preservadores de Veículos Militares (ABPVM) em duas colunas. A
do eixo norte partiu de São João Del Rey e seguirá para Juiz de Fora, Petrópolis e Rio de Janeiro. A marcha do eixo sul deixou Caçapava em direção a Resende, Petrópolis e Rio de Janeiro.

No Rio de Janeiro, as colunas de marcha terminarão seus deslocamentos, no dia 23 de março, no Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), localizado no aterro do Flamengo. Cada eixo é apoiado por uma equipe leve de manutenção e é escoltado por uma equipe de segurança do Exército. Em 23 de março, após a marcha comemorativa, será realizado um culto ecumênico no MNMSGM, em comemorações ao centenário do Frei Orlando.

Para finalizar as atividades em comemoração à participação brasileira nos campos da Itália durante a II Guerra Mundial, será realizado, no dia 29 de março, das 9h às 17h, o Circuito Cultural Rio Ônibus, que levará, gratuitamente, moradores e turistas do Rio de Janeiro pelos principais museus da cidade, seguindo um percurso que sairá do MNMSGM e passará pelo Centro Cultural do Banco do Brasil, Museu Histórico Nacional, Museu Histórico do Exército/Forte de Copacabana e Fortaleza Duque de Caxias/Forte do Leme.


Subseção de Produção e Divulgação
5ª Seção do Comando Militar do Leste

Nenhum comentário:

Postar um comentário