quinta-feira, 27 de março de 2014

Alunos sem livros didáticos em JF

26 de Março de 2014 - 07:00


Por Tribuna



Alunos da rede municipal de Juiz de Fora estão estudando sem livros didáticos há quase dois meses. E, para agravar a situação, algumas escolas enfrentam ainda a falta de professores. De acordo com uma docente da rede que preferiu ter o nome preservado, os pedidos pelos livros foram entregues nas datas previstas. No entanto, ainda não chegaram até às mãos dos alunos que precisam do material para o estudo na sala de aula e em casa. "Não é possível utilizar somente o quadro negro ou o xerox. Como podemos trabalhar com texto? Passando-os no quadro? Isso tomaria uma aula inteira", argumenta.
A assessoria da Secretaria de Educação informou que os pedidos dos materiais foram encaminhados para o Ministério da Educação, mas ainda não há previsão para a entrega dos livros. Enquanto isso, a orientação para as escolas é repassar qualquer material que tenha sobrado para outras instituições, como forma de reduzir o prejuízo no ensino.
Falta de professores
A Tribuna vem mostrando os prejuízos enfrentados pelos alunos com o déficit de professores nas escolas estaduais. Contudo, o problema afeta também a rede municipal. De acordo com a Secretaria de Educação, a situação é causada pelo grande número de atestados médicos e desistências dos profissionais contratados.
Na Escola Municipal Henrique José de Souza, do Bairro Cidade do Sol, Zona Norte, duas professoras entraram de licença, sendo que uma delas lecionava em dois cargos na instituição, deixando as vagas ociosas desde o início do período letivo, em fevereiro. Os estudantes não estão tendo aulas de português, disciplina considera essencial por especialistas.
A Secretaria de Educação explicou que as vagas para substituição das professoras foram apresentadas em contratações anteriores, mas não houve profissionais interessados. Ainda segundo a pasta, dois docentes serão encaminhados para a escola, e novas contratações ocorrerão na próxima segunda-feira.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/alunos-sem-livros-didaticos-em-jf-1.1441812

Nenhum comentário:

Postar um comentário