terça-feira, 14 de janeiro de 2014

PASSAGEM COMANDO DO 10º BI - MENSAGEM DE DESPEDIDA DO TEN CEL TAVARES

MENSAGEM DE DESPEDIDA

Excelentíssimo Sr Gen Ex FRANCISCO CARLOS MODESTO, Comandante Militar do Leste, em nome de quem cumprimento todos os oficiais dos Exército Brasileiro da Ativa aqui presentes.

Excelentíssimo Sr Gen Ex R1 RÔMULO BINI PEREIRA, antigo Chefe do Estado-Maior de Defesa e antigo Comandante da 4a Região Militar, na pessoa de quem cumprimento todos os oficiais da Reserva Ativa.

Excelentíssimo Sr SÉRGIO RODRIGUES, Vice-Prefeito do Município de Juiz de Fora, em cujo nome cumprimento todas as autoridades do Poder Executivo.

Excelentíssima Sra Dra MARIA DO SOCORRO LEAL, Juíza Auditora da 4a Circunscrição Judiciária Militar, na pessoa de quem cumprimento todos os membros do Poder Judiciário,

Ilustríssimo Sr Dr CLÁUDIO ROBERTO PESSOA DORNELAS, Delegado-Chefe da Polícia Federal em Juiz de Fora,

Ilustríssimo Sr Dra DANIELA MENDONÇA DE MELO, Procuradora-Chefe da Advocacia-Geral da União,

Srs Comandantes, Chefes e Diretores de OM das Guarnições de Juiz de Fora, Santos Dumont, São João del Rei e Belo Horizonte.

Sr ANTÔNIO DE PÁDUA INHAN Presidente da Associação dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira,

Demais autoridades e personalidades presentes, já nominadas no protocolo.

Senhoras e senhores.


SOLDADOS DA MONTANHA, BOA NOITE!


Inicialmente, gostaria de agradecer a presença de todas as Sras e Srs que abrilhantam esta cerimônia de passagem de comando. Agradeço, sobretudo, por abrirem mão do precioso tempo que dispõem para estarem aqui nesse momento de tanta importância para nós do 10o Batalhão de Infantaria.

O 10º Batalhão de Infantaria completou, em 2013, 125 anos de existência, desde a criação do 26º Batalhão de Infantaria – origem do 10º –, por ordem de Sua Alteza Imperial a Princesa Isabel, no ano de 1888. Desde aquela longínqua data, e mesmo antes dela, dezenas de oficiais vem se sucedendo no comando deste que é, sem dúvida, uma das mais tradicionais unidades do Exército Brasileiro.

 Da longa sucessão de comandantes do 10º RI e do 10º BI, destaco a presença entre do Cel Artur Domício de Araújo Guerra, e do Cel Eduardo Paiva Maurmann, respectivamente 12º e 17º Cmt do 10º BI, pessoas a quem presto meu mais profundo tributo de gratidão.

Diante da enormidade da história desse batalhão, os dois anos passados por este oficial no Comando, reduzem-se a uma fração.  O que para um homem pode significar muito, talvez a melhor parte de sua vida, na realidade representa um pequena parte da construção dessa admirável instituição chamada Exército Brasileiro que esse batalhão representa no dia de hoje.

Nesse contexto, o Comandante representa apenas uma peça na complexidade da estrutura que comanda. É, com certeza, importante, mas é antes de tudo um componente.  Pode ser aquele que mostra o caminho e, sobretudo decide, mas representa uma parte de um todo e é esse conjunto que realmente interessa.  Somos todos parte de uma equipe vencedora que baseia seu trabalho na fé, na humildade e na perseverança. Herdeiros de uma longa tradição de conquistas e protagonistas da História do Brasil.

Diante das Sras e Srs estão, de fato, aqueles que carregam nas costas e nos braços esse nobre batalhão. São gerações seguidas de oficiais, subtenentes e sargentos, cabos e soldados, homens e mulheres que, com seu trabalho anônimo e diuturno realizam as difíceis tarefas atribuídas às Unidades do Exército Brasileiro.

Quando se discute a finalidade de uma força armada, a primeira ideia que vem à mente é a preparação para a guerra.  Na realidade, esses homens e mulheres fazem muito mais do que isso. Eles são, de fato, construtores da Nação.  Como exemplo da diversidade de missões recebidas e bem cumpridas por este batalhão, destacamos: a pacificação de comunidades carentes no Rio de Janeiro, a segurança da Conferência Mundial sobre Meio Ambiente (Rio+20), a participação na Missão de Paz no Haiti, em dois contingentes; a segurança de Sua Santidade o Papa, na Jornada Mundial da Juventude, a segurança da Copa das Confederações e um sem número de ações subsidiárias.

Gostaria de destacar que, na humildade dos dois anos desse comando, procuramos trabalhar sempre orientados pelas diretrizes emanadas do escalão superior.  Baseamos nossas decisões nas diretrizes do excelentíssimo Sr Gen Enzo, Comandante do Exército, do Comandante Militar do Leste, Gen Modesto, do Comandante da 4ª Região Militar, Gen Magalhães, do Comandante da 1ª Divisão de Exército, Gen Abreu e do Comandante da 4ª Bda Inf L (Mth), Gen Brito.  A todas essas autoridades agradeço, em nome do 10º, por ter-nos atribuído tão nobres missões, e também por nos ter proporcionado os meios materiais para que pudéssemos cumpri-las. Muitíssimo obrigado pela confiança depositada em nós soldados da montanha. Relembro agradecido, ainda, o suporte dispensado pelo Gen Ilídio, ex-Comandante da 4ª RM, e pelo Gen Rêgo Barros, ex-Comandante da 4ª Bda Inf L (Mth).

Agradeço às autoridades do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, do Ministério Público, da Advocacia-Geral da União, da Polícia Federal, da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros.  Todos os senhores e senhoras foram parceiros valiosíssimos que contribuíram para que pudéssemos ter chegado onde chegamos.  Destaco que a experiência no comando ensinou a esse oficial o quão difícil é, nos dias de hoje, assumir posição de liderança em nossa sociedade.  Guardo por todos os senhores e senhoras a mais profunda admiração. Que Deus continue iluminando suas decisões. Foi uma honra ombrear com tão valorosos líderes.

Aos meus caríssimos companheiros comandantes, chefes e diretores de unidades das Guarnições de Juiz de Fora, Santos Dumont, S. João Del Rei e Belo Horizonte meu muito obrigado pela maneira fraterna e cordial com que conviveram conosco e pelo apoio inconteste em todos os momentos.  Perseverem na fé e na missão. Os desafios são grandes, mas a satisfação do dever cumprido é maior ainda.

Aos meus caros amigos do Circulo Militar de Juiz de Fora, da Associação de Subtenentes e Sargentos, da Associação de Veteranos da FEB, da Poupex, dos órgãos de imprensa e das demais entidades que apoiaram o 10º, o meu sincero agradecimento. Que a amizade e a cooperação permaneça sempre entre nós.

Aos meus diletos assessores, gostaria de demonstrar meu respeito e admiração.  Destaco em especial os oficiais de Estado-Maior.  Eles foram incansáveis na busca de ótimos resultados, além de terem sido valiosíssimos na medida em que apresentavam pontos de vista diversos e coerentes que facilitaram muito a tomada de decisão, na medida em que ampliaram a percepção da realidade. Contem sempre comigo.

Nos dois anos de comando, tivemos momentos de muita dificuldade, quando a falta de pessoal dificultou o cumprimento das missões. Neste sentido, por dever de justiça, agradeço o esforço desempenhado pelo Ten Cel Gerken, Major Almeida, Major Silveira, Major Aldir, Major Garcia, Major Queirod, Major Souza Lima, Cap Cestaro, Cap Rotatori, Cap Petrônio, Cap Marzullo e Ten Aurélio.  Todos foram fundamentais para que pudéssemos, como uma equipe, aperfeiçoar os processos e garantir que os resultados fossem atingidos dentro dos mais rigorosos critérios previstos nos preceitos da administração pública.

Agradeço também a todos os oficiais, subtenentes e sargentos que, compondo as várias e coesas equipes que constituem esse batalhão ajudaram a conquistar os objetivos e a ir além dos resultados esperados. Em particular, agradeço aos meus auxiliares diretos, o 2º Sgt Rogério, o Cb Evandro, o Cb  Rafael Sousa e o Cb Villela, pelo dedicação, discrição e profissionalismo.

À Banda de Música do Batalhão que nos entusiasma e mantém elevado o moral da tropa, além de agradecer desejo continuado sucesso. Vocês fizeram a diferença.

Agradeço, muito especialmente, à minha esposa e aos meus filhos que souberam “tocar a vida” muitas vezes na ausência do pai.  Destaco o esforço realizado por minha esposa que, além de tudo que se espera de uma mulher de militar, foi uma profissional exemplar, apesar das inúmeras dificuldades decorrentes de nossa profissão.  Nunca pude te prometer uma vida tranquila, apenas obstáculos a superar e isso nos tem feito fortes.

Encerrando minhas palavras, concluo que aprendi mais do que ensinei.  Hoje estou mais maduro e consciente de minhas fraquezas e do quanto dependo dos meus superiores, dos meus irmãos de armas, dos meus subordinados, da minha família e dos meus amigos.

Ao meu amigo Pimentel, à Ana e ao João Vitor desejo muito sucesso e felicidade.  Que vocês sejam tão felizes quanto eu, a Roberta, o Luca e o Pietro fomos aqui em Juiz de Fora. Que a amizade e o calor humano das Minas Gerais os conquistem como fizeram conosco.  Deus os abençoem na nova jornada e que os percalços sejam apenas motivadores para prosseguir no caminho.

Muito obrigado.


SOLDADOS DA MONTANHA, PARA FRENTE E PARA O ALTO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário