sexta-feira, 8 de novembro de 2013

JUIZ DE FORA CARNAVAL DE 2014 - UM PERIGO NÃO ACONTECER

08 de Novembro de 2013 - 18:29


O Corpo de Bombeiros interditou nesta sexta-feira (8) as quadras das escolas de samba Mocidade Independente do Bairro Progresso, Juventude Imperial, Vale do Paraibuna e Rivais da Primavera. 
Segundo o tenente Santana, da 5ª Companhia de Prevenção e Vistoria do Corpo de Bombeiros, todas as quatro agremiações estavam com processo tramitando há mais de dois anos. "Elas sofreram uma advertência escrita e duas multas. Ainda assim, não regularizaram sua situação. Mediante essa situação de inércia chegou à interdição", explica. Segundo o tenente, as escolas precisam elaborar um projeto de prevenção contra incêndio e pânico, que deverá ser analisado, colocado em prática e depois aprovado em vistoria. "Existe maneira de elas se recuperarem. Só depende delas", comenta o bombeiro, afirmando que os trâmites são rápidos e, até o final de dezembro, tudo pode ser resolvido.
De acordo com o superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, as interdições já haviam sido anunciadas pelo Corpo de Bombeiros, e agora a situação do carnaval de 2014 será discutida. "Precisamos sentar e negociar com a Liga das Escolas de Samba. Aguardo um posicionamento deles. Esse fechamento independe da Funalfa, e a Prefeitura não tem poder sobre os bombeiros", observa, pontuando que os trabalhos para que o desfile do próximo ano aconteçam já estão sendo feitos.
Menos sete agremiações
As quatro escolas fechadas nesta sexta-feira somam-se a Acadêmicos do Manoel Honório, Turunas do Riachuelo e Real Grandeza, interditadas em outubro. Dessa forma, das 13 agremiações (seis escolas do Grupo A, seis do Grupo B e uma do Grupo C) que confirmaram presença no desfile do próximo ano, sete estão impedidas de abrirem suas quadras. De acordo com o diretor de comunicação da Liga, Fernando Baldioti, a situação é complicada e merece atenção. "Estamos tentando mobilizar a sociedade para conseguirmos autorização para permitir os ensaios e o almoço", diz, afirmando que todas as agremiações já estão com seus projetos prontos e profissionais contratados. Baldioti destaca, ainda, que os CDs já foram gravados e aguardam a situação se resolver para que sejam lançados.

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 09.11.13


De 19 marcas de azeite extravirgem testadas, quatro sequer podem ser consideradas azeite

A Proteste – Associação de Consumidores testou 19 marcas de azeite extravirgem e constatou que quatro (Figueira da Foz, Tradição, Quinta d’Aldeia e Vila Real) não podem nem ser consideradas azeites, e sim uma mistura de óleos refinados. Menos da metade dos produtos avaliados, apenas oito, apresentam qualidade de extravirgem. São eles: Olivas do Sul, Carrefour, Cardeal, Cocinero, Andorinha, La Violetera, Vila Flor, Qualitá. Os outros sete (Borges, Carbonell, Beirão, Gallo, La Espanhola, Pramesa e Serrata) são apenas virgens. Dos quatro testes que a entidade já realizou com esse produto, este foi o com o maior número de fraudes contra o consumidor.
As propriedades antioxidantes do azeite de oliva são o principal atrativo do produto, devido ao efeito benéfico à saúde. Mas para que o azeite mantenha suas características, é importante que ele não seja misturado a outras substâncias. Os quatro produtos desclassificados pela entidade são, na verdade, uma mistura de óleos refinados, com adição de outros óleos e gorduras. Em diversos parâmetros de análise, essas marcas apresentaram valores que não estão de acordo com a legislação vigente. Os testes realizados indicaram que os produtos não só apresentam falta de qualidade, como também apontaram a adição de óleos de sementes de oleaginosas, o que caracteriza a fraude.
Outros sete não chegam a cometer fraude como esses, mas também não podem ser vendidos como extravirgens. A entidade ressalta que o consumidor paga mais caro, acreditando estar comprando o melhor tipo de azeite e leva para casa um produto de qualidade inferior.
É considerado fraude o produto vendido fora das especificações estabelecidas por lei. Para as análises, foram considerados parâmetros físico-químicos para detectar possíveis adulterações: espectrofotometria (presença de óleos refinados); quantidade de ceras, estigmastadieno, eritrodiol e uvaol (adição de óleos obtidos por extração com solventes); composição em ácidos graxos e esteróis (adição e identificação de outros óleos e gorduras); isômeros transoleicos, translinoleicos, translinolênicos e ECN42 (adição de outras gorduras vegetais).
A entidade vai notificar o Ministério Público, a Anvisa e o Ministério da Agricultura, exigindo fiscalização mais eficiente. Nos três testes anteriores foram detectados problemas. Em 2002, foram avaliados os virgens tradicionais e foi encontrada fraude. Em 2007, a situação se repetiu com os extravirgens. Em 2009, uma marca que dizia ser extravirgem não correspondia à classificação. Para a Proteste, isso demonstra que os fabricantes ainda não são alvos da fiscalização necessária.
A reportagem procurou os quatro fabricantes dos óleos desclassificados. A importadora do óleo Quinta d’Aldeia não possuía porta-voz imediatamente disponível para comentar o assunto. As outras três marcas não tiveram representantes localizados.
(FONTE: O Globo)

Mundial de Pentatlo Militar vai reunir 180 atletas no Rio

A partir do próximo sábado (9) e até o dia 18 de novembro, acontece o 60º Campeonato Mundial de Pentatlo Militar. A competição, organizada pelo Ministério da Defesa por meio do seu Departamento de Desporto Militar (DDM), ocorre no Rio de Janeiro e vai reunir 180 atletas de 29 países. Trata-se do maior evento esportivo militar do ano. 
As provas serão realizadas em dois locais: no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN) e no Complexo Esportivo de Deodoro, na Vila Militar, ambos situados na Avenida Brasil. É a quinta vez que o Brasil recebe o mundial e esta edição está sendo tratada de maneira especial. 
Para o presidente do DDM, general Fernando Azevedo e Silva, a realização da competição marca um momento ímpar para o país, uma vez que os grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, ajudam na projeção junto à comunidade internacional. "O mundial de pentatlo militar é uma boa chance de mostrarmos a capacidade do Brasil em organizar competições esportivas", explica. "É bom lembrar que boa parte das instalações do evento será usada na preparação de atletas brasileiros para as Olimpíadas de 2016", destaca Azevedo e Silva. 
As competições do 60º Campeonato Mundial começam na manhã do dia 11 com a prova de tiros. No dia seguinte será a vez da corrida de obstáculos. Três modalidades ocuparão a programação dos outros três dias: natação com obstáculo, lançamento de granada, além de corrida em terreno irregular. 
O esporte 
Considerado o principal esporte do Conselho Internacional do Desporto Militar (CISM), o pentatlo militar é dividido em cinco provas: tiro, natação, lançamento de granada e corridas, com obstáculos e em terreno irregular.Cada país é representado por uma equipe de seis atletas homens e quatro mulheres. Os quatro melhores homens e as três melhores mulheres contam pontos para a classificação geral por equipe. Cada competidor tem que realizar as cinco provas. 
Equipe brasileira 
Tradicionalmente, a China é favorita em mundiais. Suas equipes nacionais já ganharam o campeonato por 41 vezes. O Brasil também tem chance. Já conquistou o título sete vezes e por outras 16 foi o vice-campeão. A última classificação significativa foi em 2011, quando a equipe brasileira ficou em 3º lugar.
Para este ano, além de ter feito um bom preparo, a equipe brasileira ficou em primeiro lugar masculino e feminino no Campeonato Sul-americano de Pentatlo Militar, no Peru. "Podemos estar entre as cinco melhores equipes e ter um atleta entre os três primeiros da categoria individual", ressalta o diretor do DDM.

Erro no Facebook impede usuário de ver perfis e administrar páginas de fãs

Thiago Barros

Facebook passa por novos problemas de acesso na tarde desta sexta-feira (8). Vários usuários relataram que o conteúdo de posts nos seus perfis não apareciam. A ferramenta que administra páginas de fãs também ficou fora do ar, gerando muitas reclamações. A rede social disse por meio da assessoria de imprensa que investiga as causas e que já solucionou o problema para a maioria dos usuários. Às 15h30min, a rede voltou a exibir perfis e páginas de fãs.
O Facebook reconheceu os problemas em uma nota. "Hoje mais cedo tivemos um problema que privou alguns usuários de carregar a Linha do Tempo ou o conteúdo de algumas páginas por um breve período", afirmou o Facebook. " Resolvemos o problema rapidamente e o conteúdo está de volta ao normal. Lamentamos qualquer inconveniente", completou a rede.
Nos perfis pessoais (páginas com a estrutura facebook.com/nomedousuario), foram exibidas mensagens de erro, como na foto abaixo: "Desculpe-nos, mas a página não foi carregada corretamente. Por favor, tente novamente". Mesmo tentando de novo, atualizando a página ou fechando e abrindo outra vez, o problema continuava a incomodar usuários do site.

PF prende 4 homens e tira de circulação 20kg de crack

08 de Novembro de 2013 - 16:09



Por Tribuna

Quatro pessoas foram presas e 20kg de crack e R$ 190 mil em dinheiro foram apreendidos na noite desta quinta-feira (7), durante ação da Polícia Federal (PF) de Juiz de Fora. A droga foi encontrada no porta-malas de um veículo Fiat Uno na MG-133, perto de Rio Pomba. No carro estavam três homens de Juiz de Fora de 20, 24 e 26 anos. Segundo apuração da PF, o crack, que estava embalado em tabletes, seria distribuído na cidade.
Após a apreensão, os policiais federais se encaminharam para Visconde do Rio Branco, na casa de um homem de 42 anos que seria o proprietário do entorpecente. Em sua casa, foram encontrados os R$ 190 mil além de um revólver calibre 38 e munições. Os quatro homens foram presos e encaminhados ao Ceresp. Em Visconde do Rio Branco, a ação contou com o apoio de homens do 21º Batalhão da PM de Ubá.

HOTÉIS TÊM 48 HORAS PARA EXPLICAR PREÇOS ABUSIVOS NAS DIÁRIAS

Por: 

As redes hoteleiras terão de esclarecer em 48 horas a razão da cobrança abusiva nas diárias no período da Copa do Mundo em 2014. A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça, notificou as principais empresas e pediu valores médios das diárias cobradas nas 12 cidades-sedes em eventos comemorativos.
A medida ocorreu por causa de uma série de denúncias órgãos de Proteção e Defesa do Consumidor, em que foram abordados indícios de aumento abusivo de preços e violação das normas de proteção ao consumidor. Receberam notificações as redes Accor, Choice, Louvre, Blue Tree, Nacional Inn, Wyndham, IHG e Bourbon.
O diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, Amaury Oliva, disse que “o turista é um consumidor que precisa de uma proteção especial porque está fora da sua cidade ou país”.
As 12 cidades-sede estão sendo visitadas pela Secretaria Nacional do Consumidor e por membros do comitê, com o objetivo de mapear os preços e qualidades dos serviços oferecidos aos turistas, como os serviços dos hotéis, restaurantes e aeroportos.

ASSASSINOS DE POLICIAL FEDERAL VÃO PASSAR 21 ANOS NA CADEIA

Por: 

Wilton foi assassinado enquanto visitava o túmulo dos pais
Os três acusados de matar o policial federal Wilton Tapajós Macedo no cemitério Campo da Boa Esperança, em Brasília, foram condenados à prisão de 21 anos e 6 meses pelos crime de latrocínio. De acordo com a sentença, o “crime teve consequências gravíssimas” e os criminosos não poderão recorrer em liberdade.
O quarto envolvido foi acusado apenas pelo crime de receptação e o tempo de cadeia será de apenas um ano, em regime aberto.

Tenente do Exército que desviou 78 mil tem pena mantida

Quinta-feira, 07 de novembro de 2013
O oficial trabalhava como tesoureiro e comandava um esquema de falsificação de documentos contábeis e assinaturas de colegas para desvio de dinheiro público. Durante mais de um ano, o militar apropriou-se de cerca de R$ 78 mil.
Tenente que desviou 78 mil tem pena mantida
Nesta quinta-feira (7), o Superior Tribunal Militar realizou novo julgamento a pedido da defesa do militar. No entanto, a Corte manteve o entendimento anterior que condenava o réu a dois anos e 09 meses de prisão.
As fraudes ocorreram no período de julho de 2007 a setembro de 2008, na sede do 3º Regimento de Cavalaria de Guardas, em Porto Alegre. Atuando como tesoureiro da unidade, o oficial expediu Notas de Empenho com a descrição de serviços que de fato não ocorreram. Para dar veracidade aos documentos, o militar falsificava também as assinaturas de outros militares.
Em seguida o estelionatário emitia ordens bancárias em nome de uma empresa que supostamente havia realizado os serviços. De acordo com a denúncia, os pagamentos eram feitos ao respectivo empresário após apresentar notas fiscais frias à administração militar. No entanto, os valores eram repassados ao militar logo após serem sacados da conta da empresa, mediante apenas o desconto dos impostos.
Pelos indícios colhidos durante as investigações, o empresário foi absolvido por não haver provas de que ele teria se beneficiado com o esquema. Segundo declarações do próprio empresário, ele teria sido convencido pelo tenente de que as notas fiscais serviriam para realizar pagamentos a empresas que estavam em situação contábil irregular, mas que teriam prestado serviço ao Regimento.

Derrubada liminar que cancelava contratos do 'Poupança jovem'

08 de Novembro de 2013 - 07:00



O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJ-MG) suspendeu a liminar que cancelava o contrato dos educadores do Poupança Jovem, bem como o processo de seleção que os contratou, em julho deste ano. O programa trabalha atividades com jovens, a fim de evitar a evasão escolar. O entendimento foi de que, por se tratar de uma iniciativa que incentiva a frequência dos jovens nas escolas, as discussões não deveriam ser conduzidas mediante interrupção dos trabalhos. Com isso, o programa já foi normalizado na cidade, e os educadores sociais seguem exercendo suas atividades nas escolas municipais de Juiz de Fora.
A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) e a Associação Desportiva Juiz de Fora (ADJF), que estão à cargo da execução do "Poupança Jovem" no município, foram acionadas por suspeitas de irregularidades na contratação de funcionários. Segundo candidatos preteridos no processo de seleção, a PJF e a ADJF não teriam publicado edital nem estabelecido critérios claros a serem cumpridos na divulgação dos profissionais escolhidos, mesmo sendo o processo seletivo destinado a preencher cargos pagos com dinheiro público. A Prefeitura argumenta que a ADJF é uma entidade de direito privado, com autonomia para contratar de acordo com os próprios critérios.

Papai Noel dos Correios tem cerca de 5 mil cartas em Juiz de Fora

Cartinhas podem ser consultadas a partir de segunda-feira (11).
Interessadas devem procurar o 'Cantinho do Papai Noel' na agência central.


Pelo menos cinco mil cartas da campanha Papai Noel dos Correios estarão disponíveis em Juiz de Fora a partir de segunda-feira (11). Interessadas devem procurar o 'Cantinho do Papai Noel', na agência central, na Rua Marechal Deodoro, 470, no Centro. De acordo com informações da instituição na cidade, o número é parcial, pois o cadastramento das cartas ainda não foi finalizado.
O horário de funcionamento do 'Cantinho do Papai Noel' é de segunda a sexta, das 9h às 17h e, aos sábados, das 9h às 12h. O lançamento oficial da campanha terá a chegada do Papai Noel na quinta-feira (14), às 10h, na mesma agência.

Suposto pastor de JF aplica golpe em empresário de Rondônia

08 de Novembro de 2013 - 12:52


Vítima pegaria empréstimo de R$ 1,2 milhão com pastor, que exigiu US$ 90 mil de caução, mas entregou dinheiro falso ao empresário

Por Tribuna


Um empresário do interior do Estado de Rondônia perdeu US$ 90 mil em um golpe aplicado por um suposto pastor de Juiz de Fora. A vítima, que está hospedada em um hotel na Avenida Getúlio Vargas, acionou a Polícia Militar após receber uma maleta com dinheiro falso. O empresário, que atua no ramo da construção de casas populares, contou aos policiais que o suposto pastor lhe foi apresentado por um terceiro como um possível investidor. O suspeito teria prometido emprestar R$ 1,2 milhão ao empresário, sem cobrança de juros. O valor seria proveniente da própria igreja do pastor. As duas únicas condições impostas por ele seria que o empréstimo fosse pago futuramente em dólares e que o empresário lhe entregasse, a título de caução, US$ 90 mil. Após um encontro em Juiz de Fora, há cerca de 20 dias, para acertar os trâmites da transação, os envolvidos marcaram a entrega do dinheiro em um quarto de hotel na Avenida Getúlio Vargas, no Centro, para esta sexta-feira (8).
Conforme relato do empresário aos policiais, o pastor entregou uma maleta com supostamente R$ 1,2 milhão. A vítima conferiu o dinheiro que estava por cima, e o suspeito foi embora. Ao rever todo o valor, o empresário constatou que a maior parte do dinheiro era falsa. As notas de cem reais estavam com a inscrição "sem valor" e "jogos de mesa", configurando falsificação grosseira. Apenas R$ 1.200 que estavam por cima na maleta e uma nota retirada pelo próprio golpista do meio do montante eram em cédulas verdadeiras.
A Polícia Militar registrou a ocorrência, que foi encaminhada à Polícia Federal. O homem que intermediou o encontro, uma liderança indígena, estava no hotel no momento em que a PM chegou. O suposto pastor ainda não foi localizado. De acordo com o comandante de policiamento do 2º Batalhão, tenente Eliel Eloi, esse tipo de estelionato é comum, mas o caso chamou a atenção pelo alto valor do falso empréstimo e pelo fato de a vítima ser de um estado bastante distante de Minas Gerais.

'É um desperdício de todas as noites e dias do ano', diz Alexandre Garcia

Prédios públicos com luzes acesas de madrugada em Brasília são comuns.
'Nós, contribuintes, pagamos. É o retrato do desrespeito', lamenta.


Justiça seja feita, há outros lugares com as luzes acesas de madrugada. Pelo menos as lâmpadas estão espalhando luz no serviço público. Trabalham noite e dia, não param nas férias nem em feriados. Se bem que no fim do mês também apresentam a conta ao contribuinte.
Agora de manhã, vindo para o Bom Dia Brasil, ainda encontrei as luzes acesas, não só nos prédios da Câmara e do Senado, mas também no Palácio do Planalto, Palácio de Justiça e Itamaraty - esses com algumas luzes acesas além da iluminação dos saguões térreos.
Em muitos prédios dos ministérios, pontilhavam janelas mostrando luz, quando o céu já dava sinais de chegada do dia. Totalmente apagados estavam os prédios do Ministério da Defesa e do Ministério das Minas e Energia - esse foi coerente.
É bom lembrar que isso não é de hoje. É um desperdício todas as noites - e dias - do ano. Nós todos, contribuintes, pagamos. É o retrato do desrespeito.
Enquanto isso, e agora por causa do horário de verão, registro que também encontro, ao vir para a Globo, muitos meninos e meninas esperando o ônibus velho para ir à escola que precisa de reforma, na escuridão e no frio da madrugada, muitos mal agasalhados. Para esses, está faltando a luz que sobra nos palácios.

Ex-aluna do Colégio Militar de Porto Alegre treina na mais prestigiada Academia Militar da América

Porto-alegrense Kizzy Fernanda Terra Ferreira dos Reis                                                                   Foto: Arquivo pessoal / Asrquivo pessoal
Desde o início do ano, o lar da gaúcha Kizzy Fernanda Terra Ferreira dos Reis é West Point, a mais prestigiada Academia Militar da América, localizada a 80 quilômetros de Nova York, nos Estados Unidos. Ela estuda como intercambista no centro de formação de cadetes com dois séculos e meio de existência. 

Filha de um servidor público estadual e de uma professora do município de Porto Alegre, Kizzy não se imaginava vestindo farda. Até a adolescência era uma garota como as outras, com um incomum pendor para a matemática. Foi então que, em busca de bom preparo para o vestibular, conseguiu uma disputada vaga no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA). 

Entrosada na mescla de estudo rigoroso e disciplina castrense, teve aprovação simultânea, aos 17 anos, em três rigorosas instituições de ensino militares (da Marinha, da Aeronáutica e do Exército). Optou por este último, ao cursar o Instituto Militar de Engenharia. E não parou aí.



Aos 21 anos, Kizzy é a primeira gaúcha a participar da missão brasileira de intercâmbio de estudos e treinamento militar em West Point, que está em sua terceira edição. Chegou lá a partir de seu desempenho escolar em 2012, quando estava no 3º ano do Ensino Médio. 

No início deste ano, em seu primeiro período em West Point, participou de uma tradicional competição militar, a Sandhurst, que congrega alunos militares do mundo inteiro. 

Para ser escolhida como representante do IME na disputa, a gaúcha participou de uma seleção interna no IME, com testes físicos dignos de um Rambo: incluíam corrida, flexões, abdominais e sustentação na barra. Kizzy obteve o primeiro lugar e se habilitou a ser primeira representante oriunda do Colégio Militar de Porto Alegre a participar desse torneio militar internacional. A competição envolve homens e mulheres, algo incomum no Brasil.

Desde julho, o mundo de Kizzy virou um quartel gigante. Recebe instruções teóricas e práticas de orientação diurna e noturna. De tiro de fuzil, de morteiro e de artilharia. De comunicações por rádio e fio. Faz patrulhas, corre em pista de obstáculos, treina combate urbano e subida por cordas e, quando já não aguenta mais, vem mais exercício. Ao final da uma das atividades de campo, por exemplo, teve de fazer uma corrida de aproximadamente 12 quilômetros, a tradicional "Run Back". Agora veio uma fase mais teórica, de estudos de computação. 

SENADOR LAMENTA FUGA DE TALENTOS DAS FORÇAS ARMADAS

Brasil - Data de publicação 07/11/2013 07:57

Lamentando a fuga de talentos nas Forças Armadas brasileiras Vital do Rêgo defende valorização no setor

Lamentando a fuga de talentos nas Forças Armadas brasileiras Vital do Rêgo defende valorização no setor
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do qual o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) é titular, realiza nesta quinta-feira (07) às 10h audiência pública com objetivo de discutir e buscar soluções para os baixos valores dos orçamentos das Forças Armadas previstos para 2014.

O senador lamentou a fuga de talentos nas Forças Armadas brasileiras causada por baixos salários e pela demora na progressão da carreira. Para tentar evitar mais perdas de oficiais para a iniciativa privada, a CRE do qual o parlamentar é titular convocou os comandantes das três Forças: Almirante-de-Esquadra Júlio Soares de Moura Neto; General-de-Exército Enzo Martins Peri; e Tenente-Brigadeiro-do-Ar, Juniti Saito; além do secretário-geral do Ministério da Defesa, Ari Matos Cardoso, para discutir e buscar soluções para os baixos valores dos orçamentos das Forças Armadas previstos para 2014.

Vital do Rêgo já tinha convocado em recente pronunciamento no Senado o Ministério da Defesa a encampar uma luta pela recomposição salarial dos militares. Na oportunidade o senador citou reportagem do jornal Correio Braziliense para informar que, só no ano passado, 249 oficiais abandonaram a carreira. O número de desistências mais que dobrou nos últimos dez anos. Segundo o senador, a "falta de valorização" é a principal crítica.

“Entristece todos nós, e talvez entristeça principalmente a ele [militar] porque seu amor à farda passa a ser menor que a necessidade de buscar na iniciativa privada mais qualidade de vida por força do salário”, comentou Vital do Rêgo.

O parlamentar também lembrou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/11, do senador licenciado Marcelo Crivella, que permitiria aos profissionais de saúde das Forças Armadas acumular funções, a exemplo dos demais servidores civis. O objetivo, ressaltou Vital do Rêgo, é "acumular salário ao soldo". A matéria encontra-se com o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Formação

O senador destacou o volume de despesas na formação dos quadros das Forças Armadas, caso do Piloto de Aeronáutica, cujo treinamento custa algo em torno de R$ 1, 2 milhão. Profissional com salário que "não corresponde à sua qualificação", observou Vital do Rêgo ao citar o alto padrão das escolas militares brasileiras.

O senador observou que o Brasil encontra-se num importante momento de renovação de aeronaves de caça e submarinos. Também reforça a defesa antiaérea nacional e valoriza a transferência de tecnologia de última geração.

“Perde-se precisamente o elemento mais importante de todo esse programa, o talento humano”, lamentou Vital.

A evasão dos militares é influenciada pelas chamadas "vantagens do mundo civil", comparou o senador, contra uma modesta aposentadoria e frequentes transferências de domicílio.

“Apresento o problema e o faço como questionamento e bandeira, no sentido de valorizar o papal das Forças Armadas neste momento em que estamos querendo dar competitividade ao nosso país”, enfatizou.

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

17º Batalhão de Logístico – Dia do Material Bélico


Juiz de Fora (MG)
No dia 30 de Outubro, o 17º Batalhão de Logístico sediou as comemorações do Dia do Material Bélico no âmbito da 4ª Brigada de Infantaria Leve – Montanha, presididas pelo comandante da Brigada, General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho, que contou com a presença de ex-combatentes, autoridades civis, militares, ex-integrantes da Unidade, convidados e familiares.
Foto: ST Brandi
Foto: ST Brandi

www.exercito.mil.br

JORNAL DIÁRIO REGIONAL - 08.11.13


Forças Armadas apontam 'furo' de R$ 13,6 bilhões no orçamento de 2014


A carência de recursos para gastos estratégicos das Forças Armadas foi debatida na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado, em audiência conjunta com a comissão homônima da Câmara dos Deputados. Os comandantes da Marinha, almirante-de-esquadra Júlio Soares de Moura Neto; do Exército, general-de-exército Enzo Martins Peri; e da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Juniti Saito, participaram do encontro.
Em nota técnica encaminhada à comissão, os militares relatam um cenário de extrema penúria e  apontam uma diferença de aproximadamente R$ 13,6 bilhões entre o que as três armas avaliam como o mínimo necessário para 2014 e os recursos previstos na proposta orçamentária encaminhada ao Congresso. O programado soma cerca de R$ 16,2 bilhões, enquanto as necessidades superam R$ 29,8 bilhões.
Na nota, os militares alertam que os recursos são insuficientes até mesmo para o custeio das atividades de rotina, como a manutenção de equipamentos, e ficam muito distantes de atender aos projetos que fazem parte da Estratégia Nacional de Defesa.
Ao chegar, o comandante da Marinha informou que a força foi contemplada com cerca de R$ 5 bilhões, enquanto o adequado seria pelo menos R$ 7 bilhões. Entre as prioridades, Júlio Soares de Moura Neto citou projetos dos programas Amazônia Azul e Prosub, considerados essenciais na estratégia de defesa marítima, inclusive em razão dos interessas nacionais na área do pré-sal.
O Prosub, que prevê a construção de quatro submarinos convencionais e outro de propulsão nuclear, foi mencionado no início da reunião pelo presidente da CRE, senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES). Ele observou que o programa desenvolvido em parceria com o governo francês também inclui uma unidade de fabricação de estruturas metálicas e um complexo de estaleiro e base naval, onde os navios serão mantidos e apoiados, em Itaguaí (RJ).
Ferraço, que visitou na semana passada três cidades francesas onde se desenvolvem componentes dos projetos, observou que a cooperação militar recebeu impulso nos últimos anos com a disposição do parceiro em proporcionar transferência de tecnologia como premissa para aquisição de equipamentos.
Segundo ele, o acordo para a construção dos cinco submarinos é emblemático. Destacou a expertise da Marinha francesa na construção de cascos capazes de resistir a altas profundidades. Já a parte nuclear, que inclui o reator de propulsão, uma tecnologia já dominada pela Marinha do Brasil, está sob a responsabilidade de engenheiros brasileiros.
– O Prosub significa de fato um divisor de águas e um marco de extraordinárias consequências para a indústria de defesa nacional, graças aos importantes avanços em termos de cooperação tecnológica que poderá proporcionar ao país – disse Ferraço, em defesa do programa.
Operacionalidade
A audiência com os comandantes das Forças Armadas foi solicitada por diversos integrantes da comissão. Nos últimos dias, alguns já se pronunciaram com o objetivo de alertar para as restrições orçamentárias enfrentadas pelo setor, como o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP). Em Plenário, na semana passada, ele disse temer que o Exército, Marinha e Aeronáutica não consigam fazer investimentos que os mantenham em um "patamar mínimo de operacionalidade".
O senador contrastou essa escassez de recursos nas três forças com a renúncia fiscal do governo para estímulo à economia, especialmente a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Somente com as desonerações em favor da indústria automobilística e da “linha branca”, conforme Aloysio, o Tesouro deixou de arrecadar cerca de R$ 40 bilhões este ano.
– É importante gravarmos esses números para compararmos esse montante com as sucessivas reduções e cortes orçamentários sofridos pelas nossas Forças Armadas – afirmou.

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 08.11.13


JORNAL DIÁRIO REGIONAL - 07.11.13


Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) – Brevetação


Juiz de Fora (MG)
No dia 26 de outubro, o 10º Batalhão de Infantaria realizou a cerimônia de brevetação dos novos combatentes de montanha, na qual foram brevetados militares das Organizações Militares (OM) sediadas em Juiz de Fora, São João Del Rey, Petrópolis e Santos Dumont, que realizaram o Estágio Básico de Combatente de Montanha no ano de 2013. 
Os militares destaques de cada OM foram brevetados pelo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), General de Brigada Francisco Mamede de Brito Filho, e receberam uma placa de seus respectivos comandantes.
Foto: Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha)
Foto: Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha)

www.exercito.mil.br

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 07.11.13


JORNAIS PELO BRASIL




quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Morre aos 92 anos o ator Jorge Dória



Dória estava afastado dos palcos e da TV desde 2005, após ter um AVC.
Carreira inclui mais de 80 participações em filmes, teatro e novelas.

Do G1 Rio
Morreu, aos 92 anos, o ator Jorge Dória, na tarde desta quarta-feira (6). Ele estava internado desde 27 de setembro, no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Barra D´Or, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, ele morreu após complicações cardiorrespiratórias e renais.
O corpo do ator será sepultado nesta quinta-feira (7), no Memorial do Carmo, no Caju, Zona Portuária do Rio. O velório, na Capela 1, foi confirmado para a noite desta quarta-feira, de acordo com a viúva do ator, Isabel Cristina Gasparin.
Jorge Dória Cronologia (Foto: G1)
Fileto Pires Ferreira, de 95 anos, é o único irmão vivo. Ele tinha uma outra irmã já falecida. "Lamentamos muito. Deixa uma lembrança cheia de vida e inteligência", disse Fileto. Ele lembrou da infância dos dois e da atuação do irmão no teatro.
"Ele era dono dos cacos nas peças teatrais. Sabia o momento e sempre fazia isso com grande talento e com alegria". Fernando Gasparin, cunhado do ator, lembrou a lado alegre de Dória. "Ele fazia o trágico virar cômico", recordou Gasparin.
Em 2005, Jorge Dória se afastou dos palcos e da TV por problemas de saúde, decorrentes de um acidente vascular cerebral. Seu último papel foi no humorístico “Zorra Total”, da TV Globo.
Início nos anos 1940

Dória iniciou sua carreira artística na década de 40. De acordo com o depoimento que deu ao Memória Globo, em 2002, sua estreia no cinema foi no melodrama “Mãe”, de 1947, do radialista Teófilo Barros.
Com uma carreira que inclui mais de 80 participações em filmes, teatro, novelas e seriados, o ator se destacou na comédia, na primeira montagem de “A gaiola das loucas”, de 1974, baseado no texto do autor francês Jean Poiret.
Na TV, o ator teve destaque em 1970, na extinta TV Tupi. Três anos depois fez sua estreia na TV Globo na primeira versão da “A grande família”, interpretando o funcionário público Lineu, hoje vivido por Marco Nanini.
Homenagem exibida pelo programa “Vídeo Show”, em 2010, mostrou que Dória foi o Ambrósio de “O noviço”, seu primeiro personagem em novelas na Globo, em 1975. Em 1978, foi o protagonista de “O pulo do gato”. Era o playboy decadente e mulherengo Bubi Mariano, famoso por frases como “Marilyn Monroe, saímos algumas vezes”.
Em 1990, fez “Meu bem meu mal”. Outro personagem marcante foi o Conselheiro Vanoli, da novela “Que rei sou eu?”, de 1989 (veja no vídeo abaixo). A interpretação lhe rendeu o prêmio de melhor ator pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Dória participou das novelas “Deus nos acuda”, “Era uma vez”, “Olho no olho”, “Zazá” e “Suave veneno”. Por conta da fama de se dar bem em comédias, foi convidado para participações especiais nos seriados “Sai de baixo” (1998) e “Os normais” (2001), quando viveu o pai de Rui (Luiz Fernando Guimarães).
No "Zorra Total", interpretava Maurição, pai machista de Alfredinho (Lúcio Mauro Filho). Seu bordão era “Mas onde foi que eu errei?”, em alusão ao fato de o filho se vestir de mulher, chamá-lo de “papi” e usar gírias faladas por gays.

Teatro e cinema

No teatro, teve destaque em “Procura-se uma Rosa”, na década de 60. A peça era escrita por Vinicius de Moraes, Pedro Bloch e Gláucio Gill, com direção de Léo Jusi. Nos anos 70, ficou conhecido por produzir suas peças (como “Freud explica, explica” e “O senhor é quem?”).
A década seguinte no teatro foi marcada por parcerias com o diretor Domingos de Oliveira. Juntos, fizeram “Escola de mulheres” (1984), "A morte do caixeiro viajante" (1986) e "Os prazeres da vida segundo Jorge Dória". Estrelou também “Belas figuras” (1983), de Ziraldo, e “A presidenta” (1988).
 A carreira no cinema foi além de sua estreia em 1947. No ano seguinte, trabalhou em "Inconfidência mineira", dirigido por Carmen Santos. A filmografia de Dória tem ainda longas como “O homem do ano” (2003), “Traição” (1998), “A dama do Cine Shanghai” (1987), “Pedro Mico” (1985), “O sequestro” (1981), “Perdoa-me por me traíres (1980), “Assim era a pornochanchada” (1978), “As secretárias... que fazem de tudo” (1975), entre outros. Em “A dama do lotação” (1978), viveu Dr. Alexandre, sogro de Solange (Sônia Braga), casada com Carlos (Nuno Leal Maia).