sábado, 13 de abril de 2013

13 DE ABRIL - DIA DO HINO NACIONAL BRASILEIRO



No dia 13 de abril comemora-se o dia da criação do Hino Nacional Brasileiro. Sua música foi criada em 1822, por Francisco Manuel da Silva (1795-1865), recebendo inicialmente o nome de “Marcha Triunfa”.
Nessa época, o Brasil passava por uma crise contra o governo de Portugal, buscando sua independência diante desse país.

Dom Pedro I apresentava dúvidas em suas decisões, a fim de dar a liberdade ao Brasil, deparava-se autoritário e temeroso às pressões da corte portuguesa.
Em meio a esses problemas, as tentativas de compor uma letra para o hino não caiam bem, pois vinham cheias de insultos e ressentimentos aos portugueses ou com excessos de lisonjeios ao soberano rei de Portugal.

A escolha da data foi em razão de uma manifestação em desacato ao ex-imperador, quando o mesmo embarcava para Portugal, no dia 13 de abril de 1831.

Dentre tantas tentativas, somente em 1909 que a linda composição ganhou uma letra poética, elaborada pelo então poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada (1870-1927), sendo muito elogiada pelas referências que fazia às belezas de nosso país.

Em 1922 a oficialização do hino, por Deodoro da Fonseca, foi para a letra de Francisco Manoel da Silva. A letra atual só foi oficializada em primeiro de setembro de 1971, na presidência de Epitácio Pessoa, através da Lei 5.700, sendo publicado no Diário Oficial do dia seguinte.

O hino nacional é um instrumento de homenagem à nação, deve ser executado nas aberturas das festividades cívicas, patrióticas, escolares, esportivas internacionais, onde a população deve contemplá-lo cantando em uma só voz.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


JORNAL DIÁRIO REGIONAL - 14.04.13


Aeronave da TAP bate em torre no aeroporto JK, em Brasília


Uma aeronave da companhia aérea TAP bateu a ponta da asa esquerda em uma torre de iluminação do aeroporto Juscelino Kubitscheck, em Brasília, na tarde deste sábado (13). A assessoria da Inframerica informou que ninguém se feriu.
De acordo com a operadora, o acidente ocorreu porque a aeronave foi autorizada pela torre de controle a utilizar um caminho que leva às pistas de decolagem e aterrissagem de tamanho não adequado ao porte do avião, um modelo A-330. Ainda segundo a operadora, a Aeronáutica é responsável pelas orientações passadas pela torre aos pilotos.
A assessoria da TAP, em Portugal, informou que o comandante do voo seguiu as instruções transmitidas pela torre para fazer a aterrissagem.
Aeronave ficou com a ponta da asa esquerda danificada (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)Aeronave ficou com a ponta da asa esquerda danificada (Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil)
Os 259 passageiros que embarcariam rumo a Lisboa às 16h47 foram acomodados em um hotel na cidade. O voo deverá seguir viagem neste domingo (14).
As demais operações no aeroporto seguem normais, de acordo com a Inframerica. A Aeronáutica informou que vai se manifestar por meio de nota até o fim do dia.

Integrantes de torcida do Atlético-MG são condenados por morte em 2010


Julgamento terminou na noite desta sexta-feira em Belo Horizonte.


Crime aconteceu durante briga generalizada na região Centro-Sul.

Do G1 MG

Integrantes da Galoucura chegam ao Fórum Lafayette para ser julgados (Foto: Divulgação / TV Globo)Integrantes de torcida organizada são julgados no Fórum Lafayette (Foto: Divulgação / TV Globo)
Dois integrantes de uma torcida organizada do Atlético-MG – Roberto Augusto Pereira e William Thomaz Palumbo – foram condenados a 14 anos de prisão na noite desta sexta-feira (12) por envolvimento na morte do torcedor cruzeirense Otávio Fernandes no dia 27 de novembro de 2010, que na época tinha 19 anos. A vítima foi espancada em frente a um ginásio que sediava um evento de luta em Belo Horizonte.
De acordo com a assessoria do Fórum Lafayette as penas são de 12 anos por homicídio e dois anos por formação de quadrilha. Ainda segundo o fórum, os réus foram absolvidos do crime de tentativa de homicídio.
A sessão no 2º Tribunal do Júri do Fórum Lafayette, conduzida pelo juiz presidente Glauco Eduardo Soares Fernandes, teve início por volta das 9h40. O promotor Francisco de Assis Santiago representou o Ministério Público. A defesa foi  feita pelo advogado Dino Miraglia Filho.
No dia do confronto entre torcedores, outras quatro pessoas ficaram feridas, acusação que também foi atribuída aos réus. Em 31 de janeiro, seis pessoas já foram condenadas no caso. Ao todo, 12 foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual por homicídio qualificado, tentativa de homicídio, concurso de pessoas e formação de quadrilha.

De acordo com a assessoria do Fórum Lafayette, não há data para o julgamento dos outros quatros denunciados, porque estes recorreram contra a sentença que determinou que eles vão a júri popular.
Condenações anteriores
No dia 31 janeiro, seis integrantes da torcida atleticana foram levados a júri popular. Na data, dois foram condenados pela morte de Otávio Fernandes. De acordo com a sentença, João Paulo Celestino foi condenado a 15 anos e 10 meses e Marcos Vinícius de Oliveira a 17 anos, pelos crimes de homicídio qualificado - por motivo torpe e meio cruel - e formação de quadrilha. Segundo a sentença, a pena de Celestino foi reduzida porque ele tinha menos de 21 anos na época.
Os outros quatro réus julgados foram condenados a dois anos por formação de quadrilha: Cláudio Henrique Araújo, Windsor Serafim, Eduardo Ribeiro e Josimar Barros. Apenas os dois últimos aguardam a fase de recursos em liberdade. Araújo e Oliveira foram absolvidos do crime de tentativa de homicídio, contra um outro torcedor do Cruzeiro.
O crime
No dia da morte de Otávio Fernandes, os dois grupos de torcedores se encontraram na saída de um campeonato de vale-tudo em um ginásio na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. As imagens das câmeras de segurança de um shopping flagraram o espancamento do torcedor do cruzeiro, que acabou morrendo.

A denúncia do Ministério Público diz que, em novembro de 2010, os 12 acusados estavam num evento de luta livre na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Quando os líderes da Galoucura ficaram sabendo da chegada de membros da torcida rival, saíram da casa de shows e agrediram cinco torcedores, “com ações extremamente violentas”, utilizando paus e cavaletes, o que culminou na morte de Otávio Fernandes.

Militares das Forças Armadas abandonam carreira de oficial por causa do baixo salário

Em pronunciamento no Plenário nesta quinta-feira (11) o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) lamentou a fuga de talentos nas Forças Armadas brasileiras causada por baixos salários e pela demora na progressão da carreira. Para tentar evitar mais perdas de oficiais para a iniciativa privada, o parlamentar convocou o Ministério da Defesa a encampar uma luta pela recomposição salarial dos militares.

Vital do Rêgo citou reportagem do jornal Correio Braziliense para informar que, só no ano passado, 249 oficiais abandonaram a carreira. O número de desistências mais que dobrou nos últimos dez anos. Segundo o senador, a "falta de valorização" é a principal crítica.

“Entristece todos nós, e talvez entristeça principalmente a ele [militar] porque seu amor à farda passa a ser menor que a necessidade de buscar na iniciativa privada mais qualidade de vida por força do salário”, comentou Vital do Rêgo.

O parlamentar também lembrou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 122/11, do senador licenciado Marcelo Crivella, que permitiria aos profissionais de saúde das Forças Armadas acumular funções, a exemplo dos demais servidores civis. O objetivo, ressaltou Vital do Rêgo, é "acumular salário ao soldo". A matéria encontra-se com o relator da matéria na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), senador Eduardo Lopes (PRB-RJ).

Formação

O senador destacou o volume de despesas na formação dos quadros das Forças Armadas, caso do Piloto de Aeronáutica, cujo treinamento custa algo em torno de R$ 1, 2 milhão. Profissional com salário que "não corresponde à sua qualificação", observou Vital do Rêgo ao citar o alto padrão das escolas militares brasileiras.

O senador observou que o Brasil encontra-se num importante momento de renovação de aeronaves de caça e submarinos. Também reforça a defesa antiaérea nacional e valoriza a transferência de tecnologia de última geração.
“Perde-se precisamente o elemento mais importante de todo esse programa, o talento humano”, lamentou Vital.

A evasão dos militares é influenciada pelas chamadas "vantagens do mundo civil", comparou o senador, contra uma modesta aposentadoria e frequentes transferências de domicílio.

Senador defende aumento de remuneração nas Forças Armadas
“Apresento o problema e o faço como questionamento e bandeira, no sentido de valorizar o papal das Forças Armadas neste momento em que estamos querendo dar competitividade ao nosso país”,enfatizou.

sexta-feira, 12 de abril de 2013

JORNAL TRIBUNA DE MINAS - 13.04.13


PREFEITO BRUNO SIQUEIRA PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO NA COMUNIDADE RESGATE


INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE EVANGELIZAÇÃO ATRAIU FIÉIS DE TODA A REGIÃO; AUTORIDADES POLÍTICAS TAMBÉM PARTICIPARAM DO EVENTO

Inauguração do Centro de Evangelização atraiu fiéis de toda a região; autoridades políticas também participaram do eventoInauguração do Centro de Evangelização atraiu fiéis de toda a região; autoridades políticas também participaram do evento

O Centro de Evangelização Comunidade Resgate está localizado na BR 267, Km 82, já sob jurisdição do município de Chácara, apesar de ser considerado por alguns como pertencente à Juiz de Fora. Para a inauguração, houve uma mobilização de toda região, com vans, ônibus e carros vindos de diversos municípios. As cidades de Santos Dumont, Mar de Espanha, Guarará, Bicas, São João Del-Rei, Maripá de Minas, Coronel Pacheco marcaram presença. Mas também tivemos a participação de pessoas de outros estados, como os representantes do Rio de Janeiro, dos municípios de Itaperuna, Três Rios e Niterói, e do Espírito Santo, vindos de Vitória.
Isso mostra que o Centro de Evangelização tem potencial para se tornar um destino religioso na Zona da Mata mineira, já que, nos tempos atuais, é um dos segmentos que mais cresce no mundo, principalmente no Brasil, envolvendo economia, cultura, políticas sociais e ambientais de um pólo turístico. Enxergando essa possibilidade, o Prefeito de Chácara, Jucélio Fernandes, que compareceu ao local, destacou a importância do Centro para a região: “Vai trazer muitos turistas, principalmente voltados para religião. Isso será importante para resgatar esse turismo religioso, que sempre foi uma característica da nossa região e que infelizmente foi se perdendo”.
Para que a Festa da Misericórdia, que marcou a inauguração do espaço, pudesse acontecer, a Comunidade contou com o apoio da prefeitura de Chácara e de Juiz de Fora para melhorar o acesso ao local e autorizar a realização do evento. 
Mesmo na condição de estado laico, o Prefeito de Juiz de Fora, Bruno Siqueira, que também compareceu à inauguração, falou de que forma o município irá apoiar o Centro.  “A prefeitura tem apoiado nas solicitações que foram feitas, inclusive para, a festa. Neste contexto, sempre que for possível dentro das nossas possibilidades orçamentárias e financeiras, estaremos presentes, ajudando o Centro, porque ele tem um papel fundamental para nossa cidade”, afirmou Bruno. A festa recebeu, ainda, a presença dos vereadores Isauro Calais, Oliveira Tresse e Vagner de Oliveira (ex- prefeito de Chácara), e do ex- vereador Vanderlei Tomaz, todos de Juiz de Fora.

Câmara recebe senador do Haiti nesta segunda-feira


           

           A Câmara Municipal recebe segunda-feira (15/04) o senador Moise Jean Charles, do Haiti. O parlamentar concede entrevista coletiva à Imprensa, na Sala dos Vereadores, às 10h. Uma hora mais tarde se reúne, no mesmo local, com lideranças políticas. Às 14h30, participa de reunião pública no plenário do Legislativo.
             Moise Jean Charles vai reivindicar a retirada das tropas da Organização das Nações Unidas (ONU) do país. A maioria dos 800 militares brasileiros partiu de Juiz de Fora. O senador também passará por São Paulo e Brasília. Ele está ajudando na preparação dos brasileiros para a Conferência Continental anunciada para 1º de junho no Haiti. O uso das dependências da Câmara foi solicitado pelo vereador Roberto Cupolillo (Betão-PT) e aprovado em plenário.

Escola de Saúde do Exército – Formatura Geral em Comemoração ao Dia da Arma de Engenharia

Rio de Janeiro (RJ)
No dia 10 de abril, foi realizada formatura geral em comemoração ao Dia da Arma de Engenharia, durante a qual foram entregues divisas aos soldados promovidos à graduação de cabo em 31 de março.
Foto: Escola de Saúde do Exército

www.exercito.gov.br

Brasil retira do Haiti tropa enviada para ajuda humanitária pós-terremoto

Tahiane StocheroDo G1, em São Paulo

Parou de trabalhar nesta sexta-feira (12) o batalhão que o Brasil enviou ao Haiti para atuar na distribuição de ajuda humanitária após o terremoto de janeiro de 2010, que deixou cerca de 300 mil mortos e 3 milhões de desalojados.

A tropa, composta por 769 homens, havia sido convocada pela ONU em resposta ao envio imediato, pelos Estados Unidos, de mais de 4 mil marines para impedir uma onda de insegurança após a tragédia. Os soldados foram adicionados a outros mil que o Brasil já possuía na missão de paz no Haiti (Minustah) desde 2004.
Batalhão do Exército enviado para ajuda humanitária começa a desmobilização (Foto: Brabatt2/Divulgação)Batalhão do Exército enviado para ajuda humanitária após o terremoto para o Haiti começa a retirar tendas (ao centro) onde soldados viviam desde 2010 (Foto: Brabatt2/Divulgação)
Atualmente o Exército possui 1.910 soldados no Haiti, divididos em dois batalhões de infantaria e uma companhia de engenharia de 250 soldados.
O Batalhão 1, que é fixo e responsável por fazer a segurança na capital, tem 900 homens. O Batalhão 2, de ajuda humanitária, tem 769. Como já estão trabalhando há 6 meses no Haiti, todos os soldados do Batalhão 2 retornam ao país a partir de abril.
Entre junho e julho, quando haverá troca também do Batalhão 1, o Brasil vai enviar um efetivo reforçado: ao invés de 900, irão 1.200 soldados. A companhia de engenharia fica igual. A redução, no total, será de 460 homens.
"Com a melhoria da situação de segurança, a ONU resolveu retirar parte dos soldados adicionais mandados por vários países para apoiar o Haiti após o tremor.  A nossa missão, de ajudar a manter um ambiente seguro e estável, foi cumprida, e estamos começando o processo de desmobilização. A retirada será gradual a partir do dia 12, quando a tropa para de fazer operações”, disse o coronel José Mateus Teixeira Ribeiro, porta-voz do batalhão 2 do Brasil no Haiti.
 
“Quando o batalhão foi criado, a situação era crítica, havia milhares de desabrigados nas ruas e os campos de deslocados tomavam a capital, Porto Príncipe. Nestes três anos, houve significativa redução do número de pessoas morando em tendas temporárias. Percebe-se novas construções, prédios públicos e privados sendo erguidos, uma melhoria na expectativa de desenvolvimento do país e condições para gerar emprego em diversos setores”, acrescenta o oficial.

O terremoto de 2010 levou ao chão cerca de 70% das escolas e delegacias do país, destruiu o Palácio Nacional, sede do governo, e derrubou a Penitenciária Nacional, fazendo com que mais de 1.400 detentos fossem para as ruas. Na sequencia, a falta de higiene, de atenção à saúde básica da população e a insalubridade provocada pelos destroços pelo país permitiram que uma epidemia de cólera infectasse mais de 520 mil pessoas e causasse cerca de 7 mil mortes em três anos, segundo a Organização Panamericana da Saúde (OPS).
 
Exército haiti (Foto: José Mateus Ribeiro/divulgação)Tropa que retorna ao Brasil atuava em ajuda
humanitária e segurança (Foto: José Mateus Ribeiro)
Dias após a tragédia, a ONU decidiu aumentar em 4 mil homens o efeito da missão de paz. Em outubro de 2012, constatando melhorias na situação do país, o Conselho de Segurança entendeu que 3,2 mil já podiam deixar o Caribe.

“O Haiti apresenta um crescimento visível. Há construção de pontes, mais áreas urbanizadas e asfalto sendo levado para o interior do país. A região ao redor do aeroporto também tem maior número de indústrias e comércio, e a polícia haitiana também forma a cada ano mais homens. A tropa de reforço para ajuda humanitária atendeu bem a sua necessidade na época, mas agora não é mais necessária”, acredita o coronel.


O batalhão do Brasil que está voltando fazia a segurança de quatro regiões da capital do Haiti, Porto Príncipe (Forte Nacional, Bel Air, Waff Geremie e Village de Dieu), que agora serão absorvidas por soldados de outros países que integram a missão da ONU.  Os soldados também apoiavam ações do governo e de entidades ligadas à ajuda humanitária, como a distribuição de água e comida à população.
 
Exército haiti (Foto: José Mateus Ribeiro/divulgação)Militares do Brasil atuam na missão de paz do Haiti
desde 2004 (Foto: José Mateus Ribeiro)
Canadá sob comando do Brasil
A atuação do Exército no Haiti fez com que o Canadá se interessasse em incorporar um pelotão de 34 homens à tropa brasileira. Um pelotão do Paraguai já participa há alguns anos da missão de paz integrando a tropa brasileira. O comandante de todos eles será um coronel brasileiro.

“O próximo contingente (que chega em junho ao Haiti) terá oficiais do Canadá participando do Estado-Maior (um órgão de comando da unidade) e também soldados, para permitir uma troca de experiências”, diz Ribeiro.

Em 2012, a ONU elaborou um plano retirar gradualmente, até 2016, os 7.700 soldados e 1.278 policiais que atuam na missão de paz, entendendo que já houve redução da criminalidade e já existem melhores condições de vida para a população. A mudança da missão nos próximos três anos dependerá de uma avaliação anual de fatores como desenvolvimento econômico, político e social, manutenção da situação de segurança e aumento do efetivo policial.

SAU remove dois veículos abandonados nas ruas de JF


Após publicação de edital para remoção de dez veículos abandonados nas ruas de Juiz de Fora, o Departamento de Fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU) realizou o recolhimento de dois carros: um na Rua Diva Garcia, Bairro Linhares, Zona Leste, e outro na Rua Lima Duarte, em Benfica, Região Norte do município. 


Um veículo abandonado na Rua Manoel Moreira Moraes, no Bairro Jardim América, foi recolhido pelo proprietário. Os trabalhos continuarão na próxima semana. Caso os veículos não tenham sido retirados pelos proprietários, a SAU irá recolhê-los e encaminhará para o Depósito Municipal. Com a identificação do veículo, o proprietário será multado por abandono de carros em vias públicas, segundo o Código de Posturas. O valor da penalidade é de R$ 3.295,14, mais as taxas para retirada do veículo.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SAU pelo telefone 3690-7454. 


SECRETARIA DE ATIVIDADES URBANAS

Procon/JF investiga se atualização do Windows 7 gerou prejuízos aos consumidores


A Agência de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura de Juiz de Fora (Procon/JF) abriu processo de investigação preliminar para apurar possíveis prejuízos aos consumidores causados pela atualização defeituosa do Windows 7, da empresa Microsoft.

O procedimento teve início por determinação do próprio superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto. “Após o processo de atualização automática do sistema operacional da Microsoft, os microcomputadores do Procon apresentaram diversos problemas de mau funcionamento. Além disso, depois de breve pesquisa, apuramos que a própria empresa, em seu site oficial, assumiu a existência de erros no pacote de atualização do Windows 7 no Brasil” ressaltou Nilson.

A partir do momento em que a empresa reconheceu o erro, passou a ser responsável por indenizar os prejuízos causados aos consumidores. O Procon/JF vai enviar ofício à Microsoft requerendo que sejam prestadas, com prazo máximo de dez dias, informações a respeito do vício apresentado pelo produto e solicitando a apresentação de proposta concreta de ressarcimento aos consumidores que sofreram prejuízos em razão da atualização defeituosa.

O assessor jurídico do Procon/JF, Eduardo Floriano, disse que o direito do consumidor ao ressarcimento dos danos causados pelo produto defeituoso, encontra-se fundamento no art. 6º, VI e art. 12 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), que dispõem, respectivamente, sobre o direito básico de reparação aos danos materiais e morais e sobre responsabilidade objetiva, independente de culpa, pelos danos decorrentes de produtos defeituosos.

Caso a empresa não apresente proposta de ressarcimento aos consumidores, o Procon/JF irá instaurar processo administrativo visando à aplicação de penalidade prevista no CDC. O valor máximo da multa chega a R$ 6 milhões.

Nesse primeiro momento, o Procon/JF vai realizar um cadastro dos consumidores prejudicados para encaminhar à empresa, solicitando o ressarcimento dos danos sofridos. Esse cadastro deve ser feito pelo e-mail: proconaj@pjf.mg.gov.br. No e-mail, o consumidor deverá informar: nome completo; telefone de contato; cpf; serial do Windows 7 (número que consta na etiqueta original do Windows); cópia dos comprovantes dos gastos, como, por exemplo, o recibo de pagamento da visita do técnico de informática e a nota fiscal de eventual serviço de manutenção.

O consumidor que desejar poderá também registrar a reclamação diretamente no Procon, na Avenida Presidente Itamar Franco, 992, Centro. O horário de atendimento ao público é das 8h30m às 17h30m, de segunda a sexta-feira.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon, pelo telefone 3690-8439.


PROCON

SAU vai recolher mais dez carros abandonados em ruas de JF


O Departamento de Fiscalização da Secretaria de Atividades Urbanas de Juiz de Fora (SAU) divulgou nesta quinta-feira, 11, um novo edital para retirada de dez veículos abandonados em ruas das regiões Norte, Sul, Leste e Oeste. Os proprietários têm prazo de 24 horas para retirar os carros, caso contrário, o veículo será removido pela SAU e levado para o depósito municipal.

Com a identificação do veículo, o proprietário será multado por abandono de carros em vias públicas, que é a lei mais grave prevista no Código de Posturas. O valor da penalidade é de R$ 3.295,14, mais as taxas para retirada do veículo.

* Outras informações com a Assessoria de Comunicação da SAU, pelo telefone 3690-7454.

SECRETARIA DE ATIVIDADES URBANAS

Carnes: saiba quais os preparos adequados para cada corte

Larissa Januário
Do UOL, em São Paulo

Foi-se o tempo em que a carne bovina era classificada entre "de segunda" e "de primeira". Chefs de todo o mundo defendem que o que existe mesmo é o preparo adequado para cada tipo de corte. Hoje é fácil encontrar, mesmo nos restaurantes mais chiques, pratos com carnes antes desprezadas pela alta gastronomia como acém, paleta e músculo. O que faz uma carne ser 'de primeira' não é o corte, mas a qualidade do gado e todo o processo de abate, armazenamento e transporte, até ela chegar à mesa. Daí a importância de escolher fornecedores confiáveis e aplicar as técnicas de preparo adequadas a cada corte.


Para ajudar você na escolha, Gabriela Martinoli, da escola Wilma Kövesi de Cozinha, ensina quais os melhores preparos para os cortes mais comuns encontrados na prateleira do supermercado.  Confira as dicas a seguir:
Patinho
Carne magra e dura. Ótima para moer e usar em recheios de tortas e preparo de quibes. Também pode ser usada em guisados.
Alcatra
Corte macio, magro e bem irrigado. Muito boa para preparos rápidos como bifes, salteada em wok (panela fina típica da Ásia) ou em picadinhos.
Coxão duroComo o nome diz, é uma carne dura, porém, muito boa para ser saboreada moída e preparada como hambúrguer. Também cai bem em receitas com longo tempo de cozimento. Ótima para ser desfiada e usada em recheio de sanduíches.
Contrafilé
Carne extremamente saborosa, com gordura entremeada. É ótima para preparos rápidos como bifes na chapa ou salteados.
Maminha
Funciona bem no estilo "8 ou 80": seu cozimento deve ser rápido (mal passada) ou muito longo, tanto no forno, quanto na panela.
Lagarto
Carne magra, dura e pouco irrigada. É muito usada para rosbifes, porém só funciona bem se for fatiada fina. Perfeita para ser cozida na panela de pressão com molho.
Filé-Mignon 
Carne magra e muito macia. Indicada para preparos rápidos, como bifes na chapa, picadinhos, estrogonofe e rosbife. Também funciona em para preparos em wok.  Por ser muito magra, tem sabor suave. Logo fica melhor se servida ou preparada com um molho.
MúsculoCarne dura, extremamente gelatinosa e saborosa. Precisa de um preparo prolongado, de preferência em panela de pressão. Ótima para cozidos, sopas e guisados.
Coxão mole
Carne magra e, apesar do nome, um pouco dura. Fica melhor quando preparada em cozimentos prolongados, como guisados e bife à rolê. Também funciona quando moída.
Fraldinha
Carne muito saborosa e macia. Fica ótima em churrascos (peça inteira) e em preparos rápidos na chapa ou no forno.

Picanha
Localizada na parte superior traseira do boi, é um dos cortes preferido para churrascos. Macia, esta carne é coberta por uma generosa capa de gordura que lhe confere um sabor especial. Durante o preparo, é aconselhável que a picanha não seja perfurada ou cortada, para que todos os seus sucos se mantenham concentrados.

Operações Conjuntas entre PM e PC combatem drogas, armas e homicídios

Nesta sexta-feira, 12, uma nova Operação Conjunta entre as Polícias Militar e Civil resultou na prisão em flagrante de dois criminosos: no Bairro São Benedito, Zona Leste, o homem, de 38 anos, é suspeito de envolvimento em diversos homicídios tentados e consumados, além de tráfico de drogas e porte ilegal de armas; já no Bairro Santa Cruz, Zona Norte, o homem preso, 26 anos, foi alvo de quatro meses de investigação, sendo ligado diretamente ao crime de tráfico de drogas e suspeito de envolvimento com assaltos a caixas eletrônicos.



O homem detido no São Benedito possuía forte esquema de monitoramento, com câmeras e TV de LCD para monitorar a aproximação policial. Aos policiais, ainda na delegacia, ele confirmou envolvimento em homicídio consumado e se dizia ameaçado, por isso portava arma calibre .38, apreendida no momento da abordagem em flagrante. O homem  tentou reagir, porém foi contido pelos policiais. Em liberdade condicional há um ano, o autor- com suposto envolvimento junto aos Irmãos Metralha – ainda tinha, em sua posse, 146 pedras de crack e duas grandes porções de cocaína. No Santa Cruz, a prisão foi por tráfico de drogas e, com o homem, foram encontrados materiais para embalagem de droga e balança de precisão. A ação se deu por meio do cumprimento de seis mandados de busca e apreensão e ainda resultou, ainda, na apreensão de três celulares, duas câmeras, dois pendrives, 35 munições e R$ 2969 em moeda corrente.

Militares da 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM) e policiais civis do Núcleo de Ações Operacionais (Naop) desencadearam a ação. “Pretendemos continuar realizando esse trabalho conjunto pois muitos bons frutos estão sendo colhidos por meio dessa interação. Nossas ações estão sendo responsáveis pela retirada das ruas de armas, drogas e criminosos ligados, inclusive, aos crimes de homicídio”, explicou o Capitão Rubens, Subcomandante da 3ª Companhia de Missões Especiais, da 4ªRPM. “Realmente essa união de esforços da PM e da PC tem sido fundamental para o combate aos crimes violentos em Juiz de Fora”, afirmou a delegada Sheila Oliveira, chefe do Núcleo de Ações Operacionais (Naop).

As informações foram repassadas em entrevista coletiva realizadas nesta sexta-feira, 12. Ações Preventivas de Combate à Criminalidade Violenta contra o Patrimônio tem sido desencadeadas sistematicamente pela a 4ª Região de Polícia Militar (4ª RPM) que tem planejado as operações, por vezes, em conjunto com a Polícia Civil, com vista ao enfrentamento da violência e as crimes contra o patrimônio, combate ao tráfico de drogas, identificação e monitoramento dos integrantes de grupos rivais, contribuindo, assim, para o aumento da sensação de segurança. 

FESTA DE ANIVERSÁRIO DA ESCOLA DE SAMBA REAL GRANDEZA

No último dia 05 de abril, a diretoria da Escola de Samba Real Grandeza reuniu em sua quadra de ensaios ex-diretores e amigos para um jantar dançante em comemoração aos 40 anos de criação da escola.

O tema escolhido para a ocasião foi "40 anos de uma brincadeira que se tornou real".

A quadra muito bem decorada pelo departamento feminino da escola recebeu inúmeras presenças de vários segmentos da sociedade juiz-forana em uma noite de muita harmonia e alto astral.

O toque musical foi dado pelo musico e carnavalesco Edmar.

Como agradecimento várias personalidades, que no passado ajudaram a escrever a história de sucessos da Real Grandeza, foram homenageadas com uma placa comemorativa.

Entre papos e cervejotas os presentes se harmonizaram em uma noite inesquecível, onde ainda puderam se deliciar com um delicioso estrogonofe preparado com todo carinho pela atual diretoria.

Ao final da noite os presentes ainda puderam curtir o som da bateria nota 10 da Real Grandeza, sob o comando do mestre Jansen, que deixou o antigo diretor de Bateria, Amarílio Bitarelli, às lágrimas.

Parabéns ao presidente Luiz Carlos Masson e toda sua diretoria por tão bela iniciativa. Que outras de igual proporção venham a acontecer.

As fotos registram os agradáveis momentos.

Fernando Luiz, Toninho Cunha e Luiz Carlos Masson

O atual casal de mestre sala e porta bandeira homenageando Beth Mello

Paulo Mancini, Beth Mello e Eduardo Carlos Pereira, o popular Tazinho

Vereador Júlio Gasparette, Paulo Mancini, Beth Mello e Toninho Cunha

José Carlos Campos e Alê Ramalho

Família Baldioti

Victor Ferdinandi, este editor e Driley Goretti

Sandra Portela e o colunista Eduardo Gomes

Luiz Carlos Masson e Marcos Valério

Luiz Carlos Masson e o colunista Caca Salermo

Colunista Caca Salermo e David Chaves

Henrique Gonçalves, Rose Machado e este editor

COLUNA CACA SALERMO - 12.04.13 - DESTAQUES



40 ANOS

A Escola de Samba Real Grandeza comemorou seus 40 anos de sucesso, reunindo na quadra os diretores, amigos e convidados para solenidade de homenagens aqueles que ao longo dos anos contribuíram para o sucesso da escola. As fotos dão um flash.


Fernando Luiz "Baleia" Baldioti, Toninho Cunha e Luiz Carlos Masson... 


Sandra Portella e Eduardo Gomes... 


 Henrique Gonçalves, Rose Machado e Luiz Eduardo Schimtz... 


Fabiana Baldioti, Fernando Luiz "Baleia" Baldioti e Christina Baldioti... 


Cristina e José Carbogin... 


Víctor Ferdinandi e Driley Goretti...