quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

PJF inaugura luzes e complexo natalino nesta quinta-feira


Acontece nesta quinta-feira, 5, às 21 horas, a abertura oficial das celebrações de Natal em Juiz de Fora, com a abertura para visitação pública da Casinha do Papai Noel e o funcionamento das luzes de Natal que decoram alguns espaços da Prefeitura de Juiz de Fora/Funalfa. O evento contará com a presença do prefeito Bruno Siqueira e terá apresentação musical de Amaury e Banda.

Luzes de Natal

A instalação das luzes é fruto do trabalho de várias equipes da Prefeitura de Juiz de Fora, coordenado pela Funalfa, e segue até 6 de janeiro. Ao todo, serão seis espaços iluminados e decorados: Funalfa, Parque Halfeld, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), Praça Antônio Carlos e Praça da Estação, além de um presépio no Viaduto Augusto Franco, localizado na Avenida Independência.

As árvores da Praça da Estação receberam cem bolas natalinas gigantes feitas com material reciclável pelas pessoas em situação de rua hoje atendidas pela Casa da Cidadania. O trabalho foi realizado em parceria com a Amac.

Casinha do Papai Noel 

O Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM - Avenida Getúlio Vargas 200 - Centro) abre suas portas para receber o complexo natalino que há três anos encanta crianças e adultos, com casa, oficina e escritório do Papai Noel.

Além de conhecer os aposentos, os visitantes serão acompanhados pela lúdica presença da Mamãe Noel e de oito duendes, que circularão pelos corredores alternativos e ateliês do CCBM, onde estão montados quarto, banheiro, sala de jantar, sala de visita, escritório e oficina do bom velhinho. O escritório será um espaço de interação para as crianças, que poderão escrever cartinhas e fazer desenhos com pedidos para Papai Noel.

As visitações ao complexo do Papai Noel são gratuitas e acontecem de 5 a 24 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. Os cenários e a decoração são assinados pelo superintendente da Funalfa, Toninho Dutra, e o artista plástico Daniel Rodrigues. “Desenvolvemos o cenário deste ano aproveitando o que a Funalfa já possuía, mas sem perder a originalidade e a essência natalina que encantam os juiz-foranos há tantos anos”, explicou Toninho.

Exposições 
Completando o clima natalino, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas recebe duas exposições: “Cartões de Natal”, na Galeria Narcisse Szymanowski, e “Presépios”, na Galeria Arlindo Daibert. O material utilizado para a montagem foi cedido de acervos particulares e a curadoria é de Daniel Rodrigues.

Segundo ele, as exposições chamam atenção pela variedade. “Temos presépios de diversas nacionalidades, materiais e tamanhos, desde um centímetro até o tamanho natural de uma pessoa”, completou Daniel. Já a exposição “Cartões de Natal” reúne mensagens dos mais variados tipos, épocas, idiomas e técnicas.

Seguindo o tom de economia e controle das despesas orçamentárias, todo o trabalho foi realizado a partir do reaproveitamento de material, doações e colaboração espontânea.

As duas exposições ficam abertas para visitação até 22 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 21h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h.

* Mais informações com a Assessoria de Comunicação da Funalfa, 3690-7044.

FUNALFA

Nenhum comentário:

Postar um comentário