quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Exército entrega obras do aeroporto de São Gonçalo na sexta-feira

Na sexta-feira (20), às 10h, o Exército Brasileiro vai entregar as obras sob sua responsabilidade no aeroporto de São Gonçalo do Amarante. As obras, executadas pelo 1º Batalhão de Engenharia de Construção, consistem na construção das pistas de pouso, pistas de táxi, infraestrutura de balizamento e proteção ao voo, sistema de drenagem, pátio de estacionamento de aeronaves, e acesso terrestre dentro do sítio aeroportuário. 

Dentre os principais serviços executados pelo Exército no aeroporto de São Gonçalo do Amarante está a construção do pátio de aeronaves, uma estrutura de concreto de 74 metros de largura, 1.146 metros de comprimento e espessura média de 36 centímetros com bordos espessados para 45 centímetros, dimensionada para o estacionamento das maiores e mais pesadas aeronaves comerciais em operação atualmente. 

Além da execução das pistas de pouso e decolagem, com extensão de 3.000 metros de comprimento por 75 metros de largura, possibilitando a aterrisagem de aeronaves do tipo A380, foram construídas, também, uma pista de táxi com 3.000 metros de comprimento por 60 metros de largura, que permitirá a aterrisagem de aeronaves de médio e pequeno porte.

Segundo o Exército, a execução do serviço de concretagem do pátio exigiu um minucioso planejamento técnico e um cuidado especial com os detalhes de projeto para que a obra tivesse o padrão de qualidade exigido pela Infraero. Todas as fases do serviço foram desenvolvidas por mão-de-obra exclusivamente militar e exigiram atenção permanente, desde a seleção dos insumos, a definição do traço até a forma de execução.

Uma das preocupações principais foi o processo de cura do concreto, pois, de acordo com o Exército, a região onde a obra foi realizada é particularmente afetada pelos ventos e pela incidência de sol. "Em função dessas características, e para amenizar a influência do clima no processo de cura do concreto, o serviço foi desenvolvido no período noturno, onde foi empregado um efetivo de 360 militares", disse o Exército através de nota.


O processo de produção de concreto envolveu uma usina dosadora com capacidade de 65m³ por hora, além do transporte desse material em caminhões betoneira. A execução do pátio envolveu o posicionamento de formas fixas e o emprego de equipamentos como acabadora de concreto, espargidora de cura química, escavadeira, vibradores de imersão, torres de iluminação, dentre outros.

Terminal

As obras do terminal de passageiros seguem sob responsabilidade do consórcio Inframérica. A expectativa é que a estrutura esteja pronta em abril de 2014, com os acessos ao terminal sendo finalizados pelo Governo do Estado até maio.

http://tribunadonorte.com.br/noticia/exercito-entrega-obras-do-aeroporto-de-sao-goncalo-na-sexta-feira/269512
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário