quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CHUVAS EM JUIZ DE FORA - BALANÇO DA PREFEITURA


O prefeito Bruno Siqueira visitou diversas regiões da cidade na manhã desta quinta-feira, 26, para avaliar os estragos causados pela chuva e orientar as ações das equipes do município na solução dos problemas. Bruno passou pelos bairros Industrial, Santos Dumont, Parque das Águas, Jardim Natal, Milho Branco e a área da BR-440, onde conversou com a comunidade e avaliou cada situação. Após as visitas, o prefeito seguiu para a Defesa Civil, de onde coordenou as medidas do Plano de Contingenciamento e os trabalhos da força-tarefa.

Neste feriado Juiz de Fora registrou uma morte por consequência das chuvas. O caso aconteceu após o desmoronamento de um conjunto de quatro residências na Rua Miguel Marcos Perez, altura do número 370, no Bairro Jardim Natal. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros trabalharam nas buscas pela vítima, uma mulher de 56 anos, durante toda a noite de quarta-feira, 25.

Ainda no local, outra pessoa ficou ferida e foi atendida pelo Samu na última noite. Ela está no Hospital de Pronto Socorro (HPS) em observação, sem risco de morte, na companhia de parentes. Dez famílias tiveram que deixar as residências e estão em casas de vizinhos e familiares. A Secretaria de Obras (SO) também auxilia nos trabalhos.

Segundo o subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti, a região do Jardim Natal é considerada área de risco e já é cadastrada pelo órgão, que monitora a área durante todo o ano.

Outras regiões

No Bairro Três Moinhos, a Rua Maria Florice dos Santos está cedendo, com risco de atingir a Avenida Diva Garcia, que fica abaixo. Cerca de oito residências estão sendo avaliadas pela Defesa Civil. Medidas emergenciais foram tomadas no local, como colocação de leira e de lona para impedir que novas chuvas atinjam a área, minimizando o risco de deslizamentos.  Equipes da Secretaria de Obras (SO), da Cesama e da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS) estão no local realizando vistorias e atendimentos.

Em Igrejinha o córrego que corta o bairro transbordou, atingindo residências. Noventa e cinco pessoas tiveram que ser deslocadas emergencialmente para casas de parentes e vizinhos. Conforme informações da Defesa Civil, as mesmas poderão retornar para os imóveis assim que o nível da água se normalizar. Assistentes sociais da Prefeitura realizam atendimentos no local no momento e equipes do Demlurb fazem serviços de limpeza.

Outro caso de alagamento foi registrado no Bairro Industrial. O córrego que corta o bairro e trecho do Rio Paraibuna transbordaram, atingindo algumas residências. Equipes da engenharia e da assistência social da Defesa Civil fazem atendimentos no momento e realizam levantamentos.

Já na Rua Athos Branco da Rosa, na ligação entre os bairros de Lourdes e Santo Antônio, um barranco deslizou, atingindo duas residências. Os moradores foram orientados a deixar emergencialmente o local, indo para casas de parentes. Equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros ainda estão no local.

Ocorrências

Entre as 17 horas desta quarta-feira, 25, e as 9 horas desta quinta-feira, 26, foram registradas 92 ocorrências. Destas, 26 foram na Região Norte; 19 na Leste; 18 na Sul; 12 na Sudeste; nove na Nordeste; sete no Centro e uma na Oeste. Por tipos, os mais chamados foram escorregamento de talude, com 33 ocorrências; ameaça de escorregamento de talude, com 27; e orientação técnica preventiva, com sete.

Demlurb promove mutirão de limpeza

O Demlurb está realizando um mutirão especial de limpeza para realização de raspagem das vias e remoção de terra e barro, em diversos pontos da cidade. Nesta manhã, o departamento está atuando na Avenida Presidente Costa e Silva, no São Pedro, e na Rua Goiás. Ao longo do dia, as equipes vão executar a mesma limpeza no Acesso Sul; na Avenida Prefeito Mello Reis;  nas ruas Benjamim Guimarães (Democrata) e Francisco Vaz de Magalhães (Cascatinha); entre outros. Caso chova com frequência e intensidade relevantes, a programação pode sofrer alterações.

Equipes da Secretaria de Obras atuam para minimizar problemas

Na manhã desta quinta-feira, 26, as equipes da Secretaria de Obras estão mobilizadas para atender as demandas decorrentes das chuvas dos últimos dois dias. Na Rua Maria Florice dos Santos, no Bairro Três Moinhos, parte da via cedeu. A SO está atuando no local, fazendo uma proteção de rip rap para evitar que a rua desça mais, causando danos.

A Rua Maria Florice está no pacote de contenções, que contempla nove bairros de Juiz de Fora. O contrato, no valor de R$ 15 milhões, começou a ser executado em abril e uma contenção já foi finalizada: a de Santa Teresa, onde só faltam os acabamentos e pavimentação.

Outros cinco bairros já estão com obras de contenção em andamento. Entre eles, o Três Moinhos, onde será feito um muro de contenção e outro de rip rap na Rua Maria Florice dos Santos. O geólogo William Alvarenga Lacerda está chegando nessa manhã na cidade para analisar e complementar os projetos de contenções no Três Moinhos.

Na Rua Leonel Jaguaribe, no Três Moinhos, o muro já está concretado e agora os funcionários da empresa contratada estão dando tração aos tirantes. Além disso, foram feitos mil metros quadrados de solo grampeado em outro ponto da via. Na Rua Maria Florice, também no Três Moinhos, começou o estaqueamento. Já na Rua José Castro Ribeiro, no mesmo bairro, já foi feito o estaqueamento do muro que será erguido no local.

Outro ponto onde as obras também já estão em andamento é na Rua José Inácio Trindade, no Bairro Ladeira. No local já foi feito o estaqueamento de uma cortina. O projeto foi readequado e abrangerá área maior que o previsto inicialmente. Na Rua Pedro Van Der Pol, no Borboleta, foi iniciado o serviço de captação de rede de águas pluviais, primeira etapa antes da contenção.

Na Rua Francisco Chaves, na Vila Fortaleza, está sendo implantado o canteiro de obras para fazer a rede de drenagem de águas pluviais. Dos nove bairros, seis já estão com obras em andamento. A previsão é que todas essas obras de contenção de encostas sejam concluídas até janeiro de 2015.

Trabalhos

No Bairro Jardim Cachoeira, a parede de uma galeria de águas pluviais caiu e a SO está fazendo hoje a limpeza e analisando o que pode ser feito, de forma emergencial, para proteger a galeria. Na Rua Artesão Arthur de Oliveira, no Adolpho Vireque, a pasta está finalizando uma mureta de contenção e a reconstituição de boca de lobo.

Na União e Indústria, altura do Granjeamento Santo Antônio, houve a queda de barreira, que impediu o acesso de ônibus urbanos. “Apesar de ser jurisdição do Dnit, estamos retirando a barreira e colocando no acostamento, para permitir a passagem de ônibus até que o Dnitt tome as providências necessárias”, explica o subsecretário de Operação Urbana da SO, José Walter Ávila. A SO está fazendo também a retirada de lama na Avenida JK e na Rua Um, na Cidade do Sol, e retirando barreira na Rua C, no Cesário Alvim.

As equipes de redes pluviais estão trabalhando no conserto de erosões nas ruas Luiz Perry e Visconde de Mauá (Santa Helena); Rua Cesário Alvim (Centro); Rua Alan Kardec (JK); Rua Padre Café (São Mateus) e na Rua Barão de Retiro (Marumbi). Além disso, estão sendo feitas vistorias em erosões no São Pedro e no Milho Branco.

Empav

A Empav está realizando o recolhimento de árvores, galhos e ramagens no Jardim Natal; no Jardim Glória (Rua da Laguna); no Graminha (Rua Eugênio de Souza Lima) e no São Mateus/Dom Bosco (Rua Paulo de Souza Freire).

Cesama segue com desobstrução no Córrego São Pedro

Em virtude das últimas chuvas, as equipes da Cesama dão prosseguimento aos trabalhos de desobstrução do Córrego São Pedro nesta quinta-feira, 26. As ações estão focadas no trecho localizado entre a Avenida Presidente Costa e Silva e a Rua Zaquia Nami Mockdeci, na divisa entre os bairros São Pedro e Aeroporto. A previsão é de que os trabalhos na região sejam concluídos na próxima semana. As intervenções têm como objetivo atender as comunidades mais afetadas pelo período chuvoso, promovendo a desobstrução das galerias e manilhas, garantindo maior escoamento do fluxo de água e evitando retenções. As demais turmas da companhia seguem com as ações contínuas de limpeza nas margens do Rio Paraibuna, atuando nos bairros Araújo e de Lourdes.


Mais informações pelos telefones:

Defesa Civil: 3690-7599/3690-8596 ou 8423-3981
Secretaria de Obras: 3690-7403
Cesama: 3239-1210
Secretaria de Comunicação Social: 3690-8597

Nenhum comentário:

Postar um comentário