sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Pacientes com glaucoma estão sem colírio há dois meses em Juiz de Fora

01 de Novembro de 2013 - 17:25


Por Tribuna

Pacientes com glaucoma que dependem da medicação do SUS estão há dois meses sem o colírio para o tratamento em Juiz de Fora. O problema aconteceu devido à suspensão, pela Secretaria de Saúde, do contrato com a Associação dos Cegos, instituição responsável pela distribuição do medicamento. Uma aposentada relatou à Tribuna que depende do remédio e não tem recursos para a compra do mesmo, que custa em torno de R$ 200, segundo ela. Com medo que sua visão seja prejudicada ainda mais, ela disse que vai procurar a Promotoria de Defesa da Saúde para resolver o caso. Além dela, 900 pacientes foram prejudicados pela suspensão na distribuição do colírio.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o contrato foi suspenso, pois a associação não entregou algumas certidões negativas de débito necessárias para a renovação do acordo. O presidente da Associação dos Cegos, Lucas Chaves, informou que esses documentos foram entregues ontem e que na próxima segunda-feira o novo contrato será assinado. "Acredito que até terça-feira já estaremos autorizados a distribuir o colírio novamente."
O promotor de Defesa da Saúde Rodrigo Ferreira de Barros disse que está atuando de forma individualizada no caso. No entanto, se o problema não for resolvido, a promotoria entrará com ação judicial para resguardar o direito ao acesso ao medicamento dessas pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário