quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Juiz de Fora cai nove posições no ranking do Saneamento de 2013

Nesta terça-feira (1º) foi divulgado o ranking do saneamento das 100 maiores cidades do Brasil, um estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil. E Juiz de Fora , que estava em 28° lugar na lista de 2012, este ano caiu para a 37ª posição. O ranking de 2013 tem base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) de 2011, últimos fornecidos pelo Ministério das Cidades e que reúnem informações repassadas pelas empresas prestadoras dos serviços nessas cidades. Em 2011, apenas 7,85% do esgoto de Juiz de Fora era tratado.
O estudo revela a parcela da população atendida com água tratada e coleta de esgotos, as perdas de água, investimentos, avanços na cobertura e o que é feito com o esgoto nas cidades. Entre os diversos fatores avaliados está o esgoto tratado por água consumida. Em Juiz de Fora a nota foi 0,2%, enquanto que em Uberlândia, a primeira colocada no ranking, obteve nota 2,8%.
Esgoto Juiz de Fora (Foto: Reprodução/TV Integração)Grande parte do esgoto e do lixo é lançado no Rio Paraibuna (Foto: TV Integração/Reprodução)
Para o especialista em engenharia sanitária ambiental, José Homero Soares, uma das causas para a perda de nove posições de Juiz de Fora pode ser a falta de investimento. “Estamos fazendo alguns passos e o primeiro deles é o plano de saneamento. Mas não podemos ficar só no plano, precisamos investir mais nessa implementação do plano, construir estações de tratamento de esgoto e, obviamente, conduzir esses esgotos que são coletados para essa estação,” explicou.
O especialista ainda falou que outro problema é a quantidade de esgoto e lixo lançados não só no Rio Paraibuna, mas em outros córregos da cidade. “De todo percentual de efluente e de esgoto que é gerado, 90% vão para esses rios que chegam ao Paraibuna, o que torna imperiosa a necessidade de aumentar esse índice de tratamento de esgoto no município,” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário