quinta-feira, 4 de julho de 2013

Feira do Parque Halfeld – Pérgulas serão substituídas por barracas móveis


A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) está buscando um entendimento entre todas as partes envolvidas na questão da feira do Parque Halfeld. Na tarde desta quarta-feira, 4, os secretários de Agropecuária e Abastecimento, Marlon Martins; Atividades Urbanas, Basileu Tavares; e Governo, José Sóter de Figueirôa; reuniram-se com o presidente da Câmara Municipal, Julio Gasparette, e representantes dos artesãos e agricultores familiares que comercializam seus produtos no local.

As pérgulas foram retiradas devido à deterioração natural causada pelo tempo de uso e seriam restauradas pela PJF. Neste intervalo, os comerciantes ficaram instalados em barracas locadas e fixadas no centro do parque. Para a feirante da agricultura familiar Dalíria da Silva, a mudança provisória para barracas móveis acabou sendo boa em todos os sentidos. “Com as novas barracas, a segurança melhorou muito e as vendas chegaram a bater o número que fazemos no Natal. Os clientes preferem, pois podem olhar tudo de uma vez, dez minutos são suficientes para visitar a feira toda”.

Baseada nesta experiência positiva, a proposta da PJF, apresentada pelo secretário de Governo, é seguir a tendência mundial, que já acontece nas 14 feiras-livres da cidade, e fazer novas barracas desmontáveis. Essa medida evita também que a população de rua faça mal uso do espaço durante a noite. “Além disso, o Parque Halfeld é o cartão de visita da cidade e vai ter que passar por um processo de reestruturação”, completa Figueirôa. Segundo os presentes, a população tem comentado que prefere o espaço sem a estrutura fixa.

As novas barracas serão doadas, sem nenhum custo, aos comerciantes, que deverão cuidar de sua montagem, e poderão armazená-las no prédio do Legislativo municipal e da Funalfa. Todo o processo de aquisição do material, desenho do espaço e licitação deve estar encerrado em novembro.

Para minimizar os transtornos para os feirantes durante este tempo, o secretário de Agropecuária e Abastecimento se propôs auxiliá-los nas negociações do aluguel, buscando soluções que melhorem o preço das barracas provisórias. Empenhado na viabilidade do novo modelo, o titular da SAU, atendendo o pleito das artesãs, na sua maioria senhoras acima de 60 anos, intermediará a conversa com um montador para as novas barracas.

Empav e Secretaria de Obras fazem recomposição do piso do Parque Halfeld

Na manhã desta quinta (04), funcionários da Empav e da Secretaria de Obras começaram a recomposição do piso do Parque Halfeld, onde as pérgulas foram arrancadas. No início de junho, a empresa retirou as pérgulas do local, pois as mesmas estavam apresentando risco de queda, além de servirem para a proliferação dos mosquitos da dengue.

No dia 19 de junho, a Empav optou por cobrir os buracos com asfalto ao invés de pedra portuguesa, pois estava marcado para o dia seguinte uma grande manifestação na cidade. A opção pelo asfalto é pelo material secar rápido e ser de fácil retirada para a posterior recomposição. “A colocação de pedra portuguesa não tem secagem rápida, com isso poderia ocasionar acidentes com os manifestantes, que poderiam tropeçar, virar o pé, etc”, explica o diretor técnico da Empav, Rene Vieira.

*Informações com a Assessoria de Comunicação da SAA, pelo telefone 2104-7003


SECRETARIA DE AGROPECUÁRIA E ABASTECIMENTO

Nenhum comentário:

Postar um comentário