sexta-feira, 12 de julho de 2013

DF: Aposentados bloqueiam Esplanada dos Ministérios e irritam autoridades

Por Richard Casal

Mais uma vez, os aposentados brasilienses saíram na frente e deram o primeiro grito de guerra no Dia Nacional de Lutas. Na manhã desta quinta-feira, 11 de julho, em Brasília, um numeroso grupo de senhores e senhoras se reuniram inicialmente no Centro de Diversões Sul (Conic).

Lá estavam os líderes João Florêncio Pimenta,Warley Martins GonçallesMoacir Meirelles,Gilson Mattos e Luiz Legnãni. A concentração de tantos idosos chamou a atenção de quem passava pelo local, inclusive da imprensa.

Querendo ver e participar da bagunça mais de perto, os aposentados do Conic resolveram ir até a Esplanada dos Ministérios. Teve quem foi de ônibus, van, carro, táxi e até carona. Reagrupados em frente a Catedral, os aposentados arregimentaram mais manifestantes. O bloco cresceu, ganhou corpo e força para marchar por toda a Esplanada.

De forma corajosa, desafiando as forças de segurança, os caras-enrugadas empunhavam cartazes reivindicando a derrubada do fator previdenciário, fim das desonerações e um reajuste decente nos benefícios previdenciários.

A caravana já composta com mais de 300 idosos passou em frente aos ministérios, desfilou nas portas do Congresso Nacional e seguiu em fila indiana até o Supremo Tribunal Federal,  aproveitando para respeitosamente solicitar o fim da decadência e o rápido julgamento da desaposentação.

Dando a volta na Praça dos Três Poderes, o pelotão de aposentados passaram para o outro lado da Esplanada dos Ministérios, ocupando a pista que passa defronte o Palácio do Planalto. Foi um tumulto; todos paravam para observar e elogiar a determinação daqueles homens e mulheres de cabelos grisalhos e corpos castigados por anos de trabalho duro.

Por mais de 10 minutos, os aposentados fecharam tudo, gerando uma confusão generalizadas naquele trecho de Brasília.

Esse belíssimo ato público na capital federal demonstrou outra vez que os aposentados brasileiros nunca param de lutar e que são merecedores de mais atenção dos frios governantes. 
 

Fotos: HYDRA PIMENTA 


Nenhum comentário:

Postar um comentário