quinta-feira, 13 de junho de 2013

SÃO PAULO URGENTE!!!

21h45 – O trânsito na Avenida Paulista foi liberado há pouco. A Tropa de Choque continua contendo grupos menores. Acompanhe a situação do trânsito em tempo real.
21h07 – Também há confrontos entre a polícia e manifestantes no lado dos Jardins.  O comércio e está fechado.
20h52 – Avenida Paulista está interditada nos dois sentidos.  Policiais avançam em linha, fazendo um cordão de isolamento que ocupa todas as faixas dos dois lados. Confrontos se repetem  a todo momento no cruzamento com a Rua Augusta, onde  a PM dispersa os manifestantes com balas de borracha e bombas  de gás. A polícia tenta a todo custo evitar que os manifestantes sereagrupem.
20h47 – Uma repórter do jornal Folha de S. Paulo foi baleada no olho com uma bala de borracha. Segundo Giuliana Vallone, da TV Folha, ela estava em um estacionamento na Rua Augusta quando uma viatura da Rota se aproximou em baixa velocidade e um PM que estava no banco de trás atirou contra ela. Repórteres do Estado de S. Paulo também presenciaram ações questionáveis da Rota. Dois deles foram alvos de uma ação semelhante, na qual uma viatura se aproximou e disparou bombas de gás lacrimogêneo tentando acertá-los. Não havia conflito e nenhuma concentração de manifestantes na ocasião.
Repórter do jornal Folha de S. Paulo atingida no olho por uma bala de borracha. Disparos foram feitos por homens da Rota, em um ponto onde não havia conflito, segundo ela. Foto: Diego Zanchetta/Estadão
20h27 - Embora a Consolação esteja liberada, a Rua Augusta segue interditada. Os manifestantes tentam acessar a Avenida Paulista, por meio de ruas paralelas na Bela Cintra. A massa ora se reagrupa, ora se dispersa,  e a PM se desloca para conter o avanço dos blocos.
20h25 – A Secretário de Segurança Pública de SP, Fernando Grella, afirmou em nota que determinou que a Corregedoria da Polícia Militar apure episódios envolvendo fotógrafos e cinegrafistas durante manifestação realizada nesta quinta-feira  no centro de São Paulo.
20h23 Anistia Internacional divulga nota sobre as manifestações contra o aumento da tarifa de ônibus em São Paulo e no Rio. Leia a íntegra do comunicado:
“A Anistia Internacional vê com preocupação o aumento da violência na repressão aos protestos contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Também é preocupante o discurso das autoridades sinalizando uma radicalização da repressão e a prisão de jornalistas e manifestantes, em alguns casos enquadrados no crime de formação de quadrilha.
O transporte público acessível é de fundamental importância para que a população possa exercer seu direito de ir e vir, tão importante quanto os demais direitos como educação, saúde, moradia, de expressão etc.
A Anistia Internacional é contra a depredação do patrimônio púbico e atos violentos de ambos os lados e considera urgente o estabelecimento de um canal de diálogo entre governo e manifestantes para que se encontre uma solução pacífica para o impasse.
É fundamental que o direito à manifestação e a realização de protestos pacíficos seja assegurado.”
20h08 – Neste momento, os manifestantes estão separados em grupos menores e decidem que rumo tomar. Cerca 30 carros da polícia, bombeiros e dois regimento da Cavalaria subiram  a Consolação:

20h02 – A polícia segue contendo  os manifestantes e para evitar que cheguem à Avenida Paulista, como nas marchas anteriores.
Policiais fazem bloqueio na altura da Rua Maria Antônia. Foto: Tiago Queiroz/Estadão
19h58 – Linha do tempo: veja como foram os três últimos protestos.
19h53 – Na Rua Frei Caneca, altura do 1058, a Tropa de Choque desceu a rua jogando bombas. Não tinha manifestantes no local.
19h50 – A CET recomenda aos motoristas evitarem a região da Rua Augusta e a Consolação.Acompanhe a situação do trânsito.
19h47 - A Tropa de Choque corta o caminho dos manifestantes na Rua Caio Prado e joga bombas entre os carros. As pessoas se dispersaram e alguns voltaram em direção à Roosevelt.
19h44 – Mais cedo, ainda no início do protesto, por volta das 17h30, um fotógrafo foi detido por policiais:
Fotógrafo é detido pela polícia perto do Viaduto do Chá, onde fica a sede da Prefeitura. Foto: Alex Silva/Estadão
19h42 – “Considero legítima toda e qualquer forma de manifestação e expressão. O que a cidade repudia é a violência”, disse o Prefeito Fernando Haddad. Ele reiterou que o valor da passagem não será mudado.
19h40 – RIO DE JANEIRO - Uma parte dos manifestantes que participam da passeata contra o aumento das passagens de ônibus deixou a avenida Rio Branco, no centro da cidade, e seguiu pela Almirante Barroso, onde passou a hostilizar uma equipe da TV Globo, que participa da cobertura da manifestação.  Apesar do clima tenso, não há registros de confrontos entre policiais e manifestantes até agora. (Heloisa Aruth Sturm)
19h31 – Grupo sobe a Augusta  entre os carros em direção à Avenida Paulista. Diversas pessoas estão sendo paradas para revista. Viaturas da GCM e um caminhão da Tropa de Choque dão cobertura.
19h29 – Manifestantes já chegaram à Rua Augusta. O major Lidio Costa Junior, do Policiamento de Trânsito da PM disse que a situação está fugindo do controle: “Não nos responsabilizamos mais pelo que vai acontecer”.
19h24 – Manifestantes montaram barricadas de fogo na Consolação e na Rua Rego Freitas. Eles jogam pedras e rojões contra a PM. O bloco está na rua Caio Prado e gritam em  coro: “Augusta, Augusta”, para onde devem se dirigir.
19h15 – Depois de cerca de dez minutos de incerteza os manifestantes resolveram seguir até a Assembleia Legislativa, no Ibirapuera, descendo a Consolação e pegando a Avenida Brasil.Enquanto estava tendo essa discussão parte dos manifestantes furou o bloqueio,  mas o Choque já estava na Rua Maria Antônia. Foi quando teve início um confronto. Motoristas ficaram no fogo cruzado.
19h00 – Os manifestantes já chegaram à Praça Roosevelt e as lideranças negociam com a PM se poderão ou não seguir até a Avenida Paulista. Eles não conseguiram autorização e  furaram o bloqueio, indo pela Consolação. A PM tenta fazer outros bloqueios.
18h49 – Os manifestantes estão agora na Rua da Consolação, já próximos à Praça Roosevelt, que, teoricamente, seria o ponto final da marcha.
18h39 – A Secretaria de Segurança Pública de SP informou que 68 pessoas já foram presas até o momento durante os protestos contra o aumento da  tarifa de ônibus. Elas estão sendo levados para um ônibus da PM parado perto do Teatro Municipal.
A pasta também informa que o jornalista da Carta Capital Piero Locatelli, detido pela PM, vai ser liberado do 78º DP (Jardins). Segundo a secretaria, ele foi preso porque estava com vinagre na bolsa – o produto seria usado para neutralizar o efeito de bombas de gás lacrimogêneo. A secretaria informou que um segundo jornalista também foi preso por ter “tentado evitar uma prisão”. No começo do ato, ainda durante a tarde, a PM chegou a usar gás de pimenta para dispersar repórteres que tentavam se aproximar durante uma prisão:

18h31 - Integrantes da Juventude do PT compareceram ao menos com 5 bandeiras ao ato e foram hostilizados pela multidão. Quando passaram a tremular as bandeiras, cerca de 2 mil pessoas presentes na frente do Teatro Municipal: “Fora PT! Vai tomar no c…” Erick Bouzano, presidente do Diretório Municipal da Juventude do PT, explicou que só a Executiva Estadual sinalizou apoio ao protesto. “Achamos importante participar”, disse.
18h29 – Integrantes da Juventude do PT compareceram ao menos com 5 bandeiras ao ato e foram hostilizados pela multidão. Quando passaram a tremular as bandeiras, cerca de 2 mil pessoas presentes na frente do Teatro Municipal: “Fora PT! Vai tomar no c…” Erick Bouzano, presidente do Diretório Municipal da Juventude do PT, explicou que só a Executiva Estadual sinalizou apoio ao protesto. “Achamos importante participar”, disse.
18h25 – Manifestantes seguem pela Praça da República. De acordo com a PM, o combinado com as lideranças é que eles sigam pela Avenida Ipiranga até chegar à Praça Roosevelt.
18h24 RIO DE JANEIRO – Manifestantes contrários ao aumento das passagens de ônibus acabam de iniciar uma passeata pela Avenida Presidente Vargas e seguirão pela Avenida Rio Branco, no centro da cidade. A concentração aconteceu sem incidentes, em frente à igreja da Candelária.
Sindicalistas, integrantes de movimentos sociais e estudantes se revezaram em discursos no carro de som. Um grupo de indígenas assiste à mobilização. A manifestação reúne militantes que levam bandeiras de partidos como PSTU e PSOL, mas também muitas pessoas com bandeiras com a inscrição “nenhum partido me representa”.
Alguns manifestantes usam máscaras cirúrgicas, como proteção para gás lacrimogêneo, no caso de confronto com a polícia. Os policiais militares, por enquanto, apenas acompanham a manifestação. A passeata vai até a Cinelândia. (Heloisa Aruth Sturm e Fabio Grellet)
18h10 – O repórter Piero Locatelli, da revista Carta Capital, foi detido pela PM e levado ao 78º DP (Jardins).  O motivo da prisão não foi esclarecido.
18h05 – Primeira manifestação pela redução da tarifa de ônibus em São Paulo foi na quinta-feira passada, 6. Na ocasião, a Avenida Paulista chegou a ser fechada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário