quinta-feira, 9 de maio de 2013

Soldados continuam treinamento em campo com agentes endemistas em JF



Cintia Charlene
*Colaboração
exército dengue
Para reforçar o time de agentes endemistas que trabalham no combate à dengue em Juiz de Fora, continua desde segunda-feira, 6 de abril, o treinamento em campo dos 30 militares do Exército Brasileiro que integrarão a equipe. Os soldados têm a missão de atuar no tratamento e bloqueio focal durante três meses. Para isso, eles irão percorrer os 21 bairros que compõem a Região Nordeste da cidade, como Grama, Filgueiras, Granjas Betânia, Recanto dos Lagos, Jardim Emaús, Parque Independência, entre outros.
Entre os dias 29 de abril e 3 de maio, os novos integrantes passaram por treinamento, realizado por agentes da Subsecretaria de Vigilância em Saúde. Na primeira etapa do processo, os soldados receberam informações teóricas sobre a doença e os estágios de desenvolvimento do Aedes aegypti. Na última quinta-feira, 2, teve início a segunda fase, que compreende a etapa prática do processo. Cada soldado juntamente com um agente, visitava as residências recebendo orientações de como proceder. ''Entendemos que essa ação deveria continuar por mais dois ou três dias, já que o tempo para prática foi curto. Portanto, até quarta-feira (8) acredito que eles já estarão prontos para atuarem sozinhos na região Nordeste'', revelou o coordenador de campo, Fábio César Rodrigues. Os militares visitaram nesta segunda-feira, residências localizadas nos bairros Bom Clima e Quintas da Avenida.
De acordo com o boletim divulgado na última sexta-feira, 3, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da Secretaria de Saúde, os números da dengue continuam crescendo. Foram computadas 3.877 notificações de casos suspeitos, 2.981 casos confirmados, sendo 2.924 contraídos no próprio município e outros 52 casos importados. Cinco casos têm origem desconhecida e outros 676 ainda aguardam resultado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário