sexta-feira, 19 de abril de 2013

Prefeitura e Exército firmam parceria para combate à dengue em Juiz de Fora



Trinta e cinco homens do Exército Brasileiro vão fortalecer o combate à dengue em Juiz de Fora. Na última semana de abril, os militares passarão por treinamento na Secretaria de Saúde e no início de maio passarão a atuar nas ruas. Os detalhes da parceria foram definidos na tarde desta quinta-feira, 18, durante encontro entre o prefeito Bruno Siqueira; o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Motorizada, General Otávio Santana de Rêgo Barros; o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa; e o secretário de Comunicação Social, Michael Guedes.

Segundo o comandante, 30 homens atuarão no trabalho direto junto à população, enquanto os cinco oficiais farão o planejamento das ações. Um tenente-coronel será destacado para cuidar dos trabalhos. O general explicou que os militares irão para as ruas no início da manhã e utilizarão um carro de som para informar aos moradores sobre a ação. “Vamos dividir o trabalho em quarteirões. A população pode ter certeza de que o trabalho será executado com segurança e o máximo profissionalismo”, disse o comandante Rêgo Barros, ressaltando que também é fundamental que a população faça a sua parte. 


Os militares também já estão atuando na distribuição de material informativo. “Juiz de Fora terá toda nossa colaboração.”

O prefeito agradeceu o apoio e destacou a importância da parceria com o Exército no combate à proliferação do Aedes aegypt. “Estamos enfrentando a epidemia com todas as armas e a parceria com o Exército é muito valiosa para nós, por ser uma instituição séria, estando entre as de maior credibilidade no Brasil.” O prefeito lembrou que os trabalhos estão sendo intensificados e pediu o apoio da população.

O apelo foi reforçado pelo secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, ao informar que mais de 80% dos focos está dentro das nossas casas. “Temos que estar vigilantes. As pessoas precisam ter a consciência de que se um não fizer a sua parte, toda a vizinhança pode adoecer. É necessária uma mudança de comportamento da parte de todos nós.”

Mobilização
Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Astransp, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/Subseção JF), Conselho Regional de Medicina, Secretaria de Educação, Unimed, hospitais particulares e Conselho Municipal de Saúde participaram na manhã desta quinta-feira de uma nova etapa do trabalho de combate à dengue em Juiz de Fora.

Com o tema “Força Saúde contra a Dengue - Eu faço a minha parte. E você?”, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deu início a um forte trabalho de mobilização social que contará com a parceria de representantes da sociedade civil para garantir a completa execução de ações efetivas para conscientizar a população de Juiz de Fora sobre seu papel dentro do cenário de epidemia em que se encontra o município.

Coordenado pela subsecretária de Vigilância em Saúde, Glênia Campos, o encontro promoveu o repasse de informações, esclarecimento de dúvidas e apresentação de um cenário de epidemia por que passa hoje a cidade de Juiz de Fora. Com uso de materiais publicitários, como adesivos com a frase da campanha, que convoca para uma ação de responsabilidade compartilhada, folders e cartazes, a campanha, que vem crescendo dia após dias, atraiu a atenção dos presentes.

De acordo com o médico dos hospitais Instituto Oncológico, Nove de Julho e Santa Casa e representante do Conselho Regional de Medicina (CRM), Agildo Alvarenga Godinho, o encontro foi muito oportuno e instrutivo porque mostrou que é um trabalho de todos. “Precisamos unir esforços e nos empenhar para fazer com que a epidemia surta o mínimo de reflexos negativos sobre a população.”

Representante da Unimed Juiz de Fora, o médico Clorivaldo Rocha, que também responde pela diretoria do Hospital de Pronto Socorro (HPS), lembrou que a cooperativa reúne 1.200 médicos e tem uma carteira de clientes com mais de cem mil usuários em Juiz de Fora e região. “Já promovemos um curso de capacitação para nossos médicos, e na próxima semana iniciaremos um trabalho de mobilização junto a todos os nossos funcionários, em todas as nossas unidades de atendimento”, completou.



* Outras informações cm a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Saúde, pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389.


SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário