sábado, 27 de abril de 2013

Exército começa a atuar no combate à dengue a partir da próxima semana


Na próxima segunda-feira, militares da 4ª Brigada de Infantaria Leve do Exército Brasileiro começam o treinamento para atuação no combate à dengue. Promovido pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora, o curso de capacitação acontece no auditório da 4ª Brigada Infantaria Leve de Montanha e terá como público-alvo 35 militares. Entre os dias 29 e 30 de abril, eles receberão aulas teóricas sobre a situação epidemiológica, morfologia e amostra das fases do vetor, educação em saúde, criadouros e forma de tratamento, metodologia, campanha de combate à dengue. Já nos dias 02 e 03 de maio, acontecem as aulas práticas com treinamento em campo, acompanhando os agentes de Endemias pelos bairros da Região Nordeste da cidade.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Juiz de Fora tem hoje 3079 casos notificados de dengue. Deste total, 2334 foram confirmados, sendo 2287 autóctones, 52 importados, 5 indeterminados, 220 descartados e outros 525 aguardam pelo resultado de exames.

Junto com a capacitação dos soldados do exército, os carros fumacê, cedidos pelo Governo de Minas Gerais, continuam percorrendo as ruas da cidade, com o objetivo de somar esforços na tentativa de eliminar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.

O coordenador geral de campo do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVEA) da Secretaria de Saúde (SS), Juvenal Marques Franco, pede atenção da população residente nas regiões mais atingidas pela epidemia e cobertas pelo fumacê. Um carro de som passará antes do processo de pulverização do inseticida, anunciando a operação, para que os moradores facilitem as ações dos agentes de endemias. “É preciso que a comunidade local colabore conosco, deixando janelas e portas abertas para que o inseticida possa alcançar o interior de suas casas,” explica.

Segundo ele, a aplicação acontece em seis ciclos e tem a finalidade de reduzir a infestação do vetor em sua fase adulta. “A cada aplicação do fumacê, são eliminados cerca de 60% dos mosquitos alados. O fumacê é a última etapa no extermínio ao transmissor da doença. As ações de combate englobam a orientação à comunidade, eliminação dos criadouros com larvicida e, por último, o fumacê, que extermina apenas o mosquito adulto”, lembra o coordenador.

Ele enfatiza que o ciclo de vida do mosquito inclui quatro etapas, a saber: ovo, larva, pupa ou ninfa e o mosquito adulto. Durante a fase de pupa, o mosquito não se alimenta, portanto, neste estágio, o larvicida não o atinge. “Este fenômeno obriga-nos a retomar as ações com o carro fumacê mais de uma vez no mesmo local. Isto porque a pupa leva cerca de dois a três dias para se transformar em mosquito adulto”, complementa Juvenal.

Confira a programação dos percursos, datas e locais abaixo, por carro:

* Informações com a Assessoria de Comunicação da SS pelos telefones 3690-7123 ou 3690-7389. 

 Veja o anexo

SECRETARIA DE SAÚDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário