quarta-feira, 6 de março de 2013

Seminário busca alternativas para combater violência em Juiz de Fora


O seminário “Violência Urbana em Juiz de Fora”, que acontecerá nos dias 14 e 15, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, visa buscar alternativas para combater o índice alarmante de violência na região. Para o secretário de Governo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), José Sóter de Figueirôa, “vem em boa hora, além de juntar forças com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Instituto Vianna Junior e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)”. Segundo o secretário, “esta parceria envolve também o interesse de cada cidadão, pelo bem estar da cidade”.

Durante entrevista coletiva realizada nesta terça-feira, 5, na Câmara Municipal, representantes dos órgãos públicos envolvidos no projeto avaliaram a importância do evento. A proposta das autoridades, como a do pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Marcelo Soares Dulci, é a de criar um laboratório de controle da criminalidade na cidade, com perspectiva de implantação até 19 de abril. A professora Cyntia Toledo Miranda, do Instituto Vianna Junior, ressaltou que “o sistema de valores estatísticos de violência na cidade é deficiente” e que “os autores destes crimes estão migrando das classes baixas para as classes médias”. A professora destacou que “a sociedade tem que chamar para si a responsabilidade”, porém, ela lembra que “nenhuma atitude imediatista pode ser tomada, sem uma elaboração de projetos. Este é um momento de reflexão, de buscar caminhos, proporcionando ações de caráter preventivo”. Segundo Cyntia, “esta integração autoridades, sociedade e cidadãos é muito importante”.

Para o presidente da Câmara Municipal, Julio Gasparette, “este é um momento impar para sociedade. Está na hora de buscar a prática para o trabalho”. O vereador Wanderson Castelar acrescentou que “estamos caminhando para um quadro recorde de violência na cidade”. Segundo ele, “a introdução da droga, especialmente o crack, aumenta esta situação. Juiz de Fora está trabalhando com menos policiais, e isto permite que estes delitos cresçam muito na cidade”. Denilson Clozato Alves, da OAB, afirmou que o crescimento da violência na cidade já vinha sendo motivo de denúncia, e “agora é o momento crucial da prática, de unir forças e gerar melhorias em toda cidade”.

Serão disponibilizadas 320 vagas para os dois dias de seminário. As inscrições podem ser feitas na sede da OAB ou pelo telefone 3690-5900.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Governo, pelo telefone 3690-7599.

SECRETARIA DE GOVERNO

Nenhum comentário:

Postar um comentário