sábado, 2 de março de 2013

Políticos convergem esforços por obras viárias em Juiz de Fora


02 de Março de 2013 - 06:00


Por Tribuna

A inclusão do conjunto de obras viárias do município no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) será a principal demanda da bancada de Juiz de Fora em Brasília. A ordem de prioridade de ações e projetos a serem pleiteados junto ao Governo federal foi definida na manhã desta sexta-feira (1) durante encontro do prefeito Bruno Siqueira (PMDB) com os deputados federais Marcus Pestana (PSDB) e Margarida Salomão (PT). Em viagem para outra região do estado, o deputado federal Júlio Delgado (PSB) endossou, mais tarde, todas as propostas de atuação conjunta. Além das intervenções para otimizar o fluxo de veículos na área urbana do município, os três parlamentares vão buscar recursos para conclusão do primeiro trecho da BR-440 e da reforma do Museu Mariano Procópio. Como primeiro andamento, essas demandas, além da retirada do tráfego de carga ferroviária da cidade, por meio de um contorno ferroviário, foram apresentadas também nesta sexta ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, que participou de um evento da Fiemg Regional Zona da Mata realizado em Juiz de Fora.
A contar pela sinalização de Pimentel, o caminho do conjunto de obras viárias até o PAC será menos sinuoso do que o previsto. Para ele, dado o valor do empreendimento, sua inclusão no programa federal será rápida. "Vamos estabelecer uma estratégia. Acho que são duas coisas: esse projeto de curto prazo, de curtíssimo prazo, pois são R$ 80 milhões ou R$ 90 milhões, a gente inclui no PAC. E vamos retomar o projeto do contorno ferroviário de Juiz de Fora, que é um projeto muito mais caro, mas é fundamental para região." De qualquer forma, o prefeito antecipou que vai colocar a questão na mesa, na próxima terça-feira, durante reunião com o vice-presidente da República, Michel Temer. Em caso de sucesso em quaisquer frentes, a expectativa é de que as pontes, os viadutos e os mergulhões sejam construídos de forma simultânea. Já os recursos do Governo de Minas e da MRS Logística S.A. destinados aos empreendimentos deverão ser realocados para outras obras, mediante novas negociações.
Quanto às demais demandas, Bruno revelou intenção de buscar mais recursos para o projeto de despoluição do Rio Paraibuna por meio do PAC do Saneamento. Os recursos seriam somados àqueles obtidos por meio de financiamento feito pelo município junto à Caixa Econômica Federal. A questão do Museu Mariano Procópio também deve ter desdobramentos em breve. Por meio da interlocução de Pestana e, principalmente de Margarida, será agendada uma audiência com a ministra do Turismo, Marta Suplicy, na busca por mais recursos. Por fim, o desfecho da BR-440 será discutido com o Ministério dos Transportes. A proposta defendida pelos deputados e também pelo prefeito prevê apenas a conclusão do trecho referente à Cidade Alta. Ainda assim, não há definição quanto ao futuro da obra, como, por exemplo, se haverá ou não ligação com a BR-040. Independentemente do que será feito, certo, por ora, é a necessidade de uma nova licitação.
http://www.tribunademinas.com.br/politica/politicos-convergem-esforcos-por-obras-viarias-1.1238676

Nenhum comentário:

Postar um comentário