sábado, 18 de agosto de 2012

DIÁRIO REGIONAL - 19.08.12


TRIBUNA DE MINAS - 19.08.12


UTILIDADE PÚBLICA: Campanha para atualizar vacinação infantil começa neste sábado


Começa neste sábado (18) uma campanha do Ministério da Saúde para vacinar crianças que por algum motivo perderam alguma das imunizações previstas para os menores de cinco anos. Até a próxima sexta (24), 34 mil postos de vacinação em todo o país ficarão abertos, voltados para a ação.
Durante o período, todos os menores de cinco anos devem ser levados a um posto para verificar se estão com as vacinas em dia. Caso a criança esteja com alguma dose atrasada, os postos têm estoque de todas as vacinas necessárias para fazer a atualização.
O Ministério da Saúde repassou R$ 18,6 milhões para fundos estaduais e municipais na campanha, que envolverá 350 mil profissionais. O país tem 14,1 milhões de crianças na faixa etária visada pela iniciativa.
A campanha já vai contar com as duas vacinas que o Ministério incluiu na lista nesta semana. A pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, e meningite e outras doenças bacterianas) estava até então disponível em duas vacinas separadas, divididas em tetravalente e hepatite B. A outra novidade é a vacina inativada contra poliomielite (VIP), que não conterá mais o vírus "vivo" e passará a ser aplicada por meio de injeção.
IdadeVacinaDose
Ao nascer- BCG (tuberculose)
- Hepatite B
Única
2 mesesPentavalente
- Poliomielite injetável
- Rotavírus
- Pneumocócica 10
Primeira
3 meses- Meningocócica CPrimeira
4 meses- Pentavalente
- Poliomielite injetável
- Rotavírus
- Pneumocócica 10
Segunda
5 meses- Meningocócica CSegunda
6 mesesPentavalente
- Poliomielite oral
- Pneumocócica 10
Terceira
6 meses a menores de 2 anos- Influenza (gripe)Anual
9 meses- Febre amarelaInicial
12 meses- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
- Pneumocócica 10
Primeira
Reforço
15 meses- Tríplice bacteriana (difteria, coqueluche e tétano)
- Poliomielite oral
- Meningocócica C
Reforço
 
4 anos- Tríplice bacteriana (difteria, coqueluche e tétano)
- Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola)
Reforço
Segunda
Menores de 5 anos- PoliomieliteAtualização da vacina
10 anos- Febre amarela atenuadaUma a cada dez anos
Além delas, o calendário básico inclui as vacinas BCG, hepatite B, vacina oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche). A tabela ao lado mostra quando essas vacinas devem ser aplicadas.
Primeiro x segundo semestre

O ministro Alexandre Padilha explicou na última terça que o calendário nacional de vacinação contra a pólio se dividirá em dois, com estratégias diferentes para o primeiro semestre e para o segundo.
Nos primeiros meses do ano, o foco será a vacinação oral contra a pólio. No segundo semestre, em vez de ser aplicada uma segunda gotinha, o governo pretende atualizar o calendário vacinal. A meta será checar se a caderneta das crianças está ou não em dia.
VIP

A Vacina Inativada Poliomielite (VIP) se destinará a bebês de 2 e 4 meses de idade, e as famosas gotinhas serão usadas nos reforços, aos 6 e aos 15 meses. Mesmo quem já tiver se imunizado, mas ainda estiver dentro da faixa até 5 anos, deve comparecer à rede pública acompanhado dos pais ou responsáveis. Durante as campanhas nacionais, serão ministradas apenas as gotinhas.
Uma das vantagens da injeção é que ela acaba com o risco de uma paralisia infantil causada como consequência da dose oral. Esse efeito colateral, porém, é raro: um caso em cada quatro milhões.
A introdução da VIP vem sendo feita em países que já eliminaram a pólio. A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), no entanto, recomenda que as nações da região continuem aplicando as gotinhas, com o vírus atenuado, até a erradicação mundial da paralisia.
O vírus da poliomielite ainda circula em 25 países. Para se manter livre, o Brasil vai usar simultaneamente as duas vacinas (oral e injetável) e aproveitar as vantagens de cada uma.
Ao todo, foram adquiridas mais de oito milhões de doses e, na primeira remessa, serão enviadas 726 mil para abastecer todo o território.
Dia D ocorrerá neste sábado em todo o estado de São Paulo (Foto: Divulgação/ Ricardo Boni)Vacina contra pólio será em forma de injeção para bebês de 2 e 4 meses e em gotinha para crianças de 6 e 15 meses de idade. Primeiras doses terão vírus atenuado e as demais, ativo (Foto: Divulgação/Ricardo Boni)
Da pentavalente para a heptavalente

Quanto à nova vacina pentavalente, o ministro ressaltou que o benefício é reduzir o número de picadas nos pequenos, que devem tomar uma dose aos 2 meses, a segunda aos 4 meses e a terceira aos 6 meses.
Além disso, por ser fabricada por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan, em São Paulo, e o laboratório Bio-Manguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, a dose deve fortalecer a produção nacional.
O ministro informou que o próximo passo é produzir uma vacina heptavalente, um projeto entre Butantan, Bio-Manguinhos e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Minas Gerais, o que deve levar quatro ou cinco anos.
Vitamina A

Além da campanha nacional de vacinação, com a introdução de duas novas doses no calendário, o Ministério da Saúde anunciou a suplementação nutricional de vitamina A, por via oral, que será feita em crianças entre 6 meses e 5 anos de idade, em 2.434 municípios das regiões Norte, Nordeste e nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, em Minas Gerais.
A ação faz parte do programa federal Brasil Carinhoso, e a meta é reduzir as mortes e internações por doenças infecciosas. Além disso, a vitamina melhora a visão e o desenvolvimento cognitivo.
A gotinha de vitamina A será aplicada no mesmo período de vacinação, que vai deste sábado até sexta, e deve continuar nos postos de saúde depois. A expectativa é atingir 7,8 milhões de crianças nos municípios que já integram o programa Brasil sem Miséria, onde há uma maior concentração de pobreza.
Nas demais regiões do país, a suplementação será feita no decorrer deste segundo semestre, nas Unidades Básicas de Saúde, e deve atingir 3.034 municípios em todos os estados, incluindo 34 distritos indígenas.

Estágio de Preparação de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares 2012



A 3ª Subchefia do Estado-Maior do Exército coordenará o Estágio de Preparação de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares 2012 (EPCOM 2012), visando atualizá-los quanto ao que há de mais recente em termos de legislação e doutrina vigentes, com o intuito de colocá-los nas melhores condições para o Comando.
O objetivo principal do EPCOM é orientá-los sobre procedimentos, operacionais ou administrativos, que deverão ser adotados durante o exercício de suas funções no Comando, Chefia ou Direção das OM, possibilitando conduzi-las de acordo com as diretrizes da Alta Administração do Exército Brasileiro e a Diretriz Geral do Comandante do Exército (2011 -2014).
O EPCOM 2012 será realizado no período de 15 a 19/10/2012, no Auditório General Marcelo Rufino (AGM), no QGEx, em Brasília-DF. As atividades diárias serão conduzidas de 2ª a 5ª feira, no período de 0800h às 1730h, com almoço no refeitório do QGEx. Na 6ª feira, o EPCOM/2012 encerrar-se-á às 12:00h.
Solicita-se aos novos comandantes que acessem via intranet o endereço eletrônico: http://intranet.eme.eb.mil.br/epcom
Em caso de dúvidas, fale conosco. Estamos à disposição para ajudá-lo. 
Cel
CRUZ JUNIOR
(61) 3415-5407
Ritex: 860-5407
cruzjunior47@hotmail.com
Cap
PAULO SOUZA
(61) 3415-6688 / (61) 3415-5208
Ritex: 860-6688 / 860-5208
adj3sdmt1@eme.eb.mil.br


http://www.exercito.gov.br

Aviões de pequeno porte batem no ar e deixam vítimas no interior de São Paulo


Dois aviões de pequeno porte se chocaram na manhã deste sábado na região de Santa Bárbara d'Oeste, no interior do Estado de São Paulo. As duas aeronaves caíram em um canavial às margens da Rodovia dos Bandeirantes e pegaram fogo após o choque com o solo. Quatro pessoas morreram.
Segundo informações do Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) de Piracicaba, os aviões caíram na altura do quilômetro 125, no sentido da cidade de São Paulo. 
O fogo ainda impede a localização de outras vítimas. Quatro caminhões do Corpo de Bombeiros de Santa Bárbara D'Oeste foram enviados para o local.
Futura Press
Aviões de pequeno porte se chocam no ar no interior de São Paulo; acidente mata quatro pessoas
Com Agência Estado

Solenidade marca o aniversário de 10 anos do edifício-sede da PGR


Cerimônia contou com o lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à data

Solenidade marca o aniversário de 10 anos do edifício-sede da PGR
Roberto Gurgel usa o carimbo comemorativo com a marca da PGR
Símbolo da atuação do Ministério Público e cartão-postal da capital federal, o edifício-sede da Procuradoria Geral da República completou esta semana dez anos de sua inauguração, ocorrida no dia 15 de agosto de 2002. Para celebrar esse marco na história da instituição, foi realizada uma solenidade, nesta sexta-feira, 17 de agosto, no Memorial do Ministério Público Federal. A ocasião contou com o lançamento de selo personalizado e carimbo comemorativo alusivos à data, além de uma exposição de fotos do complexo projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, desde a sua concepção até hoje.

Na cerimônia, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, lembrou que a inauguração do edifício representou a concretização do anseio por uma sede definitiva para a PGR, o que significou deixar para trás a época em que as condições de trabalho em sedes temporárias eram precárias, inadequadas e exigiam esforço imenso dos membros e servidores que integravam a instituição.

Gurgel também destacou a iniciativa do então procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, qualificando-a como corajosa. Conforme explicitou, o colega não só assumiu a difícil tarefa de se lançar ao empreendimento, como também conseguiu garantir um fluxo contínuo de recursos, permitindo que a obra se desenvolvesse no tempo previsto e ainda figurasse como uma construção de baixo custo quando comparada a outros edifícios públicos na região.

“Hoje vejo o prédio como um símbolo do Ministério Público Brasileiro como um todo, que se integrou à Brasília e se tornou uma lembrança permanente para todos que por aqui passam de que temos uma instituição fundamental para a República e para a democracia brasileira”, salientou Roberto Gurgel.

Selo comemorativo de 10 anos do edifício-sede da PGRSelo - Para conduzir o ato de obliteração do selo comemorativo, esteve presente o vice-presidente Jurídico da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Jefferson Carlos Carús Guedes, que, além de enaltecer a beleza das formas e a modernidade do projeto arquitetônio, frisou a importância da instituição na defesa da ordem jurídica, da democracia e dos interesses sociais indisponíveis. Guedes explicou que as novas peças não só vão circular nas correspondências, como também vão integrar os acervos filatélicos do Brasil e de colecionadores estrangeiros.

Exposição - “O prédio sob o seu olhar” reúne 36 fotografias provenientes do acervo da Secretaria de Comunicação Social e de concurso realizado no mês de julho, aberto à participação de membros, servidores e estagiários de todo Ministério Público Federal. As fotografias mostram o projeto desde a sua concepção, passando pela fundação, até ser finalizado.


Secretaria de Comunicação
Procuradoria Geral da República
Tel: (61) 3105-6404/6408

Estrada Engenheiro Gentil Forn tem pista interditada a partir desta segunda-feira

A Estrada Engenheiro Gentil Forn terá a pista de sentido Centro/Bairro totalmente interditada no trecho entre o trevo do Bairro Jardim Glória e o Condomínio Parque Imperial. A interdição acontece entre esta segunda-feira, 20, até a próxima sexta-feira, 24, das 8h às 17h e será necessária devido a obras de asfaltamento no local. Com a realização dos serviços, 13 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados. 

Confira as alterações e opções de desvio para os veículos:
 
- Linha 555 (Universidade), atenderá ao Bairro Serro Azul, seguindo o seguinte itinerário:

Sentido Centro/Bairro – Rua Engenheiro Moraes Sarmento, Rua Hameleto Fellet, Rua Antônio Fellet, Rua José Lourenço Kelmer, Rua Arthur Peterson, Avenida Marginal até o trevo do Bairro Jardim Casablanca, Rua João Lourenço Kelmer, Rua José Kirchmaier, Rua Luiz Zuddio, Estrada Engenheiro Gentil Forn, Rua João Lourenço Kelmer (...). 

- Linhas 530, 531, 532, 533, 534, 535, 536, 538, 540, 541, 542 e 547, seguirão o seguinte itinerário: 

Sentido Centro/Bairro – Rua Engenheiro Moraes Sarmento, Rua Hameleto Fellet, Rua Antônio Fellet, Rua José Lourenço Kelmer, Rua Arthur Peterson, Avenida Marginal até o trevo do Bairro Jardim Casablanca, Rua João Lourenço Kelmer (...). 

Os motoristas de carros de passeio ainda terão uma segunda opção de desvio, acessando a Rua Visconde de Mauá, Rua São Sebastião, Avenida Olegário Maciel, Rua Monsenhor Gustavo Freire, Rua Vicente Beghelli, Avenida Presidente Itamar Franco, Campus da UFJF, acessando o Bairro São Pedro. 

* Informações com a Secretaria de Comunicação Social, pelos telefones 3690-7599 / 7245.

SECRETARIA DE TRANSPORTE

http://www.pjf.mg.gov.br/noticias/view.php?modo=link2&idnoticia2=35590

Polícia Civil prende dois suspeitos de tráfico de drogas em operação na Vila Ozanan, em Juiz de Fora


Ação aconteceu na sexta-feira (17)

Duas pessoas foram presas na sexta-feira (17) suspeitas de tráfico de drogas, no bairro Vila Ozanan, em Juiz de Fora.

A Polícia Civil chegou ao local depois de investigação. Foram apreendidos cocaína e acetona para mistura de droga. 
Os policiais ainda recolheram 50 maços de cigarros contrabandeados, anabolizantes e R$150 em dinheiro. 
Os suspeitos foram levados para a delegacia do bairro de Lourdes.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - LUCAS RUFINO



COMEMORA, HOJE, MAIS UM ANIVERSÁRIO NOSSO AMIGO LUCAS RUFINO


DESEJAMOS MUITAS FELICIDADES, PAZ, SAÚDE, REALIZAÇÕES E SUCESSOS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.

FRATERNO ABRAÇO.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - COLUNISTA CACÁ SALERMO



COMEMORA, HOJE, MAIS UM ANIVERSÁRIO NOSSO AMIGO E IRMÃO COLUNISTA CACÁ SALERMO.


DESEJAMOS MUITAS FELICIDADES, PAZ, SAÚDE, REALIZAÇÕES E SUCESSOS NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL.

FRATERNO ABRAÇO.

XXV CORRIDA DUQUE DE CAXIAS - AMANHÃ ÚLTIMO DIA PARA SUA INSCRIÇÃO



Parabéns às Organizações Militares


- 11º Grupo de Artilharia Antiaérea (Brasília/DF- 26 anos)

- 10º Batalhão de Infantaria (Juiz de Fora/MG - 124 anos)

- 12º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado (Boa Vista/RR – 30 anos)

- 15ª Companhi
a de Engenharia de Combate (Palmas/PR - 30 anos)

- 17º Regimento de Cavalaria Mecanizado( Amanbai/MS - 124 anos)

- 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado (São Borja/RS – 124 anos)

- 6º Regimento de Cavalaria Blindado (Alegrete/RS – 124 – anos)

- 7º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Santana do Livramento/RS – 124 – anos)


21º GAC - CAMINHA ECOLÓGICA ACONTECE AMANHÃ


Exército vai promover a Corrida Duque de Caxias dia 25 deste mês


RIBAMAR ROCHA


O Exército Brasileiro, através da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, vai realizar a Corrida Duque de Caxias de Pedestrianismo, masculino e feminino. O evento acontecerá no dia 25 deste mês, em homenagem ao Dia do Soldado, na avenida Ene Garcez, com largada e chegada em frente ao COB (Circulo de Oficiais de Boa Vista).

Os percursos serão de 5 e 10 km e mais o Revezamento (2x5 Km), as inscrições estão abertas até a quarta-feira, dia 22, na Fetec (Terminal do Caimbé), secretaria do COB – na avenida Ene Garcez) e no 1º GAC de Selva, no Setor Militar Marechal Rondon, quadra 2, em horário de expediente.

No ato da inscrição, o atleta deverá entregar cópia do RG ou documento de identidade com foto. Para os atletas menores de 18 anos, será obrigatória a assinatura de responsável legal e preenchimento do Termo de Responsabilidade. A taxa de inscrição é um pacote de macarrão. 

Podem participar da Corrida 10 Km, atletas de ambos os sexos com idade mínima de 18 anos e na corrida de 5 Km e no Revezamento (2x5 Km), a idade mínima é de 14 anos. 

As provas de 10 Km serão disputadas em dez categorias divididas por faixa-etária , sendo cinco para os homens e cinco para as mulheres.

No masculino, a categoria A será para atletas Sub-23 de 18 a 23 anos (de 1994 a 1990); categoria B para atletas Adultos de 23 a 35 anos (1989 a 1977); categoria C para Master, de 36 a 45 anos (1976 a 1967); categoria D, para Sênior, de 46 a 55 anos (1966 a 1957); e categoria E, para atletas Veteranos acima de 56 anos (nascidos a partir de 1956).

No feminino, as categorias F, G, H I e J, seguem a mesma faixa-etária do masculino. 

Na Corrida de 5 Km, serão três categorias no masculino e três no feminino. A categoria K será para Menores, de 14 a 17 anos (1988 a 1995); categoria L, Maiores, para atletas de 18 a 45 anos (1994 a 1967) e categoria M, para atletas da Melhor Idade, com idade acima de 46 anos (a partir de 1966). 

No feminino, as disputas acontecem nas categorias N, O e P e obedecem a mesma faixa-etária do masculino.
Na Corrida de Revezamento, formada por dupla, cada atleta deverá correr 5 Km e será para atletas com idade superior a 14 anos ( a partir de 1998), e será disputada na categoria Q, para dupla de atletas masculino; categoria R, para dupla de atletas feminino e categoria S para dupla mista.
PREMIAÇÃO – Haverá premiação em troféus e dinheiro para os cinco primeiros colocados na Categoria Geral, masculino e feminino, sendo R$ 1.000 para o primeiro lugar; R$ 700, para o segundo; R$ 500, para o terceiro; R$ 300, para o quarto e R$ 200, para o quinto lugar. Além de troféu, diploma e R$ 100, para o campeão das categorias de A a P. Diplomas para os segundos e terceiros lugares de todas as categorias.
Troféu, R$ 200 e diploma para a melhor dupla das categorias Q, R e S do Revezamento (2x5 m).
Troféu e diploma para o Atleta Mais Idoso, nos dois naipes.
Troféu Lobo D’almada, para a Equipe de Corrida Rústica melhor classificada.
Troféu para a Equipe com maior número de participantes inscritos que cruzarem a linha de chegada.
Troféu O Pacificador, para o corredor Militar melhor classificado no resultado Geral, masculino e feminino.
Haverá ainda entrega de medalhas para os mil primeiros atletas que cruzarem a linha de chegada e sorteio de brindes surpresas entre os atletas que completarem a prova. Não haverá premiação dupla.

CTTU monitora vias para 38ª Corrida Duque de Caxias


Neste domingo (19) será realizada, do bairro de Boa Viagem ao bairro do Recife, a 38ª Corrida Duque de Caxias, que comemora a Semana do Soldado. A corrida, cujo nome faz homenagem ao patrono do Exército Brasileiro,  é uma das mais tradicionais do Nordeste. Visando garantir a segurança dos participantes e espectadores, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) estará no local, monitorando as vias do trajeto.

A largada será às 6h30 no 2º Jardim da Avenida Boa Viagem. Os competidores farão um percurso de 8km, passando pela Avenida Antônio de Góes, Avenida José Estelita, Avenida Sul (pista exclusiva de ônibus), Av. Alfredo Lisboa, Av. Marquês de Olinda, Rua Madre de Deus, Av. Rio Branco e Av. Militar, onde estará o ponto de chegada, no Forte do Brum.

A Corrida está prevista para terminar às 12h e durante a realização do evento a CTTU fará o bloqueio das vias envolvidas. Os condutores que precisarem passar pela área, deverão traçar uma rota alternativa. Os agentes de trânsito ficarão no local para orientar quem estiver circulando na área. A CTTU recomenda que quem estiver no bairro de Boa Viagem deve optar por chegar ao Centro utilizando a Av. Mascarenhas de Morais. 

COMUNICADO URGENTE - CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS R/2 DO BRASIL


O CONSELHO NACIONAL DE OFICIAIS R/2 DO BRASIL INFORMA QUE APÓS UM CONTATO NO DIA DE ONTEM, 17 DE AGOSTO, COM ALGUMAS AUTORIDADES MILITARES, SURGIU UMA POSSIBILIDADE DE AINDA CONSEGUIRMOS, COMO EM ANOS ANTERIORES, UMA AERONAVE DA FAB QUE POSSA NOS APOIAR NO TRANSPORTE DE OFICIAIS R/2 PARA O ENOREx EM RECIFE. 

O ASSUNTO SERÁ RESOLVIDO NA PRÓXIMA SEMANA. POR ENQUANTO NÃO PODEMOS DIVULGAR MAIORES DETALHES.

FRATERNALMENTE,

Sérgio Pinto Monteiro - 2º Ten R/2 Art
Presidente do CNOR 

Submarino brasileiro atraca no RN após simulação de guerra nos EUA


Submarino brasileiro Tikuna ancorado em Natal para abastecimento e manutenção de máquinas
(Foto: Caroline Holder/G1)
Depois de quase três meses em exercício militar nos Estados Unidos, o Submarino brasileiro Tikuna está de volta ao Brasil. A primeira parada aconteceu nesta quarta-feira (15) em Natal, para abastecimento e manutenção da máquina. O Submarino Tikuna participou da “Deployment-SUB 2012”, uma simulação de guerra nos Estados Unidos.
De acordo com o comandante de mar-
e-guerra Eduardo Antônio Pires, que coordenou o treinamento, o Brasil teve um desempenho positivo em relação aos outros países. “O nosso submarino e a nossa tripulação competiram igualmente com as outras nações. Se a guerra fosse real, possivelmente, só os Estados Unidos nos atingiria. É necessário manter sempre uma boa relação diplomática para que isso não aconteça”, ressaltou o comandante.
O Brasil tem cinco submarinos. Quatro deles foram comprados da Alemanha. O mais novo, o Tikuna, foi atualizado com tecnologia nacional. Desde 2006, ele participa de operações militares, com capacidade para 44 tripulantes. Possui 8 tubos lançadores de torpedos. A carcaça mede 62 metros de comprimento e 6 metros de altura, atinge 40 quilômetros por hora e navega numa profundidade que pode chegar a 200 metros.
Como é movido a diesel, o Tikuna precisou atracar em Natal para abastecimento antes de chegar ao seu destino final, a cidade do Rio de Janeiro. A previsão da Marinha é de que, em 2025, o país já tenha um submarino movido a energia nuclear para garantir que o mesmo  fique por muito mais tempo submerso.
No interior da embarcação o espaço é reduzido, mas os militares têm à disposição quartos, cozinha e banheiros. A água usada nos banheiros é tratada e devolvida ao mar. Para beber, os equipamentos transformam a água salgada em potável.
O Tikuna fica em Natal até segunda-feira (20). Depois, segue para Salvador, de onde parte para a capital fluminense. O submarino não está aberto ao público para visitação.

Após Dilma sair pelos fundos, aposentados dizem não parar até obtenção de reajuste


Os aposentados do INSS querem 7,38% e o fim do fator previdenciário. A imensa manifestação obrigou a presidente Dilma Rousseff a deixar o Palácio do Planalto pelos fundos. Oito representantes de aposentados do INSS de 27 estados foram recebidos, no Palácio do Planalto, por José Lopes Feijó, assessor especial do ministro-chefe da Secretaria Geral, Gilberto Carvalho, depois de passarem mais de duas horas protestando em frente ao Planalto e fechando o trânsito no local, ao lado de inúmeras categorias de grevistas. 
Assim que os manifestantes tomaram a praça dos Três Poderes e avançaram em direção ao Planalto, a segurança, que estava reforçada pela Polícia Militar, foi engrossada pelo Batalhão de Choque, que chegou com escudos, armas em punho, cachorros, provocando reação nos manifestantes, que carregavam faixas "Fora Dilma" e "queremos reajuste".
O Batalhão de choque tomou conta do pé da rampa, enquanto manifestantes gritavam: "Abaixo a repressão, polícia é pra ladrão" . Quando o chefe da segurança do Planalto, general Amaro, viu o pelotão de choque na rampa entrou em contato com a PM para exigir que eles saíssem do local. "Eles (polícia de choque) não têm de entrar aqui. Aqui é nosso (segurança do Planalto). Eles têm de ficar da rua pra lá", insistiu.
Diante da resistência do militar do Choque deixar o local, o general foi pessoalmente conversar com o responsável pela tropa para que ele deixasse o local. A tropa de choque, então, foi instruída a ficar ao lado da rampa, um pouco mais afastada. Deixaram o local sob vaias e gritos dos manifestantes.
Os aposentados entraram no Palácio com os rostos pintados de verde e amarelo, símbolo dos estudantes na era Collor. O presidente da Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas, Warley Gonzalez, que esteve com Feijó, disse que "na era Collor existia cara pintada nas ruas. Agora, é cara enrugada nas ruas".
Eles prometeram passar a noite na praça dos 3 Poderes e acender 1.500 velas e fazer até um baile para aguentar o frio da noite e a vigília no local. "O clima não está para festa, mas é o única maneira de enfrentar a noite", disse ele, ao afirmar que "os aposentados e pensionistas são os únicos que estão sendo roubados porque pagaram a vida inteira sobre sete ou oito salários mínimos e estão ganhando sobre quase um salário". E completou: "não vamos parar enquanto não derem o que queremos ou algum reajuste".

ZÉ MARIA 40 - IDOSO - UM PATRIMÔNIO DA NOSSA TERRA




Idoso
Temos grande orgulho, pois nosso presente foi construido por grandes cidadãos da Terceira Idade. Nossa gratidão tem sempre que se converter em ações e políticas públicas voltadas para a inclusão social e intelectual de nossos idosos.
Hoje no Governo Fernando Coimbra, existem dois projetos pioneiros e de destaque em nossa região que são. a Academia da Terceira Idade- Projeto de Atividade Física para idosos ao ar livre; Inclusão Digital através do Telecentro Digital no Centro Comunitário Aristides Dorigo além do Centro de Convivência do Idoso que promove atividades culturais de dança,  teatro e artesanato.
Nossa Idéia é ampliar os projetos da Academia da Terceira Idade , levando-a a outras praças da cidade e distritos. Promover o Centro de Convivência da Terceira Idade.
Criação da Secretaria da Juventude e do Idoso para que novos projetos sejam implantados em nossa cidade. Outra ação que se faz necessária em nosso município é a construção de rampas de acesso em espaços públicos.