sábado, 19 de maio de 2012

COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA - VI Encontro Família Escola


O Colégio Militar de Juiz de Fora realizou no dia 12 de maio o VI Encontro da Família – Escola que ocorreu, conjuntamente, com a comemoração do Dia das Mães.




A sexta edição do evento reuniu cerca de 500 pessoas entre pais, alunos e professores em diversas atividades recreativas, entre as quais: caça ao tesouro, quiz, dança da cadeira, gincana, oficina de maquiagem, cabeleireiros, quick massage, correção postural, etc.



Os objetivos desta atividade são: a sensibilização dos pais para a importância da integração e do acompanhamento das atividades sócio-educativas e pedagógicas desenvolvidas pelo colégio; promover a participação da família dos alunos e integrantes do colégio em atividades que facilitem a socialização, ampliando a confiança e a aproximação entre estes segmentos; proporcionar a interação com os segmentos da sociedade que permeiam a comunidade escolar.



Fotos: João Bertoldo

Rio+20 e Estratégia Nacional de Defesa pautam reunião dos chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas


Brasília, 17/05/2012 – A atualização da Estratégia Nacional de Defesa (END) e a evolução do plano de segurança para a Rio+20 foram os principais temas da 13ª Reunião do Comitê dos Chefes dos Estados-Maiores das Forças Armadas, ocorrida nesta quinta-feira, no Ministério da Defesa.

O encontro contou com a participação do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, general José Carlos De Nardi, e dos chefes dos Estados-Maiores da Armada, almirante Fernando Eduardo Studart Wiemer; do Exército, general Joaquim Silva e Luna; e da Aeronáutica, brigadeiro Aprígio Eduardo de Moura Azevedo.

Anfitrião do evento, o general De Nardi enfatizou a importância da Estratégia Nacional de Defesa, ao apresentar propostas de revisão do documento. “A END mudou a atuação das Forças Armadas. Hoje, Marinha, Exército e Aeronáutica pautam suas condutas pelas diretrizes nela estabelecidas”, afirmou.

Na oportunidade, os militares conheceram o resultado do grupo de trabalho interministerial criado para analisar e apresentar sugestões para a atualização do documento. O grupo atuou durante quatro meses e promoveu 16 reuniões.

A atualização da END segue o disposto na Lei complementar nº 136, de 25 de agosto de 2010, que prevê revisão a cada quatro anos, e posterior encaminhamento ao Congresso Nacional, para apreciação.

De Nardi deu conhecimento aos demais oficiais sobre algumas das propostas estudadas. O material deve seguir para o crivo do ministro da Defesa, Celso Amorim, até o fim deste mês.

Rio+20

Na etapa seguinte, tratou-se do esquema de segurança da Rio+20, evento que acontece entre os dias 13 e 22 de junho, no Rio de Janeiro. O objetivo da conferência é a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto.

Na oportunidade, foi feita apresentação da evolução do plano de segurança da conferência, bem como do cronograma das ações realizadas e das que estão para acontecer. As Forças Armadas ficarão encarregadas tanto da segurança dos locais dos eventos, quanto do deslocamento das comitivas nos diversos itinerários na capital do Rio, além da segurança cibernética para o monitoramento da rede da Rio+20.

O comando do plano geral de segurança foi delegado ao Exército, que atribuiu ao Comando Militar do Leste (CML) o planejamento e a execução de todas as ações de segurança ligadas à conferência. A previsão é de que o aparato de segurança sob responsabilidade das Forças Armadas seja desmobilizado somente uma semana após a realização do evento.

Além das organizações militares, o plano de segurança envolve também o Comitê Nacional de Organização da Rio+20, o Departamento de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Agência Brasileira de Inteligência, entre outros órgãos.

Foto: Felipe Barra
  Assessoria de Comunicação
Ministério da Defesa
(61) 3312-4070


https://www.defesa.gov.br/index.php/noticias-do-md/2455098-17052012-defesa-rio20-e-estrategia-nacional-de-defesa-pautam-reuniao-no-ministerio-da-defesa.html

Oficial do Exército comete suicídio dentro do Quartel


Suicídio aconteceu dentro do Quartel do 8º BEC, em Santarém


Um triste fato aconteceu na manhã desta quinta-feira, no Quartel do 8º BEC, em Santarém, Oeste do Pará. O Tenente do Exército, Leonardo Martins Nunes da Silva – Tenente Nunes, aparentando ter entre 27 a 30 anos, cometeu suicídio, usando uma pistola do Exército.

Segundo informações colhidas por nossa reportagem, por volta das 06:40 horas desta quinta-feira, Tenente Nunes estava dando instruções a uma turma de soldados e depois se retirou para o alojamento dos oficiais, ocasião em que pegou sua pistola e deu um tiro na própria cabeça. 


Os soldados e oficiais quando escutaram o tiro, correram para o alojamento, mas o oficial já estava morto. Tenente Nunes era casado com uma estudante de Enfermagem da FIT, com quem tinha uma filha.


Por volta das 08:30 horas o Centro de Perícias Científicas Renato Chaves foi acionado, para que o corpo fosse removido. Em contato com nossa reportagem, a diretora do CPC, Dra. Stael Rejane, informou que o Centro de Perícias foi acionado para a remoção de um corpo nas dependências do quartel do 8º BEC, mas não tinha ainda maiores detalhes sobre o que teria acontecido. 

Uma equipe do órgão foi encaminhada para o local e fazer a remoção do cadáver do oficial.



Nota:
O 1º Tenente Leonardo Martins Nunes da Silva era da Arma de Engenharia, da turma de 2008, da AMAN e servia em Santarém desde janeiro de 2011.


XXV EDIÇÃO DA CORRIDA DUQUE DE CAXIAS ESTÁ CHEGANDO - VEJA O VÍDEO DE 2011




ALMOÇO DA ASSOCIAÇÃO DE OFICIAIS DA RESERVA DO EXÉRCITO/JF - ESTÁ CHEGANDO, ADQUIRA SEU CONVITE.





OS CONVITES PODERÃO SER ADQUIRIDOS NO CÍRCULO MILITAR DE JUIZ DE FORA, DE 3ª A 6ª FEIRA, A PARTIR DAS 13H30, COM FABIANA E JOSELAINE, ATÉ O DIA 23.05.12.

AV. RIO  BRANCO, 3146 - CENTRO - 3214.3555

ALMOÇO DO DIA 26 DE MAIO, NO 4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, GRUPO MARQUÊS DE BARBACENA.


PARTICIPANTES: OFICIAIS, SUBTENENTES, SARGENTOS, AMIGOS, FAMILIARES E CONVIDADOS.



PROGRAMAÇÃO:

10h30: Futebol Society

12h: Almoço 

CARDÁPIO

Leitão a pururuca, churrasco, arroz, farofa, vinagrete

Cervejas e refrigerantes

Traje: Esporte

CONVITES: R$ 30,00 


Ten Mauro Lúcio: 8833.4373 - 3221.5555

Ten Schmitz: 8427.8909

Ten Mauro Barbosa: 8837.0036 - 8458.6581

O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) lançou ontem seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora


O deputado estadual Lafayette Andrada (PSDB) lançou ontem seu nome como pré-candidato à Prefeitura de Juiz de Fora. Ele deve protocolar no diretório local do partido, na próxima segunda-feira, pedido para realização de prévia. "Vinha sendo instado a colocar meu nome como alternativa e aceitei o desafio." Seu provável adversário na disputa interna da legenda será o prefeito Custódio Mattos (PSDB), que pretende buscar a reeleição. "Tenho respeito e apreço pelo Custódio, mas possuo credenciais para apresentar meu nome. Não venho para dividir, ao contrário, minha proposta é somar. Caberá ao partido escolher quem será o candidato." Lafayette considera sua pré-candidatura como opção para o eleitor juiz-forano favorável à manutenção da parceria com o Governo de Minas, mas descontente com a atual gestão. "A parceira (com o estado) trouxe muitos investimentos para o município e precisa ser mantida. Como tenho relação muito boa com o governador Antonio Anastasia (PSDB) e com o senador Aécio Neves (PSDB), apresentou-me como outra possibilidade para manter essa parceria."
O risco de uma nova cisão no PSDB de Juiz de Fora, que ainda conseguiu fazer Custódio e o deputado federal Marcus Pestana (PSDB) falarem a mesma língua, foi rechaçado prontamente por Lafayette. Na sua avaliação, os tucanos têm maturidade para promover uma consulta interna e saírem unidos em torno do vencedor. "Acabamos de ver isso acontecer em São Paulo, com o (ex) governador José Serra (PSDB), uma das figuras mais ilustres do partido, participando e vencendo a prévia para a Prefeitura de São Paulo." Quanto à viabilidade de seu nome, o deputado afirma que é possível crescer com alguns dias de campanha e alcançar patamares semelhantes aos dos pré-candidatos estreantes na disputa. "O governador Anastasia é muito bem avaliado aqui em todos os levantamentos. Isso mostra que há espaço para uma candidatura nova do PSDB."

Se a proposta de prévia avançar, Lafayette não terá vida fácil na disputa interna. Assim como na eleição municipal propriamente dita, também no sufrágio interno o peso da máquina é considerável. Suas chances crescem caso consiga arrastar para seu lado integrantes do grupo de Pestana e mesmo do secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques (ex-PSDB e atual PPS). Passando pela peneira tucana, ele conta a seu favor com a chapa de candidatos a vereador do PTC, considerada uma das mais robustas do processo sucessório. Outro trunfo seria o fato de que sua eleição implicaria na posse como deputado estadual do vereador Rodrigo Mattos (PSDB). O herdeiro de Custódio seria beneficiado por estar hoje na primeira suplência do partido na Assembleia.
Além da concorrência explicitada agora por Lafayette, integrantes do primeiro escalão consideram que Custódio, já algum tempo, enfrenta uma movimentação de correligionários nos bastidores em torno de outras candidaturas consideradas alternativas à sua proposta de reeleição. Nesse sentido, a proximidade do deputado federal Júlio Delgado (PSB) e do deputado estadual Bruno Siqueira (PMDB) com o Palácio Tiradentes é apontada como fundamento para toda espécie de especulação. Ainda assim, sempre que esteve em Juiz de Fora, como na última quinta-feira, o governador procurou deixar claro o propósito de a atual administração ter prosseguimento. Já o próprio prefeito quando questionado quanto à possibilidade de ter seu nome trocado por uma alternativa alheia ao PSDB, preferiu ponderar em relação à sua história no partido para assegurar que seria respeitado na sua decisão.

Jovem de 18 anos do RS passa por transplante de córnea no olho errado


O que era para ser o começo de uma nova vida para a estudante de direito Jessica Vinhola, de 18 anos, virou um tormento. A jovem sofre desde pequena de uma doença que atinge as duas córneas. Há dois anos, submeteu-se a uma cirurgia a laser e passou a ter 80% da visão do olho direito. Para resolver o problema no olho esquerdo, o transplante era a única saída. Depois de um ano de espera na fila, a operação foi realizada na quinta-feira (17), no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Quando acordou, veio a decepção: a cirurgia foi feita no olho errado.
"Eu fiquei com muita raiva, fiquei muito nervosa quando percebi. Quando falaram que estava certo, pensei: será que eu é que estou errando os lados?" Contatado pela reportagem, o Hospital de Clínicas se manifestou por meio de nota e admitiu que houve uma falha no procedimento. O HCPA salienta que realiza esse tipo de transplante desde 1988, com mais de 3 mil cirurgias desde então. "Apesar do processo de marcação ter sido inicialmente realizado no olho correto, o transplante ocorreu no olho não programado, provavelmente devido a um deslocamento do dispositivo de marcação", diz a nota.
Além de estudar direito, Jessica trabalha como auxiliar administrativa na Uniritter. O maior temor da jovem é perder toda a visão. Hoje a menina e a mãe voltaram ao hospital para se reunir com a equipe médica e receberam a garantia de que será feito um novo transplante. "Me disseram que a gente escolheria a data. Como assim? Se tem uma fila de transplante, uma fila de córneas, por que não fizeram antes nela? E os outros que estão na fila, vão ser passados pra trás?", desabafa a  dona de casa Simone Vinhola, mãe de Jessica.
O hospital abriu investigação para apurar as causas da falha e se comprometeu a buscar as soluções para que seja realizado o transplante no olho correto.

TRIBUNA DE MINAS - 19.05.12


II - Conferência de Abertura do Encontro de Historiadores Militares



Eu, Gen Farias e Ten Monteiro
 A abertura oficial do Encontro de Historiadores Militares na Academia Militar das Agulhas Negras em Resende (RJ) estava marcada para as 19 horas. 
Oficiais Generais presentes
Em torno das 18:30h a concentração no saguão do Hotel de Trânsito era grande de Oficiais e convidados, uns se dirigindo em carro próprio e outros, como este Editor, Mergulhinha e o Ten Monteiro, aguardávamos o micro ônibus com o Cel Pantoja para nos deslocarmos até lá. 
Gen Arruda, Cmt da AMAN
Então uma boa surpresa. Nosso bom amigo, General de Exército Marco Antonio de Farias, que assumiu recentemente o Comando Logístico do Exército desce e nos cumprimenta. 
Mais de 250 participantes
Logo surge também o General de Divisão Eduardo José Barbosa, Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército e o General Bergo e esposa, ele Chefe do CEPHIMEx, organizador deste Encontro. 
Gen Eduardo, Diretor do DPHCEx
Fomos para a AMAN e no saguão do grande Auditório General Médici, víamos o Cel Velôzo ainda preocupado com a organização de um evento que já começou com sucesso: mais de 250 participantes e, se mais não houve, foi por falta de alojamentos já que até o Hotel estava cheio com outras atividades ocorrendo simultaneamente na gigantesca Academia. 
Professor Doutor Arno Wehling
Já no auditório, ouvimos as palavras de boa vindas do General de Brigada Júlio Cesar de Arruda, Comandante da AMAN e nosso anfitrião e em seguida, a abertura oficial do Encontro pelo General Eduardo, Diretor do DPHCEx e a primeira sessão, Conferência de Abertura, foi com o Professor Doutor Arno Wehling do IHGB. 
Música durante o jantar


O enorme Refeitório
Após alguns debates fomos para o enorme refeitório General Pitaluga onde foi servido o jantar. 
Nossa mesa


http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=46%3Aii-conferencia-de-abertura-do-encontro-de-historiadores-militares&catid=13&Itemid=105&lang=en

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Boris Casoy comenta a Comissão da Verdade



0% at 0 of 76 seconds
0:01 / 1:16

II ENCONTRO DA ATIVA E RESERVA ATIVA DA 4ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA


A 4ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA, BRIGADA 31 DE MARÇO, REALIZOU NA DATA DE HOJE O II ENCONTRO DE OFICIAIS, SUBTENENTES E SARGENTOS DA ATIVA E RESERVA ATIVA DA GUARNIÇÃO DE JUIZ DE FORA, NO AQUARTELAMENTO DA 10º BATALHÃO DE INFANTARIA, COMANDADO PELO TEN CEL DANIEL PECHIN TAVARES.

O COMANDANTE DA BRIGADA, GEN OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS, EM REUNIÃO FORA DA CIDADE, NÃO PODE COMPARECER, MAS JUSTIFICOU A SUA AUSÊNCIA ATRAVÉS DE SEU CHEFE DE ESTADO MAIOR, CEL EDUARDO DE PAIVA MAURMANN, DESEJANDO AOS PRESENTES UM ÓTIMO ENCONTRO E ALMOÇO.

TEN CEL DANIEL PECHIN TAVARES - COMANDANTE DO 10º BATALHÃO DE INFANTARIA





















OLIMPÍADAS DA 4ª BRIGADA DE INFANTARIA MOTORIZADA - NOVAS FOTOS DA SOLENIDADE DE ABERTURA





 




  








 
FOTOS: 10º BATALHÃO DE INFANTARIA