sexta-feira, 13 de abril de 2012

Health Assistência Médica e Hospitalar terá que alienar sua carteira

A Health Assistência Médica e Hospitalar S/C Ltda., que presta serviço exclusivamente em Juiz de Fora, deverá alienar a sua carteira de clientes para outra operadora de saúde por decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A medida foi formalizada por meio da Resolução Operacional 1198, publicada na última segunda-feira. A transferência deve acontecer no prazo de 30 dias após a empresa ser oficiada. Procurada, a Health afirmou, ontem, que ainda não havia sido notificada pela agência. O número de clientes na cidade não foi divulgado nem pela empresa nem pela ANS.
O posicionamento da ANS, por meio de sua assessoria, é que a operadora entrou em gestão fiscal no dia 23 de novembro de 2010 por conta de "anormalidades econômico-financeiras graves". Ao longo desse período, explica a agência, foram indicados diretores fiscais para atuar na empresa, visando a reverter o quadro. Como isso não ocorreu, afirma a ANS, a empresa será oficiada a procurar outra operadora interessada na aquisição de sua carteira. Caso existam interessados, a agência vai analisar a concretização do negócio, concedendo aval (ou não) para a possível transferência.
Na hipótese desta primeira tentativa de alienação não ser feita no prazo estipulado, a ANS pode abrir edital público para licitação da carteira no mercado. O terceiro passo seria a portabilidade especial. Nesse caso, os próprios beneficiários procurariam outra empresa do ramo para a transferência de seus planos, última medida se as tentativas anteriores não tiverem êxito. Todas as ações, explica a ANS, estão previstas para proteger os clientes da empresa. A agência esclarece ainda, que, durante o trâmite, pode decidir pela suspensão do processo, mediante algum "fato novo" por parte da Health.
Procedimentos
O Albert Sabin é hoje o único hospital conveniado para atendimento de urgências e emergências em Juiz de Fora. O hospital, por meio de sua assessoria, informa que o atendimento aos beneficiários da operadora segue inalterado e que, até ontem, não havia problemas na autorização de procedimentos pela operadora. Também procurado, o presidente do Sindicato dos Médicos de Juiz de Fora, Gilson Salomão, afirmou que não houve formalização, na entidade de classe, de queixas de profissionais conveniados relacionadas a recebimento ou realização de procedimentos na cidade.

12º GAC - INCORPORAÇÃO ALUNOS DO CFS 2012 - CONVITE


19 DE ABRIL DIA DO EXÉRCITO - CONVITE


Tecnologia de estande de tiro virtual chega ao 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado



Entrou em funcionamento no 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado – “Dragões Reais das Minas” uma sala exclusiva para o estande de tiro virtual, que servirá de apoio para as instruções tanto para o efetivo profissional (Oficiais, Subtenentes, Sargentos, Cabos e soldados engajados) quanto para o efetivo variável (Soldados incorporados para o serviço militar obrigatório).

Este estande é equipado com um simulador de tiro eletrônico constituído de um sensor óptico instalado no armamento, que simula um disparo de 4,5m até 1000m de uma pistola ou fuzil, tendo a distância de 4m a 12m do atirador até o alvo, sendo o resultado recebido em um terminal de computador, identificando o erro na execução do disparo, mostrando também a eficiência dos acertos. Outro grande benefício do simulador é a economia no consumo de munição, pois é apenas uma simulação de tiro, e a prevenção do desgaste do armamento.

GUSTAVO SCHIFFNER – Major
Comandante do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado e Guarnição de Santos Dumont – MG

quinta-feira, 12 de abril de 2012

TRIBUNA DE MINAS - 13.04.12


4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA - VISITA OFICIAL

JORGE MONTESSI, TEN CEL AUGUSTO PEREZ, ESTE EDITOR E LUIZ GERALDO SORANÇO

O 4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA, GRUPO MARQUÊS DE BARBACENA, COMANDADO PELO TEN CEL ART AUGUSTO PEREZ, RECEBEU EM SUA PRIMEIRA VISTA OFICIAL O NOVO PRESIDENTE DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE JUIZ DE FORA E REGIÃO, O MÉDICO E EMPRESÁRIO JORGE MONTESSI, ACOMPANHADO DE SEU VICE-PRESIDENTE, O EMPRESÁRIO DO RAMO DE MÁRMORES E GRANITOS, LUIZ GERALDO SORANÇO.

EM SEU GABINETE O TEN CEL PEREZ FEZ UMA PEQUENA EXPOSIÇÃO AOS CONVIDADOS SOBRE OS PROJETOS QUE SERÃO DESENVOLVIDOS PELO 4º GAC EM 2012  E EM SEGUIDA LEVOU-OS EM UMA VISITA AS INSTALAÇÕES DO GRUPO.

LUIZ GERALDO SORANÇO COMENTOU APÓS A VISITA QUE CADA VEZ QUE RETORNA AO 4º GAC ELE ENCONTRA O LOCAL COM MAIS MELHORIAS, MAS MANTENDO SEMPRE O PADRÃO DE ORGANIZAÇÃO DE QUANDO FOI COMANDADO PELO SEU DILETO AMIGO CEL  REINALDO NONATO DE OLIVEIRA LIMA, EM 1997.

LOGO APÓS O TEN CEL PEREZ OFERECEU UM ALMOÇO AOS CONVIDADOS.

AO FINAL DA VISITA O PRESIDENTE DA ADJFR, JORGE MONTESSI, DISSE TER FICADO MARAVILHADO COM TUDO QUE OUVIU DO JOVEM COMANDANTE E DO QUE OBSERVOU DURANTE A VISITA, AGRADECEU A ACOLHIDA E SE COLOCOU A DISPOSIÇÃO NO QUE O GRUPO PRECISAR DA AGÊNCIA E DELE PRÓPRIO.

ESTE EDITOR FOI CONVIDADO E ACOMPANHOU A VISITA.


TRIBUNA DE MINAS - 12.04.12


MONUMENTO DOS PRACINHAS - RIO DE JANEIRO


Denúncia pelo Procon Fone gera fiscalização e apreensão de produtos


A disponibilização do Procon Fone à população já gera resultados. Nessa terça-feira, 10, a partir da denúncia de um consumidor, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor de Juiz de Fora (Procon/JF), com o apoio dos fiscais da Secretaria de Atividades Urbanas (SAU), apreendeu em um supermercado da cidade mais de 45 kg de produtos impróprios para o consumo.

Os produtos, que incluem carne, salsicha, linguiça, presunto e iogurte, estavam com prazo de validade vencido e/ou conservados de forma inadequada, estando em refrigeradores com temperatura superior à necessária para seu armazenamento.

Os autos de infração serão agora encaminhados à Vigilância Sanitária Municipal, que aplicará as penalidades cabíveis ao caso. Todos os alimentos foram encaminhados ao Aterro Sanitário Municipal.

Denúncias

A denúncia chegou até o Procon através de um consumidor insatisfeito que ligou para o Procon Fone. Ele se queixou de que comprou uma carne no estabelecimento, e, ao chegar em casa, percebeu que o produto apresentava forte odor. As equipes do Procon e os fiscais investigaram as suspeitas e confirmaram as irregularidades, constatando que realmente produtos impróprios estavam sendo comercializados.

O caso demonstra que o cidadão tem papel fundamental na garantia de seus direitos, estando o Procon disponível para atender e investigar as denúncias que são apresentadas. As pessoas que observarem irregularidades e desejarem denunciá-las podem procurar os diversos canais disponibilizados: Procon Fone, o Procon Móvel e, ainda, o atendimento presencial na agência.

Para isso, o Procon orienta que as pessoas devem registrar o máximo de informações possíveis para especificar o caso: notas fiscais, endereço do estabelecimento, marca do produto e data da compra. Além disso, na compra de produtos refrigerados, como carnes e laticínios, os consumidores precisam estar atentos aos seguintes pontos:

- A embalagem das carnes precisa apresentar: o carimbo roxo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e do Serviço de Inspeção Estadual (SIP), que indica que a carne foi aprovada pela fiscalização; identificação da origem; etiqueta-lacre; nome do frigorífico; data de embalagem e de validade; sexo e tipo de animal.

- Nos balcões frigoríficos existe uma linha vermelha. Os produtos dentro do balcão não podem ficar acima desta linha.

- Acúmulo de água ou umidade nos balcões frigoríficos significam temperatura incorreta. Os alimentos congelados mantidos nessas condições estragam.

- Alimentos congelados e resfriados devem ser escolhidos no final das compras, logo antes de se dirigir ao caixa, evitando que fiquem expostos à temperatura ambiente.

O atendimento pelo Procon Fone é feito pelos números 3690-7610 e 3690-7611, de 9h às 18h.

* Informações com a Assessoria de Comunicação do Procon, pelo telefone 3690-8439.


PROCON

Protex e outros sabonetes não protegem contra bactérias, diz Proteste


Sabonetes bactericidas prometem acabar com as bactérias e germes presentes no corpo, mas, segundo teste da Proteste, nem todos eles cumpre a promessa. Protex (em barra e líquido) e Lifebuoy líquido não eliminaram nenhuma das quatro bactérias testadas, apesar de se autointitularem bactericidas. O Dove hidratante também não eliminou bactérias.
Foram analisados dez produtos bactericidas, sendo três líquidos e sete na versão em barra, entre eles dois sabonetes hidratantes – Dove e Granado Tradicional – eleitos o melhor do teste e a escolha certa pela Proteste no ano passado.
Os três produtos mais bem avaliados são em barra. E esses produtos devem ser usados com frequência apenas nas mãos.
  • Proteste
Oito sabonetes eliminaram a bactéria Escherichia coli, presente no intestino grosso e nas fezes humanas. "A constatação mais surpreendente foi quanto ao Protex. O sabonete, líder nesse segmento, garante acabar com 99,9% das bactérias presentes na pele. Porém, não eliminou, nem sequer reduziu, qualquer micro-organismo usado no teste", diz a publicação do instituto de proteção ao consumidor.
Dos cinco sabonetes que anunciavam proteger a pele contra o S. aures, somente o Dettol em barra confirmou sua ação. Protex e Lifebuoy, nas versões sólidas, ainda garantem eliminar a S. marcescens, o que só o Lifebuoy conseguiu. Vale ressaltar que Granado Antisséptico, Ypê, Racco e Protex não indicam em seus rótulos para quais bactérias devem agir. No entanto, fora o Protex, esses produtos demonstraram ação bactericida.
  • Proteste
Para fazer o teste de eficácia bactericida, utilizamos uma solução padrão, composta de sujeira "criada em laboratório" e quatro bactérias específicas. A solução foi colocada em diferentes placas e, em cada uma delas, foi aplicada uma quantidade de sabonete. Foram bem avaliados aqueles produtos que conseguiram eliminar, em um período de cinco minutos, a 20oC, a maior quantidade de bactérias.
Outro lado
A Colgate, companhia da linha Protex informa que ainda não tem um posicionamento sobre os resultados do teste. A Unilever, detentora da marca Lifebuoy, esclarece que o produto fabricado pela empresa atende a todas as normas vigentes no Brasil, tanto com relação aos processos de fabricação, quanto aos ingredientes presentes. "A empresa não recebeu da Proteste o laudo de análise do produto citado, portanto desconhece os critérios e metodologias utilizadas para se posicionar sobre tais resultados". Já sobre o Dove, a assessoria da marca afirma que o produto não divulga ter propriedades bactericidas.

A PÁSCOA, POR LUIZ FERNANDO VERÍSSIMO


- Papai, o que é Páscoa? 
  -Ora, Páscoa é... bem... é uma festa religiosa! 
  -Igual ao Natal? 
  -É parecido. Só que no Natal comemora-se o nascimento de Jesus, e na Páscoa, se não me engano, comemora-se a sua ressureição. 
  -Ressurreição? 
  -É, ressurreição. Marta, vem cá ! 
  -Sim...    -Explica pra esse garoto o que é ressurreição pra eu poder ler o meu jornal. 
  -Bom, meu filho, ressurreição é tornar a viver após ter morrido. Foi o que aconteceu com Jesus, três dias depois de ter sido 
crucificado. Ele ressuscitou e subiu aos céus. Entendeu ? 
  -Mais ou menos... Mamãe, Jesus era um  coelho? 
  -O que é isso menino? Não me fale uma bobagem dessas! Coelho! Jesus Cristo é o Papai do Céu ! Nem parece que esse menino foi batizado! Jorge, esse menino não pode crescer desse jeito, sem ir numa missa pelo menos aos domingos. 
Até parece que não lhe demos uma educação cristã ! 
Já pensou se ele solta uma besteira dessas na escola? Deus me perdoe ! 
Amanhã mesmo vou matricular esse moleque no catecismo! 
  -Mamãe, mas o Papai do Céu não é Deus ? 
  -É filho, Jesus e Deus são a mesma coisa. Você vai estudar isso no 
catecismo. É a Trindade. 
Deus é Pai, Filho e Espírito Santo. 
  -O Espírito Santo também é Deus? 
  -É sim. 
  -E Minas Gerais? 
  -Sacrilégio!!! 
  -É por isso que a ilha de Trindade fica perto do Espírito Santo?   -Não é o Estado do Espírito Santo que compõe a Trindade, meu filho, é o Espírito Santo de Deus. É um negócio meio complicado, 
nem a mamãe entende direito. Mas se você perguntar no catecismo a professora explica tudinho! 
  -Bom, se Jesus não é um coelho, quem é o coelho da Páscoa ?   -Eu sei lá ! É uma tradição. É igual a Papai Noel, só que ao invés de presente ele traz ovinhos. 
  -Coelho bota ovo ? 
  -Chega ! Deixa eu ir fazer o almoço que eu ganho mais ! 
  - Papai, não era melhor que fosse galinha da Páscoa ? 
  -Era... era melhor,sim... ou então urubu. 
  -Papai, Jesus nasceu no dia 25 de dezembro, né ? Que dia ele morreu ? 
-Isso eu sei: na Sexta-feira Santa. 
  -Que dia e que mês? 
  - (???) 
Sabe que eu nunca pensei nisso ? Eu só aprendi que ele morreu na 
Sexta-feira Santa e ressucitou três dias depois, no Sábado de Aleluia. 
  -Um dia depois! 
  -Não três dias depois. 
  -Então morreu na Quarta-feira. 
  -Não, morreu na Sexta-feira Santa... ou terá sido na Quarta-feira de 
Cinzas ? Ah, garoto, vê se não me confunde ! Morreu na Sexta mesmo e ressuscitou no sábado, três dias depois! 
  -Como ? 
  - Pergunte à sua professora de catecismo! 
  -Papai, porque amarraram um monte de bonecos de pano lá na rua ?   -É que hoje é Sabado de Aleluia, e o pessoal vai fazer a malhação do Judas. Judas foi o apóstolo que traiu Jesus. 
  -O Judas traiu Jesus no Sábado ? 
  -Claro que não ! Se Jesus morreu na Sexta !!! 
  -Então por que eles não malham o Judas no dia certo ? 
-Ai... 
  -Papai, qual era o sobrenome de Jesus? 
  -Cristo. Jesus Cristo. 
  -Só ? 
  -Que eu saiba sim, por quê? 
  -Não sei não, mas tenho um palpite de que o nome dele era Jesus Cristo Coelho. Só assim esse negócio de coelho da Páscoa faz sentido, não acha? 
  -Ai coitada! 
  -Coitada de quem? 
  -Da sua professora de catecismo! 
    Luiz Fernando Veríssimo.

RODRIGO BARBOSA LANÇA SEU PRIMEIRO ROMANCE


Entre um compromisso e outro, o jornalista local Rodrigo Barbosa atravessava uma calçada juiz-forana. Certa vitrine interrompeu os passos. Exposto em uma das prateleiras, seu primeiro romance, "O homem que não sabia contar histórias", já estava à venda. Rodrigo achou estranha a cena. Há muito acostumado com mergulhos literários, nunca havia pensado em ter o fundo das próprias palavras explorado por leitores. "Mas, afinal, não é para isso que a gente escreve?", pergunta, em entrevista pelo telefone. O lançamento do livro, publicado pela Editora Record, está marcado para hoje, no Clube Sírio e Libanês.
Professor da UFJF e secretário de comunicação da Prefeitura, Rodrigo é também compositor, com canções gravadas por intérpretes como Milton Nascimento e Zé Renato. Para ele, a nova incursão, embora envolva a lapidação de palavras, pouco se assemelha à experiência musical. "A escrita é solitária", compara, declarando-se um leitor intenso. "Gosto quando a obra me traz a vontade de sair correndo para dividir aquilo com os outros."
O que o jornalista pretende nesse romance de estreia é exatamente tirar as pessoas do lugar. Seu protagonista, José Brás, passa por uma fase de questionamentos aos 40 anos e se descobre incapaz de contar histórias, ainda que não possa se esquivar de vivê-las, como qualquer sujeito. Ele está diante do amor e de um grande mistério a ser desvendado. O enredo desenvolve-se em três planos: o real, narrado em terceira pessoa; o da perspectiva individual do personagem, na primeira pessoa; e o imaginário, no qual o meteorologista Brás lança mão de um velho caderno para reescrever sua trajetória, visitando referências musicais e fatos marcantes, como o Golpe de 1964 e o atentado no Riocentro.
O tempo é figura central no romance, ambientado em Juiz de Fora. A sequência histórica brasileira, a realidade presente e o momento interior do protagonista são algumas facetas da passagem temporal apresentadas pelo autor. "O tema sempre me cutucou", afirma, citando uma composição, criada ao lado de Márcio Itaboray, na qual reflete sobre encontros e desencontros amorosos. Aliás, foi o tempo também quem permitiu o nascimento do livro, há cerca de sete anos. Na época, Rodrigo estava um pouco mais livre e pôde se dedicar à aventura. A faísca surgiu em um bar carioca, diante de um indivíduo eloquente e de gestos excessivos, o antípoda de Brás. "A partir de então, os personagens foram tomando conta da minha vida." E, aos poucos, de pontos conhecidos do juiz-forano, como o Parque Halfeld.
As palavras, de uma forma ou de outra, sempre estiveram na rotina do autor. Ainda que não tenha certezas sobre o próximo tema, ele sabe que a literatura permanecerá entre seus afazeres. "Com maior ou menor intensidade", observa, comentando sobre a inevitável crise da segunda publicação. Para Rodrigo, filho da pesquisadora e escritora Leila Barbosa, o novo ofício é um misto de prazer e sofrimento. "Ao mesmo tempo que nos motiva, nos cobra", resume. Assim que a narrativa ganhou ponto final, em 2008, o jornalista começou a mostrá-la para família e amigos. "Todos suspeitos", brinca. Os incentivos o fizeram apostar no projeto, aprovado pela Record em 2010. Após receber os originais, a escritora Rachel Jardim declarou-se entusiasmada. "Ela me ligou, e eu acabei fazendo o convite para a redação da orelha."
Sobre as possíveis influências, Rodrigo aponta Machado de Assis, Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade, além das muitas pérolas da MPB. "O trabalho resulta de um caldo de coisas. A gente nem sabe exatamente quais." Rachel fala em James Joyce. "De uma forma surpreendente, seu livro me reporta a um conto, talvez o mais importante do século passado, cuja história se passa em Dublin, Irlanda, e integra 'Os dublinenses'. Chama-se 'Os mortos'." Em seu texto de apresentação - que Rodrigo classifica como generoso -, a escritora juiz-forana também destaca a sutiliza e a ambivalência de "O homem que não sabia contar histórias". Para ela, o autor "trabalha com o dito, o não dito e com o que ainda está por dizer. (...) É nesse ponto que inova, e se apresenta como um escritor que vai marcar, no Brasil, a literatura contemporânea".
O HOMEM QUE NÃO SABIA CONTAR HISTÓRIAS
Lançamento hoje, às 20h
Clube Sírio e Libanês (Av. Rio Branco 3.480, 2º andar - Alto dos Passos)

Prazo para alistamento militar é prorrogado até 31 de maio



Jorge Júnior
Repórter
exercito
O prazo para o alistamento militar obrigatório para jovens que completam 18 anos em 2012 foi prorrogado, passando de 30 de abril para 31 de maio, de acordo com as informações do secretário da Junta Militar do município de Juiz de Fora, José Vianei Teixeira.
Segundo o secretário, até o momento, aproximadamente 2.253 homens já se alistaram. "A previsão é de que 4.900 jovens efetuem o procedimento."
Para se alistar, é preciso apresentar a certidão de nascimento, uma foto 3x4 e um comprovante de residência que contenha o número do CEP da residência do jovem. O alistamento é feito na Junta de Serviço Militar, na avenida Brasil, 560, Centro. O horário de atendimento é de 8h às 17h.
O jovem que não se alistar fica em débito com o serviço militar e será considerado alistado fora do prazo, ficando impedido de prestar concurso público, tirar passaporte, ser matriculado em universidade, entre outros impedimentos. Além disso, o jovem que não se alista paga uma multa em dinheiro, que aumenta conforme a demora para regularizar a situação.

Compare as taxas de juros cobradas pelos bancos


Os bancos privados estão analisando a possibilidade de reduzir as taxas de juros cobradas em algumas linhas de crédito, a exemplo do que já fizeram a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil.
Enquanto essas reduções não são efetivadas, porém, as diferenças entre os juros cobrados em linhas de crédito semelhantes podem ser significativas.
No caso do crédito consignado para aposentados do INSS, por exemplo, a Caixa está cobrando agora taxas que vão de 0,84% a 1,8% ao mês. No Santander, a taxa mínima cobrada para a mesma linha de crédito é de 0,99%, e a máxima chega a 2,34%.
A diferença é grande também nas taxas cobradas no rotativo do cartão de crédito, usado quando o consumidor deixa de pagar o valor total da fatura e rola a dívida para o mês seguinte. Na própria Caixa, que promoveu reduções recentes, a taxa varia de 2,85% ao mês a 9,47% mensais. No HSBC, de 2,27% a 15,95% ao mês.
Segundo as instituições, os percentuais variam de acordo com o perfil do cliente e o relacionamento dele com o banco. Clientes antigos costumam ter acesso a taxas menores. Quem recebe salário nas contas das instituições também tem mais benefícios.

COMPARE AS TAXAS COBRADAS PELOS BANCOS (AO MÊS)

LINHA DE CRÉDITOBANCO DO
BRASIL
CAIXABRADESCOHSBCSANTANDER
CHEQUE ESPECIAL1,97% a 8,31%1,35% a 4,27%A partir de 8,19%1,39% a 9,98%1,86% a 9,99%
CRÉDITO PESSOAL*1,69% a 1,98%2,39% a 3,88%A partir de 3,54%2,70% a 3,50%1,04% a 3,53%
CARTÃO DE CRÉDITO3%2,85% a 9,47%A partir de 3,80%2,27% a 15,95%Não informado
FINANCIAMENTO DE VEÍCULOS0,99% a 2,65%0,98% a 2,25%A partir de 1,35%2,41% a 3,36%1,19% a 3,39%
CRÉDITO CONSIGNADO**0,85% a 1,80%0,84% a 1,80%A partir de 1,32%Não informado0,99% a 2,34%
  • * Para compra de bens
  • ** Para aposentados pelo INSS
  • Procurado, o banco Itaú Unibanco não forneceu os dados
  • Fonte: bancos


Guerra de juros: veja quando vale a pena mudar de banco por causa da taxa


Depois que Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal anunciaram reduções de até 88% nos juros cobrados dos consumidores e das empresas, alguns dos maiores bancos privados do país também estudam promover cortes.
Bradesco, Itaú Unibanco, Santander e HSBC informaram que estão "avaliando" essa possibilidade, para evitar a perda de clientes.
Especialistas em finanças pessoais e direitos do consumidor dizem, porém, que a decisão sobre permanecer cliente de uma instituição ou migrar para outra deve levar em consideração outros aspectos além dos juros cobrados nos financiamentos.
É preciso analisar, por exemplo, os preços dos pacotes de tarifas de cada banco.

O que levar em conta antes de mudar de banco

Getty Images
Antes de transferir sua conta para outro banco, tente negociar condições melhores na instituição da qual já é cliente. Os clientes que têm vários produtos no mesmo banco, como seguros e aplicações financeiras, tendem a ter maior poder de barganha nessas horas
Clientes antigos também pagarão taxas menores
Entre os juros reduzidos pela Caixa estão aqueles cobrados no financiamento de veículos, que agora partem de 0,98% ao mês. Antes, era cobrada uma taxa de 1,19% ao mês. As taxas novas passaram a valer na segunda (9).
No Banco do Brasil, as novas taxas passam a valer nesta quinta (12). No caso do financiamento de veículos, os juros, que eram de no mínimo 1,24% ao mês, agora partem de 0,99% ao mês.
Os atuais clientes destes bancos que forem contratar financiamentos a partir de agora já pagarão as taxas novas. Quem usa o rotativo do cartão de crédito passará a pagar juros mais baixos na próxima fatura.
No caso da Caixa, clientes que já usavam o cheque especial terão ainda outro benefício. A nova taxa, de 4,27% ao mês, será cobrada retroativamente ao dia 2 de abril.
Clientes de outras instituições que migrarem para estes bancos já passarão a contar, também, com os benefícios. Não existe prazo de validade para os novos juros cobrados.

Troca de banco também deve considerar tarifas


Trocar de banco apenas por causa da redução dos juros, porém, pode não ser a melhor opção. "É preciso, por exemplo, pesquisar os preços das tarifas de serviços cobradas pelos outros bancos e o custo efetivo total das operações", aconselha a coordenadora institucional da associação de consumidores Proteste, Maria Inês Dolci.
O custo efetivo total deve ser informado obrigatoriamente pelos bancos e mostra o real gasto que o cliente terá com um financiamento, incluindo, além dos juros, o preço de seguros e impostos, por exemplo.
Maria Inês Dolci diz que o consumidor deve analisar, também, o histórico do relacionamento do banco com os clientes, o que pode ser feito acessando-se um ranking de reclamações, como o do Procon-SP.
A dica do consultor financeiro Conrado Navarro é que o cliente vá até o banco para o qual pretende migrar e peça uma simulação de um empréstimo, para que possa comparar com o que paga hoje em outra instituição.
"A mudança pode, sim, valer a pena", diz Navarro. "Mas, para não perder os clientes atuais, os outros bancos tendem a oferecer benefícios, que devem ser analisados."
Até por isso, manter-se no mesmo banco também pode ser vantajoso. Para o professor de finanças pessoais Ricardo José de Almeida, do Insper, os bancos deverão oferecer vantagens, como tarifas menores, para clientes que têm produtos adicionais, como seguros e aplicações financeiras.