sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Generais-de-brigada recebem espadas em cerimônia no Clube do Exército



Brasília, 04/12/2012 – Recém-promovidos ao posto de general-de-brigada pela presidenta Dilma Rousseff, dez oficiais-generais receberam hoje a espada, símbolo que marca o início do mais elevado cargo de comando do Exército Brasileiro. Assim, os novos generais passarão a comandar unidades da corporação em diversos pontos do país.

A cerimônia, realizada no Clube do Exército, contou com a participação do ministro da Defesa, Celso Amorim, e dos comandantes do Exército, general Enzo Martins Peri, e da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, além do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), general José Carlos De Nardi.

Coube ao chefe do Estado-Maior do Exército (EME), general Joaquim Silva e Luna, proceder a saudação dos novos generais. “O Exército, como instituição regular e permanente, precisa de tradição, de história, de mística, de valores, e também de resultados, traduzidos em prontidão operacional e capacidade para ser escudo protetor de um Brasil – ator global. Foco nessa premissa, senhores”, afirmou.

O chefe do EME lembrou que os marcos legais que orientam o preparo e o emprego do Exército definem uma “postura dissuasória de caráter defensivo – de proteção –, que prima por uma política ativa de diplomacia, voltada para a paz, para a manutenção das relações de amizade e de cooperação com os países vizinhos e com a comunidade internacional, baseada na confiança e no respeito mútuos”.

Em sua fala, Silva e Luna destacou também que o Exército Brasileiro vem se estruturando em torno de capacidades e não em função de inimigos, “pois o Brasil não os tem”. E continuou: “Para que essa situação, sempre desejada, se mantenha, a defesa do País tem-se baseado na ação diplomática e na capacidade militar, com efeito dissuasório, para respaldá-la. Esses vetores precisam ser cada vez mais convergentes para que se obtenha um módulo resultante cada vez mais expressivo. Como estrategistas, não meçam esforços para manter alinhada essa postura.”

Entrega da espada

Os dez novos generais-de-brigada foram promovidos no fim de novembro, em ato da presidenta Dilma Rousseff. O posto é o primeiro de oficial-general da corporação. A partir da lista de promoção enviada ao ministro da Defesa, os nomes passaram pelo crivo da Presidência da República.

A cerimônia de entrega da espada – que simboliza a utilizada pelo marechal Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, patrono do Exército – consiste uma etapa da série de cerimônias em Brasília que culminará, no próximo dia 20, com a apresentação dos oficiais-generais da Marinha, do Exército e da Aeronáutica à presidenta Dilma.

O ato aconteceu no salão principal do Clube do Exército. Postados no centro, os novos generais receberam as espadas dos padrinhos. Coube a cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) o transporte delas em almofadas. Em seguida, os generais se deslocaram a outro ponto para os cumprimentos ao ministro Celso Amorim e ao comandante Enzo Peri.

O evento foi concluído com a confraternização dos militares com as respectivas famílias e demais convidados. Os generais-de-brigada são: Pedro Paulo de Melo Braga, Fernando José Soares Santana e Silva, Elias Rodrigues Martins Filho, Eduardo Antonio Fernandes, Fernando Marques de Freitas, Afonso Henrique Inácio Pedrosa, Willian Diógenes Abrahão, Altair José Polsin, Antonio Carlos de Souza e Antonio Leite dos Santos Filho.
Fotos: Felipe Barra
Assessoria de Comunicação Social (Ascom)
61 3312-4070

Nenhum comentário:

Postar um comentário