quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

COMISSIONADOS DA PJF NÃO SERÃO EXONERADOS EM 31 DE DEZEMBRO


O prefeito Custódio Mattos (PSDB) vai exonerar apenas os secretários no próximo dia 31 de dezembro. Os mais de 500 servidores em cargos de comissão vão continuar na Prefeitura pelo menos até a posse do prefeito eleito Bruno Siqueira (PMDB). A permanência desses profissionais em suas funções pelos próximos quatro anos ainda não foi definida pela equipe de transição. A proposta inicial é realizar uma avaliação detalhada de cada situação. Apenas nos casos de absoluta necessidade os comissionados serão mantidos. A recomendação passada pelo futuro prefeito aos membros de sua equipe de Governo é no sentido de conter gastos. Além da contenção do inchaço da máquina pública por meio do corte de cargos comissionados, as medidas de austeridade devem ainda contemplar os terceirizados.
A avaliação da necessidade de manutenção dos servidores em comissão será feita pelo titular de cada pasta. Como apenas uma parte do secretariado foi anunciada até agora, a expectativa é de que as mudanças nessas funções aconteçam ao longo dos primeiros meses de Governo. O mesmo aconteceu em relação à atual gestão, iniciada em janeiro de 2009. Na ocasião, o então prefeito José Eduardo Araújo (PMN) também optou por exonerar apenas os secretários. Com um duro discurso de contenção de gastos, Custódio assumiu com a proposta de também trabalhar com a máquina enxuta. Ainda assim, muitos servidores em cargos comissionados foram mantidos. O receio, naquela ocasião, era quanto ao risco de descontinuidade de alguns serviços, caso houvesse uma exoneração por atacado de todos os detentores de funções em comissão.
Quanto aos secretários, a possibilidade de o prefeito eleito manter alguns nomes, como chegou a ser ventilado, perdeu força nos últimos dias. Todos os futuros integrantes do seu primeiro escalão anunciados até agora foram aliados do peemedebista no primeiro e no segundo turnos das eleições municipais. Possíveis secretários com cotação em alta, como os vereadores José Laerte (PSDB) e Flávio Cheker (PT), embora tenham apoiado candidaturas de seus partidos, não chegaram a fazer parte da atual equipe de Governo ou mesmo de anteriores. A contar pelas especulações, apenas Douglas Fasolato, atual superintendente da Fundação Museu Mariano Procópio (Mapro), pode vir a ser reconduzido. Ainda assim, no seu caso, resta saber se seu nome constará na lista tríplice a ser formulada pelo conselho do Mapro.
Para as secretarias propriamente ditas, estão certas indicações de nomes novos. O mais provável é de que no próximo anúncio a ser feito por Bruno a maioria das pastas seja contemplada. Nesse sentido, além de Cheker e José Laerte, são consideradas quase certas as nomeações dos vereadores Luiz Carlos Santos (PTC) para a Emcasa e José Sóter de Figueirôa Neto (PMDB) para a Secretaria de Governo. O economista da Embrapa, Paulo do Carmo Martins, também é cotado para assumir a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Seguem indefinidas, entre outras pastas, a Secretaria de Educação e a Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (Funalfa).
http://www.tribunademinas.com.br/politica/comissionados-da-pjf-n-o-ser-o-exonerados-1.1205800

Nenhum comentário:

Postar um comentário