sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

BRUNO CONTINUA A MONTAR SUA EQUIPE

Por Ricardo Miranda


O prefeito eleito Bruno Siqueira (PMDB) usou seu perfil no Twitter para anunciar, na manhã de ontem, os cinco primeiros nomes de sua equipe de Governo. Os servidores de carreira da Prefeitura Fúlvio Albertoni e Alexandre Jabour responderão, respectivamente, pelas secretarias de Fazenda e de Administração e Recursos Humanos. O engenheiro Amaury Couri, ex-diretor-presidente da Cesama, vai ocupar a Secretaria de Obras. A Secretaria de Comunicação Social será chefiada pelo jornalista Michael Guedes, um dos responsáveis pela campanha eleitoral do peemedebista. Com atuação em Belo Horizonte, mas com toda formação acadêmica em Juiz de Fora, o advogado Leonardo Guedes será responsável pela Procuradoria-geral do Município (PGM).
Uma nova leva de secretários deve ser anunciada na próxima semana. As principais apostas envolvem as indicações de até cinco vereadores não reeleitos. Os dois do PMDB - Francisco Canalli e José Sóter de Figueirôa - são nomes certos na equipe de Bruno. A contar pelos projetos apresentados nas últimas sessões legislativas, como o que prevê mudanças sobre o uso do Estádio Municipal Radialista Mário Helênio, Canalli deve mesmo ficar com a Secretaria de Esportes. No caso de Figueirôa, apesar de sua longa trajetória na área de assistência social, seu destino mais comentado é a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Settra). Por ser engenheiro formado, seu perfil se adapta às qualificações técnicas da função.
O terceiro vereador com lugar certo no futuro primeiro escalão é Luiz Carlos Santos (PTC). Sua ida para a Empresa Regional de Habitação de Juiz de Fora (Emcasa) está praticamente sacramentada. A nomeação seria parte do acordo que hidratou a coligação encabeçada pelo PMDB com os preciosos minutos do PSD no horário eleitoral gratuito. Bruno, então, assumiu compromisso com o deputado estadual Wilson Batista (PSD), que, além de coordenador do partido na Zona da Mata, é irmão de Luiz Carlos. Também com acerto bem adiantado, o vereador José Laerte (PSDB) caminha para ser o secretário de Saúde. Sua indicação seria apadrinhada pelo deputado federal Marcus Pestana (PSDB) e pelo secretário de Estado da Saúde, Antônio Jorge Marques. Em jogo, a conclusão do Hospital Regional de Urgência e Emergência.
A situação mais complicada envolve Flávio Cheker (PT), que seria o quinto vereador com chances de compor a equipe do prefeito eleito. Cotado para assumir a Secretaria de Assistência Social (SAS), o petista foi barrado pelo diretório municipal do seu partido. Por meio de uma resolução, os petistas locais reafirmaram a condição de oposição ao futuro Governo. A medida, no entanto, não teria agradado as direções estadual e nacional do PT, que apostam na dobradinha com o PMDB no maior número de cidades para emplacar a reeleição da presidente Dilma Rousseff. Além disso, mesmo aqui, há quem aposte numa aproximação dos dois partidos nos moldes daquela costurada na gestão Tarcísio Delgado (1997-2004), quando Celso Matias (PT) foi para o Governo sob protesto e, em seguida, acabou ganhando a adesão dos demais companheiros.
http://www.tribunademinas.com.br/politica/bruno-comeca-a-montar-equipe-para-governar-jf-1.1202999

Nenhum comentário:

Postar um comentário