sábado, 27 de outubro de 2012

PT enfrenta partidos da base na maioria das cidades em que disputa 2º turno

Bruna Carvalho - iG São Paulo 

Das 22 cidades em que o PT está no segundo turno das eleições de 2012 , 12 serão palco de disputa entre o partido e siglas que integram a base aliada do governo Dilma Rousseff . O partido do vice-presidente Michel Temer é o que mais aparece em brigas com o PT para ganhar prefeituras, com quatro cidades. Em seguida, vem o PSB do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que enfrenta o partido em três eleições. Em dois municípios, o PT disputa com o PDT.
Entre outros aliados que têm o PT como rival nas eleições para prefeito, estão PCdoB, PRB, PTB e PP, com uma cidade cada. O enfrentamento entre o PT e o PMDB se dá em Vitória da Conquista (BA), Juiz de Fora (MG), Petrópolis (RJ) e Mauá (SP). Somados, os quatro municípios possuem cerca de 1,1 milhão de eleitores.
O fato de o PT ter confrontos em mais da metade das cidades em que está no segundo turno com aliados - muitos dos quais tradicionais, como o caso do PSB e o PCdoB - remonta atritos do primeiro turno. Em cidades estratégicas, como Belo Horizonte e Recife, o PT enfrentou o PSB e, em Porto Alegre, o PCdoB.
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Disputa entre o PT e siglas aliadas como o PSB pautaram o primeiro turno da corrida municipal
Essa situação provocou uma guerra de imagem do PT com seus aliados. Na Justiça Eleitoral, houve uma enxurrada de processos abertos pela legenda contra siglas da base por estes fazerem referência à presidenta Dilma Rousseff e ao ex-presidente Lula em suas propagandas eleitorais. O iG revelou em setembro que o PT chegou a distribuir uma espécie de manual a seus diretórios, para barrar o uso da imagem da presidenta e de seu antecessor nas propagandas de candidatos de outras legendas.
Um exemplo de briga pelo uso de imagem de Dilma se deu em Campinas, interior de São Paulo. O candidato Jonas Donizette (PSB) havia sido proibido de usar na sua peça publicitária na TV uma imagem em que aparece ao lado da presidenta em uma foto antes de dizer que seu partido "é um aliado fiel da base de apoio do governo federal". Na segunda instância, entretanto, Donizette conseguiu a autorização.
Neste segundo turno, Donizette enfrenta o petista Márcio Pochmann. Também há confrontos entre os dois partidos em Cuiabá e Fortaleza. Na capital cearense, a eleição municipal se tornou palco do confronto entre a atual prefeita, Luzianne Lins (PT), e o governador do Estado, Cid Gomes (PSB). Os dois candidatos, Roberto Cláudio (PSB) e Elmano de Freitas (PT), aparecem empatados nas pesquisas de intenção de voto.
O PT tem brigas com o PDT em Niterói (RJ) e Cascavel (PR), com o PCdoB em Contagem (MG), com o PRB em Montes Claros (MG), com o PTB em Santo André (SP) e com o PP em Maringá (PR).

Nenhum comentário:

Postar um comentário