sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Margarida convoca militância para virada


Por: Renato Salles
A candidatura de Margarida Salomão (PT) definiu novas estratégias de campanha e deve atuar em duas frentes para tentar reverter o cenário revelado pela primeira pesquisa Ibope deste segundo turno, divulgada pela Tribuna e pela TV Integração ontem, em que aparece com 37% das intenções de voto na corrida pela Prefeitura, contra os 54% obtidos por Bruno Siqueira (PMDB). Durante a visita a Juiz de Fora do presidente do PT Nacional, Rui Falcão, Margarida convocou a militância a reproduzir aquilo que classificou como "argumentos políticos" para a virada. O intuito é reforçar junto ao eleitorado a proposta de alterar a alíquota do Imposto sobre Serviços (ISS) de 5% para 2% e reduzir em 10% o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) já a partir de ano que vem. O outro ponto é o esforço em vincular a imagem do adversário à atual gestão de Custódio Mattos e aos grupos políticos que governaram a cidade nos últimos 30 anos.

"Agora o rapaz rasgou a fantasia", afirmou a petista, ao lembrar a aproximação entre Bruno e lideranças tucanas como o senador Aécio Neves e o governador Antonio Anastásia, que oficializaram o apoio à empreitada peemedebista na última segunda-feira. "Sabemos que hoje (ontem) o Anastasia vai parecer no programa do adversário prometendo mundos e fundos. Temos que lembrar que, há quatro anos, o Aécio fez o mesmo com o então candidato Custódio Mattos." Sobre sua proposta de revisão tributária, a petista disse trabalhar por aquilo que os vereadores do PT lutaram contra durante a atual Legislatura. "O IPTU não poderia ter sido aumentado de forma abusiva como aconteceu. Se achamos que foi abusivo, propomos essa redução. Queremos abaixar impostos não só para que as pessoas tenham mais dinheiro no bolso, mas também para incentivar o dinamismo econômico, fazendo com que a Prefeitura arrecade mais."

Já o candidato Bruno Siqueira (PMDB) considerou a ampla vantagem apontada pela pesquisa Ibope/Tribuna de Minas/TV Integração como respostas às sua propostas pela maioria do eleitorado. "Temos um projeto sério, construído em parceria com a sociedade e, para nossa satisfação, tem agradado ao cidadão juiz-forano." Ainda assim, o peemedebista ressaltou que a "pesquisa mais importante será feita no dia da eleição". Até lá, ele prometeu manter o mesmo estilo de campanha, com foco no programa de Governo e no contato direto com eleitor em caminhadas e reuniões em bairros. "Vamos seguir a mesmo caminho trilhado no primeiro turno, com seriedade e compromisso. Não vamos inventar nada de última hora. Não é esse nosso jeito de fazer política." O candidato antecipou que vai participar dos debates nas emissoras de rádio e TV.

Bruno aproveitou para criticar a proposta da candidata Margarida Salomão, apresentada no início da semana, que prevê a diminuição de 10% do IPTU, além da
Bruno Siqueira (PMDB) em propaganda eleitoral
redução de 5% para 2% do ISS. "Não vamos fazer falsas promessas em véspera de eleição. Isso é demagogia. Quem prometeu redução de IPTU em Juiz de Fora foi o ex-prefeito Alberto Bejani (PSL) em 2004. Prometeu e não cumpriu."O peemedebista também considerou estranho o fato de a candidata não ter feito qualquer menção à proposta de readequação tributária ainda no primeiro turno. "Nosso projeto de Governo é sério e coerente. Foi apresentado no primeiro turno e continuaremos a nos pautar por ele, sem invencionice."


Nenhum comentário:

Postar um comentário