sábado, 22 de setembro de 2012

Bruno ataca Custódio na TV


Por: Táscia Souza

O acirramento natural dos ânimos a duas semanas das eleições e a indefinição do quadro do segundo turno - já que a última pesquisa estimulada do Ibope
Margarida Salomão (PT)
Bruno Siqueira (PMDB)
Custódio Mattos (PSDB)
mostrou o deputado Bruno Siqueira (PMDB) e o prefeito Custódio Mattos (PSDB) tecnicamente empatados, com 24% e 20%, respectivamente - levaram o candidato peemedebista à PJF a partir para cima do tucano em seu programa de TV exibido ontem. Com críticas duras à atual Administração, Bruno contrapôs os aumentos sucessivos do IPTU praticados desde 2009 aos serviços prestados na cidade. "Nos últimos quatro anos, só vimos aumento nas filas dos postos de saúde, na insatisfação da população e no IPTU que o cidadão paga", atacou o candidato, afirmando que ele e os demais vereadores do PMDB e do PMN, que faz parte de sua coligação, posicionaram-se contra o reajuste - e "esquecendo-se" de mencionar os parlamentares do PT, da candidata Margarida Salomão, que também votaram contrário.

A fala de Bruno foi seguida pela aposentada Ana Silva Ferreira, que viu seu imposto passar de R$ 92,18 para R$ 328,05 desde o início do Governo. "E agora, quatro anos após sucessivos aumentos, me indigna saber que quase nada do que foi prometido nas últimas eleições foi cumprido", censurou o deputado. "E que o mesmo prefeito que aumentou muito acima da inflação os tributos municipais hoje admite que errou e pede mais quatro anos para continuar errando com o seu dinheiro." A artilharia foi municiada até por aquele que costuma ser o quadro mais leve do programa, no qual um cidadão dá seu depoimento sobre as razões de "caminhar" com Bruno. O horário eleitoral de ontem mostrou a aposentada Maria Antonieta, que diz varrer por conta própria a rua onde mora porque afirma que há mais de três anos o Demlurb não passa no local.

 Enquanto o peemedebista bateu, Custódio evitou qualquer confronto direto, ao contrário do que vinha fazendo em outros programas, quando optou por rebater as críticas. Mesmo não se indispondo explicitamente com os adversários, apresentou um programa voltado a mostrar - e defender - as ações de seu Governo na área de educação. No Dom Bosco, o prefeito foi até as obras da creche do bairro, elogiada por um morador, que declarou que a comunidade espera há mais de 30 anos pelo equipamento. Em seu tempo de TV, o tucano também enumerou as obras no setor, como construção de cinco escolas, três a serem entregues e 81 reformadas, além de sete creches que estão sendo erguidas. O exemplo de instituição escolhida foi o Centro Educacional Herval da Cruz Braz, que fez a experiência de reunir na mesma escola alunos com problemas de aprendizado e repetência. Além disso, a Repórter 45 acompanhou o prefeito a uma turma de educação infantil onde estão sendo aplicadas as mesas-alfabeto, nas quais a PJF investiu para auxiliar no processo de alfabetização e melhorar o desempenho dos alunos nas séries iniciais.


Mencionado por Custódio, o tema das creches foi o cerne do programa de Margarida. No Bairro Jardim Umuarama, a equipe petista entrevistou Leilimar Gomes, com seis filhos e sem ter onde deixar os dois caçulas durante o trabalho. "O ideal para mim seria creche e escola em tempo integral". A própria candidata também bateu um papo "de mulher para mulher" com outra mãe, Suelen Ribeiro, que passa pela mesma dificuldade. Como vem acontecendo desde o início da campanha, a ligação com a presidente Dilma Rousseff (PT) foi mais uma vez reforçada, através de o resgate de um vídeo em que Dilma destaca a importância das creches para o seu Governo: "Creche é um jeito de a gente atacar na raiz a diferença que existe entre o filho do pobre e o filho do rico nesse país". Na briga entre a novidade e a experiência que perpassa tanto a sua campanha quanto a de Bruno, principalmente nesta reta final, Margarida também foi apresentada como uma "excelente prefeita" da "cidade" UFJF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário